Ir para conteúdo

Metanium x Tatula Type R


FelipeCampaci

Posts Recomendados

Fala, pescadores

 

Tenho uma Tatula Type R e estou entre comprar mais uma igual ou vender a minha e comprar 2 Metaniuns.

 

Pensando em Amazônia, a Metanium vai bem com tununarés maiores? Vale a troca?

 

Alguém tem a informação de quanto cabe de multi 55 ou 60lb na Metanium?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala cara a metanium é muito mais carreta do que a Talula, porem se eu nao me engano a DC nao foi feita para linha multi, tem um post aqui no forum que fala para cada tipo de linha foi feita cada carreta, acho que vale a pena voce dar uma lida antes de comprar ou trocar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com certeza a Metanium é mais carreta e vale a troca. A Metanium está dentre as tops da Shimano, diferentemente da Tatula que ao meu ver é uma carreta intermediária da Daiwa. Portanto, não se compara as duas carretilhas, na minha opinião.

Quanto à amazônia fique tranquilo que a Metanium aguenta com folga, aliás conheço pessoas que pescam na amazônia com Aldebaran e Core.

E sobre a linha a Metanium calça mono e multi...mesmo no modelo DC é própria para os dois tipos de linha.

Agora sobre a quantidade, melhor conferir nas especificações ou esperar algum amigo do fórum que a usa na amazônia responder.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

as DC antigas não tinham regulagem para multi ... as novas não sofrem desse inconveniente ...

 

a propósito ... ele não falou que se tratava da Metanium DC ... eu acredito que a dúvida é pela normal ( XG - HG ) ...

 

a proposito² ... normalmente cabem 125 mts de multi 0,27/0,28 ... acredito que na fx dos 0,38/0,40 não vai entrar muito mais que 70 mts  ... ( essa carretilha não foi projetada para essa bitola de multi ) ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

as DC antigas não tinham regulagem para multi ... as novas não sofrem desse inconveniente ...

 

a propósito ... ele não falou que se tratava da Metanium DC ... eu acredito que a dúvida é pela normal ( XG - HG ) ...

 

a proposito² ... normalmente cabem 125 mts de multi 0,27/0,28 ... acredito que na fx dos 0,38/0,40 não vai entrar muito mais que 70 mts  ... ( essa carretilha não foi projetada para essa bitola de multi ) ...

 

Essa questão da linha que me está deixando ressabiado... Queria saber de alguém que colocou na prática para ver certinho.

 

Na realidade, ainda não pesquei açús, mas provavelmente logo irei buscá-los... Por isso a preocupação com isso.

 

Se der para usar com açus também, acaba sendo uma carretilha bem versátil além de ser uma top da shimano.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigo.

Tenho uma metanium xg. Usei em duas temporadas para os açús, não tive problemas.

Usei ela somente com hélice. E nas duas pescarias usei 70 a80 % do tempo.

Não sei quanto de linha coube, usei samurai 70 lbs e sufix 60 lbs.

A carretilhas é show. Não tenho o que reclamar.

Pode ir sem medo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu amigo Marcel Werner,velho conhecido aqui no fórum,pescava(ou ainda pesca,não tenho certeza) de Metanium no AM direto.

Já tive oportunidade de experimenta-las e são fantásticas.

 

Tatula  Type-R é muito bacana,inclusive,quando experimentei as Metanium do Marcel,havia acabado de adquirir uma e estava com ela no Bass Boat.

 

Foi fazer 2 arremessos com as Metanium,que larguei a Tatula de lado.

 

As dele,já tinham diversas pescarias com os Açús.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala, pescadores

 

Tenho uma Tatula Type R e estou entre comprar mais uma igual ou vender a minha e comprar 2 Metaniuns.

 

Pensando em Amazônia, a Metanium vai bem com tununarés maiores? Vale a troca?

 

Alguém tem a informação de quanto cabe de multi 55 ou 60lb na Metanium?

