Ir para conteúdo

Carretilha ( Alinhando um Conjunto )


Posts Recomendados

Bom galerinha. Pretendo comprar uma Carretilha. que seja equilibrada com a Vara.  Pescaria , normalmente para tucunas.  Bait Casting

 

Vara Bt Ouro 5,6" pes, 17 Libras, Açao Rapida. ( Sei que meio pesada, 131g. mais ai vem a carreta para um equilibrio )

 

 

A Duvida vem na Carretilha.

 

 

Carretilha Daiwa Laguna HSA: Peso 220g ,  Chassi em Polimero, Sistema MagForce( Anti Cabeleira ) e ( Sistema Free-Floating Spool ) Nao Sei na pratica até onde vai o seu beneficio, pois nunca usei o mesmo. ( Nem o Force e nao o Free Floating )

 

 

 

Carretilha Brisa Gto 8000/11000: Peso 198g, Chassi em Polimero,  Sistema DBS.  Mais Leve comparada a Daiwa, e ainda contem Sistema Duplo de Freio.

 

 

 

Nova Carretilha Lubina Gto 10000: Peso 189g, Chassi em Aluminio, Apenas 1 Freio ( Magnetico )  Beneficio em Ser Mais Leve e Teoricamente mais Resistente. e Sem Alguns Beneficios que por nao conhecer nao saberei aqui dizer se sao essencias

 

 

Sei que Existem inumeras outras melhores no mercado. mais estou levando em conta a Situaçao ´´Meu Bolso``  vs Custo beneficio. Levando em conta com o Preço mais Alto até a Lubina.

 

Desde ja Obrigado a Todos !

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A vara está ok , carretas brisa 8000 , depois a laguna , por pura conta de peso mesmo , pois a laguna é bem mais bruta em resistência que a brisa , abraços.

???

 

nao intendi. tu indica a brisa 8000, visto que a laguna é mais bruta e ainda assim mais leve. =d

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que o Chedid indicou a Brisa pelo peso..

Porém, ele fala que a Laguna é mais carreta que a Brisa...

 

Mas, para o equilíbrio do conjunto, a Brisa cairia melhor.

Acho que foi isso... rsrsrs

 

Abraços,

ahm .. tipow.. mesmo a lubina sendo mais leve. nao é compativel, pelo peso da vara é isso ? por isso usa se a brisa ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Teste para verificar se o conjunto está equilibrado:

 

topo.jpg

Antes de montar um conjunto de pesca, ou adquirir um novo conjunto para pescar com iscas artificiais (baitcasting ou flyfishing), é fundamental que o pescador verifique se há equilíbrio no conjunto.

Um conjunto desequilibrado, pode gerar desconforto durante os arremessos de iscas artificiais e mesmo durante o trabalho com a isca, fazendo com que gastemos mais energia e até provocando LER (Lesão por esforço repetitivo).
Às vezes a vara de pesca pode ser muito pesada se comparada à carretilha ou molinete nela utilizados, quando isto acontece a tendência é que a ponta da vara, se movimente rapidamente para baixo, indicando que há muito peso e falta de equilíbrio, o que certamente irá gerar menos conforto ao pescador.

Se a carretilha ou molinete forem incompatíveis (mais pesados) em relação à vara utilizada, ocorrerá que a ponta da vara subirá rapidamente, também gerando desconforto durante a pescaria com iscas artificiais.

Ao pegar no grip, o pescador deverá observar se o conjunto entre vara x carretilha, ou vara x molinete, seja de baitcasting ou flyfishing, ficará na posição o mais próximo possível da linha horizontal.

Tal procedimento deverá ser feito sem a isca
 

É muito fácil fazer o teste:
(Utilize um suporte fixo posicionado na horizontal, ou então use seu próprio dedo indicador)

1° passo: Monte o conjunto sem a isca artificial.

2° passo: Coloque seu conjunto lentamente sobre o suporte ou dedo indicador (que deve estar na posição horizontal), de forma que o mesmo fique o mais próximo possível da carretilha/molinete.

3º passo: Encontre onde está o ponto de equilíbrio de seu conjunto. Seu equipamento estará bem balanceado, quando o ponto de equilíbrio estiver o mais próximo possível do Grip, ou seja, do local onde você o empunha. Analise os resultados de acordo com as fotos ilustrativas abaixo: equi2.jpg Ponto de equilíbrio distante do Grip - ponta da vara abaixo da linha horizontal.

Conclusão: Vara com peso superior, se comparada a carretilha/molinete utilizados.

equi3.jpg Ponto de equilíbrio distante do Grip, ponta da vara acima da linha horizontal.

Conclusão: Carretilha ou molinete com peso superior, se comparados à vara utilizada.

 

 

equi4.jpg

Equilíbrio do conjunto: Quando o conjunto permanecer na linha horizontal, significa que o ponto de equilíbrio está mais próximo ao Grip.

Seu conjunto está com bom equilíbrio e você certamente estará desfrutando de mais conforto durante suas pescarias com iscas artificiais.

 

Hoje é possível encontrar no mercado algumas varas com pesos que ficam junto ao cabo, onde o pescador poderá fazer o devido balanceamento, em harmonia com a carretilha ou molinete utilizados.

