Ir para conteúdo

DESAPROVADO PESCA PREDATORIA LIBERADA EM BARCELOS


Posts Recomendados

O problema é que todo mundo só ouviu falar ...

 

O Werner já tinha cruzado com 2 geleiros no começo do ano ... só q um deles foi preso lá em Barcelos mesmo ...

 

Agora o Fabiano cruzou com um monte ... como ninguém tá subindo nos afluentes, os geleiros devem estar no Negrão, no máx na boa dos principais afluentes ...

 

É igual em qq rio ou córrego do Brasil inteiro: os pescadores profissionais existem e extrapolam em todo lugar.

 

Longe de terem sido revogadas as proibições.

 

Mesmo o problema de pagamento do seguro defeso já fora equacionado antes da notícia deste tópico.

 

A briga da ABOT com o município de Barcelos é, como em qq lugar, política, até q o representante deles se eleja ou ocupe algum cargo lá.

 

O negócio é guerra de desinformação, pois nem procurar na internet ninguém sequer faz antes de postar.

 

Ninguém merece ...

 

 

 

 

 De 25 embarcações comerciais " geleiras "  vistoriadas apenas duas foram apreedidas

 

O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), por meio da Gerência de Fiscalização, apreendeu 1.300 quilos de Tucunaré, 14 materiais de pesca, duas embarcações e seis canoas na operação “Pesca Comercial”, realizada em Barcelos (município a 400 quilômetros de Manaus), entre os dias 18 e 23 de janeiro. A operação atende a denúncias de pesca comercial ilegal na bacia do Rio Negro.

Durante a operação foram abordadas 25 embarcações comerciais, conhecidas como “geleiros”, e diversos barcos turísticos de pesca esportiva. Além das apreensões de pescado, embarcações e petrechos, o Ipaam aplicou três multas que totalizaram R$ 99 mil.

De acordo com o Ipaam, a região onde a operação foi realizada está amparada pelo Decreto 31.151/2011, que disciplina pesca nos trechos de divisa do Amazonas com a Colômbia, onde a pesca só é permitida com a apresentação do registro de embarcação expedido pela Marinha e pelo órgão competente. Também é exigida a declaração emitida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Já os barcos de turismo tem que apresentar licença expedida pelo Ipaam para ter acesso a essa região da bacia do Rio Negro.

 

" Só é permitida a pesca ' comercial " com apresentação do registro de embarcação expedido pela Marinha ... e declaração emitida pela secretaria Municipal de meio ambiente. "

 

Essa declaração emitida pela secretaria municipal é que deve ser de matar, só devem favorecer alguns .....

 

Basta ter a documentação em dia que pode matar peixe sim.

 

Para quem tem dúvidas sobre achismo segue o link editado 27 janeiro de 2016

 

 

http://www.guiademid.../?text=Barcelos

 

 

 

 

 

Realmente :  ninguém merece .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

DEcreto doido.

 

Não pode pescar......

MAs se for pescador comercial, com registro da embarcação na marinha (nada mais do que a obrigação), e tiver uma licença da secretaria do MEIO AMBIENTE de alguma das cidades, AÍ TUDO PODE.

 

É o decreto mais furado que eu vi.

Não Protege nada de coisa alguma.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estive lá em Barcelos na semana da fiscalização, alguns muitos empenhados na fiscalização, custeando, alguns com, Marlon otero, Ian, Allen gadelha e outros. Estão tentando coibir, mas com pouco resultado, até ameaça de morte tem.

Tudo parece uma retalhação do atual prefeito, e temmuitos outros envolvido (políticos),como citados acima. Mas o que mais me chamou atenção, foi um dado que nos passaram, o tucunare açú, corresponde apenas 1% do pescado consumido em Manaus.

Estão pensando em fazer um abaixo assinado, entre empresários, funcionários e pescadores esportivos e encaminhar ao governado, querem a proteção do tucunare, só nos resta torcer, pois certamente o paraíso irá se acabar.

Att

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Tenho vindo a acompanhar este tema, para ver onde vai dar. Também eu e um amigo foram pescar cerca de 2 km ao norte de Barcellos na semana passada, quando nós foram verificados pelos fiscais. Totalmente surpreendido. Depois de minhas perguntas, este fisicalazcao me pareceu ser do prefeito de Barcellos, minha opinião.
 
