Ir para conteúdo

Amazônia 2015 - segundo Round - Pescando com o Mestre em Barcelos


Posts Recomendados

Após uma grande pescaria em Setembro no Rio Jurubaxi, com o pessoal do Angatu Mirin, retorno à Amazônia para uma pescaria que faço todos os anos em Barcelos, com o pessoal do Tucuna Amazon Boat,e principalmente com meu amigo, ou melhor com a minha referência em Pesca Esportiva Pepe Mélega.

A semana desta pescaria foi de 21 a 29 de novembro, e devido a turma maior, tivemos que utilizar o Tucuna ao invés do aconchegante tucuninha. Nesta equipe que em sua maioria era primeira incursão Amazônica, estavam os curitibanos João Armelin, Fernando e o Amarildo, que estreavam no mundo do tucunaré açú e o grande amigo Roberto Borba que foi contaminado com este vírus ano passado, e agora como eu ficou dependente dele, e retorna ano após ano....kkkkkk

Como tínhamos marinheiros de primeira viagem,  o roteiro foi seguido à tradição, com tambaqui assado no restaurante Panela Cheia, compras na Sucuri e Happy Hour e Jantar  na Cachaçaria do Dedé....

 

20151121_151146_zps93knxkf8.jpg

 

20151121_205928_zpssro6etdm.jpg

 

 

Amaznia2012-8.jpg

 

 

Chegamos em Barcelos fui recepcionado na pista pelo meu amigo Carlos Dini, que estava saindo de seu n10x round na amazônia.....kkkkkk eita esposa compreensiva.... e as notícias eram boas, teve sol a semana anterior inteira, e eles tiveram muitas ações.

Ja no barco a conferência com os piloteiros, com o Pepe e com o Eurico, comandante do Tucuna, decidimos pescar na região do Atauí, subimos o Negro pescando, ja no primeiro dia localizamos muitos peixes, mas muito peixe grande mesmo, nas praias e razeirões, porém fugindo das iscas, tentamos várias, mas sem sucesso, pescamos no Atauí, boca do Preto, e descendo na boca do Arirarrá, sempre com a mesma situação, no Rio os peixes estavam inativos, e pior fugindo das iscas quando passavam por perto deles, seja de superfície, seja de meia água....... solução! Como sabíamos que o negro apesar de estar ainda baixo, estava com forte repiquete! 1 mt de água nova pelo menos havia entrado, a saída era ....... lago fechado, que tinha a água confinada, e por sua vez permaneceria inalterada pela água nova..... claro que coletei amostras de água de todos os pontos pescados para uma análise que coloco no final deste relato. 

Lagoa fechada, água confinada, sem influência da água nova.... a pescaria aconteceu, nenhum peixe espetacular, mas muitos açús aparecerem, atacaram na superfície, quebraram iscas, atacaram hélices..... muito bom a turma estreante adorou e já confirmaram o retorno em 2016...... antes de terminar a pescaria,,,,,,kkkkk,

 

Vamos pescar......

 

_DSF9555_zpswppjhmog.jpg

 

_DSF9557_zpshnh6vaj8.jpg

 

_DSF9548_zpsrcbd2uyo.jpg

 

_DSF9541_zpsauna2klg.jpg

 

 

IMG_3785_zpsaqiy9lpv.jpg

 

 

IMG_3794_zpsp036y8g6.jpg

 

IMG_3710_zps4gs3ulxz.jpg

 

_DSF9597_zpsrdlkrzmr.jpg

 

_DSF9592_zpszpwiewz1.jpg

 

IMG_3857_zpsndvbi9hi.jpg

 

IMG_3774_zpsfydehfgf.jpg

 

IMG_3803_zps2lcoxrij.jpg

 

_DSF9530_zpsxxatawj5.jpg

 

Esta isca foi pintada por mim...... é uma GunFish da Lucky Craft , em preto e vermelho com glitter no preto!

 

_DSF9527_zpsyydej92i.jpg

 

DSC01159-2_zpsxzeldwzv.jpg

 

DSC01157_zpssjbqtqis.jpg

 

 

Olha o cavalo que entrou, para um estreante...... ele ficou alucinado, pegou o peixe caçando com direito aquele show de pancadas!!!!

