Ir para conteúdo

Protetor de hélices


Posts Recomendados

Peri, o sistema é util sim , muito usado no exterior.  Mas lembre-se que vai perder  velocidade devido ao arrasto formado alem de aumentar o consumo.  Mas tem que ser muito bem feito e com material bem rígido, se por um acaso ele amassar numa colisão e pegar na helice os efeitos podem ate ser piores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu amigo acho que é mais barato comprar um hélice novo e deixar no barco

 

Motivos:

 

1) esse monstrengo vai custar bem caro se for bem feito

 

2) se for bem feito vai ser forte mas vai dar um baita arrasto

 

3) para instalar vc tem que furar todo o motor (o que reduz a resistência dessas partes)

 

4) na hora de vender eu acho que o comprar vai entender que vc fazia "motocross" com o coitadinho do seu motor 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu amigo acho que é mais barato comprar um hélice novo e deixar no barco

 

Motivos:

 

1) esse monstrengo vai custar bem caro se for bem feito

 

2) se for bem feito vai ser forte mas vai dar um baita arrasto

 

3) para instalar vc tem que furar todo o motor (o que reduz a resistência dessas partes)

 

4) na hora de vender eu acho que o comprar vai entender que vc fazia "motocross" com o coitadinho do seu motor 

2X

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso eh bastante usado nos usa, aki ja li a respeito, o que falaram acima eh uma realidade mas se nao tiver outro jeito e tiver q passar eh uma opcao... Isso tb eh usado por mergulhadores, pois assim protege qdo entram em areas de mergulho de atingirem uma pessoa e matarem por fatiamento mas mata pela pancada ehehehe enfim, bom mesmo eh evitar essas areas... La fora uma rabeta vc troca facil e com pouco dinheiro, aki custa qse ou mais qmum motor inteiro....

Outro detalhe eh q la nos states eh bem comum frandes rios de cascalho q sao rasos com agua abaixo do joelho por muitos kilometros e ai fica quase impossivel navegar sem isso...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso eh bastante usado nos usa, aki ja li a respeito, o que falaram acima eh uma realidade mas se nao tiver outro jeito e tiver q passar eh uma opcao... Isso tb eh usado por mergulhadores, pois assim protege qdo entram em areas de mergulho de atingirem uma pessoa e matarem por fatiamento mas mata pela pancada ehehehe enfim, bom mesmo eh evitar essas areas... La fora uma rabeta vc troca facil e com pouco dinheiro, aki custa qse ou mais qmum motor inteiro....

Outro detalhe eh q la nos states eh bem comum frandes rios de cascalho q sao rasos com agua abaixo do joelho por muitos kilometros e ai fica quase impossivel navegar sem isso...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelas respostas. oque realmente me preocupa são os furos não por questão de venda e sim pela questão do dano ao motor por fragilizar. quanto a perda de desempenho não me preocupo tanto pois nos locais onde vou utilizar com este equipamento não pretendo estar a tanta velocidade e não são distancias tão longas. e quando utilizar em locais sem estes riscos irei retirar o equipamento

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelas respostas. oque realmente me preocupa são os furos não por questão de venda e sim pela questão do dano ao motor por fragilizar. quanto a perda de desempenho não me preocupo tanto pois nos locais onde vou utilizar com este equipamento não pretendo estar a tanta velocidade e não são distancias tão longas. e quando utilizar em locais sem estes riscos irei retirar o equipamento

 

Então manda ver rapaz e posta o resultado de uso depois  legal::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

amigo no rio em q pesco quando da uma baxada vc nao navega sem o protetor pois fica bem raso nas corredeiras !

 aqui o pessoal faz uns protetor do helice q nao precisa furar a rabeta nao faz ele de prender em cima da placa anti cavitacao e passa uma chama na traseira da bota ate no leme depois solda duas chapas na lateral  pra proteger o helice vc tira quando quiser com um parafuso so e te garanto protege o helice 100 % pois ja usei muito e te aconselho usar pq pacada no helice e caso serio viu pq a chance de danificar piao coroa e cardan e enorme viu ! principalmente se vc usar helice original pois a mesma nao quebra facio como as paralelas e o impacto e forte nessas peças q sitei acima ok melhor fazer uma protecao anda mais devagar pq ter q fica comprando helice direto e estourando o leme do motor kkk vo acha uma foto dessas protecao e mando aqui no post ok

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

amigo no rio em q pesco quando da uma baxada vc nao navega sem o protetor pois fica bem raso nas corredeiras !

 aqui o pessoal faz uns protetor do helice q nao precisa furar a rabeta nao faz ele de prender em cima da placa anti cavitacao e passa uma chama na traseira da bota ate no leme depois solda duas chapas na lateral  pra proteger o helice vc tira quando quiser com um parafuso so e te garanto protege o helice 100 % pois ja usei muito e te aconselho usar pq pacada no helice e caso serio viu pq a chance de danificar piao coroa e cardan e enorme viu ! principalmente se vc usar helice original pois a mesma nao quebra facio como as paralelas e o impacto e forte nessas peças q sitei acima ok melhor fazer uma protecao anda mais devagar pq ter q fica comprando helice direto e estourando o leme do motor kkk vo acha uma foto dessas protecao e mando aqui no post ok

Olá Ricardo 

 

Tira uma foto e manda para o pessoal ver esse trem doido que vc descreve, eu nunca vi um desses, fiquei curioso 

 

cordiais saudações 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tudo bom galera, a respeito de proteção, normalmente pega apenas embaixo, e pra não dar tanto arrasto eu uso essa proteção aqui que o fabricante do meu barco fez pra mim, todo de inox feito sob medida pro meu Sea Pro, não foi barato, mas valeu a pena e ja me livrou de alguns dentes na rabeta hehe

 

ele é quase afiado na ponta, aí corta bem a água, não gera quase nada de arrasto, e é fixado apenas com 2 parafusos de inox

 

bj95pj.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ah, só pra dar uma dica pessoal, cuidem com as proteções que vocês usam, se ele ficar muito grosso ali na quilha, quando em aceleração, ele abre a água e dificulta a entrada de água pra refrigerar o motor.... e não refrigerando vcs sabem oque acontece né ?

 

se liguem no tipo de proteçao, melhor perder uma hélice do que fundir o motor !

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse trabalho ficou bom, mas não protege a hélice. 

Se pegar em algum obstáculo vai entortar a pá.

 

 

Acho que é isso :

http://www.basspro.com/Macs-Troll-Prop-Saver/product/20944/

 

 

sim, se pegar na hélice já era hehe

 

mas no rio que navego, tem bastante pedra, mas é na maior parte apenas lages, então só pega na rabeta mesmo ... .. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguém usa? Alguém não recomenda o uso porque?

 

Acredito que o pessoal já falou tudo, mas vamos lá:

 

Protetor de rabeta (vide foto acima), para locais com fundo plano.

Protetor de hélice (vide link acima), para locais com fundo irregular (sejam pedras, paus, etc...) e locais com suspeita de mergulhadores (se tiver certeza, deve ser evitado obviamente).

 

Ambos reduzem o desempenho (e por consequência autonomia), porém protegem tanto o seu patrimônio como seu lazer e podem te economizar uma boa quantia e dor de cabeça, no caso de atingir algo submerso.

 

Só para lembrar (acho que todos já estão "carecas" de saber), a velocidade deve ser reduzida em locais assim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem um cara de Ilha solteira que faz, realmente nao e barato.

Veja o Anuncio

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-751609297-protetor-de-helice-motor-de-popa-barco-pesca-isca-anzol-faca-_JM

 

poisé, caríssimo mesmo

 

o gente boa que fez pra mim normalmente cobra R$ 500,00

 

mas como desde criança vou lá encomodar ele na oficina ele me fez por um pouco menos. . .. 

 

mas realmente é 1 dia de serviço pro soldador dele, mas fica caprixado e bem acabado .. . 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

amigo no rio em q pesco quando da uma baxada vc nao navega sem o protetor pois fica bem raso nas corredeiras !

 aqui o pessoal faz uns protetor do helice q nao precisa furar a rabeta nao faz ele de prender em cima da placa anti cavitacao e passa uma chama na traseira da bota ate no leme depois solda duas chapas na lateral  pra proteger o helice vc tira quando quiser com um parafuso so e te garanto protege o helice 100 % pois ja usei muito e te aconselho usar pq pacada no helice e caso serio viu pq a chance de danificar piao coroa e cardan e enorme viu ! principalmente se vc usar helice original pois a mesma nao quebra facio como as paralelas e o impacto e forte nessas peças q sitei acima ok melhor fazer uma protecao anda mais devagar pq ter q fica comprando helice direto e estourando o leme do motor kkk vo acha uma foto dessas protecao e mando aqui no post ok

 

 

Se conseguir mandar uma foto desse modelo ai... e contato de quem faz. Sou de Umuarama. dependendo ate compensa pegar ai em cianorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

GUTO  =  lembra o linke  do protetor  q te mandei =  http://produto.merca...-anzol-faca-JM                  P/ TODOS VEREM TEM AI EM CIMA TAMBEM NO TOPICO ///     oq vç axa guto  fazer de alumínio  =  vai jambrar ????   e aguenta o pega na hora do vamo ve ????  arrasto sempre vai ter seja muito ou pouco=  já sabemos  né ??/    ou vai ter q ser de inox = ai mais arrasto e peso ok 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

astra amigão to pençando se vier a seca braba q deu aqui ano passado  mano ????????????    ai  ñ navega nem c/ o protetor  e nem sem  ???   to pençando  em fazer de alumínio  pelo peso  mas vamos esperar a palavra  do pirata dos rios né  kkkkk  e ai gutao  ??????????????

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • 5 meses depois...

Turma, esse tema merece ser bem discutido, e já que há mais de uma alternativa disponível para obter-se a proteção da rabeta do motor, ofereço a que uso: mando soldar uma aleta na parte final da quilha, uma espécie de barbatana de tubarão, confeccionada com uma chapa de alumínio de 5 ou 6 mm de espessura, capaz de aguentar bem o solavanco que ergue a popa quando da topada numa pedra ou tronco. É bem simples e barato de fazer: basta um pedaço de chapa da liga naval 5052 com comprimento em torno de 1 metro e largura na medida do fundo do barco (quilha) ao final da rabeta do motor, cortada na forma triangular (pode ter a face inferior suavizada).  Solde na quilha de modo que a extremidade mais larga fique rente à popa, alinhada com a canela da rabeta. Em casos excepcionais, pode ter o hélice amassado, mas a rabeta é preservada. 

Se alguém quiser aderir, bem-vindo.  

Gilbertinho   

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...