Ir para conteúdo
Jorel

Lubrificação - Certo ou errado

Posts Recomendados

Devemos lubrificar  o eixo do carretel onde passa dentro do pião?, graxa ? óleo?

Essa lubrificação não atrapalharia arremessos principalmente com iscas abaixo de 5gr?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não. O Nelson Nakamura tem um vídeo sobre isso. Ele passa um cotonete por dentro do pião para retirar qualquer resíduo que possa atrapalhar o giro do eixo. No eixo se passa somente um paninho umedecido em óleo. Na pista da tampa lateral onde giram as buchas ele passa um polidor(um deles conhecido por Brasso). Nos rolamentos da tampa lateral e da sintonia fina meia gota de óleo. Com esses procedimentos e alguma habilidade do pescador a carreta fica um canhão.

Compartilhar este post

Link para o post

Não. O Nelson Nakamura tem um vídeo sobre isso. Ele passa um cotonete por dentro do pião para retirar qualquer resíduo que possa atrapalhar o giro do eixo. No eixo se passa somente um paninho umedecido em óleo. Na pista da tampa lateral onde giram as buchas ele passa um polidor(um deles conhecido por Brasso). Nos rolamentos da tampa lateral e da sintonia fina meia gota de óleo. Com esses procedimentos e alguma habilidade do pescador a carreta fica um canhão.

Compartilhar este post

Link para o post

o brasso sozinho, polido na mao, vai retirar sujidades simples, imperfeicoes, oxidacao maior, etc, ele soh deixa mais bonito, mas é uma opcao, se vc tem uma daquelas maquininhas faz td use ela e de uma polida, ai pode ser q realmente ajude. Mas o simples ato de polir ja da uma maozinha no resultado final, pouca mas da.

em regra geral, o oleo seca muito rapido, especialmente em qtidades tao minimas, qdo ele seca normalmente carrega tb sujeiras do ar, do funcionamento etc, o q acaba prendendo. ou seja, ou vc tem oleo suficiente pra manter td lubrificado mas nao ao ponto de aumentar o atrito por falta de espaco la dentro ou deixa seco, deixando seco, alem de aumentar a sujeira mais rapido tb esquenta, qdo esquenta ela trava.

graxas etc, só pra equipamentos mais pesados, ou iscas amis pesadas, do contrario ela ao invés de ajudar vai atrapalhar.

ha um oleo especifico pra corrente de bikes, ele dura muito e demora muito tempo pra secar, pode ser uma opcao, ha inclusive ele da forma dry , ou seco como quiser, ele forma uma pelicula e rapidamente seca, obviamente dura menos tempo mas em lugares muito apertados pode ser uma opcao.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom vamos lá eu concordo parcialmente , o processo de polimento e lubrificação do eixo só deverá ser feito em carretilhas que não possuem pinhão apoiado sobre rolamentos , pois os que possuem o eixo não tem contato com o pinhão e a camada de óleo vai trabalhar com um freio pequeno , mas vai.

No caso das carretilhas com pinhão flutuante ele é basicamente apoiado no eixo , e aí sim um óleo fino vai bem , porém o polimento ou lixamento pode tirar material do eixo e causar uma pequena folga , que com o tempo vai afetar o funcionamento do conjunto motriz ( o pinhão vai girar em elipse) causando um desgaste na coroa e pinhão , resultado , troca do conjunto motriz + carretel para voltar a carretilha ao estado original.

Portanto a lubrificação eu aconselho , o polimento sinceramente não , ABRAÇOS.

Compartilhar este post

Link para o post

doeu::  doeu:: doeu::  doeu::  doeu::  

Me confundi todo agora... Acho que o polimento, acima falado, não seria no eixo do carretel, e sim na pista de freio centrífugo, quando este existir, para remover toda e qualquer imperfeição que houver, já que as buchas do freio normalmente trabalham ali por encosto...

Compartilhar este post

Link para o post

Carretas onde o eixo do carretel trabalha apoiado em três rolamentos acho que essa lubrificação seja ainda mais desnecessária, o eixo e o orficio do pião estando limpos de impurezas não teremos problemas... 

Compartilhar este post

Link para o post

Bom vamos lá eu concordo parcialmente , o processo de polimento e lubrificação do eixo só deverá ser feito em carretilhas que não possuem pinhão apoiado sobre rolamentos , pois os que possuem o eixo não tem contato com o pinhão e a camada de óleo vai trabalhar com um freio pequeno , mas vai.

No caso das carretilhas com pinhão flutuante ele é basicamente apoiado no eixo , e aí sim um óleo fino vai bem , porém o polimento ou lixamento pode tirar material do eixo e causar uma pequena folga , que com o tempo vai afetar o funcionamento do conjunto motriz ( o pinhão vai girar em elipse) causando um desgaste na coroa e pinhão , resultado , troca do conjunto motriz + carretel para voltar a carretilha ao estado original.

Portanto a lubrificação eu aconselho , o polimento sinceramente não , ABRAÇOS.

Chedid, o polimento não é do eixo do carretel e sim da pista do freio centrífugo, quando houver, claro.

