Ir para conteúdo

Motor johnson 14


Calil

Posts Recomendados

nossa gutao  =  esse  12 hp  vai ser fodaa ,  meu irmaooo  doeu::

será que ñ é =  msma configuraçao  do 9,9 /  15hp  ??  

que ano é exatamente esse motor  ? 

77/78/79  ???   ou 80 ?? 

raridade ;  saiu uma serie  só;  me parece ; e bem pouco  =  confere guto ? 

vamos ver se alguem  pode dizer algo tambem né  ??

abraço :good:

 

 

 

IMG01956.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaziada,

Tempinho atrás estava eu visitando uma senhora viúva onde moro (não havia segundas intenções), na companhia de um conhecido dela. No quintal, jogado como uma casca de banana, vi o que restava de um Johnson 45 HP. Pedi permissão para olhar de pertinho, e me surpreendi com a qualidade do que antes se fazia. Não há uma só peça de plástico externamente, tudo é na base do alumínio fundido, pesa paca. Empolgado, perguntei se ela o vendia, e ela respondeu que pertencera ao finado e que poderia levar de graça, só pra desocupar espaço. Trouxe para casa, chequei muita coisa, comprei várias peças pela web, inclusive o kit de partida elétrica, e logo essa raridade retornará à vida. A quem perguntar o que eu quero com essa "tranqueira", já que tenho motores seminovos de maior potência instalados em meus barcos, a resposta é bem fácil, é um misto de saudosismo e orgulho de ter em meu acervo náutico o que poucos podem se gabar de ter. 

Dito isso, sugiro que o amigo não desanime, cuide com carinho dessa preciosa máquina.

Abraço do Gilbertinho, pescador da Amazônia. 

   

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

minha opiniao  aqui  = usar  o material tecnico do  motor evinrude 14hp   ok  /

por hora  / ate  que se encontre;  algo  do 12hp /

material tecnico  ; que tenho;  é do = 12hp evinrude antigao  = 1929 ate 1932  ok / 

agora  seria interessante a turma que curte  =   acompanhar esse restauro  né rafael  ?

bacana  ; curto muito restauraçoes ;  e trabalho  c/ isso  tambem  ; palmas::

vamos esperar  = se aperece  alguem ;  c/ mais dados  , e informaçoes do motor né ? amigao /

eu; msmo ;  gostaria de  saber mais a respeito;   e  informaçoes tecnicas  do motor  ok/ 

abraço  pessoal :good:

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

hermes macedo  (  tinha aqui tambem  ;  era jovem ; ainda kkkkk....)  bons temposs  ......joia:::

 

acredito que =  manuais desses motores sao ;  da OMC  ok /

sao;  motores da familia = TWIN  ( serie ; configuraçao )  /

como guto citou = bem raro  por aqui  / 

c/ toda certeza ;  eu gostaria muito  =  de ter  o material tecnico  desses motores ; tambem  joia:::

tamos nessa  galera ; abraço :good:

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este motor usa as mesmas peças do 15  HP da OMC NO BLOCO, E A RABETA É A MESMA DO 25 OMC SEM ESCAPE NO HÉLICE, é um motor comercial onde uniu o bloco do 15 com rabeta do 25 temos peças a vontade no mercado sem nenhum problema, a diferença dele pro 15 esta apenas no carburador (  GICLE)  E ELE NÃO USA FILTRO DE ARe afogador é com injetor . NÃO TEM PROBLEMA NENHUM COM PEÇAS, precisar de alguma peça é só me ligar! Abraços Chicão

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bacana chico  palmas::

quem sabe  ; sabe  ;  ok amigao::bassboat::

repetindo  tambem = NADA COMO UM  ;  TECNICO  MECANICO  EXPERIENTE  ;  NO FTB  OK palmas::

valeu pelas dicas  chico  , MUITO BOM  APRENDER  SEMPRE   ;  e  TROCAR CONHEÇIMENTOS  ; todos os momentos  ;  c/ quem realmente  = ent ende da arte mestre::

abraçao :good:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

amigao rafael  = se possivel  posta umas fotos ;  e mais detalhes p/ toda turma  ; que curte ;  e acompanha  ok  joia:::

chicao  ja´deu as dicas  ;  e  acho que a galera  ;  ( eu  pelo menos ) ; estamos   acompanhando;  o desfecho  do seu motor  ok  

boa sorte  ;  e cuida bem dessa reliquia  ; camarada joia:::

abraço :good:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Chicão disse:

