Ir para conteúdo

Dicas e Truques para manutenção de motores


Posts Recomendados

 Boa noite pessoal.

 

 Recentemente,adquiri um motor de popa Mercury americano de 15 Hp ano 2012.

 

 É meu primeiro motor.Tive contato com motores de popa na minha longínqua pré-adolescência e recentemente com motores dos amigos Werner e Jon e outros amigos,onde,o que mais tive contato foi um Mercury Super 15 hp japonês.

Muito obrigado meus amigos,não fosse por vocês,tão cedo eu teria me decidido a entrar,mesmo que como neófito,nesse tão divertido grupo.

 

 Criei esse tópico no intuito de fornecer algumas dicas básicas para os recém chegados ao mundo  da náutica,como eu e até mesmo para alguma dica desconhecida para os amigos que já lidam com isso há mais tempo.

 

 No YouTube,encontrei em Inglês alguns videos,mas o que passo agora,julguei ser o mais didático e simples,embora haja vasta videografia sobre o assunto bastando utilizar as tags 2 stroke outboard motor e a marca e modelos pretendidos.

 

 Acredito que com um programa tradutor,não haja problema para a compreensão dos que não estão familiarizados com o idioma.

 

 

Um abraço e boas pescarias. TFA.´.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei se vc já usou ou comparou com outros.  Ele pesa 34kg, sendo um dos mais leves. Cambio no manche, com botão Stop no manche,  ou seja opera o motor com uma mão só.  Tem descompressor de partida sendo muito leve pra puxar ,  regula a marcha lenta no botão do carburador, não precisando  abrir o motr pra regular no carburador.  As travas são todas automaticas, não tem pino pra ficar regulando, abaixando, destravando,  engata Frente destrava  a rabeta, engata ré trava, tudo automatico.  Tem a alavanca Co-piloto que vc pode endurecer o leme sem mexer em parafuso, sendo que se botar no máximo ela trava o leme e o acelerador podendo soltar a mão do manche pra fazr alguma coisa sem cair a aceleração ou perder o controle.   Eu tive um desse acho que 95 ou 96, motor muito bom,  mas lógico ele não anda com o Super ou Suzuki 15, mas tb não bebe como o Yamaha redondos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei se vc já usou ou comparou com outros.  Ele pesa 34kg, sendo um dos mais leves. Cambio no manche, com botão Stop no manche,  ou seja opera o motor com uma mão só.  Tem descompressor de partida sendo muito leve pra puxar ,  regula a marcha lenta no botão do carburador, não precisando  abrir o motr pra regular no carburador.  As travas são todas automaticas, não tem pino pra ficar regulando, abaixando, destravando,  engata Frente destrava  a rabeta, engata ré trava, tudo automatico.  Tem a alavanca Co-piloto que vc pode endurecer o leme sem mexer em parafuso, sendo que se botar no máximo ela trava o leme e o acelerador podendo soltar a mão do manche pra fazr alguma coisa sem cair a aceleração ou perder o controle.   Eu tive um desse acho que 95 ou 96, motor muito bom,  mas lógico ele não anda com o Super ou Suzuki 15, mas tb não bebe como o Yamaha redondos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

este motor deve ser muito pratico mesmo guto ! as vezes a genti fica buscando so economia e desempenho e esquece da praticidade ne ! o yamaha 15 q usei bastei redondinho 2010 tem cambio na frenti ja e uma mao na roda imagine no manche bem melhor ! este motor americano deve ser muito bom mesmo mais leve ainda e show !

 o cambio do motor sendo na frenti igual do yamaha 15 redondo e os evinrude mais novos e bem mais pratico esses cambio lateral axo bem ruim de manusea sem contar q para travar o motor para dar ré algum motores vc tem q ir la atrais pra travar e destravar este sendo tudo no cambio uma teta kkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entra no Zapzap da calaça, o Renno daqui tem um e fez um video top explicando ele.  Mas os Tohatsu e Mercury japa a trava é ruim demais tem que ficar abaixando pra destravar, poderiam pelo menos fazer uma trava na frente como o  Yamaha 25, ou automática.   O cambio no manche da Mercury é patenteado, o contra dele é que não dá pra acelerar em neutro.   O problema do Mercury americano mais grave é que o bloco é feito em aluminio fundido se fundir tem que encamisar e nunca mais fica bom

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E tem mais uma ele funciona sem corta circuito, não precisa da chavetinha pra ligar.     Lógico que o Super é mais interessante pra longas distancias, grandes represas pois anda mais e bebe pouco, mas pra rios rasos , locais onde tem que manobrar barco, andar em pedreiras e carregar no lombo pra descer um barranco o americano é muito melhor.  Pena esse motor ter saido de linha, o 25hp saiu em 2006 o 15hp em 2012, apesar que tem uns pingados ainda pra vender e caro pra caramba

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guto, o cilindro em aluminio com tratameto de cromo duro é so nos 25 hp, nos 15 hp são camisa de ferro como todos os outros.

