Ir para conteúdo

Vou em busca do meu 1º Tucuna - Tralhas e dicas


FELIPE LINS

Posts Recomendados

Olá amigos pescadores,

estou há alguns meses aqui no FTB, mas fico mais lendo e relendo os tópicos do que opinando. Comecei a pescar com IA em meados de 2015 e me encantei. Comprei muita tralha, vi que acertei e errei em algumas escolhas, mas com as leituras e dicas de muitos pescadores experientes, foram mais acertos que erros.

Aqui pelo RJ venho realizando diversas pescarias na costeira em busca de anchovas, xáreus, robalos e outros mais, mas sempre tive o sonho de fisgar um tucunaré, desde a época dos programas na manhã de domingo que assistia antes da F1 rsrs. Em novembro de 2015 fui convidado a ir até MG, na represa chapeu duvas, mas infelizmente, tive um problema grave com minha vó e tive que cancelar a viagem em cima da hora.

Não desisti do sonho de fisgar um tucunaré e comecei a procurar roteiros de pesca que fossem acessíveis $$$. Ontem fechei 3 dias de pesca no Lago do Peixe, vou ficar no Rancho do Kojak com mais 3 amigos, no período entre 11 e 15 de novembro deste ano.

O sonho será realizado! alegre:: alegre::

Agora preciso montar a tralha e gostaria de ser o mais preciso possível, mesmo com a pouca experiência, mas creio que com a ajuda dos amigos do FTB, com certeza terei sucesso nessa missão.

Tralha que já possuo e pretendo levar pro Lago do Peixe.

1- Vara liger 15 lb - 1,70 m + carretilha brisa 4000 com multi 30 ou 40 lbs. (2º conjunto)
2 - Vara Saint hammer 17 lb. - 1,68m + molinete ryobi apllause 3000 com multi 30 lbs (3º conjunto)
3 - Iscas que já possuo e pretendo levar (Bora 12, Bora plus 10, Big game 85, Savage 95, Taty jump, joãozinho pepino, magic stick, Queen NN e Trick Stick, Zetta, além de jigs de pena e shads)

Agora vamos as dúvidas seila:: seila::

Esses dois conjuntos estão equilibrados pros tucunarés do Lago do Peixe?

As iscas que possuo seriam uma boa pra aqueles dias difíceis, peixe manhoso, comendo no fundo?

Vou montar um outro conjunto de 17 ou 20 lb como titular. Separei 800 reais pra esse conjunto e ai surgiram diversas dúvidas, mas queria uma vara de ação rápida e uma carretilha com recolhimento rápido para trabalhar as zaras e hélices.

Pensei nas seguintes carretilhas - Lubina JH - Lubina BW - Venator - Daiwa Exceler - Daiwa t3 ballistic 100 hsl - daiwa tatula 100 hsl.
Nas varas de ação rápida pelo que andei vendo aqui no RJ - Vfox t blade 20 lbs. - Daiwa TDT.

Em relação as iscas que pensei em comprar - Zig Zara NN - T20 - Dr spook jr - Perversa - Nakamura jet 90 - Iscas de Hélice do Mauro.

Estou no caminho certo? Aceito muitas e muitas sugestões!! rs
Em relação as iscas, pelo que descrevi, seria necessário trocar garatéias e argolas por outras mais resistentes?

Por enquanto é isso rs seila:: danca::

Abraços turma !!!



 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 51
  • Criado
  • Última resposta

Mais Ativos no Tópico

Pesco Tucunaré Azul quase todo mês... a libragem de linha que pretende está boa... e não terá problemas..

 

Procure adicionar um Leader de mesma libragem...

 

A meu ver, os conjuntos que possuem estão bons... acima de 17 lbs pra tucunaré azul é desperdício... perde precisão, e distância de arremesso...

 

A TDT da Daiwa é uma ótima opção, já tive e adorava.. a minha era de 14lbs e parecia que dava mais... eu iria com 17lbs

 

Carretilha... Venator ou  a New Black Widow... Quando pescar com elas e ver o peso pena nas mãos, vai querer jogar o resto lá no lago mesmo!!!!

 

Iscas... adiciona Firestick .. cai mais suave na água e um trabalho bem feito, Azul nenhum nega....  A Jet 90, particularmente eu não gostei dela.. eu tenho usado a Devassa de 9cm ou a Tormentinha do CCM(aqui do fórum) ô isquinha top....  leva um popper também.. quando o peixe tá mais pro fundo, funciona muito bem se trabalhado mais lento.. minha sugestão: Mambinha....

 

No caso das 2 iscas que indiquei, Devassa e Mambinha.. elas são mais pesadas.. vara de 20lbs seria melhor para arremessá-las..

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pesco Tucunaré Azul quase todo mês... a libragem de linha que pretende está boa... e não terá problemas..

