Ir para conteúdo

Pesca - Região de Ribeirão Preto


Robin Guerra

Posts Recomendados

Bom dia meus amigos! 

legal::

 

Sou novo aqui no fórum e sou iniciante na pesca com iscas artificiais e carretilha.

Como muitos aqui, sempre fui fissurado por iscas artificiais e essa semana comprei as minhas primeiras. Sou de Orlândia-SP (uns 60 km de Ribeirão Preto) e aqui só tem loja pequena com artigos de pesca, mesmo assim pra não deixar de arriscar, comprei duas iscas pra tentar tirar uns tucunas em uma represa que tem aqui perto da minha cidade.

Resultado? Nem um ataque..  gorfei:: Provavelmente pela inexperiência no trabalho com as iscas, iscas erradas (comprei no olho mesmo só pra matar a vontade de arremessar as primeiras) ou pelas chuvas intensas na região.

Daqui uns dias vou pra Ribeirão Preto na loja Martinelli (vou comprar carretilha, molinete, iscas e etc) e logo mais posto minhas novas tentativas.

 

Valeu turmaaa!

 

Vou colocar aqui as fotos das iscas que comprei (certamente não são as mais adequadas, mas deu pra quebrar um galho e ter a primeira experiencia com elas).

 

 

291gu4z.jpg

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não está aparecendo as fotos!

João eu entrei pelo celular e por outro computador e consegui visualizar. Será que não é seu computador?

 

Parabéns parceiro o começo sempre é assim logo esta viciado em tudo isso ai pode abrir a carteira rsrsrsrsss, seja bem vindo ao nosso esporte e lembre-se sempre pratique o PESQUE, FOTOGRAFE E SOLTE,,...

 

Grande abraço.

Já estou viciado João Neto hahahaha! Sim, no começo falta informação mas o fórum tem me ajudado bastante. Estou procurando no fórum qual o material mais indicado pra mim, mas como está tudo separado preciso encontrar as informações. Qual carretilha, qual molinete, qual vara, tamanho da vara.. etc etc.. Aos poucos chego lá. 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Robin tudo bem?

Cara varia muito, quanto quer gastar em cada item?

Da uma previsão que recomendamos as carretilhas varas e tudo mais =]

Fala Marco, tranquilo meu parceiro?

Obrigado por abrir mão do seu tempo para me ajudar.

Então parceiro, como sou cantor, eu vivo fazendo investimentos altíssimos (som, violão, microfone etc etc) e no momento não queria gastar muito. Queria gastar entre 300 e 450 reais... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Marco, tranquilo meu parceiro?

Obrigado por abrir mão do seu tempo para me ajudar.

Então parceiro, como sou cantor, eu vivo fazendo investimentos altíssimos (som, violão, microfone etc etc) e no momento não queria gastar muito. Queria gastar entre 300 e 450 reais... 

No conjunto todo? 

Com carretilha, vara linha e iscas?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No conjunto todo? 

Com carretilha, vara linha e iscas?

Isso parceiro. Não sei se o fórum permite postar link de loja, pois achei alguns modelos na loja Martinelli Shop que inclusive é parceira do fórum.

https://www.martinellishop.com.br/list.php?id_menu=854&p=/pesca/carretilha-com-vara.html#meioLista

https://www.martinellishop.com.br/list.php?id_menu=1378&p=/pesca/conjuntos-molinetes-com-varas.html#meioLista

 

Esta loja fica em uma cidade bem próxima da minha, quero comprar lá. Dá uma olhada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Deve ser meu pc msm que ta zuado ahahaha, Cara meu conselho para não gastar muito primeiro de uma olhada no classificado do fórum, tem umas coisinhas boas lá, antes de comprar qualquer coisa, vá na loja e veja o que te agrada e depois de uma pesquisada na internet, mercado livre esses sites, muitas vezes você encontra vários produtos a um preço muito mais acessível.

 

Pesco muito na região próxima a Ribeirão Preto, uma vara de 12lbs carretilha de perfil baixo e uma meia dúzia de isca ja é mais que suficiente para quem esta começando. O legal é ir montando a trabalha conforme as oportunidades de pesca vão surgindo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O legal é ir montando a tralha como o amigo acima disse.