O que temos aqui é senhores; e não vou me desculpar por ser rude em minhas palavras, também,
Nos temos um monte de pessoas que afirmam ser operadores de anfitrião para a pesca esportiva, quando na verdade não conseguem chegar em um acordo que dia da semana é hoje.
A maioria nao tem alguma idéia de como começar a operar um negócio pra do futuro 2 anos. Que precisar? Pensar so 'hoji" mismo.
 
Todos estes operadores tem amigos, família ou empregados que ganha muito dinheiro com a venda de peixes, incluindo a maioria dos guias de pesca, que você sabe.
As famílias de todos aqueles no governo Barcellos são e têm vendido peixe todas suas vidas, que é sua vida, passado, presente e futuro, so matando peixes.

Você sempre consegue o que você perguntar para gente.
Seu silêncio é seu consentimento.
Você te o que merece no final sempre, senhores.

A razão e a única razão que durante o período de tempo de 2000 a 2010, qualquer um de vocês ter pego peixe grande 25# além disso, era que 'gringo dólares' pagos para transporte, alimentação, habitação e todos os custos dos funcionários fiscales de Manaus e fazer algum reforço das leis na reserva do médio rio negro.
Eu sei,,,, porque eu feito mais do que transportar esses funcionários & ficou ao meu lado esses funcionários 'chamados' para certificar-se de que eles não foram pagos e que fizeram o trabalho deles.
Como eu disse, que é a razão de somente que alguns VC afirmam ter pego 25# Acu, a única razão para que o registro de 29# antes foi encontrado e a única razão que existe o registro record mundial atual de 30# + hoji...
 
O tudo $$ para fazer isso foi doado pelos 'gringos' que nomes uma lista maior que meu braço e todos os que, a partir de hoje, nunca recebi um simples 'Obrigado' de um brasileiro, nenhum. ( Haverá alguns' gringo comenta' a partir disso, ninguém se importa)
 
ABOT é uma piada.
Funcionários de todas as agências de turismo, IBAMA, até o ambiente são uma piada.
 
Na verdade quando eu penso sobre isso, as pessoas que vão para o Amazonas para peixes são uma piada, porque não tem tomates para intensificar e confrontar sua operadora e dizer: "consegue esse pescaria bagunça se endireitou e fazê-lo agora. Eu quero vim e pegar muitos peixes e peixes grandes para o meu dinheiro ou você nunca me verá novamente."
 
Isso não vai acontecer, porque só você pode dizer, "muito bem,,,,,,,,,, isso é Brasil"...
 
Bem, eu tenho notícias para você, do palavra "pesca esporte do Brasil" é uma piada em círculos internacionais.!!!!!!!
E un vergonao..!
 
Como tem sido apontado neste segmento, "as leis existem" para fazer o Rio Negro volta para uma reserva para a pesca esportiva e boa pescaria. É só que vocês dois não podem concordar e apoiar um plano para fazê-lo....!
 
Demora 12 a 15 anos para um peixes Acu de 4 kgs para chegar a mais de 11 quilos... dependendo do habitat e alimento.
 
Então me chamar como se quiser, gemer, dizer palavrões, fazer o que quiser, na verdade você merece o que acontece, sempre!
Sem desculpas, "WD"

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

arrow:: Entendo o ponto de vista do WD Allen e sou forçado a não discordar dele !  suici:: 

 

 

Também concordo. O WD está certinho.

Esse País nosso está perdido. Os valores se inverteram. 

 

Parece idiotice...mas enquanto não passamos por uma guerra, não vamos mudar. É triste dizer isso, mas na conversa não temos a mínima condição de mudarmos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Barcelos e região é um verdadeiro bercario de peixes e destes em especial o Tucunaré.

Poder-se-ia dizer que Barcelos nada mais é que  a capital mundial do Tucunaré que é sem

duvida um dos mais importante peixe esportivo em todo mundo.

Uma das razões de Barcelos ser tão importante se deve ao fato que na região desaguam no rio negro

uma série grande de rios, tanto na margem direita quando na esquerda.

