Ir para conteúdo

Anodos em casco de aluminio ( Qual a necessidade?)


Posts Recomendados

Olá amigos, boa noite.

 

Estou com uma embarcação de alumínio que ainda não foi para água.

 

Esta embarcação seria uma embarcação para uso no mar, é a scorpion 195 MAR da Pântanaltica.

 

Tenho dado uma olhada pela internet por saber que alumínio tambem sofre com processo de corrosões.

Como irei usar em aguas salgadas, fiquei com um grilo na cabeça.

 

É necessario se usar um anodo de sacrificio instalado tambem no casco da embarcação, como temos nos motores de popa???

 

Encontrei um site que fala a respeito, mostrando a construção de um veleiro em aluminio, e a instalação destes anodos tambem no caso.

Muita pouca coisa encontrei a respeito.

Segue link que achei falando a respeito para quem interessar.

http://bepaluhe.blogspot.com.br/2012/07/prevenindo-eletrolise.html

 

Gostaria da opnião dos colegas que possuem embarcação de aluminio e ultilizam a mesma em aguas salgadas....

 

Já tiveram problemas quanto a isso??

Oque fazer para evitar a corrosão do aluminio???

 

Grande abraço a todos.

Rodrigo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ainda nao visitei a pagina indicada mas vamos la...

Aluminio sofre sim corrosao, mesmo longe da agua. Para quem vai usar no mar a indicacao eh a lavagem frequente ou ate diaria da embaracacao com agua doce. O que vai evitar cristais de sal grudados em vaos frestas cantos etc.

Evitar pq imunizar eh impossivel.

O anodo sozinhi vai sim ajudar mas se tiver algum tipo de corrente eletrica passando ajudaria mais ainda. De qqr forma o anodo funciona na agua, e a corrosao maior nesse seu caso eh qdo estiver parado com o sal seco nos cantos. Em barcos com grande area ou energia aterrada no casco omprocesso de corrosao eh super acelerado portanto o anodo eh absolutamente necessario.

Ql sera o uso do barco?

Lembrando q a fibra nao eh imune ao sal nem a agua, um barco de fibra que esta na maresia td ano precisa de manutencao e a cada 5 ou 10 anos tem quenser laminado novamente dependendo do uso e material e protecao existente.

Outra forma de ajudar o casco, eh limpa lo ao nivel extremo pintar em algumas camadas internamente emexternamente e passar verniz... Ajuda bem mas ainda nao vai evitar a necessidade da lavagem constante

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ainda nao visitei a pagina indicada mas vamos la...

Aluminio sofre sim corrosao, mesmo longe da agua. Para quem vai usar no mar a indicacao eh a lavagem frequente ou ate diaria da embaracacao com agua doce. O que vai evitar cristais de sal grudados em vaos frestas cantos etc.

Evitar pq imunizar eh impossivel.

O anodo sozinhi vai sim ajudar mas se tiver algum tipo de corrente eletrica passando ajudaria mais ainda. De qqr forma o anodo funciona na agua, e a corrosao maior nesse seu caso eh qdo estiver parado com o sal seco nos cantos. Em barcos com grande area ou energia aterrada no casco omprocesso de corrosao eh super acelerado portanto o anodo eh absolutamente necessario.

Ql sera o uso do barco?

Lembrando q a fibra nao eh imune ao sal nem a agua, um barco de fibra que esta na maresia td ano precisa de manutencao e a cada 5 ou 10 anos tem quenser laminado novamente dependendo do uso e material e protecao existente.

Outra forma de ajudar o casco, eh limpa lo ao nivel extremo pintar em algumas camadas internamente emexternamente e passar verniz... Ajuda bem mas ainda nao vai evitar a necessidade da lavagem constante

 

Olá amigo.

Bom, o barco seria para pesca e passeios.

Quando citou que ajudaria uma corrente elétrica passando, me lembrei de ter visto um equipamento eletrônico no mercado livre para carros e motos a muito tempo atras.

Me parece que ligado a bateria ajuda a evitar a proliferação do ferrugem.

Dei uma pesquisada e achei-o novamente, se referia a algo parecido??

 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-710411464-anti-ferrugem-automotivo-proteco-contra-oxidaco-do-ferro-_JM

 

Achei bem interessante a proposta do produto, acho que vou adquirir um para meu veiculo terrestre kkkk....

