Ir para conteúdo

Minha primeira pescaria no Amazonas - Rio Uatumã e afluentes - Equipe Marupiara + Malacabados


Posts Recomendados

Olá amigos pescadores!!

Estou aqui para fazer um relato muito especial para mim, minha primeira pescaria no território dos gigantes tucunarés, a Amazônia Brasileira!!

 

 

Tudo começou em Novembro de 2014, quando meu tio Carlos voltou de uma pescaria no Rio Itapará e disse que tinha um convite a me fazer.. Eu pensei, oque será agora??!!!

 

 

Ele estava querendo voltar a pescar no Rio Uatumã em 2015, ele esteve nesse rio a mais ou menos 12 anos atrás, e disse que os maiores tucunarés que ele já pegou havia sido lá e olha que ele já pescou em muitos lugares propícios para os gigantes....

 

 

Pois bem, convite aceito, alvará concedido pela esposa, pescaria marcada para 09/out/2015 até 17/out/2015... Mas... E agora, o que fazer, por onde começar? 

 

 

Nunca havia pescado com isca artificial antes da minha vida, sempre ia a pesqueiros, mas somente com isca natural e etc... e sabia que no Amazonas a pegada seria totalmente diferente. 

 

 

Comecei a ver vídeos e me empolgar com o assunto... Devo admitir que aprendi teoricamente quase que 70% vendo os vídeos do Pesca Pará, atual Pura Pesca.. Para mim, o Eduardo Monteiro tem o dom de transmitir a informação, muito didático, calmo... Arrisco a dizer que, assisti todos os vídeos do canal dele.

 

 

Iniciei minha participação mais ativa do fórum, lendo relatos sobre equipamentos, dicas e tudo que era relacionado a pescaria de tucunaré, isca artificial.... Fazendo perguntas, pegando carona na pergunta de outros pescadores e assim foi indo...

 

 

Até que comecei a treinar, ainda com os equipamentos do meu tio.. Fomos ao sitio no Natal de 2014, os meus primos me chamavam de louco: "E Octávio, na piscina não tem peixe, não vai arrumar nada ai" mas eu nem ligava.... Continuava a treinar os arremessos com carretilha, que também nunca havia praticado, sempre utilizei molinetes...

 

 

Fiz minha primeira aquisição, uma carretilha Venator da MS, já pensando na hélices rsrsrs (não vou entrar em detalhes, pois esse nome Venator é muito polêmico e não quero desvirtuar o tópico, rs), depois comprei uma vara TBlade VFOX 5'6 25lbs. Sempre antes de comprar pedia diversas opiniões, tanto aqui no fórum, quanto para meu tio, já pescador experiente....

 

 

E assim foi indo.. compra uma isca aqui, uma linha ali, um alicate de contenção, mais uma carretilha, mais uma vara, mais algumas iscas e mais iscas e mais iscas.... vocês sabem como funciona... é um vicio, vou procurar tratamento... rsrsrsrsrs

 

 

Agora a historia já tinha mudado... quando ia para pesqueiros, sempre levava vara, carreta e algumas iscas para praticar.... tornou-se uma realidade as iscas artificiais nas minhas pescarias...

 

 

Treinava o trabalho das iscas, zaras, helices, poppers, arremessos, regularem da carretilha, e vou falar que, para quem estava começando, não fiz muitas cabeleiras... rsrsrs

 

 

Depois de longos 10 meses pensando em tudo que poderia precisar lá na pescaria, longos 10 meses na ansiedade de chegar logo o grande dia da pescaria, eis que ele chegou...

 

 

No aeroporto de Guarulhos com destino a Manaus.

 

 

 

IMG_6543_zpsbfzr33gm.jpg

 

Já no aeroporto de Manaus, com alguns dos integrantes do Malacabados, essa turma conheci pelo fórum de pesca Pescaki, através de um convite que fiz para essa pescaria no Uatumã. Eu, Joberto, Eduardo e Raffaello. Faltou o Tiagão para a foto...

 

 

 

WP_20151009_005_zps2jvq4iok.jpg

 

Todos dentro da Van, sentido a Taquatiara, onde o Barco Amazon Prince nos aguardava...

 

 

 

IMG_6574_zpsolr7wzwu.jpg

 

Já no barco apreciando uma cervejinha, caipirinha e posteriormente arrumando as tralhas para o dia seguinte.