DSC01140_zps7axiaunr.jpg

 

DSC01154_zpsfxtl1fcc.jpg

 

IMG-20151202-WA0026_zpszhtmhzoh.jpg

 

 

IMG-20151202-WA0036_zpsrsg0zobw.jpg

 

O Amarildo não queria deixar a cabeça do Roberto aparecer nem a pau!!!!!kkkkkkk

IMG-20151202-WA0022_zpshc1zi3g1.jpg

 

IMG-20151202-WA0040_zpsceihrt75.jpg

 

 

Grupo de amigos que aproveitaram para se divertir do primeiro ao último dia de pesca, incansáveis na arte de servir gentilezas, foi uma grande pescaria, fora da água as reuniões do fim de tarde, do jantar ou simplesmente para jogar conversa fora ou assistir televisão eram sempre muito agradáveis, o Roberto sempre tinha uma piada adequada ao momento e ninguém ficava sem um sorriso no rosto.... nota 1000!

 

IMG_3884_zps6pzija3x.jpg

 

O que se espera de uma pescaria na amazônia, um grupo com idéias e vontades similares, peixes, uma tripulação simpática, um rio com barrancos, sol e peixe atacando na superfície, nesta pescaria tivemos estes fatores, pena que grandes exemplares apesar de serem visualizados não foram capturados, mas 2016 tem mais.......obrigado Pepe Melega pela grande parceria e pelas ótimas fotos que vc fez.

 

Acredito que comigo ocorreu o inverso, ao invés de fisgar um grande tucunaré açú, foi o grande tucunaré açú que fisgou o pescador, e para mim é muito difícil pensar em outra pescaria senão esta..... pescar tucunaré é tudo de bom , se for na amazônia então fantástico, se for pescar tucunaré, na amazônia, no médio negro, e o tucunaré for o Cicla Temensis.....estou o mais próximo do paraíso que consigo imaginar...... obrigado minha família! obrigado meu Deus!

_DSF9479_zpscflmairh.jpg

 

_DSF9485_zpsfh9jcfls.jpg

 

_DSF9487_zpsgzuaoyiq.jpg

 

_DSF9503_zpsetobdvvw.jpg

 

 

 

Os equipamentos utilizados:

 

Eu

Varas saint Croix SClll, 14-25lbs e Falcon Cara CC 157H

Carretas Zillion PE, TypeR e a nova TWS

 

Pepe

Varas Redai 3 partes de 17 e 25 lbs..... show de equipamento

Carretas Shimano Curado HG e MS Venator

 

 

Iscas

 

Deconto Z-110, Deconto Z-130

Ima Big Stick

Lucky Craft Gunfish 110

High Roller - Rip Roller 5.25 e 6.25

 

As iscas de hélice dentro das lagoas mostravam aonde tinha peixe, e levantaram muitas vezes cardumes de pacas , na faixa de 2 a 3 kg, mas a isca que mais teve efetividade foi a Z-130 da Deconto.....

 

IMG_3828_zpsteunpsma.jpg

 

IMG_3699_zpsigihmabj.jpg

 

 

Bom, retornando para Maringá, levei as águas assim coletadas para uma análise de PH no laboratório da empresa que trabalho, com os seguintes resultados:

 

Rio Negro - Região do Atauí no começo dele - 4,77 a 4,88 muitos peixes visualizados, e grandes, mas peixe inativo, somente os pequenos estavam atacando as iscas;

Rio Preto região da sua foz no Rio Negro - 4,84 a 4,90 - comportamento idêntico acima;

Rio Arirarrá - 5,27 a 5,34 - nada de peixes, nem conseguíamos visualizar peixes, tudo parado......

Lagoa Fechada sem conexão com o  Rio Arirarrá -4,55 a 4,74 - muito peixe visualizado, e estavam bem ativos atacando na superfície, inclusive nas hélices!

