Ir para conteúdo

ZIKA VIRUS


Shoji Ito

Posts Recomendados

Bom Dia

 

Informativo, referente ao ZIKA VIRUS.

 

 

Shoji

 

 

Zika vírus -  o melhor é manter-se informado.

 

arrow:: Pessoas infectadas pelo Zika vírus apresentam manchas pelo corpo, febre baixa, conjuntivite (olhos vermelhos), dores musculares, dor de cabeça e nas articulações, fraqueza dos membros inferiores, podendo chegar inclusive à paralisia das pernas.

arrow:: Essas manifestações costumam durar até uma semana, mas nem todas as infectadas apresentam os sintomas, ou seja, um grande porcentual de pessoas pode ter a doença e não saber que tem ou contraiu a moléstia. Essas informações fazem parte de outro trabalho divulgado pelo Hospital de Clínicas da Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto.
arrow:: Um alerta, principalmente para as grávidas: elas devem ficar atentas, pois os sintomas da dengue, Chikungunya e Zika (todos transmitidos pelo mosquito Aedes aegypti ) são muito parecidos.

arrow:: Ante a menor suspeita de qualquer uma dessas infecções deve-se procurar atendimento médico.
arrow:: Não há tratamento específico contra o Zika vírus, apenas tratamento sintomático baseado no uso de remédios contra febre e dor, de acordo com orientação médica.
arrow:: Não é indicada a administração de anti-inflamatório.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje representa uma das principais ameaças à saúde dos brasileiros !

 

Nada mais positivo no combate do que a prevenção !

Dá trabalho, mas é a forma de controlar o crescimento dessas doenças !

Há tempos atrás, enfrentamos uma epidemia de febre amarela, que não foi erradicada (dificilmente será), mas ficou sob controle !

Agora é a vez dos males trazidos pelos Aedes aegyptis

Não é apenas dever do estado, e sim de TODOS NÓS ! 

Acredite nisso e ajude fazendo a sua parte !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Complementando :

 

Pesquisa inédita da USP (Universidade de São Paulo) de Ribeirão Preto vai averiguar a relação entre o Zika vírus e a microcefalia.
O estudo será realizado com cerca de 3 mil grávidas sintomáticas e assintomáticas atendidas pela rede pública de fevereiro até junho deste ano

 

O que é a microcefalia?
– Trata-se do desenvolvimento anormal da cabeça do feto ou do recém-nascido. Para bebês com mais de 37 semanas, sem nenhuma doença,
espera-se que a circunferência do crânio esteja acima dos 32 centímetros. Medidas inferiores a esse número configuram a microcefalia.
Mesmo quando constatada a malformação do cérebro do bebê, as gestantes  não podem recorrer ao aborto, que, por lei, só é liberado em casos de anencefalia (não formação do cérebro), o que é diferente da microcefalia.
Importante: as evidências disponíveis até o momento indicam fortemente que Zika vírus está relacionado à ocorrência de microcefalias. Mas não há como afirmar que a presença desse vírus durante a gravidez leve sempre ao desenvolvimento de microcefalia no feto, nem mesmo se conhece o mecanismo pelo qual o Zika vírus causa microcefalia.
O que se sabe é que ele entra no organismo materno pela picada do Aedes aegypti e, pela circulação sanguínea, chega ao feto.
Por isso a importância de se combater o mosquito, evitando a sua proliferação ou tomando cautelas para prevenir a picada, já que não existe vacina contra o vírus.
Grávidas não têm contraindicação em relação ao uso de repelentes.
Considerando a relação entre a ocorrência de microcefalia e a infecção pelo Zika vírus , é recomendável que a as mulheres que desejam engravidar estejam conscientes desse risco.
As equipes de saúde devem alertá-las, mas a decisão será sempre do casal.

Fonte :Imprensa Oficial – Conteúdo Editorial
Portal do Governo do Estado de São Paulo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...