Fiz perguntas ao vendedor, dependendo, acho que seria uma boa solução para o problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Antes de gastar com esse aparelho, eu recomendaria NÃO usar o casco como aterramento. Use fios para isso.

A transmissão de corrente acelera a deterioração.

 

Ademais, talvez esse aparelho não seja tão eficiente em um barco, posto que o carro tem estrutura de aço e é isolado pelos pneus. O casco do barco é de alimínio, e a diferença de carga dos metais empregados pode alterar a eficácia do produto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Antes de gastar com esse aparelho, eu recomendaria NÃO usar o casco como aterramento. Use fios para isso.

A transmissão de corrente acelera a deterioração.

 

Ademais, talvez esse aparelho não seja tão eficiente em um barco, posto que o carro tem estrutura de aço e é isolado pelos pneus. O casco do barco é de alimínio, e a diferença de carga dos metais empregados pode alterar a eficácia do produto.

 

Blz Rodrigo?

 

Como assim usar fios? não entendi muito bem, a parte de não usar o casco blz, deveria colocar um fio diretamente em contato com a aqua? seria isso??

 

Também fiquei na dúvida quanto a funcionabilidade do aparelho com o alumínio.

 

O vendedor ficou de se informar da eficiência do aparelho com o engenheiro responsável, no entanto o dia foi meio corrido e não deu para entrar em contato no horário que ele me pediu.

Vou ver se consigo me informar com ele amanhã.

 

Mais acho que a possibilidade poderá ser mínima de funcionar na embarcação, acho que o mais provável será uma proteção com tinta na parte desprotegida e uma boa lavada após ser usado em aguas salgadas...

 

vamos ver.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Muitos ligam o Negativo da bateria no casco,  igual se faz nos carros.

Não faça isso.

Ligue toda a parte elétrica diretamente nos polos da bateria.

 

Ok Rodrigo Yamaki, obrigado pela dica.

Conversando com o fabricante do produto o mesmo passou que o produto pode sim ser usado em aluminio com bom resultado.

Falou que caso foce efetuado a compra teria que passar algumas questões sobre o aterramento, talvez o mesmo me passe esta informação tambem, ou talvez não, mas como já me passou esta orientação, vou estar fazendo da forma que me passou.

 

Fiz a colocação de que pretenderia proteger tambem a carreta, e para minha surpresa e para quem possa interessar tambem, o produto pode proteger tamto o barco, carreta e motor juntos, tendo assim que obedecer um sistema de ligação o qual será passado posteriormente.

 

Achei o sistema bem interessante e vou estar adguirindo para testar, já que ao meu ver seria a melhor opção para proteção, ja que a carreta tambem terá contato com a  agua salgada, e a mesma não possui proteção calvanica ou algo do tipo.

 

Obrigado pela ajuta amigos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok Rodrigo Yamaki, obrigado pela dica.

Conversando com o fabricante do produto o mesmo passou que o produto pode sim ser usado em aluminio com bom resultado.

Falou que caso foce efetuado a compra teria que passar algumas questões sobre o aterramento, talvez o mesmo me passe esta informação tambem, ou talvez não, mas como já me passou esta orientação, vou estar fazendo da forma que me passou.

 

Fiz a colocação de que pretenderia proteger tambem a carreta, e para minha surpresa e para quem possa interessar tambem, o produto pode proteger tamto o barco, carreta e motor juntos, tendo assim que obedecer um sistema de ligação o qual será passado posteriormente.

 

Achei o sistema bem interessante e vou estar adguirindo para testar, já que ao meu ver seria a melhor opção para proteção, ja que a carreta tambem terá contato com a  agua salgada, e a mesma não possui proteção calvanica ou algo do tipo.

 

Obrigado pela ajuta amigos.

 

Rodrigo,

 

não perca seu tempo em fazer um reboque de ferro para entrar na água salgada, em 5 ou 6 anos, ele está destruído. a não ser que você faça todo em inox, o que vai custar uma bela grana, ele não terá resistência contra a corrosão.

melhor opção: faça o chassis todo em madeira de lei, os eixos e parafusos em inox (use barra roscada que custa mais barato do que o parafuso) e somente os feixes de mola de aço.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...