Ir para conteúdo

Tentando entender o IPT


Posts Recomendados

Não sou Eng. Mecânico.Mas lidei algum tempo com transmissão de movimentos, o que me fez entender só um pouquinho sobre o assunto.E tenho dúvidas quanto ao IPT.

Hoje se fala muito em IPT(inch per turn - polegada por volta), em contra-ponto à velocidade de recolhimento.

Enquanto a VR é exata , pois se trata da relação fixa entre número de dentes de duas engrenagens, o IPT é muito subjetivo.

Supondo que os fabricantes determinem o IPT de uma carretilha pelo diâmetro máximo em que o tambor aceite a linha;

1- as espessuras da linha mudam o IPT.Uma Power Pro comum ocupa mais espaço do que uma 8 fios(ambas com a mesma libragem)

2-quanto mais largo for o tambor ou mais fina for a linha , o diâmetro máximo se mantem por mais voltas , alterando o IPT, se este for determinado por média.

3- arremessos curtos alteram o IPT em comparação com arremessos longos, pois o tambor estará com diâmetro externo maior no início do recolhimento.

 

Algum Engenheiro pode completar com informações?

 

abç

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sou engenheiro mas penso assim:

1- A diferença da espessura de linha é desprezível para levar em conta,

mas acredito que o fabricante use da linha mais fina indicada na carretilha

em seu diâmetro maior (cheia, completa).

2- Isto realmente acontece; com maior carretel e linha mais fina o IPT maior

se mantem mais tempo. Uso de IPT médio acho que não (seria contra-MKT).

3- Arremessos longos ou quando o peixe leva muita linha o IPT cai muito,

em compensação o torque aumenta e usa-se menos força.

 

Feliz Natal!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

::tudo:: .Legal Fernando. 

Não sou engenheiro mas penso assim:

1- A diferença da espessura de linha é desprezível para levar em conta,

mas acredito que o fabricante use da linha mais fina indicada na carretilha

em seu diâmetro maior (cheia, completa).

2- Isto realmente acontece; com maior carretel e linha mais fina o IPT maior

se mantem mais tempo. Uso de IPT médio acho que não (seria contra-MKT).

3- Arremessos longos ou quando o peixe leva muita linha o IPT cai muito,

em compensação o torque aumenta e usa-se menos força.

 

Feliz Natal!

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dair essa medida IPT é subjetiva e média , na verdade ele aumenta ou diminui de acordo com o enrolamento de linha , espessura e até a pressão aplicada nela em relação ao carretel a medição é feita sempre a favor do fabricante , evidente para dar um IPT maior na verdade o que vale de fato é a relação média pois a simples troca de uma manivela já altera todo o calculo , como se varia demais e ponto a ponto , sempre fazem ela considerando o carretel cheio até a marca dele e evidente que é aproximado o valor , não fique louco com isso , apenas desfrute do equipamento , abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

entendi perfeitamente a colocação do Dair quanto ao IPT ... e acho ser importante esse questionamento ...

existem certas " teorias e palpites " ( que eu vejo muito ) , que na pratica podem não ser a realidade absoluta ...

 

principalmente para quem pesca no Am .... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Chedid, acredito que a troca da manivela não altere o IPT. A troca de tambor por outro de diametro e/ou largura diferente , sim.

 

A questão é justamente a subjetividade. E o IPT é informado pelos fabricantes como "valor exato". E não é.

 

Dair essa medida IPT é subjetiva e média , na verdade ele aumenta ou diminui de acordo com o enrolamento de linha , espessura e até a pressão aplicada nela em relação ao carretel a medição é feita sempre a favor do fabricante , evidente para dar um IPT maior na verdade o que vale de fato é a relação média pois a simples troca de uma manivela já altera todo o calculo , como se varia demais e ponto a ponto , sempre fazem ela considerando o carretel cheio até a marca dele e evidente que é aproximado o valor , não fique louco com isso , apenas desfrute do equipamento , abraços.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Armando 

 Creio que a relação de transmissão entre coroa e pinhão não influa no IPT. IPT não é velocidade. É metragem.Se numa carretilha com relação de transmissão 4.8 : 1 voce instalar um tambor com 30 centimetros de diametro externo , ela vai recolher mais rápido que uma carretilha 9 : 1 com tambor normal.