 

Fala Felipe realmente a metanium configura entre as mais top da shimano com freio muito bem acertado e internos de boa qualidade , a grande diferença entre a metanium e a tatula vai estar no peso 170 gramas das metanium contra 215 gramas da tatula , corpo em magnésio e tampas em ci4 , contra corpo em alumínio e tampa em alumínio , passando por essa diferença de materiais , teremos o fator freio aonde a metanium é centrífugo e o da tatula magforce z ( o freio da daiwa causa um arrasto bem maior) portanto em lançamentos também irá sentir diferença , .

Qual escolher ?

Essa é a pergunta de 1.000.000,00 de dólares .

Se vc já pesca de daiwa com certeza já se habituou com ela e normalmente quando pega uma shimano dá uma estranhada

Se vc já pesca de shimano e pega uma daiwa acha ela travada por conta do freio.

2 excelentes opções para a Amazônia com preços bem diferentes .

Na minha opinião se puder fazer uma ginástica financeira, levaria as 2 ok , e depois da pescaria decidiria de fato de qual se desfazer.

Se bem que com 1 par de carreta dessas está muito bem amparado , abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

comparar as duas é sem sentido, a Metanium é das TOP da Shimano e japonesa, a Tatula é média e Tailandesa se não me engano

não desmereço a qualidade da Tatula , que é uma baita carretilha , mas em comparação à Metanium , sem chances

Metanium se compara à Alphas , Zillion SV , etc

 

minha Metanium tinha 117 m de PP 30 libras  e depois 127 de YGK 8x de 45 libras

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A minha Metanium XG está com 15 pescarias de açus do rio Negro e mais de 300 dias de outros tucunarés Brasil afora.

 

Devido aos microdentes, ela seca extremamente rápido, portanto leve-a muito bem lubrificada (não aquele pingo de graxa que costumam colcoar, seja um pouco mais generoso). Não sei exatamente o motivo, mas em 3 dias a minha seca e eu preciso abrir. Acho que o calor da amazônia também ajuda a secar a graxa.

 

Quem usa várias carretilhas alternando bem não deve ter este problema, mas como eu não fico trocando tanto, acontece isto. Ao chegar da pescaria, envie para lubrificação novamente.

 

Começou a fazer o menor barulhinho de atrito, PARE! Já estraguei 2 coroas por ter continuado (propositalmente, para ver o que quebra, como, quando etc.), os pedaços dos dentes ficam no pinhão.

 

Repetindo, esta é a grande DICA: se tiver microdentes (Metanium XH, Antares HG, Zillion 9.1 etc), lubrifique generosamente antes da pescaria e novamente depois da pescaria.

 

Não é pra ter excesso de graxa, é só pra não secar durante a semana e estragar peças caras de carretilhas caras.

 

Se for a HG, não tem microdentes, pode se despreocupar.

 

A minha XG está parada por falta de peças (mas eu uso num ano o que pescadores por lazer levam 10, 20 anos). Desta vez, além dos rolamentos de arremesso originais estarem ruins (já tenho os de ceamica pra substituir), preciso de nova coroa e rolamento de suporte à torre da manivela, este esfarelou, pense aí se eu dou moleza pra esta carretilha.

 

Adquiri uma Antares HG (A Shimano só recomenda Antares pra amazônia, nenhuma outra), melhor carretilha que já usei, 3 dias de pesca e até agora está ok, mas parece que veio pouco lubrificada, já vou abrir pra ver. Única carretilha melhor que a Metanium XG.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não tem microdentes?

Tenho impressão que todos os modelos da Metanium 2013 e 2016 possuem microdentes (micro module).

 

Agora fiquei na dúvida. Achei que apenas na Metanium XG e Antares HG.

 

Só quem tem pode ajudar agora. No site da Shimano não especifica, o que leva a entender que está em todos os modelos.

 

Se for, nem com a HG se salva da lubrificação frequente. smile::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

comparar as duas é sem sentido, a Metanium é das TOP da Shimano e japonesa, a Tatula é média e Tailandesa se não me engano

não desmereço a qualidade da Tatula , que é uma baita carretilha , mas em comparação à Metanium , sem chances

Metanium se compara à Alphas , Zillion SV , etc

 

minha Metanium tinha 117 m de PP 30 libras  e depois 127 de YGK 8x de 45 libras

::tudo::  ::tudo::

 

Enfim alguém pós os pingos nos Is.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...