Tem mais um detalhe neste 15, pra subir o trim ou abaixar não precisa retirar aquele pino que regula a altura, basta escolher no botão, posição 1 , 2 ou 3, bascular o motor e pronto....já esta com trim na posição que vc quizer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

acho q pra fica bacana mesmo um motor de popa  nao sendo no manche pra destravar deveia ter a manopla  q trava e destrava igual do yamaha 25 e o sistema de agua rasa do yamaha 15 hp redondinho com 4 estagios ia ajuda muito isso pra quem navega em lugar raso e em pedreiras ! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 Fiquei ainda mais contente com esse achado,meu amigos.

 

Eu não sabia se tratar de um 15 american,até chegar em SP para buscá-lo, e à primeira vista,senti-me até um pouco desapontado por saber que ele não tem nem poderia abrir,os 3 hp sobressalentes .Mas frente à todas essas outras comodidades,percebo que ficou bem balanceado o custo-benefício.

 

 Eu pescarei no máximo em 2 pessoas.A represa é bem grande e os pontos,alguns são distantes.Queria ter pego um 25,mas o 15 foi o que deu para o momento.

 

 Não querendo,mas já abusando da boa vontade dos amigos,poderiam sugerir um barco de 5 metros que case bem com esse motor ? Não costumo levar muita tralha,no máximo um pequeno cooler com gatorade e água gelada e uns lanches,além da bolsa de pesca e elétrico mais bateria.

 A grana anda curta,então preciso de um barco econômico e seguro.Minha preferência é pelo Flash Bass,o único porém,é a forma de pagamento oferecida pela Calaça,que não contempla minha atual possibilidade. Onde pesco,existem algumas ondulações,mas evitamos sair quando está assim,por segurança e também pela baixa produtividade da pesca com artificias,modalidade praticada até aqui em 100% das pescarias realizadas.

 

 Deixo aqui meu apelo,certo de que os amigos que puderem me brindar com valiosas dicas,como as até agora fornecidas,farão esse neófito pescador e futuro proprietário de embarcação,muito feliz.

 

 Um grande abraço e obrigado a todos.

 

 Felipe Sousa.´.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Felipe o preço da Calaça frente aos outros barcos é imbatível,  barcos normalmente abaixo de R$4.500 são péssimos em durabilidade,  como vai andar em represa e pescar com isca artificial em 2 pessoas prefira uma Semichata 5m  com 1.5mm no fundo e 1.2mm na lateral de no máximo 90kg, dando preferencia pra um de 80kg.       Opções são várias,  eu mesmo com esse motor partiria para o Flash e não Flashbass, alem do preço menor tem uma boca de 1.45m mais estreito mas ótimo perto da concorrencia onde a boca é de 1.35 a 1.40.   Entre outras opções vc tem a Mogi Mirim Amazonas, Pantanaútica Araguaia, Pety Amazonas , Metalglass Big fish 5016.          

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Felipe sem duvida o merquinho americano foi um dos melhores motores ja fabricados, os mimos e pecas com qualidade sao surpreendente! Parabens! Sinceramente eh bem dificil de escolher entre o jaapones e o americano... Mas ha uma questao construtiva de pistoes entre eles, dependendi do uso eh melhor um ou outro...

Sobre o barco, como dono de uma fb te digo, nao ha barco mais interessante, versatil, leve, rapido, estavel e confortavel que ele, de longe!

Melhor esperar e guardar seu suado dinheiro e comprar o fb do que comprar outro, especialmente, pq nessa faixa de preco ou abaixo dele so vai achar coisas no minimo contestaveis... Sem duvida o preco do fb esta abaixo do q oferece!

Talvez vc consiga uma negociacao de parcelamento melhor em alguma revenda da calaca, normalmente esses trabalharam com cartao de credito, parcelas maiores etc...

Voltamdo sobre o motor segue um video esclarecedor sobre a questao construtiva, se vc anda pouco entre os pontos, galhadas etc, talvez tenha ate feito uma opcao melhor no americano

https://m.youtube.com/watch?v=8mlOHfaBRk8

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...