Ir para conteúdo

Rio Arirarrá - Natal e Reveillón 2015-16


Posts Recomendados

Olá, Cabras!

 

Aproveitando as folgas de Natal e ano novo, emendei as duas semanas e fiz uma pescaria no rio Arirarrá, afluente da margem direita do rio Negro, acima de Barcelos. Era o único afluente da região que eu ainda não tinha visitado.

 

Escolhi um pequeno barco-hotel que estava no intervalo da temporada e o fretei. Inicialmente, teria a companhia de um parceiro de pesca, que por motivos familiares acabou não podendo ir, então pesquei sozinho mais uma vez. Eis o barco:

 

24828329862_f8a765dbee_z.jpg

 

Então zarpamos e começamos os trabalhos na boca do Aracá e no Itu. Só miudezas e peixes medianos, muitos, mas nada emocionante. Era tanto peixe, que cheguei a pedir pro guia segurar os peixes nos Bogas com 2 em cada pra mostrar 6 de uma vez.

 

24650605930_4038ceabb4_z.jpg

 

24828133422_0908323a10_z.jpg

 

24828135722_a273d338e7_z.jpg

 

24828667632_bf0e0fdca0_z.jpg

 

Assim que entramos no Arirarrá, o primeiro peixão apareceu com 75 cm, olha aí o primeiro bitelo.

 

24853046201_1cfa17c930_z.jpg

 

24853038991_99db80a71d_z.jpg

 

24946089635_e7b0a69a55_z.jpg

 

24946087565_a2eaa4183d_z.jpg

 

 
Este peixe foi pego numa filhoteira. Todos sabem que não arremesso em filhoteira (os guias ficam loucos!), mas esta não estava visível, simplesmente arremessei a isca pro meio do lago e foi "aparada" na caída, e enquanto eu tentava aproximar o peixão do bote, o pau quebrava em pequenos estouros de peixe-cachorro, piranhas e paquinhas, enquanto a fêmea tentava em vão defender sozinha a sua prole. Já era! Quando botei a mão no peixe, já estava tudo calmo. É uma pena saber que toda uma ninhada deste peixe foi perdida. Só resta tirar a foto e seguir em frente.
 

O Negro subia e nada de ação no rio. Teimamos em lagos abertos, mas a água nova dificultou demais a pescaria, de forma que outros troféus não apareceram por três dias e eu não estava disposto a matar mais alevinos de tucunaré. Parti então para os lagos centrais. E aqui está um ponto crucial desta aventura: eu levei dois piloteiros, mesmo estando sozinho. O objetivo disto era facilitar arrastar para os lagos centrais, já que eu sabia que a tendência para as semanas seguintes era do rio continuar subindo, como de fato ocorreu. Decisão acertadíssima!

 

24919806446_a5b6bbf942_z.jpg

 

24852991041_b6097bfb75_z.jpg

 

Entramos em alguns lagos já conhecidos e batidos, era comum acertar um peixão e mais um caminhão de peixes médios, que perfizeram um total de 371 peixes na pescaria. Metade dos peixes na casa dos 5-6 kg eu nem pesei ou medi, só tirava a garatéia com alicate de bico e “tchau” pro peixe. Outros eu brincava de filmar com o celular, pescando do barranco ou com os pés na água, sem pesar ou medir, estão aí uns frames que consegui recortar. Não sei os tamanhos destes peixes, só sei que é bem diferente a briga “do seco”. Recomendo!

 

24852766981_35ab91a3a1_z.jpg

 

24578473509_a36880c1e7_z.jpg

 

O maior veio no dia 31/12/2015, com 82 cm, minha maior captura na hélice até então. 

 

24828378092_972d1091a8_z.jpg

 

24919808126_0ec8d52a45_z.jpg

 

Mas o dia 01/1/2016 foi especial. Iríamos acessar um lago central distante e sem varadouro. Então fomos por terra numa caminhada pesada até a sua margem. O lago estava muito seco e cristalino, não acreditei no seu potencial. Desanimado, fiz o primeiro arremesso com um jig e já peguei o primeiro peixe do ano. No segundo arremesso, outro peixe. E assim no terceiro, quarto, até que no oitavo arremesso eu não peguei peixe. Havia feito 7 arremessos e capturado 7 tucunarés. Fiz então mais 3 arremessos, somando 10 tucunarés em 11 arremessos. Parei, coloquei a vara no mato e chamei a equipe para voltar e buscarmos o bote.