Esse kit aqui tu irá ficar bem servido por um bom tempo.

 

So colocaria uma vara mais leve pq 25lbs é puxado

 

 

https://www.martinellishop.com.br/detalhes_produto.php?id_prod=8585&p=/pesca/conjunto-carretilha-ms-corsa-gto-11000-direita-perfil-baixo-vara-ms-lubinax-562mh-12-a-25-lbs.html#mostraProduto

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Robin (não deve ser o comparsa do Batman - já deve estar cansado dessa...),

 

Sugiro que - se possível - segure a carteira nesse início, pois no entusiasmo, acaba-se gastando em coisas que sequer se usam...

Ache um "candidato" que já seja mais experiente (aí em Ribeirão Preto tem aos montes...), e busque mais orientação com ele !

Pescador que se preza - via de regra - é muito sociável e gosta de ajudar aos iniciantes ! Observe o que se fala a respeito antes de gastar...

Claro que deve fazer suas compras, mas vá focado no que deseja em função do que pretende ! Vara de 25 lb para que ??

Comece com algo bem simples e prático e vá evoluindo com o tempo ! É a melhor forma (mais difícil contudo) de economizar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Deve ser meu pc msm que ta zuado ahahaha, Cara meu conselho para não gastar muito primeiro de uma olhada no classificado do fórum, tem umas coisinhas boas lá, antes de comprar qualquer coisa, vá na loja e veja o que te agrada e depois de uma pesquisada na internet, mercado livre esses sites, muitas vezes você encontra vários produtos a um preço muito mais acessível.

 

Pesco muito na região próxima a Ribeirão Preto, uma vara de 12lbs carretilha de perfil baixo e uma meia dúzia de isca ja é mais que suficiente para quem esta começando. O legal é ir montando a trabalha conforme as oportunidades de pesca vão surgindo.

Que massa João, tem pescado por aqui? Obrigado pela ajuda meu amigo.. A principio qual o peso máximo de um peixe que uma vara de 12lbs suporta?

 

O legal é ir montando a tralha como o amigo acima disse.

Esse kit aqui tu irá ficar bem servido por um bom tempo.

 

So colocaria uma vara mais leve pq 25lbs é puxado

 

 

https://www.martinellishop.com.br/detalhes_produto.php?id_prod=8585&p=/pesca/conjunto-carretilha-ms-corsa-gto-11000-direita-perfil-baixo-vara-ms-lubinax-562mh-12-a-25-lbs.html#mostraProduto

Marco dei uma olhada no kit e achei bem legal! Vou aprofundar um pouco mais tendo como referência o kit que você me passou. 

Tenho uma dúvida quanto ao tamanho da vara, as libras da vara, libras da linha, carretilha etc, que não consegui entender.. Todos tem que ter as mesmas libras? Eu li sobre as varas e entendi em relação a ação delas, eu que tenho como objetivo buscar tucunas, dourados etc preciso de uma médio / rápidas né? Não sei se vai dar pra entender a confusão que fiz ai hahahaha.. Obrigado parceiro.

 

Robin (não deve ser o comparsa do Batman - já deve estar cansado dessa...),

 

Sugiro que - se possível - segure a carteira nesse início, pois no entusiasmo, acaba-se gastando em coisas que sequer se usam...

Ache um "candidato" que já seja mais experiente (aí em Ribeirão Preto tem aos montes...), e busque mais orientação com ele !

Pescador que se preza - via de regra - é muito sociável e gosta de ajudar aos iniciantes ! Observe o que se fala a respeito antes de gastar...

Claro que deve fazer suas compras, mas vá focado no que deseja em função do que pretende ! Vara de 25 lb para que ??

Comece com algo bem simples e prático e vá evoluindo com o tempo ! É a melhor forma (mais difícil contudo) de economizar...