Este santuário se encontra seriamente ameacado pelo descaso das autoridades e da falta de conciencia

do povo brasileiro ( até mesmo o pescador esportivo contribui para a poluicão e predacão de toda aquela região )

Como não temos autoridades responsáveis no nosso país, todos os que estão preocupados com Barcelos, deveriámos

nos organizar de alguma forma e passar a ter acões no sentido de preservar aquela região sob pena de que se nada

for feito muito em breve a pesca esportiva daquela area deixará de existir.

Programas sérios deveriam ser implantados urgentemente naquela região.

 

Pensemos nisso com seriedade

 

Abc a todos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Moro no Brasil e eu sou um membro da sua sociedade.
Se eu fosse pensar ou dizer, "essa e Brasil", que é uma desculpa e uma desculpa estúpida,,, que mostra não estou bem informado de como o mundo gira. (ou deveria virar)

A questão do valor real e:              este o tipo de sociedade que quero viver e aceitar"?
Se eu aceitar que a maneira que a sociedade me trata, então não posso reclamar.
 
(Isto não é que Brasil pode estar, nao)
 
Segunda pergunta é;                      "que tipo de valor que eu espera de minha compra de produtos ou serviços"?
Se não me importo com o que recebo em troca do meu dinheiro, então eu não tenho nada a reclamar.

Meu silêncio é meu consentimento, e um idiota iria esperar alguma mudança...!
 
Eu so "idoso" nao "idiota".............
 
Se à caça de grande Acu ou mudar o sistema, sempre fazer-um mais elenco, então um mais e um mais. !!!!!!!!!
 
Abracao tudos............

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Senhores, eu como Presidente da ABOT – Associação Barcelense dos operadores de Turismo, e como amigo de muitos que estão aqui nesse renomado fórum, venho aqui esclarecer alguns pontos:

 

Todos as empresas sérias (e olha que são poucas) estão preocupadas sim com a matança de tucunaré no rio negro e eu, juntamente com nossa diretoria:  Ian, Mega, Marlon e Wellington estamos trabalhando duro para reveter esse quadro. Infelizmente, são poucos os que se interessam ou tem a devida coragem para arregaçar as mangas e fazer algo. Eu e nossa diretoria temos recebido ameaças frequentes de representantes da pesca profissional por estarmos “desagradando grandes interesses”.

 

Aliás, eu não recebo absolutamente nada para presidir a ABOT, meu negócio é modesto e o  faço porque tenho um vínculo afetivo muito grande com o município, antes mesmo de se falar em pescaria esportiva no médio Rio Negro. 

 

Muito fácil criticar ou dizer que a ABOT é uma piada e ficar na frente de um computador ditando regras. Infelizmente, vivemos num país que esse sim é uma piada. Se você for um idealista romântico e sem grana, nada acontece. A ABOT não tem apoio político e hoje não tem nenhum político importante brigando por preservação do médio rio negro. Se hoje ainda tem tucunaré na nossa região, não tenho dúvida em afirmar que o mérito é nosso e de poucos empresários que no passado bateram de frente contra os interesses da pesca profissional.  Para quem desconhece, em 2014 estivemos debatendo a situação do médio rio negro com a SDS – Secretaria de Desenvolvimento Social e Meio Ambiente do Estado do Amazonas e naquela oportunidade a Federação de Pesca do Amazonas já tinha feito vários pleitos junto ao Estado e ao Conselho Regional de Pesca para derrubar o decreto e liberar definitivamente a pesca profissional no médio rio negro e só não o fez porque estivemos lá presentes fazendo o contraponto e atuando. Mas a luta é desigual – enquanto a Federação de Pesca do Amazonas coloca em qualquer reunião com o Estado mais de 1000 associados, nós não conseguimos nem 20 interessados em salvar a pesca esportiva. Ninguém tem tempo para isso! Aliás, ninguém perde tempo com isso! Afinal o peixe é alimento e não hobby! Para os desinformados, os políticos enxergam as federações de pesca e colônia de pescadores como eleitores e não como predadores dos rios.

 

Até dezembro/15 nós tínhamos dois instrumentos importantes: o decreto estadual e a portaria municipal.Hoje temos apenas o decreto.