Mas o ideal é fazer o teste antes de adquirir o conjunto, ou solicitar ao lojista que sugira a melhor opção de equipamentos para que você possa pescar com um conjunto equilibrado, obtendo maior conforto em suas pescarias.

Por: Alessio Freire
 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nova lubina, mais leve, bom drag e pincha bem demais.

 

Mark a lubina nova vem com 1 sistema de freio só o magnético , isso deixa ela em desvantagem a brisa , mesmo possuindo o chassis em alumínio  , evidente que para pescadores experientes não vai causar muitos estragos , mas mesmo assim com o vento contra já viu né , o segundo sistema faz muita falta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mark a lubina nova vem com 1 sistema de freio só o magnético , isso deixa ela em desvantagem a brisa , mesmo possuindo o chassis em alumínio  , evidente que para pescadores experientes não vai causar muitos estragos , mas mesmo assim com o vento contra já viu né , o segundo sistema faz muita falta.

Entao. eu tenho uma Contender gto ocean, semi nova, mais ainda nao testei na varinha. até por que a vara ainda nao chegou. :p.

 

a contender, tem chassi de aluminio, dbs.  o seu fraco é realmente o peso, vo esperar a vara chega pra fazer o teste... a brisa daria 36g a menos, nao sei se daria tantaaaa diferença assim, pois nao tenho a outra :p

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De fato, o que muda em uma carretilha brisa 8000 11000 ? sei que sao os 3 rolamentos a mais, mais de fato, onde vao esses rolamentos a mais ? por que digamos, pelo menos em informaçaoes, costumam ter o mesmo peso. =d ...   desculpe, mais sou leigo. :p

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De fato, o que muda em uma carretilha brisa 8000 11000 ? sei que sao os 3 rolamentos a mais, mais de fato, onde vao esses rolamentos a mais ? por que digamos, pelo menos em informaçaoes, costumam ter o mesmo peso. =d ...   desculpe, mais sou leigo. :p

 

Douglas rolamentos esses dispensáveis ok 2 nos knobs de recolhimento e outro no sistema de devaneador que só serve para enferrujar e deixar pesada a carreta , haja visto ser a primeira parte da carreta a tomar agua , portanto a 8000 , abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mark a lubina nova vem com 1 sistema de freio só o magnético , isso deixa ela em desvantagem a brisa , mesmo possuindo o chassis em alumínio , evidente que para pescadores experientes não vai causar muitos estragos , mas mesmo assim com o vento contra já viu né , o segundo sistema faz muita falta.

Grande Edu, blz?! Então, tenho uma gto, e sinceramente só uso o magnético como um bom "daiwista". Para mim o centrífugo só serve para fazer peso kkkk Eu iria de new Lubina gto. Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Edu, blz?! Então, tenho uma gto, e sinceramente só uso o magnético como um bom "daiwista". Para mim o centrífugo só serve para fazer peso kkkk Eu iria de new Lubina gto. Abs

Entao, isso que fico pensando, deixar de cobrar uma coisa boa, por causa do freio centrifugo, gostaria de saber até onde realmente interfere em desempenho, pois o motivo mais visto, a em eventos ter um melhor controle contra cabeleira.

 

mais de fato, um magnetico, bem alto e sintonia bem apertada, em possiveis ventos, tambem nao resolveria o problema ?

 

Obrigado !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entao, isso que fico pensando, deixar de cobrar uma coisa boa, por causa do freio centrifugo, gostaria de saber até onde realmente interfere em desempenho, pois o motivo mais visto, a em eventos ter um melhor controle contra cabeleira.

mais de fato, um magnetico, bem alto e sintonia bem apertada, em possiveis ventos, tambem nao resolveria o problema ?

Obrigado !

Sintonia fina somente para regular a saída da isca, o magnético vai atuando a medida que a isca começa a perder velocidade, evitando assim a cabeleira. Eu particularmente acho desnecessário o chamado DBS da maioria das marine sports.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sintonia fina somente para regular a saída da isca, o magnético vai atuando a medida que a isca começa a perder velocidade, evitando assim a cabeleira. Eu particularmente acho desnecessário o chamado DBS da maioria das marine sports.

Entao, somente o Magnetico deve ser o suficiente. mesmo em caso de fortes ventos ? . onde ai normalmente o centrifugo é melhor ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Outra questao, é sobre os arremessos, ouvi uma comparaçao entre a mesma lubina e uma black window, a diferença chega a ficar em 30%. e se compararmos a mesma lubina aqui, com uma brisa ? muita diferença ?

Obrigado !

Onde viu isso? Não acredite nesses comparativos doidos não.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E as Duvidas continuam. Paciencia Gente :D

 

Onde de fato o Centrifugo atua ? alem de dar melhor auxilio em situaçao com ventos.

 

Ele tem um melhor desempenho em iscas mais leves ou mais pesadas ? Visto que a media de peso das iscas sera de 8g acima. 

 

Obrigado !

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Douglas, leva a mal não, mas vc já tem opiniões o suficiente para te orientar. Sugiro que pegue ambas em mãos e decida-se por qual te agradar mais.

Leva mal nao, mais eu moro no interior, para nois vermos esses produtos, apenas pela internet, ou comprando-os

 

por isso tantas duvidas.

 

mesmo assim. Obrigado ! :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...