Kid, quando não sou comparsa do Batman, sou o Robinho do santos! hahahaha

Muito obrigado pelas informações, eu já estou fazendo muitos amigos através do fórum, essa galera aqui tá sempre disposta a ajudar.

Se eu fizer amigos em Ribeirão Preto melhor ainda! 

Vou pesquisar bem antes de sair comprando por impulso pra pegar um material bom pra minha pesca.

Muito obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Robin, sou de Ribeirão também e como pessoal falou, pra região pode investir num conjunto bem leve que vai ta tranquilo, vara de no maximo 17lb ta mais que bom.

Se tiver paciência para esperar chegar da uma olhada no site http://www.paranapesca.com/tem mta tralha com preço otimo e já comprei deles, nunca tive problema.

Quando estiver em Ribeirão visite a PLPESCA também é uma ótima opção, e eles tem site tbm.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Robin, sou de Ribeirão também e como pessoal falou, pra região pode investir num conjunto bem leve que vai ta tranquilo, vara de no maximo 17lb ta mais que bom.

Se tiver paciência para esperar chegar da uma olhada no site http://www.paranapesca.com/tem mta tralha com preço otimo e já comprei deles, nunca tive problema.

Quando estiver em Ribeirão visite a PLPESCA também é uma ótima opção, e eles tem site tbm.

Abraço.

Fala João, tranquilo?

Opa que bom que você passou esses sites, vou dar uma comparada antes de comprar.. To sem pressa mesmo!  ::tudo::

Então, como disse lá em cima, qual seria o peso máximo de um peixe que uma vara de 17lb suporta? Qual tem que ser o balanço entre as libras da vara, carretilha, linha etc? Eu também estou com planos de buscar uns dourados onde um amigo meu tem pescado.

Uma vara de 17 lb seria suficiente? 

Valeuuuu parceiro!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Marco dei uma olhada no kit e achei bem legal! Vou aprofundar um pouco mais tendo como referência o kit que você me passou. 

Tenho uma dúvida quanto ao tamanho da vara, as libras da vara, libras da linha, carretilha etc, que não consegui entender.. Todos tem que ter as mesmas libras? Eu li sobre as varas e entendi em relação a ação delas, eu que tenho como objetivo buscar tucunas, dourados etc preciso de uma médio / rápidas né? Não sei se vai dar pra entender a confusão que fiz ai hahahaha.. Obrigado parceiro.

 

 

 

Então os dourados que você procura são de que porte?

Dourados eu uso uma de 25lbs para aguentar mais.

 

Agora se você quiser buscar tucunas de 2kilos mais ou menos 4,40925 libras. Pensa comigo que irá perder a esportividade com uma vara para 25libras.

 

Então tente dimensionar a sua vara para o tipo de pescaria que irá fazer. tem que ver bem para onde vai para saber qual equipamento levar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que massa João, tem pescado por aqui? Obrigado pela ajuda meu amigo.. A principio qual o peso máximo de um peixe que uma vara de 12lbs suporta?

 

Marco dei uma olhada no kit e achei bem legal! Vou aprofundar um pouco mais tendo como referência o kit que você me passou. 

Tenho uma dúvida quanto ao tamanho da vara, as libras da vara, libras da linha, carretilha etc, que não consegui entender.. Todos tem que ter as mesmas libras? Eu li sobre as varas e entendi em relação a ação delas, eu que tenho como objetivo buscar tucunas, dourados etc preciso de uma médio / rápidas né? Não sei se vai dar pra entender a confusão que fiz ai hahahaha.. Obrigado parceiro.

 

Kid, quando não sou comparsa do Batman, sou o Robinho do santos! hahahaha

Muito obrigado pelas informações, eu já estou faze

 

Cara vou muito pescar em miguelopolis, colombia, guaira e nesta região são muitos tucunarés  na faixa de 1kg no máximo uns 2, maior que isso é bem difícil, para peixes neste porte uma varinha de 12lbs da conta do recado. Quantos a kilagem que ela aguenta é bem relativo ao tipo de lugar que vocês esta pescando, se tem estrutura, se é aberto para o peixe brigar limpo, normalmente em lagoas o máximo que pode acontecer é ele correr para o capim rs. Pensando em tucunarés acho que até uns 3 ou 4 kg se vc pegar não terá problema e vivera a maior emoção de todas, que é pegar um peixe grande com equipamento leve. E lembre-se PESCA, FOTOGRAFA E SOLTA como falou nosso amigo acima.