Compartilhar este post

Link para o post

O eixo do carretel eu só limpo com um pano ou papel toalha, mas não lubrifico...e óleo lubrificante só pingo uma gota nos rolamentos comuns (de aço)... em algumas das minhas carretilhas q estão com rolamentos de cerâmica, nestes rolamentos eu só faço a limpeza com benzina, depois seco eles com secador de cabelos (surrupiado da patroa rsrs) mas não lubrifico...trabalham secos...fiz um teste e o desempenho destes rolamentos de cerâmica sem nada de óleo é bem melhor...pode até ser que a vida útil deles seja menor, mas se acontecer de estragarem, aí troco e coloco outros novos.

Compartilhar este post

Link para o post

Renato, eu uso óleo de motor de dentista uma micro gota a cada 2 pescarias nos rolamentos de cerâmicas.

Acho que assim o desempenho é excelente pois ela é muito fina e acho que assim deve aumentar a vida útil do rolamento.... 

Hoje cuido muito desses rolamentos, pq um  HEGDHOG tá caro para caramba eheheheh

Compartilhar este post

Link para o post

Renato, eu uso óleo de motor de dentista uma micro gota a cada 2 pescarias nos rolamentos de cerâmicas.

Acho que assim o desempenho é excelente pois ela é muito fina e acho que assim deve aumentar a vida útil do rolamento.... 

Hoje cuido muito desses rolamentos, pq um  HEGDHOG tá caro para caramba eheheheh

Olá Victor, eu comprei um spray desses óleo de dentista, que são mais finos, e fiz um teste nos rolamentos de cerâmica, depois da limpeza, em um coloquei meia gota de óleo  e o outro totalmente seco...coloca em um destes palitos que as manicures usam (ou então em palitos de espetinho) e gire cada um p/ vc ver...o rolamento sem nada de óleo gira por muito mais tempo, fica mais livre.  Faça este teste p/ vc ver.

Compartilhar este post

Link para o post

rolamentos cerâmicos ( de boa qualidade ) na realidade não necessitam de lubrificação ... para melhor performance , é até recomendável que trabalhem secos ...

secos ... porém , nunca sujos ... deve-se sempre se manterem limpos ... qualquer sujeira corrói a superfície ... a lubrificação até é prejudicial , por trazer sujeira pra dentro da pista ...

e , é lenda que as "bolas de cerâmicas" corroem sem lubrificação ... o que gasta é a carcaça ( de metal ) que é infinitamente mais mole ...

um rolamento cerâmico ( sem lubrificação ) dura até mais que um abec-5 lubrificado ... 

Compartilhar este post

Link para o post

O eixo do carretel eu só limpo com um pano ou papel toalha, mas não lubrifico...e óleo lubrificante só pingo uma gota nos rolamentos comuns (de aço)... em algumas das minhas carretilhas q estão com rolamentos de cerâmica, nestes rolamentos eu só faço a limpeza com benzina, depois seco eles com secador de cabelos (surrupiado da patroa rsrs) mas não lubrifico...trabalham secos...fiz um teste e o desempenho destes rolamentos de cerâmica sem nada de óleo é bem melhor...pode até ser que a vida útil deles seja menor, mas se acontecer de estragarem, aí troco e coloco outros novos.

Se eu não estiver errado qualquer rolamento limpo sem lubrificação roda melhor, roda mais, mas em compensação com desgaste maior...

pelo menos quando limpo algum rolamento e faço o teste do dedão roda uns 30% a mais que depois que lubrifico. Obs. lubrificação 2 mini pingos feito com seringa e agulha fina, ou seja lubrifificação não faz o rolamento rodar melhor e sim protege contra o atrito evitando desgastes prematuros...

Ex-minha core com rolamentos de cerâmica depois da manutenção antes de lubrificar os rolamentos.

Compartilhar este post

Link para o post

É isso mesmo, sem nenhuma lubrificação vai rodar mais sempre, o fato que a distancia e performance do arremesso com a  micro lubrificação de óleo fino e sem lubrificação quase é imperceptível, bem nos meus testes.  

E no caso a hedgehog-studio, cita que após algumas pescarias é necessário um gota do óleo deles ( que deve ser bem fino tb) para voltar a performance padrão.

http://www.hedgehog-studio.co.jp/product/5

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal,

O amigo Renato falou tudo, rolamento cerâmico quando se ponha  óleo gira bem menos, já fiz vários teste, trabalho com os meus secos, porem limpo com frequência.

Compartilhar este post

Link para o post

Fluido de esqueiro nos rolamentos? Dou uma gotinha no rolamento o bixo voaaaaa....

Eh bom usar?! Ow estraga no longo prazo os rolamentos?!

Pra limpar sim é ótimo mas o fluido vai evaporar rapidamente e o rolamento vai trabalhar sem nenhuma lubrificação ai o bicho voa mesmo só que quanto a vida útil dele seila::

Compartilhar este post

Link para o post

Esse óleo para rolamentos cerâmicos.Tenho aqui alguns como o lightning lube da fishing Master e o óleo kavo usado pelos dentistas estes são bons para lubrificar rolamentos cerâmicos? Qual a quantidade recomendada de óleo para estes rolamentos?

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora