Ir para conteúdo

Posts Recomendados

Boa tarde pescadores, venho aqui pedir a ajuda de vocês que amam o melhor esporte do mundo: A Pesca.

Como a maioria aqui sabe, a pesca predatória no médio e alto Rio Negro(Barcelos e SIRN) anda de vento em popa. Muitos geleiros estão fazendo a festa aproveitando o não pagamento do seguro defeso e a falta de fiscalização. Já matam bastante com os dois, imaginem sem eles.

Venho aqui tentar ajudar de alguma forma distribuindo algumas informações sobre o que escutei em Barcelos dos operadores de turismo.

A Abot que é a associação desses operadores está lutando, com todas suas forças, para que o estado do Amazonas proíba, no máximo tempo permitido por lei, 5 anos, a pesca predatória do tucunaré na região do Rio Negro. Não podemos deixar que essa luta seja somente deles. São 20 mil turistas que visitam a região e aproveitam dos produtos que nossa Amazônia oferece. Temos que defender nosso patrimônio.

A Abot já conseguiu várias reuniões com algumas pessoas com cargos importantes em secretárias e orgãos do governo e estão pela primeira vez otimistas, mas me pediram para vir aqui pedir ajuda de todos os frequentadores do fórum para pressionar essas instituições para aprovar a lei de proibição.

O futuro da Amazônia pode estar em nossas mãos e não nos custa nada tentar protegê-lo.

Abaixo alguns e-mails de pessoas que podem ajudar a proteger esse futuro:

- José Leland Barroso - Diretor de Fiscalização do IBAMA-AM: lelandbarroso@gmail.com

- Hamilton Nobre Casara - Superintendente do IBAMA-AM : hamiltoncasara@yahoo.com.br

- Geraldo Bernardino - Secretario Executivo de Pesca e Aquicultura do Estado AM: gbsecpesca@ig.com.br

- Antônio Ademir Stroski - Secretario de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Estado AM:gabinete@sds.am.gov.br

- Ana Eunice Aleixo - Diretora Presidente do IPAAM: gabinete@ipaam.am.gov.br

- Rodrigo Serafini - Gerência de Fiscalização do IPAAM: rotaserafini@hotmail.com

- Oreni Campêlo Braga- Diretora Presidente da Amazonastur: amazonastur.drf@gmail.com

Canais de denúncia:

IPAAM – Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas

Telefones: (92) 2123-6700, 2123-6715, 2123-6755

e-mails: imprensaipaam@gmail.com / ipaam@ipaam.am.gov.br

Linha Verde: 0800-2808283 / (92) 3236-3200

IBAMA:

Linha Verde: 0800-61-8080

e-mail:linhaverde.sede@ibama.gov.br

Policia Ambiental do Amazonas:

Telefones: (92) 3239-2431 / (92) 3239-2038 / (92) 8817-4749 / (92) 8173-7320

E-mail: batalhaopmambiental_am@hotmail.com

Mandem e-mail para essas pessoas e digam o quanto é mais valioso o peixe vivo do que morto. Juntos somos mais fortes e podemos fazer diferença.

Obrigado a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Luiz,

 

A sugestão é bastante válida, não apenas para a mobilização das pessoas "do bem", mas para que também seja visível o interesse e consciência dos pescadores esportivos dentro desse ciclo turístico na região ! Estamos possivelmente falando do maior e melhor local para a reprodução e crescimento dos tucunarés açus (dentre outros) ! Oxigenação, ph, fartura de cardumes e tudo que se pode esperar para o desenvolvimento (lento) da espécie no crescimento até dois dígitos !

Pouco precisa ser escrito aqui no FTB que já não seja de conhecimento geral ! Permitir a comercialização profissional desses exemplares é muito pior que um "tiro no próprio pé" ! O que impressiona, é que isso se tornou "voz corrente" (inclusive perante os que praticam essas ações) e ABSOLUTAMENTE NADA acontece no sentido inverso da prática (pelo menos de forma visível e divulgada). Claro que existem as autoridades responsáveis (algumas inclusive pessoas de bem), mas acima delas e de todos, a mola mestra do comércio e lucro supera todos esses esforços ! Mas precisa ser da forma que você sugeriu ! Trazer a público nosso descontentamento e fazer disso um voto de crença de que pode e deve melhorar num futuro próximo ! Quantos mais se engajarem nisso, mais rápido será a mudança comportamental das pessoas !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Apenas uma sugestão.

Algum advogado ou alguém que escreve bem poderia fazer um texto sobre esse assunto e divulgar aqui.
Assim o pessoal apenas tem o trabalho de copiar e colar o texto e enviar para os e-mails informados. Certamente aumentaria o número de e-mails enviados e a causa ganharia mais atenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Apenas uma sugestão.

Algum advogado ou alguém que escreve bem poderia fazer um texto sobre esse assunto e divulgar aqui.

Assim o pessoal apenas tem o trabalho de copiar e colar o texto e enviar para os e-mails informados. Certamente aumentaria o número de e-mails enviados e a causa ganharia mais atenção.

 

Boas tardes Pescadores...