Este motor usa as mesmas peças do 15  HP da OMC NO BLOCO, E A RABETA É A MESMA DO 25 OMC SEM ESCAPE NO HÉLICE, é um motor comercial onde uniu o bloco do 15 com rabeta do 25 temos peças a vontade no mercado sem nenhum problema, a diferença dele pro 15 esta apenas no carburador (  GICLE)  E ELE NÃO USA FILTRO DE ARe afogador é com injetor . NÃO TEM PROBLEMA NENHUM COM PEÇAS, precisar de alguma peça é só me ligar! Abraços Chicão

Olá Chicão, vc deve estar se referindo ao 14hp ser compatível com a rabeta do 25hp, por que o o meu 12hp é diferente, tem algumas peças compatíveis com o 6hp do mesmo ano de 1979 a exemplo da bomba dágua que vc pode ver nas fotos aqui com os códigos, e acredito que deve ter outras peças que ainda não tive tempo de conferir.

bomba do 14hp e 25hp  0395270

0395270 bomba 14 e 25hp.jpg

bomba do 6hp e 12hp  0763758

0763758 bomba 6 e 12hp.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 horas atrás, Gilbertinho disse:

Rapaziada,

Tempinho atrás estava eu visitando uma senhora viúva onde moro (não havia segundas intenções), na companhia de um conhecido dela. No quintal, jogado como uma casca de banana, vi o que restava de um Johnson 45 HP. Pedi permissão para olhar de pertinho, e me surpreendi com a qualidade do que antes se fazia. Não há uma só peça de plástico externamente, tudo é na base do alumínio fundido, pesa paca. Empolgado, perguntei se ela o vendia, e ela respondeu que pertencera ao finado e que poderia levar de graça, só pra desocupar espaço. Trouxe para casa, chequei muita coisa, comprei várias peças pela web, inclusive o kit de partida elétrica, e logo essa raridade retornará à vida. A quem perguntar o que eu quero com essa "tranqueira", já que tenho motores seminovos de maior potência instalados em meus barcos, a resposta é bem fácil, é um misto de saudosismo e orgulho de ter em meu acervo náutico o que poucos podem se gabar de ter. 

Dito isso, sugiro que o amigo não desanime, cuide com carinho dessa preciosa máquina.

Abraço do Gilbertinho, pescador da Amazônia. 

   

Gilbertinho, é exatamente isso, "saudosismo e orgulho" muitos dos melhores momentos que tive em toda minha vida com meu pai, foram empurrados por esse motorzinho aí, em vários lugares diferentes, inclusive fora da água, pois sempre gostei do cheiro da gasolina, o ronco dos motores, e toda engenharia por trás deles, então eu estava sempre cuidando da manutenção, desmontando, montando, adaptando... desde muito jovem, apesar desse motor ter ficado parado por muitos anos, pois foi mais fácil comprar um motor novo do que reformar esse, nunca mais tive o mesmo prazer.

Cuidarei bem dele sim, já desmontei quase todo, cada parafuso, só montarei novamente quando as peças a serem consertadas ou substituídas estiverem impecáveis, com calma e paciência ele vai sair como zero de fábrica!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Fabio Giovanoni disse:

amigao rafael  = se possivel  posta umas fotos ;  e mais detalhes p/ toda turma  ; que curte ;  e acompanha  ok  joia:::

chicao  ja´deu as dicas  ;  e  acho que a galera  ;  ( eu  pelo menos ) ; estamos   acompanhando;  o desfecho  do seu motor  ok  

boa sorte  ;  e cuida bem dessa reliquia  ; camarada joia:::

abraço :good:

Obrigado Fabio, postarei mais em breve!! segue uma só pra vcs verem o início da bagunça!

 

20161125_114706-1_resized.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

assim como o astra é apaixonado pelo jhonssão dele, eu tb sou pelo meu evinrude 14hp hehe

 

motor monstro, mais leve que o 15hp normal, CREIO que ande menos, mas bebe mais hehe

fiz esse pequeno video em uma pescaria em setembro, coloquei hélice nova e tinha dado uma revisão geral nele, creio que gastou bem pouco combustivel e estava bem andador !

 

 

qualquer dúvida em relação a este motor, pode me chamar que conheço vários detalhes dele !

 

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...

Boa noite amigos, tenho um evinrude 14hp desses que eu comprei a pouco tempo. Me parece que o bloco superior dele é do moderno com cilindrada maior. Testei ele domingo passado e tinha pouca força,  só andou melhor quando eu deixei o injetor aberto. Acredito que está com o bloco com cilindrada maior que a original e o carburador original, por isso falta de combustível. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...