Ir para conteúdo

Equipamento para o Rio Uatumã


Pedro Silva

Posts Recomendados

Olá amigos pescadores!!! 

Estou projetando uma empreitada para o Rio Uatumã, para quem sabe conseguir realizar o meu sonho de fisgar e soltar um Tucunaré Açu. 

Através de um colega, consegui as dicas e contatos, mas ai me dei conta que não tenho o equipamento adequado  doeu:: . 

Só possuo uma vara 5'3", ação média rápida, cast 8-20 gramas feita de carbono IM6; uma carretilha Brisa GTO 8000 da Marine Sports e algumas iscas artificiais (nenhuma hélice grande). 

Então venho humildemente pedir ajuda aos amigos mais experientes, através da pergunta abaixo: 

Qual a lista de equipamentos, roupas e bugigangas deve-se levar para uma pescaria com isca artificial na Amazônia, mais especificamente no Rio Uatumã? 

Estou pensando em adquirir uma das seguintes carretilhas: 
-Shimano Scorpion 1500 XT (usada); 
-Shimano Curado 200 HG (usada); 
-Abu Garcia Revo 3 STX (usada); 
-Daiwa Zillion Type R 7:3 (usada); 
-Quantum EXO HPT 100 (nova); 
-Daiwa Tatula Type R 8:3 (nova); 

-PHOTON (Liger tunada pela Cheddid);
-Marine Sports Venator (nova). 

Aceito sugestões de libragens e ação de varas, modelos de carretilhas, linhas, iscas, quais roupas para se usar naquele calor infernal, etc... Ou seja, aceito qualquer opinião, sugestão, indicação, crítica ou presentes seila:: .

Obs: Caso já tenha um tópico sobre os equipamentos, por favor me indiquem o link. 

Desde já agradeço a colaboração dos colegas!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Pedro.

Tudo vai depender do valor a ser investido.

 

Se vc pensa em levar helices também precisa de material adequado.

Eu já fui uma vez pra lá e acho que 2 conjuntos com Venator atende muito bem. Aí vc tem que optar pela vara.

 

As iscas encareceram bem, ou melhor, nosso dinheiro é que não vale mais nada.

Rip holler estão bem caras.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado Rodrigo. 

 

Eu havia pensado nesse conjunto com a venator mesmo, só estou pensando na libragem da vara ideal para o local, já que é muito raro capturar um Açu de 20 lbs ou mais;

 

Será que uma vara de 25 lbs, para peixes na faixa dos 5 kg, não perde muito a esportividade???

 

Quanto as iscas, eu também não sei o tamanho ideal, hélice de 11, 14, 16 ou 17 cm??? 
 

Referente ao vestuário, eu vi um check list (se não me engano foi o Fabrício que postou há uns anos atrás) que pode me ajudar. Mas irei confirmar com o dono da pousada para saber o que o pessoal normalmente utiliza por lá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom eu  ouvi algumas pessoas dizerem que levam varas boas de 17lbs, se começar a bater os gigantes eles substituiriam pelas de 25lbs.

 

Eu acho que 2 conjuntos com 17lbs e vara de 25 na sobra, você vai conseguir fazer tudo.

Obrigado pela dica Marco.

 

Acho que irei levar minha vara de 17 lbs então, só estou pensando em mandar minha "Brisinha" para o Cheddid dar uma tunada e adquirir uma outra carreta melhor (estou pensando na Venator SE) e uma vara de 25 lbs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu fui para aquela região ano passado... os maiores que saíram não passaram de 8kg. Apesar que alguns que cortaram provavelmente passariam dessa marca...

 

Minha experiencia foi: 17, 20 e 25lbs. As de 25lbs usei pra hélices e jigs. 20lbs ficou com as iscas em geral e o conjunto mais leve de 17lbs ficou pra descansar o braço e brincar onde não tinha muita expectativa de pegar um grande... foi o conjunto que menos pesquei, mesmo assim, tirei um paca de 4,2kg com ele, acho que foi o peixe mais divertido da pescaria...rs

 

Das carretilhas citadas, a Venator e a Tatula Type R são as mais versáteis e com melhor custo beneficio. Quanto as helices, EU não recomendo você gastar com as gigantes, com 3 garatéias. Compre algumas com 14cm no máximo. Eu tive algumas ações na Rip Roler de 5,25", mas as melhores que usei foram do Nakatani.

