Ir para conteúdo

Rosana-SP: Paranazão com surpresa!


Posts Recomendados

Aproveitando uns dias de folga, fomos eu, meu irmão Bruno e meu primo Dama passar dois dias e meio com meu avô em Rosana, divisa de SP, PR e MS, na beira do Rio Paraná. Temos uma casa na cidade, comprada pela família inteira há uns 15 anos atrás, mas meu avô, aposentado, é quem fica muito lá (praticamente mora lá..eheh) e reformou, aumentou, cuida como se fosse sua casa. Fazia muito tempo que não íamos pra lá (eu mais de 2 anos), e desde que a Hidrelétrica Sérgio Motta começou a funcionar, prejudicou muito o regime de águas do Paranazão e os peixes, principalmente as piaparas, sumiram. Pra vcs terem uma idéia, todos os dias de manhã avistávamos várias praias e bancos de areia e na hora do almoço já estavm todas encobertas.

Vista da garagem da casa:

Imagem Postada

No primeiro dia, acordamos tarde e saímos p/ pescar ás 10 hrs, e o objetivo era tentar uns dourados na artificial, na rodada. O piloteiro q estava com a gente insistia para levarmos "espadinhas", como eles chamam a tuvira lá, mas como seria pouco tempo antes do almoço, fomos só com as artificiais. Perguntei a um amigo nosso de lá (grande pescador e conhecedor do rio) o que ele achava e ele riu da gente...

A água estava muito limpa e dava pra ver o fundo em locais que segundo o piloteiro tinham mais de 6 mts.

Imagem Postada

Nos primeiros arremessos, ainda procurando as melhores iscas, logo vejo um dourado perseguir minha isca (uma YoZuri Magnet System) e desistir perto do bote. Ânimo geral no barco e logo depois o Dama engata um, que escapa quase embarcado.

No arremesso seguinte, ele ferra outro e dessa vez, pose p/ foto:

Imagem Postada

Dama fazendo sua parte:

Imagem Postada

Depois disso, foram mais duas ações na isca do Dama e eu perco o primeiro, que escapa no terceiro salto. Logo depois engato um que sai na foto e foi solto logo após

Imagem Postada

Depois disso, foram várias ações, principalmente na isca que o Dama estava usando (que era do meu irmão), uma Bomber 15 articulada, cabeça vermelha e corpo branco de pintura meio transparente. Mas era muito dificil embarcar os bichos e não conseguimos mais embarcar nenhum, com direito a iscas perdidas.

No segundo dia pescamos apenas de manhã, sem nenhuma ação. No terceiro dia, desanimados com a falta de ação, quase fomos nas piaparas, mas como a conversa na cidade era q estava fraco tb, decidimos tentar os dourados de novo. Queríamos tb comer um sashimi, pois fazia 2 dias q estávamos lá só comendo carne.

Mais ações e mais dourados perdidos. Num lançamento, sinto o tranco, ferro e confirmo. Peixe brigando pesado em baixo, lembrei do Júlio aqui do fórum e logo falei "acho q é um pintado". Mais um tempo de briga depois, vi uma mancha branca longe e pensei q devia ser um grande piauçú, daquela série "capturas estranhas". Mas qdo chegou perto, a surpresa: uma bela piracanjuba, forte, muito gorda e brigadora.

Imagem Postada

Essa merece mais fotos..eheh

Imagem Postada

Imagem Postada

Nem pensei q podia ser ela, pois na região todos dizem q esse peixe sumiu depois da abertura da barragem. Mas, e o sashimi? Todo mundo seco pra comer peixe, mas sabíamos q não podíamos matar um peixe desse, mesmo machucada, espécie em extinção...

Enquanto decidíamos, comecei a oxigenar ela

Imagem Postada

Solto ou não? O piloteiro queria matar, os outros dois em dúvida, mas vendo ela nadando querendo ir embora, falei q estava com vontade de soltá-la...meu irmão e meu primo falaram: "solta!"

Foi pra vida:

Imagem Postada

Com certeza, foi um dos peixes mais gratificantes que peguei. Pela raridade, tamanho, ser na artificial e depois pela soltura.

No mais, muita cachaça, risada e a cultura do pessoal de lá, que continua a mesma depois de muitos anos, matando tudo q vem pela frente. Muitos espinhéis na água tb.

As iscas mais eficientes lá foram: Bomber 15 articulada, disparada, no final ela estava praticamente sem pintura; yozuri magnet system, rapala q não sei o modelo, MS Big Game, YoZuri Cristam Minnow e Juanita.

Abços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Linda piracanjuba!!!

Uma vez, pescando tucunaré em 3 Ranchos acertei um cardume dessas, mas eram bem menores que a sua.

Parabéns pela soltura... O gosto do Sashimi você já teria esquecido, mas estas lindas imagens serão para sempre!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

SHOWWWW de BOLAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA !!!

Que linda piracanjuba!! Emocionante o relato da atitude da soltura... !!!

mestre:: mestre:: mestre:: mestre:: mestre:: mestre:: mestre:: mestre:: mestre:: mestre:: mestre:: mestre:: mestre:: mestre:: mestre:: mestre:: mestre:: mestre:: mestre:: mestre:: mestre:: mestre:: mestre:: mestre:: mestre:: mestre::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...