Ir para conteúdo

[Sumax Samurai 13000] Review Técnico - Por Chedid LDS


Posts Recomendados

Salve Galera do fórum vamos nós para mais um review técnico feito por mim ,mas deixando claro que além das pinturas faço custom tb com carbontex , rolamentos cerâmicos boca modelo novo troca de peças internas ,troca de manivelas .

Muitos já sabem disso alguns outros não , trabalho quase que 100 % pela internet e correios aonde as pessoas mandam de qualquer lugar do País para mim  as carretas faço o serviço e mando de volta completamente modificada e melhorada a carreta .

QUEREM MEU CONTATO ?

AQUI ESTÁ :

WHATS APP (11) 967808633 (OI)  EDUARDO CHEDID

 

Por aqui no fórum inbox : EDUARDO CHEDID

Pelo facebook : EDUARDO CHEDID / LOJINHA DE SALIM / LDS TUNING

 

E agora com pagina no facebook tb : 

 

https://www.facebook...908102209227865

 

Dáu ma curtida e uma olhada nos projetos lá tb.

 

Mas como fiz algumas carretas , kkkkk , me perco sempre , portanto podem haver algumas repetições haja visto que as fotos e reviews estão hospedados em nuvem portanto vou deixar aqui antes de tudo os links dos outros tópicos para vcs e depois sim algumas custom:

 

http://www.turmadobi...sonalizações/

 

 

http://www.turmadobi...sonalizações/

 

 

http://www.turmadobi...sonalizações/

 

 

http://www.turmadobi...eduardo-chedid/

 

 

Fora essas custom acima possuo os reviews técnicos tb que vão aparecendo por aqui , seguem :

 

 

http://www.turmadobi...sonalizaÇÕes/

 

 

http://www.turmadobi...did-lds-tuning/

 

 

http://www.turmadobi...uardo-chedid/

 

 

http://www.turmadobi...o-tanto-dela/

 

 

E aqui abaixo o review da chronarch ci4 que sempre afirmei ser um projeto falho da shimano :

 

 

http://www.turmadobi...-de-coração/

 

 

 

 

Agora recebi do Toninho da sumax a nova SAMURAI 13000 , para fazer um review técnico dar um pitaco no projeto , e fazer uma listas de peças a serem pedidas pela sumax para compra e substituição junto ao fornecedor.

Achei no mínimo interessante a ideia do Toninho e a preocupação dele com as peças sumax , pois de algum tempo pra cá tenho feito manutenções e recuperação de uma série de peças sumax ( molinetes e carretilhas).

Outro fator importante essa mesma carretilha que foi feito o review abaixo ,foi enviada para o MARCELO PIRES (PESCA VERDADE) , e sairá uma matéria sobre ela na revista  PESCA ESPORTIVA , MÊS DE ABRIL ,

Deixando bem claro que ela foi desmontada , mesmo nova , limpa por cavitação , refeita a lubrificação, ajustes  , alívios , mas em momento nenhum foi trocada peça , então a custom dela usa EXATAMENTE AS PEÇAS ORIGINAIS.

O ganho considerável em performance foi pela custom mesmo , e afirmo aumentou em mais de 30% em relação a uma saída da caixa.

As perguntas a serem feitas :

 

Ela vale a pena?

 

O custo benefício é bom ?

 

Existe no mercado compatível com ela ?

 

O preço é justo ?

 

Ou será mais uma de muitas outras no mercado?

 

Bom vamos as respostas :

 

 

CARACTERÍSTICAS PELO FABRICANTE :

 

 

 

Modelo         Rolamentos Peso     Velocidade      Capacidade de linha           Freio/Drag                  Carretel                    Sistema de Freio

SM-13000R 12+1 7.5 oz/215g 7.1:1 (mm/m): 0.285mm/150m, 0.33/10   16.5lbs/7.5 kg      Aluminio Usinado        Centrifugo e Magnetico

 

Fotos: IMG_20160216_082626202_HDR_zpsqtdbcq6g.jIMG_20160216_082646574_zpsvx6sx22d.jpgIMG_20160216_082654639_zpsawa7giq5.jpgIMG_20160216_082701117_HDR_zpsdysia52g.jIMG_20160216_082713017_zpspcobypfd.jpg

Carretilha muito bonita com pintura em camaleão cromada 3 tons , manivela em carbono , chama realmente a atenção , mas vamos ao desmonte dela :

 

IMG_20160216_082903978_zps7af14ilb.jpg

Manivela em carbono com knobs em alumínio , , realmente deixa ela mais leve , pois ela já possui de fábrica 215 gramas , senão ficaria bem mais pesada.

Os knobs em alumínio são bonitos , mas fica por aí , pois a pegada deles fica prejudicada quando molhados e são muito estreitos.

Outra coisa importante eles possuem 3 rolamentos dentro de cada knob em um total de 6 rolamentos , um exagero , se a carretilha possui 13 rolamentos , praticamente metade estão nos knobs , pra que ????

Outro fator , manivela reta , pra quem gosta da estrela mais afastada do corpo da carretilha aí está , fica a critério de cada um.

