Ir para conteúdo

Cichla Vazzoleri, uma questão para os entendidos


Carlos Dini

Posts Recomendados

Eu discordo um pouco da discriminação geografica dos biologos em relação ao C. vazzoleri, eu acho que na bacia do Trombetas, e no alto Uatuma(acima da cachoeira da Morena-acima da barrgaem de Balbina), realmente são a mesma especie. Já colocar que no resto da bacia do Uatuma tb o são, acho erro, acredito que no medio e baixo uatuma seja da especie C. Temensis, vide fotos de amigos que já pegararam peixes de quase 10kgs e são identicos ao temensis do negro e diferentes dos vazzoleris do Trombetas


Por sinal a foz do Rio Preto do Eva e Rio Urubu são colados na foz do Uatuma e são habitados pelos temensis, pela logica muito mais facil de ser colonizadas pela mesma especie. Acho que se mais pesquisas forem feitas, vão ver que o Uatuma tem 2 especies, uma no alto Uatuma(vazzoleri) e no baixo (temensis).


Na minha opinião o C. Temensis esta na bacia do Ri negro, Orinoco, Branco, região da margem esquerda do madeira(Autazes, Mutuca, madeirinha, Juma, igapo açu, matupiri), Rio Preto do Eva, Rio urubu, baixo e medio Rio Uatuma.


-o C vazzoleri esta na bacia do Trombetas e no alto Rio uatuma(acima da cachoeira da morena), separador natural da especie.


 


C vazzoleri Balbina


1235526_1699614440327451_704767246953627


C vazzoleri -bacia Trombetas-foto do amigo Werner


25013326414_94ffeb74bb_b.jpg


 


C vazzoleri do amigo Ramon Paz pego no medio Uatuma= ao C temensis- Eu tenho certeza que é o C. temensis


390419_320494351308416_2068823112_n.jpg?


C. temensis Rio Negro


12376028_1661940017428227_77340561489605


 


 


Deixo a duvida no ar, para os biologos???


 


Abs


 


Dini


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dini,

Você está certo em relação à distribuição dos peixes. O único erro é que esse peixe do Ramon não é Vazzoleri. É Temensis sem dúvida.

O Temensis é o único que tem a mancha opercular tipo um mapa. As outras espécies terão pontos circulares ou amorfos com esse brilho ao redor. Algumas nem terão.

As três barras muito bem definidas também não deixam dúvidas de que é Temensis.

Os outros 2 de cima são Vazzoleri, têm manchas operculares circulares e amorfas, três listras com contornos brilhantes e margens bem distorcidas.

A principal característica do Vazzoleri para diferenciar do Pinima e Thyrorus é a separação da parte superior das barras, formando quase um ocelo.

No começo é bem difícil, mas quando vier a Manaus, me avise. A gente senta no bar e aprende rapidinho. Kkkk

Obs. Não sou biólogo, mas tenho estudado e treinado tanto o olho que já diferencio várias espécies de tucunaré, e olha que esse trio Vazzoleri, Pinima e Thyrorus tá longe de ser o mais difícil.

Obs2. só mesmo os tarados por tucunaré e caçadores de recordes pra ficar ligados nessas coisas. Kkkkk o formato da mancha... Kkkkk

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dini,

Você está certo em relação à distribuição dos peixes. O único erro é que esse peixe do Ramon não é Vazzoleri. É Temensis sem dúvida.

O Temensis é o único que tem a mancha opercular tipo um mapa. As outras espécies terão pontos circulares ou amorfos com esse brilho ao redor. Algumas nem terão.

As três barras muito bem definidas também não deixam dúvidas de que é Temensis.

Os outros 2 de cima são Vazzoleri, têm manchas operculares circulares e amorfas, três listras com contornos brilhantes e margens bem distorcidas.

A principal característica do Vazzoleri para diferenciar do Pinima e Thyrorus é a separação da parte superior das barras, formando quase um ocelo.

No começo é bem difícil, mas quando vier a Manaus, me avise. A gente senta no bar e aprende rapidinho. Kkkk

Obs. Não sou biólogo, mas tenho estudado e treinado tanto o olho que já diferencio várias espécies de tucunaré, e olha que esse trio Vazzoleri, Pinima e Thyrorus tá longe de ser o mais difícil.

Obs2. só mesmo os tarados por tucunaré e caçadores de recordes pra ficar ligados nessas coisas. Kkkkk o formato da mancha... Kkkkk

Abraço.

Mas se voce ver na descrição dos livros, é relatado como C vazzoleri na bacia do Uatuma e a ausencia do temensis na mesma

Eu tb não tenho duvida que o peixe do Ramon é um temensis, por isso criei a enquete.

Acho que ainda tem muito a ser estudado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite..

Para os mais entendidos poderiam fazer um tutorial sobre cada especie.. localizao e fotos..

Iria ajudar muitos os iniciantes como eu..

Abracos

 

Já trabalhando nisso há um tempo, Hugo. Um dia eu termino. :gorfei:

 

Concordo, sempre achei que o peixe abaixo da Cachoeira da Morena e o Temensis.

 

Alguns pegos no Uatumã:

 

 

Tudo Temensis, Sérgio! ::tudo::  E bem bonitos por sinal! Parabéns!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já trabalhando nisso há um tempo, Hugo. Um dia eu termino. :gorfei:

 

 

Tudo Temensis, Sérgio! ::tudo::  E bem bonitos por sinal! Parabéns!

 

 

Puts, Marcel.....Junta com o Dini aí e faça esse tópico.

Aproveitem e informe que o Temensis dá nestes locais.

 

Façam q eu prego ele no fórum. Será um super tópico.  ::tudo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esta bem observado Dini , Uatuma e semelhante ao Trombetas.

Acima da cachoeira porteira e Thyrorus a baixo Vazzoreli

Provavelmente onde e a barragem de Balbina era tbm uma cachoeira divisoria natural , acima Vazzoreli a Baixo Açu ( temensis) outra bacia que tem o Vazzoreli e o do Rio Hnamunda .

Teles Pires por exemplo ate 7 quedas e o Miriane , acima e a mesma especie do Xingu .

Estou a frente de um projeto Chamado Tucunares do Brasil que estamos produzindo na Fish Tv que ira gerar Livro , dvd e programas no canal de todas as especies de tucunares descritas no Brasil , para os amantes sera uma verdadeira Biblia .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...