Ir para conteúdo

Motor johnson 14


Calil

Posts Recomendados

Salve galera das hélices, é o seguinte, comprei recentemente este motor Johnson 14 e irei fazer uma revisão geral nele, assim sendo, estou com dificuldade em saber ao certo que motor é esse para efetuar a compra de peças, como ano de fabricação e também se é um bom motor. O motor esta funcionando só que tem uns rolamentos ruim e gostaria de saber se alguém tem o manual vista explodida deste motor pra me auxiliar na manutenção. Grato pela atenção. Segue uma foto do referido motor.

furz3n.jpg

16kcfnc.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que enrascada hein?  Esse motor saiu por aqui no fim de 80 e começo de 90. Outro dia vi um aqu navegando, é bem raro.

  Se o motor tiver bom, dá pra conseguir o rotor de bomba dágua, limpar carburador, hélice,substituição de velas, etc., hj na net tem tudo. Mas se precisar de peças mais especificas sei não, vai precisar de um bom mecânico e desses antigos que gostam de mexer num motor desse e que tenha um monte de peça pra ir testando. Vai ter que ter paciencia pois não é igual ao 15hp que tem a rodo aqui, mas muitas peças entre os dois podem ser comuns.   Se encontrar algo aqui de manual eu mando. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vista explodida :  http://www.marineengine.com/parts/johnson-evinrude-parts.php?year=1989&hp=14&model=VE14RCEC

Dei uma sapiada, esse motor tem muitas peças em comum com o 15hp do mesmo ano, mas a rabeta é diferente, o escape é acima da hélice, porém apesar do formato essa é estriada(fricção) e não a pino. Já usa CDI.

Saiu apenas nos anos 88 e 89.   E como disse se for ter que arrumar muito, como uma retífica melhor esquecer.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaz.... to sem palavras...

 

qual tua relacao com esse motor? pq comprou ele? 

 

olhando pra foto, calil...deu ate calafrio..

 

bom vou te falar sobre o jonsao ok?

 

eu tenho um johnson 15hp rabeta longa, tb conhecido no forum e em alguns grupos como o (Deus) Jonsão.

 

É um motor valente, leve, não quebra, não da problema, aceita qqr gasolina, tem muito torque, mas nao anda como outro 15 e bebe um pouco mais...

 

É um motor da OMC, ou seja, evinrude = johnson, só muda a cor.

 

Foram motores bastante usados entre 1970 e 1990, qdo a OMC tirou  os johnsons e deixou apenas a evinrude.

 

Mas todos os johnsons e evinrudes que conheço são made in USA .

 

Acredito que esse 14 seja uma variação do 15, algo mais simplificado e feito fora dos USA assim o custo cairia consideravelmente, pq em termos de mercado e HPs não faria sentido.

 

Se vc tiver paciencia, achará peças, depois um mecanico interessado pra rever td montar e deixar zerado, feito isso é só usar. 

 

Se vc pretende dar uma geral nele e ele é CDI, então tire um tempo pra verificar a CDI dele, pelo que vi na foto você entende de soldas eletronicas, deve ser da área, então maos a obra!

 

Pintura do motor qualquer pintor de carros faz, mas tem que preparar muito bem sem massa e com um bom primer... Já o capo será dificil achar um fibreiro bom hoje em dia... Mas nao é impossível.

 

Um jonsão 15 americano bem vendido hj é na base de 2300 a 4.000 dependendo do ano e estado claro. 

OU seja, um ano 1988 bem vendido sem estar muito relaxado é na base de 3.000 - 3.500

Um 14 ja nao chutaria tanto, diria que o preco deve cair bastante, nesse estado aí, penso em 1100 a 1400 isso se a parte mecanica estiver boa, boa mesmo.

 

Pense que pra restaurar ele a perfeicao vai torrar uns 3.000 facil, e soh uns retoques e mecanica uns 1000 a 2000 dependendo do funileiro... mecanica dele é simples e depois que achar o canal vai facil...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom essa parte aí com o guto ou com o renno, eles que sao feras no assunto, mas por 500 mandiocas, se o resto ta bom... vai fazer o que nele? pintar? deixar assim mesmo? 

se por um acaso resolver vender por nao achar alguma peça eu me interesso pelo cardan dele...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Blz Calil! 

 

Nós temos um 14hp ano 88, é um tratorzão. Anda um pouco menos que um 15hp, más aceita bem carga sem perder o desempenho  ::please::

 

Motor valente e sem frescura  smile::

 

Vou procurar o Tel de nosso mecânico e te informo por MP  joia::: assim ficará mais fácil de vc encontrar peças...

 

03_zpsgflnmw61.jpg

 

:amigo:

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente são diferentes  doeu::

 

Compramos o nosso em um leilão e não chegou bonitinho como está. (nós reformamos).

 

CHEGOU ASSIM

 

01_zpsmf9aucc2.jpg

 

Reformamos o capo e revisamos a mecânica.

 

04_zpsgtlhthjs.jpg

 

Hoje ele é apenas de meu amigo e parceiraço de pesca...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o que é aquele adesivo na lateral? 

 

nao foi repintado a parte da rabeta etc?

 

se eu achasse uma borracha nova dessa do capo eu comprava, a minha nao esta desbeiçada mas nao ta mais certinha tb.. coisas da idade, acho que se estivesse ficaria mais silencioso ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, se os rolamentos "de agulha" que vc fala são os que vão nas bielas (peça n° 9 do diagrama cranckshaft e pistons), vc vai estar bem complicado, pois provavelmente afetou o virabrequim e as bielas, e aí vai ficar caro, pois o virabrequim OMC é uma peça só e se vc for encher pra depois retificar pode destemperar e complica bastante o serviço.

Vai precisar de uma boa retífica, com boas máquinas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 11 meses depois...
Em 01/12/2015 at 20:35, Guto Pinto disse:

A Evinrude como td na época tinha o irmão gêmeo

 

 

 

 

Motor-de-Popa-Evinrude-20140815201933.jp

.

 

 

 E o 12hp tb

 

303514025000554.jpg

 

Olá Guto, tenho um Evinrude 12 hp idêntico a esse da foto, pesquisei muito sobre ele na internet, mas não consegui nada além de algumas fotos, queria qualquer material, manual, propaganda, vista explodida, diagrama de peças etc, mas só encontrei do 14 hp, descobri que esse Worktwin 12 hp foi fabricado somente em 1978, 79 e 80, esse motor foi comprado pelo meu pai zero km na HM (Hermes Macedo) de Blumenau, em 1979, como eu nasci em 1980 esse motor acompanha toda minha vida, e provavelmente vai comigo pro caixão, rss, acabei de desmonta-lo totalmente para uma reforma geral, vou deixa-lo 100% como original e novo de fábrica, e agradeço a qualquer amigo do fórum que tiver informações e material sobre este raro motor.

20161124_141429-1_resized.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...