 

Boas pescarias

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que massa João, tem pescado por aqui? Obrigado pela ajuda meu amigo.. A principio qual o peso máximo de um peixe que uma vara de 12lbs suporta?

 

Marco dei uma olhada no kit e achei bem legal! Vou aprofundar um pouco mais tendo como referência o kit que você me passou. 

Tenho uma dúvida quanto ao tamanho da vara, as libras da vara, libras da linha, carretilha etc, que não consegui entender.. Todos tem que ter as mesmas libras? Eu li sobre as varas e entendi em relação a ação delas, eu que tenho como objetivo buscar tucunas, dourados etc preciso de uma médio / rápidas né? Não sei se vai dar pra entender a confusão que fiz ai hahahaha.. Obrigado parceiro.

 

Kid, quando não sou comparsa do Batman, sou o Robinho do santos! hahahaha

Muito obrigado pelas informações, eu já estou faze

 

Cara vou muito pescar em miguelopolis, colombia, guaira e nesta região são muitos tucunarés  na faixa de 1kg no máximo uns 2, maior que isso é bem difícil, para peixes neste porte uma varinha de 12lbs da conta do recado. Quantos a kilagem que ela aguenta é bem relativo ao tipo de lugar que vocês esta pescando, se tem estrutura, se é aberto para o peixe brigar limpo, normalmente em lagoas o máximo que pode acontecer é ele correr para o capim rs. Pensando em tucunarés acho que até uns 3 ou 4 kg se vc pegar não terá problema e vivera a maior emoção de todas, que é pegar um peixe grande com equipamento leve. E lembre-se PESCA, FOTOGRAFA E SOLTA como falou nosso amigo acima.

 

Boas pescarias

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então os dourados que você procura são de que porte?

Dourados eu uso uma de 25lbs para aguentar mais.

 

Agora se você quiser buscar tucunas de 2kilos mais ou menos 4,40925 libras. Pensa comigo que irá perder a esportividade com uma vara para 25libras.

 

Então tente dimensionar a sua vara para o tipo de pescaria que irá fazer. tem que ver bem para onde vai para saber qual equipamento levar.

Entendi Marco, existe uma relação entra a capacidade da vara e a esportividade que a mesma vai proporcionar ao invés de só rebocar o peixe hahaha..

Muito obrigado!

 

Cara vou muito pescar em miguelopolis, colombia, guaira e nesta região são muitos tucunarés  na faixa de 1kg no máximo uns 2, maior que isso é bem difícil, para peixes neste porte uma varinha de 12lbs da conta do recado. Quantos a kilagem que ela aguenta é bem relativo ao tipo de lugar que vocês esta pescando, se tem estrutura, se é aberto para o peixe brigar limpo, normalmente em lagoas o máximo que pode acontecer é ele correr para o capim rs. Pensando em tucunarés acho que até uns 3 ou 4 kg se vc pegar não terá problema e vivera a maior emoção de todas, que é pegar um peixe grande com equipamento leve. E lembre-se PESCA, FOTOGRAFA E SOLTA como falou nosso amigo acima.

 

Boas pescarias

Abraços

Po que massa, em Miguelopolis da pra tirar uns tucunas? Vou ver de ir pra lá então... Pertinho daqui! João obrigado pelos esclarecimentos em relação as libras da vara, acredito que agora consigo ir montando meus kits de acordo com a pesca e o local que vou pescar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tudo blz Robin?

 

Os amigos tem e vão ajudar muito vc  joia:::. O início é um pouco confuso mesmo doeu:: aí vai praticando e conhecendo mais os materiais e fazendo melhores opções.

No inicio de tudo a gente fica até questionando, se esses equipamentos $$$ caros não é frescura D+ e blablabla.... a "maioria" não é frescura.