 

 

 

IMG_6584_zpsbighnif5.jpg

 

 

O barco navegou durante a noite e quanto acordamos, estávamos aqui.

 

IMG_6585_zpsnkelatdd.jpg

 

 

Bom, vamos ao que interessa: TUCUNARÉ!

 

Meu tio abriu a contagem com um pequeno, mas não deixa de ser Tucunaré.

 

 

IMG_6596_zpsq9dxer5m.jpg

 

 

Indo atrás dos próximos pontos de pesca...

 

IMG_6598_zpsaoo00z8t.jpg

 

 

Ninguem é de ferro...

 

IMG_6602_zpsoltajdzv.jpg

 

 

Mais um pequeno....

 

IMG_6693_zpsrha1bxco.jpg

 

 

Confesso que durante boa parte da manhã eu estava Dedon (sem pegar nenhum peixe) mas até que as coisas começaram a mudar...

 

IMG_6695_zpsoqppxhov.jpg

 

 

IMG_6698_zpszkbp2sw7.jpg

 

IMG_6700_zpsi4hi4zjy.jpg

 

Bom, esse foi o primeiro dia de pescaria... fisguei ao todo acho que 4 tucunarés nesse dia e uma linda e grande Aruanã, mas não consegui embarca-la para sair na foto..

 

IMG_6703_zpsaiahal9e.jpg

 

 

No segundo dia de pesca, posso dizer que achamos o ponto ideal! O local se chama lago do Leandrinho... Ficamos a manhã inteira pegando peixe atrás de peixe. Ao todo acho que mais de 80 peixes, de 1 a 4 kilos na média... No começo eram só os pequenos, mas meu tio disse: “Onde tem pequeno, tem grande” e tinha mesmo.

 

Esse cara na água é nosso piloteiro, Caio. Cara nota 1000000000, sem palavras! Recomendo, de olhos fechados.

 

 

IMG_6706_zpslbfbzhfm.jpg

 

Meu tio com o belo Paca Açu.

 

 

 

IMG_6710_zpsosdqmcli.jpg

 

 

Meu primeiro tucunaré na hélice, Rip Roller 5.25 halloween.

 

IMG_6712_zps4vyf1hxe.jpg

 

 

Até que o piloteiro falou: “Você tem um jig branco? Testa ele aqui”

 

Testei e olha o resultado:

 

 

IMG_6714_zpspmkm0lmp.jpg

 

 

Esse lindo Açu totalmente diferente de todos os outros peixes que eu já tinha visto por foto, em vídeo ou qualquer lugar... Esse pesou 5Kg no boga...

 

IMG_6715_zpsszb1lnpw.jpg

 

 

IMG_6718_zps1xcidqag.jpg

 

IMG_6724_zpsktwvqabz.jpg

 

Pra mim, toda a viagem, toda a preparação já tinha valido a pena, eu tremia de alegria, felicidade, emoção, adrenalina... Nossa, que emoção...

 

E outros peixes foram saindo...

 

 

IMG_6727_zpsj5bqh5t8.jpg

 

 

IMG_6734_zps3cluspon.jpg

 

No terceiro dia de pesca, o Barco Amazon Prince já estava em outro local, se eu não me engano no rio Jatapu. Entramos na voadeira e começamos a navegar, não tinha navegado nem 3 minutos e o piloteiro desliga ao motor no meio do rio e fala: “Olha os peixes batendo ali na beira”. Eu não tinha arrumado nenhuma vara ainda, estava colocando as luvas.. quando peguei a primeira isca, o JIG branco e joguei ele na agua...

 

Meu tio pegou esse primeiro.

 

 

IMG_6749_zpsuez8l7db.jpg

 

 

E depois, eu peguei esse lindo Açu!! Que peixe lindo, que pintura. Esse peixe pesou pouco mais de 6,5kg no boga.

 

IMG_6750_zps1usz9pjy.jpg

 

 

IMG_6751_zpsuudqpupx.jpg

 

IMG_6754_zpsvjqsavuc.jpg

 

E durante o dia quem mandava na água era o JIG branco.

 

IMG_6761_zpskbthuh2c.jpg

 

 

IMG_6763_zpshd1kqgzn.jpg

 

Não fiz a pescaria somente com o JIG, pois queria ver as porradas na superfície... Voltei com a Rip Roller e mais um lindo peixe... Foi pra galhada e lá foi o Caio atrás dele novamente...