 

A questão é esta: do fabricante se dar ao luxo de mencionar este valor , sendo ele muito variável.

 

abç

o IPT é medido pelo diâmetro do carretel X Pi ( 3,14 ) X taxa de recolhimento ( 5,3 ... 6,2 ... 7,1 ... etc ) .... ( em polegadas ) ...

 

nenhum fabricante se dá ao luxo de ficar medindo com linh

a ( e bitolas diferentes ... )

abrasss

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Kid M 

 

É duro ficar em casa desocupado...dá nisso... :gorfei:  :gorfei:  :gorfei:

 

Mas em breve a Anta cai e ai vamos trabalhar... ::tudo::  ::tudo::  ::tudo::

Dair,

 

Vai pescá homi ! É mutchu mió !  :gorfei: 

Deixa de ficar levantando "coisas nebulosas"...  lingua2::

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

BINGO !!!!!!!!

 

Se discutia muito sobre "velocidade" de recolhimento. Do 6.4 : 1 foi pra 7 , 8 e agora 9.

Não existe mágica. É relação matemática de numero de dentes entre coroa e pinhão.Aumenta-se a "velocidade" aumentando o numero de dentes de um e/ou diminuindo do outro.

Os dentes estão com uma geometria bem mais enxuta do que os das coroas antigas.Isso foi possível graças ao desenvolvimento de materias mais resistentes e dos perfís dos dentes, que geram MENOR coeficiente de atrito.

 

Tudo isso é mensurável.

 

Já o IPT , no meu entender , é irreal.

 

 

entendi perfeitamente a colocação do Dair quanto ao IPT ... e acho ser importante esse questionamento ...

existem certas " teorias e palpites " ( que eu vejo muito ) , que na pratica podem não ser a realidade absoluta ...

 

principalmente para quem pesca no Am .... 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha carretilha Saint SOLE tem borda com diâmetro de 30,06mm então Raio de 15,03mm

O fabricante não informa o IPT ou CPT.

Diâmetro (3,006cm) x pi (3,1416) x ratio (7,24x1) = 6837,2mm ou 68,37cm

uma volta leva 9,44365cm de linha na borda máxima

 

Tenho CPT de 68cm ou IPT de 27".

Na teoria.

 

A nova BlacKWidow afirmam ter uma CPT de 89cm, como?

Não é maior que a Sole, como calcularam, mesmo tendo um ratio de 8,3x1?

Precisaria ter um diâmetro de 3,4132cm (área aproveitável) que é a mesma da minha Pacífica 200 (grande comparada).

Quem pode calcular?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Creio que a relação de transmissão entre coroa e pinhão não influa no IPT. IPT não é velocidade.

a relação de transmissão ( coroa e pinhão ) é o multiplicador do diâmetro do carretel pelo Pi ( 3,14 ) ...

é onde se chega à "taxa de recolhimento" ( IPT ) .... ( volta por manivelada ) ...

 

é uma medida declarada "fixa" pelo fabricante ... mas que nós ( eles tbem ) sabemos que sofre variáveis ( bitola e quantidade de linha ) ...

 

abrasss

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se discutia muito sobre "velocidade" de recolhimento. Do 6.4 : 1 foi pra 7 , 8 e agora 9.

Não existe mágica. É relação matemática de numero de dentes entre coroa e pinhão.Aumenta-se a "velocidade" aumentando o numero de dentes de um e/ou diminuindo do outro.

 

Os dentes estão com uma geometria bem mais enxuta do que os das coroas antigas.Isso foi possível graças ao desenvolvimento de materias mais resistentes e dos perfís dos dentes, que geram MENOR coeficiente de atrito

é o ponto aonde quero chegar ... hj se dá muito ênfase às carretas 8,0:1 ... IPT em torno de 90 cm ....

vce pega uma carreta dessa , perfil 100 ... enche de multi 65 lbs ( uns 75/80 mts ) ... dá um pincho de 35 mts ... pronto! foi 1/3 do carretel !!

vce traz a hélice feliz da vida ( pensando em 90 cm por manivelada ) ... na real só tá trazendo uns 60 cm ...

como tá "fora do campo de visão" ... vce acredita ... quando chega perto , uns 5/10 mts ( já com o carretel quase cheio ) ... ele tá recolhendo "quase" os 90 cm ...

aí seu parceiro , com uma carreta 7.2:1 e multi 30 lbs ... pincha do seu lado e recolhe a hélice mais rápido que vce ... mágica ???