 

Minhas dicas:

 

- VARA - como irá pescar tucunaré "até" 5kg opte entre 12 e 17 lbs. (Liger 14lbs)  alegre::

 

- LINHA - multifilamento boa de início, Vexter MS (daiwa samurai 40lbs)  alegre::

 

- CARRETILHA - hoje procuro carretilhas leves com freio centrífugo, Lubina GTO (New Black Widow)  alegre::

 

- ISCA - agora a coisa é feia  :gorfei: . Depende da modalidade (superfície, meia água, fundo.....) uma coisa é certa, iscas na cor osso são bem produtivas.

 

:amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tudo blz Robin?

 

Os amigos tem e vão ajudar muito vc  joia:::. O início é um pouco confuso mesmo doeu:: aí vai praticando e conhecendo mais os materiais e fazendo melhores opções.

No inicio de tudo a gente fica até questionando, se esses equipamentos $$$ caros não é frescura D+ e blablabla.... a "maioria" não é frescura.

 

Minhas dicas:

 

- VARA - como irá pescar tucunaré "até" 5kg opte entre 12 e 17 lbs. (Liger 14lbs)  alegre::

 

- LINHA - multifilamento boa de início, Vexter MS (daiwa samurai 40lbs)  alegre::

 

- CARRETILHA - hoje procuro carretilhas leves com freio centrífugo, Lubina GTO (New Black Widow)  alegre::

 

- ISCA - agora a coisa é feia  :gorfei: . Depende da modalidade (superfície, meia água, fundo.....) uma coisa é certa, iscas na cor osso são bem produtivas.

 

:amigo:

Fala Marcelo! Tudo na paz e por ai?

 

Parceiro muito obrigado pelas informações, ajudou demais nas minhas escolhas! Vou pesquisar todos esses itens que passou.. Agora já tenho a base da vara, carretilha e linha que devo optar nesse começo. Você disse sobre as libras da vara, e em relação ao tamanho? Tenho 1.71 de altura, isso influencia na escolha?

Valeu parceiroo!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Marcelo! Tudo na paz e por ai?

 

Parceiro muito obrigado pelas informações, ajudou demais nas minhas escolhas! Vou pesquisar todos esses itens que passou.. Agora já tenho a base da vara, carretilha e linha que devo optar nesse começo. Você disse sobre as libras da vara, e em relação ao tamanho? Tenho 1.71 de altura, isso influencia na escolha?

Valeu parceiroo!

Não é para mim mas eu vou responder.

 

Depende também de onde vai pescar, qual tipo de isca vai usar.

 

Por exemplo eu tenho 1,73. Para pescar com shads, iscas softs eu utilizo uma vara maior pois ela fica com a ponta para cima na hora de trabalhar a isca.

 

Trabalhando outras iscas que se utiliza a ponta da vara para cima, tenho uma vara menor pois se for uma vara muito grande, não ficara bom o trabalho.

 

Pensa comigo  eu com 1,73 utilizo varas de 6" ou até maiores para trabalhar com iscas soft.

 

Pensa se eu colocar uma vara de 7" ou 6" para trabalhar uma ZARA eu não conseguiria trabalhar ela bem por causa do meu tamanho.

 

 

Para iscas artificiais, uso varas 5,3" e 5,6" 

Para iscas soft varas 6"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não é para mim mas eu vou responder.

 

Depende também de onde vai pescar, qual tipo de isca vai usar.

 

Por exemplo eu tenho 1,73. Para pescar com shads, iscas softs eu utilizo uma vara maior pois ela fica com a ponta para cima na hora de trabalhar a isca.

 

Trabalhando outras iscas que se utiliza a ponta da vara para cima, tenho uma vara menor pois se for uma vara muito grande, não ficara bom o trabalho.

 

Pensa comigo  eu com 1,73 utilizo varas de 6" ou até maiores para trabalhar com iscas soft.

 

Pensa se eu colocar uma vara de 7" ou 6" para trabalhar uma ZARA eu não conseguiria trabalhar ela bem por causa do meu tamanho.