 

IMG_6764_zpsaxvnsewm.jpg

 

Meu tio fisgou esse lindo Tucunaré usando a isca Lorão, da Lori... muito barulhenta, isca show.

 

 

 

IMG_6774_zpsbjlevl4y.jpg

 

 

Quarto dia de pescaria e essa Aruanã quis sair para foto, então lá vamos...

 

IMG_6778_zpsxpamiovz.jpg

 

 

Mais um belo tucunaré.

 

IMG_6779_zpshjivmcnz.jpg

 

E outro...

 

 

 

IMG_6786_zpss9tnrzj3.jpg

 

Até que.... Esse lindo AÇU Travessa (como os locais chamam) deu as caras pra mim! Eu estava feliz? Olha o sorriso da criança aqui... rs

 

 

 

IMG_6788_zpsxtjxuihb.jpg

 

Cara, que sensação, que adrenalina... Deus é muito bom! Primeira vez na Amazônia e consegui fisgar esses gigantes, sem palavras. Esse pesou 7,5kg no boga.

 

 

 

IMG_6790_zpszek1fabe.jpg

 

 

IMG_6797_zpsrddjinpj.jpg

 

Quinto dia... Estávamos em outro lugar e fomos conhecer uma lagoa... Não foi muito produtiva, mas saíram alguns peixes!

 

IMG_6934_zpswl8s5srs.jpg

 

IMG_6937_zpshfjogjjn.jpg

 

Barco Amazon Prince.

 

 

 

IMG_7070_zpsx6jqo5cz.jpg

 

 

Sexto dia de pescaria....

 

Mais um belo bocudão...

 

 

IMG_7073_zps5ebsk4vf.jpg

 

 

E mais um belo Açuzão fisgado por mim, foi demais!!!! Admito que eu estava iluminado por Deus!! Só pode ser...

 

IMG_7082_zpsvjsi02j6.jpg

 

 

IMG_7083_zpsrtocayeh.jpg

 

Achamos um ponto que muitas trairas, algumas bem pequenas, outras um pouco maiores, mas nada que impressionasse...

 

IMG_7089_zpsnf446pts.jpg

 

 

Peixe assado na beira, que delicia....

 

IMG_7105_zpsypjgwbj0.jpg

 

 

Aqui, eu (esquerda), meu tio Carlos (centro) e nosso piloteiro Caio (direita), baita equipe!!!

 

IMG_7107_zpsjfpy1szu.jpg

 

 

Aqui toda a galera da Equipe Marupiara!!! Galera nota 10000!!! Sem palavras. Dois faltaram na foto pois estavam tendo um piriri no banheiro. rsrsrsrs

 

IMG_7114_zpsryzdeoro.jpg

 

 

Bom, desculpem o tamanho do relato, mas não podia deixar nada disso de fora...

 

Agradeço a Deus pela oportunidade e ele fez com que tudo fosse perfeito. Agradeço a minha esposa pelo alvará concedido, ao meu tio pelo convite, aos meus parceiros de pesca, Família Malacabados, ao nosso piloteiro Caio que sempre nos deixou na cara dos gigantes..

 

Obrigado a todos e se Deus quiser ano que vem estaremos lá novamente!

 

Conjuntos utilizados:

 

arrow:: 1º conjunto - Vara TBlade VFox 5'6 25lbs, Carretilha Venator, Linha Power Pro 65lbs, Leader Intergreen 60lbs

 

arrow:: 2º conjunto - Vara Pinnacle Vertex 5'3 25lbs, Carretilha Curado 201hg, Linha Sufix 832 63lbs, Leader Intergreen 60lbs.

 

Iscas mais matadeiras:

 

arrow:: - Jig branco, Jumping Minnow T20 cor Osso, Bora 12 Osso e verde limão, Devassa 14cm Cor coral, Zig Zara qualquer cor, Lorão 12cm, Rip Roller 5.25 Halloween, se lembrar de mais alguma eu mando aqui...

 

Abraços,

 

Octávio

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Marco!!

 

Sim, comparando com a PowerPro são 5lbs a menos.

Comparando com a Sufix 832 são 3 lbs a menos.

 

Já explico o porque... rs

 

Estava procurando leader pra comprar e achava o seguinte: 60 lbs 0,70mm, ou algo parecido.

 

Esse leader que eu usei é da Intergreen, são 60lbs e 0,60mm.