 

a geometria dos dentes foi para melhorar o "índice de perda" da força de transmissão ... ( materiais mais leves , menor massa e "menor" resistência ) ....

mais área de contato ... menor atrito ... transmissão de energia mais eficiente ... menos ruido ... mais macia ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Correto.!!!

Minha carretilha Saint SOLE tem borda com diametro de 30,6mm então Raio de 15,3mm

O fabricante não informa o IPT ou CPT.

Raio ao quadrado (15,3)² x pi (3,1416) x ratio (7,24x1) = 5324,4mm ou 53,244cm

uma volta leva 7,3542cm de linha na borda máxima

 

Tenho CPT de 53cm ou IPT de 21".

Na teoria.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim.

 

Hoje eu não sei em quanto se estipula a perda de potencia em função do coeficiente de atrito.Há uns 15 anos passados o C.A. era estipulado em 15%, para efeito de cálculo de potência de motor. Ou seja; um motor de 100 Hp chegava no eixo de saida do redutor com apenas 85 HP.Certamente, pela evolução de materiais e perfil de dentes, hoje a perda é menor.

é o ponto aonde quero chegar ... hj se dá muito ênfase às carretas 8,0:1 ... IPT em torno de 90 cm ....

vce pega uma carreta dessa , perfil 100 ... enche de multi 65 lbs ( uns 75/80 mts ) ... dá um pincho de 35 mts ... pronto! foi 1/3 do carretel !!

vce traz a hélice feliz da vida ( pensando em 90 cm por manivelada ) ... na real só tá trazendo uns 60 cm ...

como tá "fora do campo de visão" ... vce acredita ... quando chega perto , uns 5/10 mts ( já com o carretel quase cheio ) ... ele tá recolhendo "quase" os 90 cm ...

aí seu parceiro , com uma carreta 7.2:1 e multi 30 lbs ... pincha do seu lado e recolhe a hélice mais rápido que vce ... mágica ???

 

a geometria dos dentes foi para melhorar o "índice de perda" da força de transmissão ... ( materiais mais leves , menor massa e "menor" resistência ) ....

mais área de contato ... menor atrito ... transmissão de energia mais eficiente ... menos ruido ... mais macia ...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje eu não sei em quanto se estipula a perda de potencia em função do coeficiente de atrito.Há uns 15 anos passados o C.A. era estipulado em 15%, para efeito de cálculo de potência de motor. Ou seja; um motor de 100 Hp chegava no eixo de saida do redutor com apenas 85 HP.Certamente, pela evolução de materiais e perfil de dentes, hoje a perda é menor.

hj trabalha-se "ao contrário" ...em torno de 10% ... ( aumenta conforme a menor potencia declarada ) ...

um veículo declarado em 225cv ( nas rodas ) .... tem com certeza 250cv ( no motor ) ...

 

* isso é aleatório ... pq hj em dia existem dinamômetros que medem no motor e na roda tbem ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A nova BlacKWidow afirmam ter uma CPT de 89cm, como?

Não é maior que a Sole, como calcularam, mesmo tendo um ratio de 8,3x1?

Precisaria ter um diâmetro de 3,4132cm (área aproveitável) que é a mesma da minha Pacífica 200 (grande comparada).

Quem pode calcular?

calculei da Tatula .... 3,35 de carretel ( 8.0:1 ) .... 85 cm de IPT ...

teria que ter um carretel do mesmo tamanho ....

 

* acho que é sim Fernando ... a Lews Tournament tem carretel de 3,4 ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caraca!!!...VTNC!!!....6 complica muito!!! daqui a pouco pra poder pescar, vamos ter que fazer curso de engenharia, com mestrado em Harvard !!!!! blink:: :choquei: Naonao:: ....... :gorfei: :gorfei: :gorfei: :gorfei:

 

kkkkkkkkkkkkkkkk....Renato, isso se chama ociosidade 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

brincadeiras à parte , pois sempre vai ter , conforme post do Fabricio alguns dias atras ,

é muito gratificante e esclarecedor quando alguém se dispunha a aprender algo daquilo que é seu hobby .

 

conhecimento é a base de tudo , parabéns Dair 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...