 

A Prefeitura de Barcelos, alegando ilegalidade e ação judicial recebida pela Federação de Pesca do Amazonas, revogou a portaria municipal que proibia a pesca comercial do tucunaré em Barcelos.  Além disso, Dona Dilma, ao cancelar o seguro defeso dos pescadores –  não pago até agora - deu carta branca para os pescadores de todo Amazonas, não somente os do rio negro de matarem tudo em todos os rios da bacia Amazônica. Alguns senadores e deputados conseguiram reverter o não pagamento do seguro defeso na justiça mas ainda não foi pago – provavelmente em fevereiro o governo comece o pagamento (se tiver dinheiro pra isso). Não é difícil que os geleiros queiram chegar em Santa Isabel organizados pela Federação de Pesca do Amazonas.

 

O prefeito de Barcelos está cassado, o município estagnado e o turismo abandonado. Secretaria de Meio Ambiente não tem estrutura, nem recursos para fiscalizar (inacreditavelmente)!!

 

A taxa de pesca que era cobrada dos turistas nunca foi destinada a fiscalização ambiental ou estruturação da Secretaria de Meio Ambiente. Portanto, não achamos justa nem legal a cobrança da mesma. Como a Prefeitura de Barcelos não fiscaliza os rios, seria no mínimo antiético que as empresas de turismo exigissem que seus clientes a pagassem. Esse ano tem eleição municipal em Barcelos e teremos a chance, enfim de termos a atividade de turismo abraçada pela Prefeitura assim como acontece em diversos estados e municípios do Brasil que possuem uma atividade de turismo forte e promissora.

 

Entendo que essa luta não é apenas dos operadores de turismo ou quem depende da atividade, mas de todas as pessoas e pescadores conscientes que amam nossa região e não querem ver o turismo de pesca esportiva sucumbir a essa atividade de pesca profissional em Barcelos. 

 

Hoje dependemos exclusivamente do Governo do Estado para fazer fiscalização em Barcelos e na imensidão do médio rio negro, amparado no decreto estadual apenas. Entretanto, as fiscalizações são esporádicas e só acontecem quando recebem grande número de denúncias e muita pressão da sociedade e das empresas.

 

Semana passada, nosso diretor superintendente, levou toda essa pauta pesada para diversos órgãos no estado – Amazonastur, Ipaam, Ibama, Policia Ambiental, Secretario de Pesca do Estado e estamos perto de chegar ao governador José Melo – que também está cassado mas deve se manter no cargo por força de liminar.

 

Peço, portanto, que cada um que se manifestou aqui – alguns sem conhecer a fundo o que está ocorrendo – liguem ou enviem e-mail para os canais abaixo e façam suas denúncias. Se todos se unirem a favor dessa causa e fizeram pressão nos órgãos que deveriam fiscalizar e cuidar desse patrimônio, tenho certeza que podemos reverter essa situação. Agora se apenas eu e meia dúzia de empresas e interessados fizerem algo, certamente que não vai mudar.

 

Peço inclusive ao nosso amigo Fabiano, que tive o prazer de conhecer em janeiro lá no alto aracá, faça o mesmo e denuncie também.

 

Uma hora, nossos governantes vão entender que o tucunaré vivo vale muito mais do que morto e que o próprio Amazonas pode perder uma receita muito grande com turismo nacional e internacional no médio rio negro.

 

Poderia ficar um ano escrevendo sobre ações que foram tomadas e que podem ser tomadas...mas quem se interessa?

 

Abraço a todos!

 

Canais de denúncia:

IPAAM – Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas

Telefones: (92) 2123-6700, 2123-6715, 2123-6755

e-mails: imprensaipaam@gmail.com / ipaam@ipaam.am.gov.br

Linha Verde: 0800-2808283 / (92) 3236-3200

 

IBAMA: 

Linha Verde: 0800-61-8080

e-mail:linhaverde.sede@ibama.gov.br

 

Policia Ambiental do Amazonas:

Telefones: (92) 3239-2431 / (92) 3239-2038 / (92) 8817-4749 / (92) 8173-7320

E-mail: batalhaopmambiental_am@hotmail.com

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Sr. Allen Gadelha, bom trabalho e bem feito.
 