 

Valeu pelas dicas Erique.

Eu tenho até que ver com o Mauro qual o peso das hélices dele pra ficar dentro do peso de arremesso da vara de 17 ou 20 lb que pretendo comprar. A liger tem cast de 18 gramas e a hammer tb...

Eu tenho tendinite no pulso direito, vou acabar optando pela carretilha mais leve mesmo (venator ou BW)

em relação a comprimento, faz muita diferença puxar hélice com uma vara de 6"? Eu nunca puxei hélice rsrs vou treinar muito até la!

abraços

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

    Eu particularmente só uso varas 5'6" ou 5'8"... tenho 2 de 6' e das vezes que usei, ganhei em arremesso, o trabalho da hélice fica mais fácil, porém eu não me adaptei... do jeito que aprendi a puxar hélice, uma vara de 6' fica batendo a ponta o tempo todo dentro da água... mas isso é adaptação... se eu nunca tivesse puxado hélice, eu iria com certeza com 6'

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

    Eu particularmente só uso varas 5'6" ou 5'8"... tenho 2 de 6'...

 

Valeu pela dica.

Vou comprar 1 isca de hélice e usa-la com a liger e ver como fica o trabalho...

Em relação ao Leader eu vou usar o vexter de 29 lb que já tenho e devo comprar outro de 40 Lb até lá.

Estava pensando em usar a liger de 15 lb com multi 40 lb sem leader, pois ela tem micropassadores. Creio que com o nó perderia em arremesso e resistência pelo contato do nó com os passadores a cada arremesso.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Liger é molenga pra puxar hélice... tem que ser vara rápida... mas dá pra testar..

 

eu tinha 2 Liger... as duas quebraram a ponta no arremesso com iscas um pouco mais pesadas... 18 a 20g

 

micropassadores?? Nó SF não vai atrapalhar arremesso com líder...

 

Seguinte... se tiver muita pedra ou se a pauleira não estiver muito podre.. usa o líder... se um tiver pedra e pauleira podre, usa tudo sem... tem 1 ano que não uso mais líder na Serra da Mesa... nunca arrebentei linha.. mas depois de uns peixes, acabo por cortar um pouco da linha pra tirar a parte poida...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

e ai amigo, blz..

 

Vai adorar lago do peixe, estive la em 2014..

 

as iscas que mais peguei peixe foram,

zig zarinha..imbativel.

farestick..parei de usar, perdeu feio para zig zarinha, mas pegou

popqueen 80

subwalker 70

T10

nao usei, mas levaria hoje com certeza, cuirsco 70 e 90.

 

varas de 15 a 17 lbs são mais que sufucientes, mesmo puxando helices, ao nao ser que coloque helices amazonicas, ai vai precisar de vara de 20 a 25 lbs..

carretilha e algo pessoal, então prefiro nao opinar..

linha 30 a 40 lbs, com lider de fluor 0,50mm

 

e so correr para o abraço..

 

boa pescaria, e faça um relato para nos,,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde...

 

Particularmente, varas de 17 lbs estão de bom tamanho para o lago do Peixe. Eu não vejo realmente nenhuma necessidade de levar uma vara de 20 lbs, mesmo que seja para puxar hélices...Utilizo 14, 16 e 17 lbs - As 14 lbs e 16 lbs são bem adequadas para lá.

 

Sobre as carretilhas, um peso adequado e principalmente, com um recolhimento de pelo menos 7.0 seria ideal. Sobre a marca, modelo, cor e etc etc é gosto. Na minha humilde opinião, não existe carretilha ruim ou boa, existe a carretilha que mais se adapta ao seu bolso e ao seu gosto. Gosto da T3, apesar de ser bem mais pesada que as carretilhas das MS.

 

 

Estive lá faz uns 10 dias atrás, e a produtividade com iscas de até 10 cm são infinitamente maiores.

 

Hélices - Baby torpedo (cor clara ou osso), Devassa 9cm dourada ou T-Jet do Nakamura - com um detalhe, a devassa é espetacular, mas torce a linha como um liquidificador, se você não tem o hábito de usar um girador. Eu usei uma Baby torpedo com a hélice da T-Jet (ficou muito "doida" a isca...rsrs). 

 

Zara - Zig zarinha, bonnie 95 e JP são suficientes e estará bem servido

 

Com certeza uma firestick ou red pepper Jr, além do jig de bucktail, são obrigatórios na maleta.

 

Perversa - já acho que é "grande" para lá. Talvez a Tan Tan seja uma melhor opção..

 

Comprimento de vara - Bom, outro item bem relativo. A princípio, a sua altura ajuda numa primeira referencia se a vara de 6 pés é adequada ou não...