 

Ela oferece click na estrela e na caps da sintonia fina , isso é muito positivo pois a regulagem da sintonia fina fica bem mais precisa.

Sistema de click convencional , sem muita frescura e funcional.

 

IMG_20160216_083007762_zps7zzsutvn.jpg

Aqui o famoso e polêmico sistema de drag da sumax , aonde uns defendem e outros não , essa carretilha tem sistema multidisco em amianto :

São 6 discos mais o contradisco inferior , então nesse caso sim ela atinge os 7 kg de drag , mas vamos deixar claro que um drag alto desses pode afetar qualquer carretilha . outra consideração importante , pode ser subsituído pelos carbontex e vai aumentar ainda mais o drag.

Na foto acima o antireverso ,do tipo convencional , um de micro roletes cairia melhor tirando a pequena folga da manivela.

Os parafusos alto atarrachantes característica de carretilhas com corpo plástico / carbono .

IMG_20160216_083229778_zpsenlr1daz.jpg

Uma foto mais aproximada do antireverso:IMG_20160216_083235305_zpsafo1q4e9.jpg

Aqui o conjunto motriz dela :

Sistema comum , não apoiado por rolamentos característica de muitas carretilhas de mercado , bem que poderia ter o pinhão apoiado né.

 

 

IMG_20160216_083345565_zpsmeef8oj3.jpg

Aqui a parte do devaneador de linha :

essa parte me deixou bastante contente , pois além de possuir 2 rolamentos internos deixa mais macio e evidente que mais suscetível a corrosão , possui a sede do sem fim , o sem fim  e tampa em metal , ( a maioria tem usado em plástico com exceção do sem fim) , isso é característica das carretas sumax , as orion possuem sistema igual .

Os rolamentos dessa carretilha (TODOS) são rolamentos comuns , não tem tratamento de marinização e não possuem precisão abec, e nem poderiam pois se trata de uma carretilha de baixo custo .

 

 

IMG_20160216_083838209_zps7nfcanwc.jpg

Aqui uma foto das tampas internas , todas em plástico / carbono :

Consideração importante:

Essa carretilha lembra muito as abu garcia ,o desenho delas , e a ergonomia, ela é baixa e larga  , eu já havia dito isso anteriormente , o tamanho dela é 150 de acordo com a média de mercado e o carretel fundo oferece uma capacidade de linha muito boa.

Carretilha tamanho 150 com boa capacidade de linha : peixes maiores , ela lembra a brisa antiga , ou excelente para os tambas em pesqueiros , uma modalidade que está conquistando cada vez mais o pessoal .

Outra característica importante pois a MS praticamente abandonou carretilhas com esse tamanho , hj em dia ficou apenas  contender.

 

 

IMG_20160216_084149201_zpsp5iidxcw.jpg

 

Os internos de desarme da carreta:

Esses internos mesmo muito simples (2 peças) oferece desarme do botão quando pressionado para cima , existe uma folga entre o tijolinho e a peça principal , mas provavelmente defeito na fundição da peça , foi resolvido aqui com uma pequena custom nele.

Corpo em plástico , bom para corrosão , mas possui torção como todos eles, se fosse em alumínio seria bemmmm melhor.

 

IMG_20160216_084245759_zpsgr3c3ctc.jpg
IMG_20160216_084335287_HDR_zpsb870x8ad.jIMG_20160216_084347299_zpsi2pg3jo1.jpg

Ela possui de fato os 13 rolamentos descritos , aonde temos 2 no devaneador , 2 na torre de recolhimento (contando com o antireverso) 3 de apoio ao carretel e mais 6 nos knobs .

Agora falando do sistema de freio dessa carretilha .

Ela possui sistema duplo de freio (DBS) centrífugo por 4 sapatas com arme / desarme manual e com regulagem interna e mais sistema magnético com baixo arraste ( o conjunto de imãs fica mais afastado do prato) esse com regulagem externa , com isso o freio ficou linear , menos bruto e gerando influência menor sobre o carretel.

Cabe aqui falar que o sistema duplo de freio vai trabalhar muito bem na maioria dos casos , aonde a pessoa é iniciante ele diminui muito a incidência de cabeleiras , no caso do vento contra o arremesso , esse é o principal , aonde com uma simples regulagem do magnético vc ganha controle sobre os arremessos.

Aí vem a pergunta :

Mas Chedid as grandes , shimano , daiwa , abu , quantum usam 1 sistema de freio somente

Sim com excessão da daiwa que o sistema é magnético e na maioria dos casos com copo de avanço (3d) as outras o pessoal pena um pouco quando o lançamento é contra o vento.

Outra parte que teve que passar por custom aqui tb , pois as sapatas de freio não possuem mole (centrífugo) e quando abertas exerciam muito freio sobre o carretel , foi aliviado. e melhorou bastante :

 

IMG_20160216_082750283_zpsqqjbwvby.jpg

Considerações finais , a carretilha é boa para uma carretilha de baixo custo (corpo em plástico) e com manivela em carbono , vejo grandes possibilidades com ela na pesca de peixes um pouco maiores (5kg pra cima) , rios e pesqueiros , no mar se os rolamentos fossem marinizados e em menor número seria excelente para jigs.