Eu Não quis chamar voces uma piada, nunca, porque eu sei pessoalmente como é para transportar uma carga, como você tem que carregar.
Por favor, desculpe-me por algo mal-entendido.
 
Eu para um--------- "te saudamos"..

Agora, vamos ver se mais de dois os pescadores neste fórum deverá utilizar os links que você forneceu. E inundar os funcionários com demandas do que nós queremos (nos exigir) para o Rio Negro reserva...?

Onde estão os outros 35 operadores que fazem $$ de 'pesca' do Rio Negro.?
 
Por que essas pessoas não estão para trás você e ABOT.?
 
Onde é que 2% ou 5% eles devem dar para continuar a guerra... e o futuro nossos...?
 
Todos neste fórum tem pago esses operadores $$ pra esta responsabilidade, então onde está o dinheiro...?
 
Continuem o bom trabalho Sr.
 
 
 
 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quanto maior o problema maior o desafio!!! Tenho certeza que outros "biguás" estão lendo este post... Já é um começo. Só espero que comecem a se manifestar...

A propósito, como é o nome desse político "influente"?

Olha isso, Luiz Fernando!! Já começaram! Temos gente de peso abraçando esta causa, graças a Deus!

Já seria uma 'BELEZA', um bom começo se esse prefeito, já cassado, fosse preso e respondesse por crimes ambientais.

Na minha modesta opinião, a maior besteira foi a Portaria da liberação da pesca no período reprodutivo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

estou disponível para o que for possível para tentar reverter isso de alguma forma. o que eu puder ajudar pode contar comigo mesmo...

temos que se unir todos, pois não podemos deixar acabar com um dos poucos lugares que ainda são preservados no BRASIL...

INFELISMENTE  ainda o peixe tem mais valor morto do que vivo, lamentável... 

muitas pessoas ainda preferem matar do que soltar um peixe, isso em todo o BRASIL...

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo com o Allen e em partes com WD que são e foram além da pesca. Lógico que rola interesse do Allen, lógico. Ele vive da pesca. É operador de turismo e eu mesmo já pesquei e estou indo semana que vem pescar com ele de novo. Sem peixe ele vai ter que procurar outra profissão e todo mundo sabe o como é difícil você começar uma nova vida, com filhos, mudar de cidade. Mas como o conheço, sei também que seu interesse vai além do $$$ e da política.

Mas caro WD, nós estamos fazendo sim nossa parte! Mesmo que simples, mais estamos PESCANDO E SOLTANDO, entendeu caro amigo. Não estamos perdidos, enxergamos um horizonte.

Mas podemos também fazer algumas coisas dentro de nosso mundo real. Podemos encher os representantes do meio ambiente de e-malis, abaixos assinados, divulgar a pesca predatória, mais um monte de coisas, mas de nada vai adiantar se não resolvermos a origem do problema.

Seria quase um milagre divino porque temos a maioria do país infelizmente contra nós. Maioria cega ou pior, não querem enxergar. Para se mudar a cultura de uma nação de uma só vez deve ser um pouco difícil não acha? Só se fizermos uma guerra como sugeriu o Fabrício ou acontecer o que está acontecendo a passos de tartaruga: estamos sofrendo na pele os séculos de incompetência e insanidade de todos nós por termos colocado pessoas também incompetentes e insanas para governar para si mesmas. Os governantes são o espelho dos governados. Essa é a origem do problema caro amigo. Mas isso até um leigo sabe.

Mas não sei se o Sr. tem a mesma percepção que eu, mas estamos mudando. A ética das pessoas está mudando. Estamos fartos. Só que vai demorar um longo, longo tempo e espero que não seja tarde demais.

A coisa mais fácil que tem nas horas mais difíceis é colocar a culpa em alguém. Tentar achar uma solução pro problema ninguém tenta, muito menos colocá-las em prática como alguns operadores estão fazendo por lá. A minha vou falar pro Allen semana que vem e ver o que ele acha. Também mandarei e-mails para a lista que o Allen passou com mesmas sugestões que passarei pra ele durante nossa pescaria. Quem sabe não dá certo? Vai que....

