Ir para conteúdo

Carretilha e linha


Flavio Oliveira

Posts Recomendados

Comprei semana passada uma Penn 230 GTO, pois tinha uma Black Max 30 e apesar de já ter pescado com ela por 3 vezes não levava muita fé

Além disso a Penn cabe muito mais linha e resistência nem se fala.

O que eu queria é pedir a opinião de vcs sobre a carretilha e sobre linhas que tenham um custo benefício legal. Quero uma linha 0,80 ou 90 pois vou atrás das pirararas e piraíbas do Rio Xingú ano q vem em maio.

Vi algumas coisas sobre a Araty Ocean mas não conheço a linha.

O que vcs sugerem?

Obrigado

Flávio Oliveira

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não quero desmerecer ninguém que postar por aqui, mas independente do que for dito, eu não mudo minha opinião... hehehe

Essa linha é a que vai te trazer melhores benefícios.

É uma linha muuuuitooo resistente à tração e principalmente à abrasão, pois tem uma cobertura de fluorcarbono, sem que tenha a DUREZA dos fluocarbons para líderes (é mais maleável). O preço é bom demais e vem em carretéis coom continuidade, oque permite armazenagem de grandes quantidades de linha sem emendas.

Sou um pouco relutante com o uso de multifilamentos para os grandes peixes de couro. As pirararas adoram enrolar nos troncos, os jaús e piraíbas "roçam" nas pedras quase que inexoravelmente... entaum de duas uma: ou vc corre o risco de ter seu multifilamento arrebentado por não resistir à abrasão ou põe um fluorcarbon (oquê te obriga a trabalhar com emendas, diminuindo a resistência do conjunto)

A Super Raiglon é um monofilamento excelente, florcarbon coated e tem um preço imbatível. Vc pode comprar muitos e muitos carretéis reserva sem judiar do bolso e, com isso, trabalhar sempre com linha "zerada"

Segue um link para vc poder pedir, esse site é excelente em preços e entrega e o dono é uma pessoa muito idônea (que conheço pessoalmente há alguns anos)

http://www.jet.com.br/juninhopesca/deta ... uto=475354

Espero que te ajude

Abrass

Neco

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Linhas como a Super raiglon e a Trilon fluor coating são minhas preferidas em baixos diâmetros; mas em altos diâmetros elas perdem em resistência para as linhas que eu indiquei por serem linhas revestidas.

Um copolímero é uma linha que já é misturado o nylon e o fluorcarbono; enquanto que numa linha revestida , o nylon é recoberto pelo fluor e isso gera uma camada de copolímero, mas se a linha for grossa, as camadas internas da linha permanecem intocadas pelo fluor e assim permanecendo como nylon puro.

Em outras palavras; a Super Raiglon é muito forte em baixos diâmetros, mas as linhas de copolímero são mais fortes em altos diâmetros.

Desta forma; as linhas revestidas são vantajosas em baixos diâmetros, e as linhas de copolímero em altos diâmetros.

Aquele abraço a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comprei uma Penn 320 no ano passado para pescar pirararas no AM, coloquei uma mono de 0,80 (não lembro qual) e não consegui dar um arremesso de 10 metros.... era só cabeleira, a linha é muito dura.

Após todas as regulagens possiveis sem sucesso, arranquei a mono e coloquei uma multi sumax de 80 lbs. A partir dai consegui arremessar sem problemas. Como peguei apenas dois filhotinhos ( 10 e 15 kgs) não tive problema com quebra de linha.

No mes que vem volto pra manaus e estou com a mesma dúvida do ano passado : deixo a multi ou acho uma mono mais macia que vai melhorar os arremessos ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ortiz,

Uso multi de 65 lb ( Power Pro ) com lider de uns 5 metros de 80 lb ( mono preferêncialmente ). Até hoje resolveu sem problemas...

arrow:: Mas para que você quer fazer arremessos na pesca de fundo ? uhrm::

Grande Kid,

Conforme o ponto que o barco fica apoitado não dá pra só soltar a linha, mas são arremessos curtos e nem esses eu consegui com a mono muito grossa...

Acho que vou seguir seu conselho.

Abracos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Ortiz,

Apenas para esclarecimento, esta pirarara foi pega sem líder, direto na multi 65 lb !

Imagem Postada

Desejo-lhe igual sorte de uma "belezura" dessas lhe traga a mesma felicidade que tive ! wink

Isto KID, judia bastante da gente mestre::

arrow:: Grande Fernando,

Muito em breve você estará exibindo um exemplar ainda maior !

Torcida para isso, você sabe que já tem... Kid M

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cada um tem sua opinião eu acho uma furada usar linha multi em pescarias de peixe de couro.

Muita gente reclama que as linhas de diâmetro muito grosso ficam "pulando" do carretel, alem de problemas com cabeleira, tem que acostumar, num tente lançar longe e trave o carretel com o dedo antes do costume, normalmente a isca e a chumbada são bem pesadas e se bater na agua sem travar o carretel a coisa vai ficar feia, pois o mesmo vai girar umas 500 vezes em falso.

Uma técnica que pode ser usada (já usei quando estava com isca MUITO grande), quando voce estiver chegando no local que vai apoitar o barco uns 30 metros antes quando o barco já estiver desacelerando voce passa próximo onde quer deixar a isca abre o carretel e manda a chumbada na agua. Pronto, quando parar o barco sua isca vai estar posicionada a sei lá 20, 30 metros do barco. So tome cuidado para não estar devagar demais e deixar o anzol chegar no fundo antes de parar, pois dai voce tera um belo enrosco.

Linhas mais macias como a Asso ajudam também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 anos depois...

 Minha experiência: Já usei a Max force,gostei baixa memória e bem resistente(33kg a 0.92mm) e sendo assim o suficiente para qualquer peixe que se possa imaginar.Lembrando que arremessos com mono sempre serão mais difíceis com carretilhas grandes para pesca pesada,já que estas não são projetadas para isso,mas com a vara adequada e prática da para desenrolar(nessa parte se sobre saem os molinetes);

  Atualmente uso multifilamento e prefiro,mais maciez,memória zero,maior resistência facilitando arremessos  (mesmo com minha Solterra 20 kkk)e uma fisgada mais precisa ,uma vez que é elasticidade zero.Obviamente se faz necessário o uso de fluor carbon numa situação de pesca onde se encontrem pedras,pois é a única que irá resistir a abrasâo.Quanto ao nó,se usar o certo e fizer bem feito não irá enfraquecer o conjunto de maneira alguma,aliás esse assunto é bem complexo,pois envolve as falsas informaçoes de  libragens contidas nas embalagens das linhas.Para constatar na prática basta assistir os programas do Jhonny Hoffmann na FishTV programa Momento da pesca onde usa na maioria das vezes multifilamento 0.44mm de 80lbs com 20m de fluor carbon 0.91mm e arranca todos os gigantes de couro do rio Piraíbas,pirararas,jaús etç.Segue link:http://www.fishtv.com/programas/momento-da-pesca/gigantes-do-rio-trombetas-2128....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...