Indo na direção do amigo Leonardo, poderíamos fazer isso em forma de abaixo-assinado, ou seja, algum advogado redigiria um texto bacana e todos os interessados no FTB poderiam assinar e aí sim, enviaríamos o abaixo-assinado para os emails informados em nome do fórum todo... Acho que teria mais peso, pois acredito que no 2º email que recebessem com o mesmo conteúdo já não leriam mais nada, deletando tudo...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Podemos fazer um abaixo assinado sim como o Silvio sugeriu. Pra isso precisaremos da ajuda dos coordenadores do site, porque não sei como fazê-lo virtualmente.
E-mails iguais também não adiantariam nada. Cada um tem um tipo de argumento e por isso que eu não citei nenhum exemplo aqui, somente falei que o peixe vivo é mais valioso do que morto. Não precisa ser um texto muito bem elaborado pois esses gestores sabem de tudo que estamos falando, as vezes até melhor, mas nunca vão agir se a população não reclamar e ficar em cima. 

Vou lhes dizer alguns dos meus argumentos que usei nos e-mails mandados pra esses órgãos pra servir de exemplo pra aqueles que quiserem mandar também:

- se a pesca predatória não for proibida, o tucunaré açú irá acabar e com isso o turismo da pesca na região médio/alto Rio Negro;
- desemprego(até dos geleiros) e diminuição da renda de muitas famílias dependentes do turismo(cerca de 10 mil pessoas são beneficiadas direta ou indiretamente na região gerando uma renda anual de aproximadamente 25 milhões de reais);
- diminuição na renda do estado com os impostos gerados pelo turismo;
- a pesca predatória do tucunaré só beneficia alguns poucos atravessadores e gera uma renda insignificante para a região(o geleiro vende o kg do tucunaré a apenas R$ 3,00 no máximo, uns no desespero vendem a R$ 1,00 enquanto os atravessadores vendem a 17,18 e até a 25 reais para a classe alta de Manaus);
- o tucunaré açú de 2 dígitos só existe em alguns países e em poucas regiões amazônicas, e a região médio/alto Rio Negro é a única que consegue suportar uma quantidade elevada de turistas(cerca de 20mil/ano) com seus inúmeros afluentes e lagos;
- se a lei for concebida, o estoque de peixe irá aumentar e com isso aumentará a quantidade de turistas, empregos e renda da região;
- tem que proibir antes que seja tarde. Não podemos deixar a Amazônia virar um Pantanal;
- maior fiscalização, palestras e cursos para conscientização das pessoas locais;
- tentar produzir tucunaré açú em cativeiro pra vender e gerar mais empregos e renda para a população;
- eu quero continuar a pegar tucunaré açú de 2 dígitos todo ano. E quero que meu filho, que ainda não tenho mas terei, pegue também.

Para que tudo isso seja feito é preciso $$$. E bastante. Aquela taxa que era cobrada dos pescadores no passado era pra financiar isso, mas ela era administrada pelo poder público. Daí nem preciso falar o que aconteceu com ela. 

O município de Barcelos e o estado do Amazonas estão com o prefeito e governador cassados. Política não existe mais por lá. Tudo está abandonado, mas esse ano tem eleição de prefeito e se existir a lei ele será obrigado a cumprir porque muita gente estará pressionando.

Mas acho que a responsabilidade tem que partir também da iniciativa privada. Minha sugestão dada aos operadores é, se a lei for aprovada, de voltar a cobrar a taxa(não abusiva claro) com a supervisão e gestão da associação e com a divulgação pública mensal dos lucros e das suas ações(principalmente fiscalização).

Nos financiamos, a associação e o município fazem valer a lei. Acho que é por aí.

A minha idéia pode ser um pouco lunática, mas não consigo enxergar outro caminho a não ser esse ou semelhante. Espero que muitos se simpatizem com a causa. Somente alguns, infelizmente não farão diferença. 

Abraço a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou dentro e com a Equipe de Pesca Jaburu, mais 40 participantes. como faz?

Muito obrigado Adalberto. Estou preparando um abaixo assinado pela internet e vou divulga-lo aqui no fórum para colher assinaturas e lhe encaminho também por MP. Peço a gentileza de passar para os outros participantes e que eles também passem para outros. Muito obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos lá ...

 

Recentemente, o Ministério Público Federal lançou a campanha "10 Medidas contra a corrupção". Vide 'Tio' google.

 

Interessante a coleta das assinaturas ... um cara do MPF ia, às vezes levando até os filhos, para um local movimentado, tipo rodoviária, abordava as pessoas, explicava e pedia a assinatura para um Projeto de Lei de Iniciativa Popular. O número de assinaturas necessárias já foi atingido (acima de 1.600.000) ...

 

E daí, me perguntam ...

 

Sim ...

 

Pq não algo similar? Uma coleta de assinaturas para um Projeto de Lei Iniciativa Popular de uma Lei da Pesca Esportiva ... em níveis Federal, Estadual/Distrital e Municipal ...

 

É muita assinatura e muito esforço ...

 

E aí?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...