Por se tratar de uma carretilha com número de internos reduzidos , não terão problemas com ela.

Ela vem de fabrica muito presa e não faz jus ao que oferece de fato .

O custo benefício dela é bom , veio para brigar com as brisas , mas essas se tornaram menores .

Veio para ocupar um nicho de mercado quase que esquecido pelos fabricantes pelo tamanho aonde figuram as tatula e curados da vida , evidente que incomparável a elas , mas custando metade do preço e oferecendo peças de reposição , isso se deve atentar.

Um lançamento quase que obscuro , e sem marketing por parte da sumax como tantas outras boas peças no mercado da marca.

Bom pessoal por enquanto é só.

Precisa de mim para uma custom ? (11) 967808633 EDUARDO CHEDID / LDS TUNING ( WHATSAPP)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom Eduardo, como sempre fez com seus reviews: técnico, isento e esclarecedor.

Sobre as Sumax ainda prefiro aguardar uma guinada da marca, pois se ela pretende brigar com outras marcas, com preço acessível mas com qualidade, tem que ajustar mais suas carretilhas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito top os relatos review do chedid!

Ainda mais por falar o verbo rasgado!

show Chedid!

Parabens!

OBS: Aguniado, angustiado aqui esperando minha Aldebaran....quero estreiar ela depois do "trato" que deu nela!!!!

Abraços.....

 

Calma amanhã está ai, depois quero o review lá nos aprovados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom Eduardo, como sempre fez com seus reviews: técnico, isento e esclarecedor.

Sobre as Sumax ainda prefiro aguardar uma guinada da marca, pois se ela pretende brigar com outras marcas, com preço acessível mas com qualidade, tem que ajustar mais suas carretilhas.

 

Opa Luiz , valeu , abraços !!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

bom dia!!

este e um excelente Review, parabéns pelo trabalho,

porem me deixou um pouco curioso, estou começando agora na pesca com carretilha e para inicio comprei uma carretilha no Aliexpres, para aprender a usar e ver se me acostumo com o equipamento, para depois pegar algo melhor, porem pelas especificações e pela aparência essa carretilha e muito semelhante a essa da Sumax, ate me levantou a duvida se não seria a mesma, o modelo que eu comprei e a KastKing BX1000h, teria alguma informação sobre quem fabrica essa Sumax, para mim e interessante a duvida pois sendo parecidas provavelmente as pecas sirva caso alguma peca de defeito. 

 

abcs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

bom dia!!

este e um excelente Review, parabéns pelo trabalho,

porem me deixou um pouco curioso, estou começando agora na pesca com carretilha e para inicio comprei uma carretilha no Aliexpres, para aprender a usar e ver se me acostumo com o equipamento, para depois pegar algo melhor, porem pelas especificações e pela aparência essa carretilha e muito semelhante a essa da Sumax, ate me levantou a duvida se não seria a mesma, o modelo que eu comprei e a KastKing BX1000h, teria alguma informação sobre quem fabrica essa Sumax, para mim e interessante a duvida pois sendo parecidas provavelmente as pecas sirva caso alguma peca de defeito. 

 

abcs

 

Petri , não sei se são a mesma carreta ,hj em dia na China se fabricam de tudo e muito parecidos tb , as peças acho bem dificil servir uma na outra ok , pois os projetos mudam minimos detalhes ,exatamente para não existir esse tipo de compatibilidade .

Aproveita e vai chupar meia , kkkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Petri , não sei se são a mesma carreta ,hj em dia na China se fabricam de tudo e muito parecidos tb , as peças acho bem dificil servir uma na outra ok , pois os projetos mudam minimos detalhes ,exatamente para não existir esse tipo de compatibilidade .

Aproveita e vai chupar meia , kkkkkk

 Entendi!! mt obrigado pela resposta!!!

realmente quase td e fabricado na china!! o negocio e torcer para nao quebrar!! se quebrar e lixo rsrsrsrs

e de carretilha nao entendo nada, entao nem tenta arruma valera a pena!!

obrigado pela atencao!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
Em 05/04/2016 at 11:48, Fernando Petri disse:

 Entendi!! mt obrigado pela resposta!!!

realmente quase td e fabricado na china!! o negocio e torcer para nao quebrar!! se quebrar e lixo rsrsrsrs

e de carretilha nao entendo nada, entao nem tenta arruma valera a pena!!

obrigado pela atencao!

Petri nem sempre os produtos comprados na China são ruins , mas o fator de fato é a falta de peças no caso de alguma manutenção , se tiver que fresar ou adaptar uma peça já vai ficar mais cara que comprar outra nova , é por conta disso que usamos o mercado nacional , que tb não garante peças , apenas alguns loucos como eu e mais meia duzia que importa as peças e tem alguma coisa em estoque mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • 2 semanas depois...

Bom a carretilha foi testada aqui por mim o Marcelo e alguns outros colegas , os rolamentos diferente do dito pelo Toninho são convencionais e não boca bearing , a não ser que ele tenha trocado , mas nesse caso já se trata de customização da carretilha , abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...