 

 

Para iscas artificiais, uso varas 5,3" e 5,6" 

Para iscas soft varas 6"

Fala Marco, tudo em paz?

Parceiro, esclareceu demais.. Acho que não tenho mais dúvidas em relação ao equipamento. A partir de agora vou pesquisar os modelos dos itens e em breve posto aqui as escolhas que fiz pra que vocês possam dar uma olhada.

Agradeço mais uma vez pela atenção e paciência tanto sua, quanto de todos que ajudaram aqui no tópico.

Agora só preciso ajeitar as coisas e pescar com vocês!

Ah, entrei no Canal do Pescador.. Show de bola!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Marco, tudo em paz?

Parceiro, esclareceu demais.. Acho que não tenho mais dúvidas em relação ao equipamento. A partir de agora vou pesquisar os modelos dos itens e em breve posto aqui as escolhas que fiz pra que vocês possam dar uma olhada.

Agradeço mais uma vez pela atenção e paciência tanto sua, quanto de todos que ajudaram aqui no tópico.

Agora só preciso ajeitar as coisas e pescar com vocês!

Ah, entrei no Canal do Pescador.. Show de bola!

Cara que isso, sempre que tiver dúvidas pode perguntar sem problema.

Não sou um expert mas tento ajudar

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Marcelo! Tudo na paz e por ai?

 

Parceiro muito obrigado pelas informações, ajudou demais nas minhas escolhas! Vou pesquisar todos esses itens que passou.. Agora já tenho a base da vara, carretilha e linha que devo optar nesse começo. Você disse sobre as libras da vara, e em relação ao tamanho? Tenho 1.71 de altura, isso influencia na escolha?

Valeu parceiroo!

Nosso amigo Marco Túlio mandou bem no quesito tamanho/modalidade  joia::: . Porém é algo pessoal, onde cada um tem uma opção que proporciona mais conforto... Atualmente utilizo 99% iscas de superfície (zara/stick) então aliado ao meu 1,86m dou preferência às varas de 5´3, pois trabalho hora com a ponta para cima, hora para baixo e varas mais "curtas" pegam menos na superfície da água quando trabalhamos para baixo.

 

Quanto a questão linha, te indiquei as Vexter de entrada e a Daiwa samurai TOP`(que sou fã) porém a samurai abaixo de 31mm/40lbs tem o problema "nó de vento" e pode arrebentar no lançamento  negativo::. Como sou fã dessa linha utilizo 31mm, pois é uma linha muito fina comparada a outras. Se optar pela Vexter Super Braid eu utilizava as de 19mm/20lbs e valia muito o custo benefício, agora tem a Vexter Dyneema Japonesa que é uma linha que se aproxima mais das samurai mas pelo $$$ prefiro a Daiwa

 

sono::

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nosso amigo Marco Túlio mandou bem no quesito tamanho/modalidade  joia::: . Porém é algo pessoal, onde cada um tem uma opção que proporciona mais conforto... Atualmente utilizo 99% iscas de superfície (zara/stick) então aliado ao meu 1,86m dou preferência às varas de 5´3, pois trabalho hora com a ponta para cima, hora para baixo e varas mais "curtas" pegam menos na superfície da água quando trabalhamos para baixo.

 

Quanto a questão linha, te indiquei as Vexter de entrada e a Daiwa samurai TOP`(que sou fã) porém a samurai abaixo de 31mm/40lbs tem o problema "nó de vento" e pode arrebentar no lançamento  negativo::. Como sou fã dessa linha utilizo 31mm, pois é uma linha muito fina comparada a outras. Se optar pela Vexter Super Braid eu utilizava as de 19mm/20lbs e valia muito o custo benefício, agora tem a Vexter Dyneema Japonesa que é uma linha que se aproxima mais das samurai mas pelo $$$ prefiro a Daiwa

 

sono::

Boa tarde Marcelo!

Pesquisei essa linha Vexter e ela tem um preço muito bom, vou começar com elas!

Qual marca de varas você me indicaria com um bom custo beneficio?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...