 

Com estas informações fui pesquisar sobre a água do Rio Negro, .... segue:

 

"

 

AVALIAÇÃO QUÍMICA DAS ÁGUAS DO RIO NEGRO NA AMAZÔNIA CENTRAL  

 

Alice Caroline Plaskievicz 1
Hillândia Brandão da Cunha 2

 

1. Graduando de Ciências Biológicas/Bolsista – FAPEAM
2. Dra da Coordenação de Pesquisas em Clima e Recursos Hídricos- INPA /Orientadora

INTRODUÇÃO:

Dentre os vários rios que drenam em direção à bacia amazônica, o rio Negro é considerado um dos maiores rios do mundo em volume de água. Trata-se de um rio que não apresenta minerais andinos em suas águas e suas nascentes situam-se em formações cristalinas do período paleozóico, pobres em cátions. Em conseqüência a água é ácida com um pH ~ 4,0 e apresentam uma coloração escura devido a drenagem de solos ricos em substâncias húmicas.

 

 

Pesquisando os valores de PH para chuva, descobri que de maneira geral sem o fator poluição, deveria ficar entre 5,6 e 6,0, e considerando os valores obtidos na análise da água coletada nos pontos pescados, e o valor ideal acima referenciado para o Rio Negro, não temos ainda uma quantidade de amostras para termos conclusão, mas vou direcionar algumas considerações a serem feitas nas próximas pescarias, sendo uma delas a inclusão de um phmetro portátil de bolso na tralha e buscar por comparação pontos de água ácida......kkkkkkk... louco pode ser, mas louco por tucunaré açú......

 

Divagações à parte, como diz meu amigo Ramon Paz......

 

........ " difícil é a hora de cortar a linha e guardar o snap..."

 

 

_DSF9510_zpsitnzejhq.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns Rogerio. 

 

Outro belo relato.

 

 

Como fui criador de peixe e zootecnista, adorei o seu trabalho de análise. ::tudo::  ::tudo::  ::tudo::

Bela iniciativa.

Qdo trabalhava no ramo, eu tinha phmetro e oximetro digitais. Infelizmente eles não funcionam mais por falta de manutenção.

 

Preliminarmente podemos dizer que a variação do pH permite avaliar se a região está com entrada de água nova, e portanto influenciando negativamente a pescaria.

Fiquei curioso sobre a alcalinidade, se ela tem influencia ou se poderia ser um indicativo.

 

Mais uma vez parabens.

 

 

PS; Turminha peso pesado essa  :gorfei:  :gorfei:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Rogério,

 

Parabéns pela pescaria e pela infinita paciência de coletar e analisar as amostras de água. Embora as conclusões sejam preliminares, acho que o rumo das pesquisas está certo. Em maio estarei em Orlando, acompanhando a digníssima que tem que ir a um congresso, mas vou correr atrás de um "PHmeter", além dos basses e das coisinhas que a gente encontra na Basspro.  ::tudo::

 

[]s

Edu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito Show, Parabéns levaram os peixes a nocaute rsrs  doeu::  doeu::  doeu::

 

Legal demais também as informações do ph, parabéns... pode ter certeza que ano que vem terá muitas pessoas com um medidor de bolso por lá kkkkk

 

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado por mencionar-me de forma tão qualitativa, fiquei muito feliz em mais uma vez dividir a embarcação com você, por nossas conversas sobre esse peixe tão amado (principalmente aqui no FTB). Foi uma semana de muito aprendizado - estamos sempre a apreender com eles (peixes) e muita alegria ao ver as fotos que trazem a recordação de mais uma semana que estivemos juntos. Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ótima pescaria tendo em vista as condições,  ::tudo:: parabéns a todos da equipe.

 

Quanto a qualidade da água, gostaria de fazer uma pergunta:  varias vezes pescamos em rios de água escura,o mais próximo possível da nascente e observamos que nestes locais haviam poucos tucunarés e de pequeno porte, e a medida que descíamos o rio aumentando de tamanho e quantidade, isso tem haver com a acidez da água ou outros fatores?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ótima pescaria tendo em vista as condições,  ::tudo:: parabéns a todos da equipe.

 

Quanto a qualidade da água, gostaria de fazer uma pergunta:  varias vezes pescamos em rios de água escura,o mais próximo possível da nascente e observamos que nestes locais haviam poucos tucunarés e de pequeno porte, e a medida que descíamos o rio aumentando de tamanho e quantidade, isso tem haver com a acidez da água ou outros fatores?

Pra mim isso tem haver é com a disponibilidade de alimento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 semanas depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...