 

Para isto, tudo foi retirado do bote, e os dois guias tiveram o apoio do capitão e do prático, então levaram o bote nas costas – segundo eles, muito melhor do que puxar/arrastar. Optaram também por utilizar o remo na pescaria, para não levar a bateria. Assim que encontramos a primeira galhada, o primeiro grandão apareceu. Paulada na zara e muita correria, até sair o cavalo. 

 

24578694189_9723a30503_z.jpg

 

24946088405_7023d5f7fa_z.jpg

 

Quase não tinha galhadas na água, mas lá pra frente tinha outra galhada bonita, não decepciona, uma pegadinha muito manhosa e um pacão muito bonito vinha posar pras fotos, olha o monstro.

 

24319461603_650be30a83_z.jpg

 

24578479419_1174a123ca_z.jpg

 

Varri o lago todo na zara, não passava de 1,5 m de profundidade no meio dele, então, como não dava tempo de ir para outro, resolvi terminar fazendo barulho. Primeiro arremesso da hélice, a linha laçou e a isca veio morta. Recolhi rápido e o peixe atacou mesmo assim, errou 1 vez, 2, 3, e na 4ª investida, rente aos meus pés, estralou forte e partiu pra longe. Nessa hora, pedi pra levar o barco mais pro raso e saltei na água para brigar com o peixe. Consegui notar facilmente que era companhado por, no mínimo, mais uns 5 peixes do mesmo porte, tamanha a transparência da água neste lago.. Passei o Boga no queixo dele e já tirei a isca e mandei de novo no furdunço. POW na primeira puxada. Idem, terceiro arremesso com a hélice e POW, um açu de uns 2 kg nem Boga ele mereceu, já mandei de novo e POW, brigou demais, podia ser o maior do dia, escapou. Quinto arremesso não teve ataque, então parei e fotografei meu... "dublê"???? Dobradinha???? Não sei o nome disso. Sei que foi muito bonito de ver, meu melhor "primeiro de janeiro" até hoje.

 

24651439000_291a05d2b3_z.jpg

 

24651431770_e1e05d8cb7_z.jpg

 

Neste primeiro dia do ano, somei 81 tucunarés aos 290 dos dias anteriores. Considero uma das melhores e mais divertidas pescarias que já fiz, repleta de aprendizado e novas experiências na caçada pelo grande açu. Assim, completei a minha temporada com 6 semanas, infelizmente tive que cancelar as duas que restavam devido a outros compromissos, mas a próxima temporada vem aí, serão outras histórias e aventuras. 

 

Finalizo com mais alguns detalhes fotografados. Forte abraço em todos!

 

24946371895_e45bd84db1_z.jpg

 

24828394042_64a993688d_z.jpg

 

24578731909_fb5cf42ee7_z.jpg

 

24946324555_d2ecf13d7d_z.jpg

 

24852999001_a4c17f8183_z.jpg

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marcel, que beleza de pescaria e de relato. Parabéns.

 

Fiz uma pescaria em dezembro (rios Itu e Negro) em que o padrão foi bastante semelhante ao da sua: poucos troféus, mas muito peixe médio. Isso é bom, pois tem-se ação praticamente o dia todo.

 

Grande abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

e ai amigo, parabéns mais um relato top...

então vamos fazer aquela nossa de 2 semanas p fechar a temporada de 2015-16...

so tem um problema, eu arremesso na filhoteira, não consigo ver o chuvisco e não arremassar em cima...

quando saiu para pescar, a filhoteira que se cuide, pois não alivio de jeito nenhum hehehehe...

pensa ai bem e ver se e possível agente pescar juntos, pois toda filhoteira que eu tiver a oportunidade, quero pegar o pai ou a mae... os filhotes tem que apreender a se proteger desde quando  nasce, a LEI DA SELVA NAO TEM PERDAO, VACILO VIRA REFEIÇAO... RSRSRRSS

 se vc animar estou pronto para fechar essa temporada com mais uma pescaria no PARAISO...

abraçoss

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostei demais do relato.Sentimos parte da emoção só de ler e ver essas lindas imagens.

 

Em breve subo para pescar contigo !! 

 

Valeu, Felipe!

 

Te espero aqui.

 

Abraço!

 

Como sempre espetacular, parabéns Marcel!

 

Valeu, João!

 

Abraço!

 

Parabéns Werner, show!

Como já lhe disse, só atiçando as lombrigas...

 

Valeu, Marcelo!

 

A temporada vem aí!

 

Show Marcel , pescaria mais que top mesmo , parabéns e abraços.

 

Valeu, Edu!

 

Abraço!

 

Velho Werner ... já olhando pra água ...

 

Parabéns! Todo sucesso!

 

Wellington ...

 

Valeu, Wellington!

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...