 

E realmente é uma questão de adaptação, como os colegas disseram anteriormente. Se a vara for muito comprida, vai precisar bater hélice "de lado" o que para iscas pequenas pode ser mais "complicado"...Se for bater hélice para baixo, e a mesma for muito comprida, pode bater na água ou na embarcação . Bom avalie...mas tamanhos como 5.6, 5.8 e 5.10 são excelentes.

 

 

Adicionalmente, existem algumas informações no tópico abaixo, sobre o lago do Peixe e o rancho do Kojak.

 

 

http://www.turmadobigua.com.br/forum/topic/39175-lago-do-peixe-em-janeiro-ajuda-a%C3%AD-galera/

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Odrilei e Hideyoshi, muitooo obrigado pelas dicas.

vou analisar todas as informações aqui e montar a lista de tralhas a ser comprada e ai vou em busca dos melhores preços.

Odirlei, pode deixar que farei um belo relato. Vou tentar fazer um belo vídeo desde a saída do RJ.

Hideyoshi, já que esteve lá faz pouco tempo, me informe sobre vacinas. É indicado apenas tomar alguma vacina especifica pra região? Saíram tucunas de 4, 5 kg?

Em relação as hélices, deve-se usar sempre o girador ou variam de iscas pra iscas?

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Magrão,

 

De praxe, febre amarela e recomenda-se não só para lá, mas por conta do manuseio de anzóis e garateias, ter a vacina antitetânica em dia, acredito que seja sempre bem vinda. Acidentes de "trabalho" são bem comuns nessa nossa "atividade". Veja, não sou da área médica, portanto verifique com alguém mais adequado do que eu...ok?

 

O nível do lago estava bem baixo, nunca tinha visto tão baixo assim, em 5 idas para lá - posso até concluir que os cardumes não apareceram (atípico para a época), realmente achamos pouquíssimos cardumes, mas com muito trabalho e garimpando bem cada metro quadrado ou cada metro cubico de água, peixes de bom tamanho deram o ar da graça - pescamos 4 dias e todos os dias, pescamos 1 peixe de 4 kgs. Sai um belo peixe de 5.4 kgs - 64 cms. 

 

O pessoal que está lá (fotos do grupo do rancho do Kojak de ontem), andou pescando também bons peixes - alguns 50 up e 60 up. Apesar do nível da represa ter aumentado, a condição de pesca deve estar muito parecida ainda. 

 

Sobre o uso de girador, sim, depende de cada isca...a T-Jet do Nakamura não torce tanto a linha, eu diria que quase nada. A Devassa é espetacular, mas mesmo com girador, ela torce um pouco a linha..

 

 

Abs.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu pelas informações.

Vou verificar com uma amiga medica quais vacinas recomendadas.

Em relação a vara, vejo poucas opções de ação Rápida com preço bacana (150/250). Acho que a daiwa tdt é a que mais se encaixa nisso. Tem outras?

Abcs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tedesco, fiz uma pesquisa rápida e encontrei essas especificações.

LENGTH 5’6” MED LIGHT LINE wt.6-17 lbs LURE wt 3/16-1/2 oz

Tamanho haste 1,70mt, ação media leve, linha ideal 2,71 kg a 7,70 kg e peso da isca ou chumbo, mínimo e máximo para arremessos 5,31 grs à 14,17 grs.

Só arremessa isca ate 14 g? Não vai me limitar no uso da hélices e zaras de 10/11 cm?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tedesco, fiz uma pesquisa rápida e encontrei essas especificações.

LENGTH 5’6” MED LIGHT LINE wt.6-17 lbs LURE wt 3/16-1/2 oz

Tamanho haste 1,70mt, ação media leve, linha ideal 2,71 kg a 7,70 kg e peso da isca ou chumbo, mínimo e máximo para arremessos 5,31 grs à 14,17 grs.

Só arremessa isca ate 14 g? Não vai me limitar no uso da hélices e zaras de 10/11 cm?

 

A que eu tenho é de 10 a 25 libras 5,6 pés, pesco dourado com ela, uso iscas de 14 cm com  38 gramas sem problemas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Daria quase um livro, Felipe ...

 

Desculpas antecipadas a quem pensa diferente ... só passo minhas experiências ... diabo::  diabo::

paia::  paia::  paia::  paia::  paia::

- não tem isca grande pra tucunaré ... em estudo de Universidade, capturaram um tucunaré de 36 cm com uma corimba de 19 cm no bucho ...

- isca trairão (osso) e zig zara 110 (pérola ou osso) são o que há ... as menores, em regra, selecionam os menores ...

- a isca MS Hummer 100 pode surpreender ... firestick sempre na reserva ... 

- Duo Realis Pencil 110 ... hj, nada parecido

- Biruta 110 (até 130) são as que melhor selecionam ...

- qq isca pega tucuneré ... na dúvida, coloque a que vc gosta e manda brasa ...