PS: Não fomos só nós no mundo que acabamos com todos os recursos naturais(aqui ainda há uma pequena chance salvação) e estamos destruindo os que restam e não falei nem a metade do que queria falar.

Abraço e boas pescarias a todos nós!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Prezado Luiz,

 

Concordo com seu posicionamento e adoto algo semelhante.

Já cansei de buscar "alternativas" e "sugestões", vez que elas sempre esbarram no mesmo problema de tudo, que é a essência de nossa cultura, que é a falta de educação !

 

Acho (e acredito) que os "primeiros frutos" dos programas de "pesque e solte" do Rubinho Almeida Prado começam a amadurecer...

Aos poucos, de forma "singela", vamos alterando os hábitos das pessoas ! Claro que leis e fiscalização ajudam, mas não são o principal !

Não dá (dentro da realidade) para fugir desse pequeno quinhão que é realizado pelos pescadores esportivos !

Muito mais que "dinheiro envolvido", existe mesmo um esquema de verticalização na captura e entrega ao consumidor final que é a solução atualmente existente aos ribeirinhos...

 

Também não me engano em concordar que há muitos interesses envolvidos na atual manutenção do "status quo", igualzinho ao aprimoramento educacional negativo dos brasileiros.

Medidas extremamente simples poderiam ser tomadas, a exemplo do que já existe em alguns estados (GO só para citar um exemplo), mas cadê o interesse político em aplicá-las ? 

Estamos diante de um círculo vicioso, onde o equilíbrio (se é que existe) é tênue e complicado

 

Pena que estejamos "gastando" nossos impostos arrecadados no País em coisas que em nada melhoram a situação ! Sem contar a corrupção comprovada, sem qualquer consequência.

 

No fundo, as soluções são relativamente simples de serem adotadas, DESDE QUE suportadas por uma política de longo prazo focada na melhoria do conjunto (natureza e habitantes). Não conseguimos levar isso a sério, até pelos exemplos colhidos no agronegócio brasileiro, que no fundo, supera-se a cada ano em produtividade, mas jamais consegue estabelecer uma política de preços mínimos eficaz para os demais dependentes dessa matéria prima, quase sempre exportada com um mínimo de beneficiamento para ser posteriormente importada...

 

Já mencionei diversas vezes que uma das soluções para a manutenção dos estoques silvestres se equaciona através de criações comerciais de peixe com a finalidade específica de abate ! Não fazemos isso com frango, suíno, ovino e até bovino ? Por que não ? Basta a implementação de algo comercial VIÁVEL, até para agregar uma renda familiar aos ribeirinhos, em vez de "doar" bolsa alguma coisa... Já se experimentou PROIBIR o transporte de pescado silvestre ? Por que não ?? Há interesses na manutenção do esquema em vigor...

 

Finalizando, e na mesma linha que apresentou, o que podemos fazer (e fazemos) é agir como pescadores esportivos - que é o que somos ! Tentar influenciar "mídia" ou algum "político" é coisa muito difícil dentro dos tempos atuais... Claro que custará bem mais caro consertar depois, mas os países ditos desenvolvidos e de primeiro mundo (inclusive os EUA) também passaram por isso, tendo que restruturar seus conceitos e práticas de vida selvagem... (mas lá eles tem uma aliado forte, chamado de educação).    

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Prezados,

ante o noticiado, formulei denúncia perante o Ministério Público do Estado do Amazonas.

Quem quiser acompanhar...

 

logo_topo.png

 

Se desejar fazer o acompanhamento da denúncia realizada, após 15 dias entre em contato com o Denúncia On-line - 3655-0611 (horário de atendimento das 8h as 14h) de posse do número do protocolo recebido.

SUA DENÚNCIA FOI ENVIADA COM SUCESSO!!

Número do Protocolo para consulta: 1064330

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo com você em tudo Kid, educação é a base para tudo. Coisa inexistente por aqui, lógico que com algumas poucas exceções.

Acredito que a solução do problema tem de partir da iniciativa privada, abrindo concorrência com os geleiros e por aí vai. Aí veremos quem realmente se importa.

Grande abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...