Nessa libragem foi o mais fino que achei.

E vou te dizer que os maiores peixes que peguei foi usando o conjunto de linha Sufix 832 63lbs (acho que 0,33mm) + leader de 60lbs 0.60mm, não perdi nenhum peixe pro toco,... nem pro próprio peixe...

 

Não queria usar um leader mais grosso que 0,60mm para não comprometer nos nós de leader e também para evitar os trancos nos passadores...

 

Explicado? rs

Abraços,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Show demais, Octávio...Muito top a sua pescaria e melhor ainda por ler a sua aventura.

Parabenize a todos do grupo. palmas::

 

Ah, e quando vc for redimensionar as fotos...não deixe o programa cortar a imagem no tamanho exato q vc irá postar na web.

Sete, por exemplo, com 800px de largura e deixe a altura livre. O programa vai redimensionar proporcionalmente a altura...Ou então, sete para 800px x 600px para imagens horizontais e 600px x 800px para as verticais... ::tudo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Octávio lendo teu relato relembrei minha primeira pescaria no amazonas, realmente tudo é marcante os sons dos pássaros o cheiro da mata o céu como nunca havia visto antes, durante a noite ouvindo o barulho dos animais ficava imaginando  estava acontecendo, não conseguia dormir procurava colocava meu colchão acima da embarcação para aproveitar todos os momentos, achava que nunca mais iria retornar, mas como os colegas já disseram fui contaminado.

Uma pescaria como esta com amigos e parentes não tem preço. Parabéns pelo relato e pelas imagens tudo muito bom. ::tudo::  ::tudo::  ::tudo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Show Octavio!! Ter participado e compartilhado boa parte dessa emoção foi um enorme prazer... Os Marupiaras então, são sem comparação!!

 

Ano que vem estaremos por la novamente para tentar os bocudões de olhos vermelhos!!

Forte abraço!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Otavio, que bacana!!! Foi coroado com uma ótima pescaria, parabéns pelo empenho e dedicação!! Seja bem vindo ao vicio parceiro!! Um abraço!

Obrigado pela boas vindas, João!

Realmente, é tão viciante que a pescaria do ano que vem está praticamente marcada já... rsrsrsrsrsr

 

Abração!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Show demais, Octávio...Muito top a sua pescaria e melhor ainda por ler a sua aventura.

Parabenize a todos do grupo. palmas::

 

Ah, e quando vc for redimensionar as fotos...não deixe o programa cortar a imagem no tamanho exato q vc irá postar na web.

Sete, por exemplo, com 800px de largura e deixe a altura livre. O programa vai redimensionar proporcionalmente a altura...Ou então, sete para 800px x 600px para imagens horizontais e 600px x 800px para as verticais... ::tudo::

Obrigado, mestre!

 

Sobre as fotos, entendido!

Nos próximos relatos, as fotos estarão tinindo! rs rs rs

 

Abração!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Octávio lendo teu relato relembrei minha primeira pescaria no amazonas, realmente tudo é marcante os sons dos pássaros o cheiro da mata o céu como nunca havia visto antes, durante a noite ouvindo o barulho dos animais ficava imaginando  estava acontecendo, não conseguia dormir procurava colocava meu colchão acima da embarcação para aproveitar todos os momentos, achava que nunca mais iria retornar, mas como os colegas já disseram fui contaminado.

Uma pescaria como esta com amigos e parentes não tem preço. Parabéns pelo relato e pelas imagens tudo muito bom. ::tudo::  ::tudo::  ::tudo::

Concordo com tudo que disse, Antônio!

Abração!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Show Octavio!! Ter participado e compartilhado boa parte dessa emoção foi um enorme prazer... Os Marupiaras então, são sem comparação!!

 

Ano que vem estaremos por la novamente para tentar os bocudões de olhos vermelhos!!

Forte abraço!!

Valeu Tiagão!!!

 

Com certeza, ano que vem eles(peixes) que se preparem, pois estaremos mais preparados do que nunca! rs

 

Abração!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • 5 meses depois...

Muito bom mesmo, parabéns pela excelente pescaria e relato.

 

Estive também pela primeira vez na amazonia em 2015 e, coincidentemente noa Uatumã, mas no alto Uatumã. Já deu pra viciar.

Agora vou pra lá todo o ano. Só na ansiedade que chegue outubro.

 

Abraços.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...