- vara de 20 lbs puxa melhor hélices acima de 15 g ... e arremessa bem até os torpedinhos da Heddon de cerca de 10/11 g ... assim, sugiro a Vara Enzo II no tamanho que vc quiser ...

- uso linha multi 0,30 mm, sem líder, com snap sem nó ... NUNCA estourou uma linha ...

- use as carretilhas mais leves que seu bolso couber ... não tem preço ... p.e., compra uma Liger e coloca rolamentos cerâmicos ... nunca mais vai querer outra na vida ...

- Venator e Black Widow estão num patamar que só algumas Daiwas tops de $ 600 e shimanos tipo Aldebaran estão ... abaixo de 160 g ... com um preço bem acessível e aguentando o tranco comprovadamente ... sobre aguentar, na AM ano passado, a Tatula abriu o bico e a Venator aguentou sozinha ... a única ressalva, pra puxar hélices, seria a nova Zilion 9.1 com um IPT imbatívelmente alto ...

- qto ao tamanho das hélices é meio complexo ... um colega pegou um azulão de 4,5 kg com uma Tucunarex 170 em 3 Marias ... o maior tucunaré azul que vi sair na hélice até hoje foi numa Tucunarex 160 ... com hélices de 7 cm (baby torpedo), já vi foto de tucunão de 4 kg ... de 8 cm, de 66 cm ... veja com o Maurão e adapte sua vara ao peso das hélices ...

- há muitos bons poppers ... Borboleta Stick POpper 90, a melhor - Vulcan 90 antiga empatada em primeiro - Vulcan 80 nova - pop queen 105 - Chug Bug 80 e 110

- Especificando, varas Enzo I e II e Rapala Gold (gostei muito)

 

Boa sorte ... e, na dúvida, use o q vc gosta, q a pescaria sairá perfeita ...

 

Abração ... viola::  viola::  viola::  viola::

 

PS: Ah! Meu grande amigo Eloy diz que o Tucunaré Azul tem caixa para 15 lb ... 15 não sei, mas se tiver um com quase isso tem grande chance de estar no Lago do Peixe ... joia:::  joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

 

Putz!!! Que aula Wellington. Valeu pelas informações.

Vejo muitas indicações sobre a Enzo aqui pelo fórum, creio que será dificil encontra-la em loja física no RJ, mas vou dar uma garimpada. Semana que vem vou ao Centro do RJ e visitarei algumas lojas em busca de alguma vara que se encaixe no que busco.

 

Em relação a carretilha, depois dessa pescaria ela será amplamente usada em água salgada que é meu cotidiano aqui no litoral do RJ. Por esse motivo pensei na aird coastal, mas o peso dela assusta e com certeza vai acabar com meu pulso ao fim do 1º dia de pescaria.

Existe grande diferença entre a Lubina JH e a lubina BW?

em relação as iscas, pode deixar que vou refazer em breve a lista de iscas que vou comprar.

Grande abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bicho,

 

Vc acha fácil as Enzo na internet ... no Escambo Virtual do Facebook tem ...

 

Lubinas ... JH e GTS by JH e BW ... todas são boas ... todas em torno de 196 g ... todas melhoram o arremesso com rolamentos cerâmicos ... as GTS têm o mesmo IPT que as Venator ... ainda tenho a primeira Lubina by JH, original ...

 

Segundo o JH, a Venator nada no sal sem problemas ... afora ela, procure as clássicas, infelizmente só usadas, Daiwas Alphas 103 (a roxinha), Alphas R-Edition, Shimano Scorpion XT 1001 ... todas estas lentas que só não ficam 100% para as hélices ...

 

Sobre pesos de carretilhas, apesar de somente usar as levíssimas, usei durante muito tempo, e ainda uso de vez em quando, carretilhas em torno de 250 g ... acredite, vai tranquilo e sem maiores dores ... peso menor = conforto, mas todas cumprem bem a finalidade.

 

Ah! No Lago do Peixe, as pescarias são direcionadas no tamanho do alvo ... são em locais diferentes, tudo diferente ...

 

Boa sorte e abração,

 

Wellington ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Conjunto carretilha venator + vara venator de 17 libras de 5"3 de comprimento,acho esse tamanho 5"3 perfeito para trabalhar iscas embarcado,maior que isso já fico incomodado para trabalhar a isca,e uma isca que gosto muito é a biruta 90 da deconto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu pelas dicas Fernando e Welington.

Estive numa loja a pouco e não encontrei a green bass, nem. Venator, nem a Enzo.

Tinha uma rapala long cast bacana, mas não gostei da ação e vi uma vfox 20 lb bacana e uma maestro tbm pareceu razoável... mas a busca continua.

Aproveitei e comprei uma Curisco 90. Não tenho iscas desse tipo, já vou começar a "treinar" kkk

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...



×
×
  • Criar Novo...