 

Isso ai, espero ter ajudado!!

Abraço e boa pescaria!!

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela dica Marco.

 

Acho que irei levar minha vara de 17 lbs então, só estou pensando em mandar minha "Brisinha" para o Cheddid dar uma tunada e adquirir uma outra carreta melhor (estou pensando na Venator SE) e uma vara de 25 lbs.

Cara eu preferiria a venator antiga, como o mesmo Chedid disse, eu iria comprar uma venator se com ele ele me disse para pegar a antiga com ele mesmo. Carreta zera 100% depois na pescaria fui testar a venator SE prefiro muito mais a minha venator.

 

Fala com ele, ele tem uns preços legais =]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala xará, blza?

 

Antes de ir pra SIRN no começo desse ano, eu fiz um vídeo mostrando o equipamento que uitilizei nessa pescaria.

Dá pra usar o mesmo do vídeo, alterando apenas para varas de 20lb para zaras e sticks, mantendo as de 25lb pras hélices, pelo casting mais parrudo, e substituindo as linhas de 80lb por 50lb.

As iscas são praticamente as mesmas, podendo ser alteradas apenas as hélices de 16cm pelas de 14cm.

Tbm falo a respeito de alguns acessórios que considero essenciais em viagens à AM.

 

Tão aqui os vídeos:

 

 

 

 

Abs e boa estréia com os açus!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara eu preferiria a venator antiga, como o mesmo Chedid disse, eu iria comprar uma venator se com ele ele me disse para pegar a antiga com ele mesmo. Carreta zera 100% depois na pescaria fui testar a venator SE prefiro muito mais a minha venator.

 

Fala com ele, ele tem uns preços legais =]

Qual o motivo da preferência da Venator antiga para a SE .Desde já agradeço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qual o motivo da preferência da Venator antiga para a SE .Desde já agradeço...

 

Eu achei ela mais robusta, gostei melhor do acabamento dela. E sem contar também o preço.

As duas arremessam iscas do mesmo peso e também mesma distância praticamente, não muita muita coisa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu fui para aquela região ano passado... os maiores que saíram não passaram de 8kg. Apesar que alguns que cortaram provavelmente passariam dessa marca...

 

Minha experiencia foi: 17, 20 e 25lbs. As de 25lbs usei pra hélices e jigs. 20lbs ficou com as iscas em geral e o conjunto mais leve de 17lbs ficou pra descansar o braço e brincar onde não tinha muita expectativa de pegar um grande... foi o conjunto que menos pesquei, mesmo assim, tirei um paca de 4,2kg com ele, acho que foi o peixe mais divertido da pescaria...rs

 

Das carretilhas citadas, a Venator e a Tatula Type R são as mais versáteis e com melhor custo beneficio. Quanto as helices, EU não recomendo você gastar com as gigantes, com 3 garatéias. Compre algumas com 14cm no máximo. Eu tive algumas ações na Rip Roler de 5,25", mas as melhores que usei foram do Nakatani.

 

Isso ai, espero ter ajudado!!

Abraço e boa pescaria!!

 

Obrigado pela dica Tiago  joia::: .

 

Acho que irei levar a de 17 lbs, caso apareça algum cardume de tucuninhas, dá pra brincar pelo menos kkkkk. 

Kra, sobre as carretilhas, eu estou quase que pegando a Venator modelo antigo mesmo, pois eu pesco bastante traíra em meu sítio e ela me serviria bem pra essa pescaria também, já a Tatula Type R parece ser uma ótima carretilha, mas acho meio parruda demais para as traíras, e como irei somente pescar Açu somente uma vez (por enquanto hehehe), acho que irei optar por um equipamento mais coringa, como a Venator.

 

Referente a vara de 20 ou 25 lbs para as hélices, você acha que uma vara de 6 pés, extra rápida, utilizada normalmente pra pescaria com iscas softs (Texas rig, Carolina Rig), dá conta de puxar hélice? Porque neste caso, eu poderia utilizá-la depois para pescar as traíras junto com a Venator, deste modo não ficaria com o equipamento tanto tempo parado em casa!!!

 

Já mandei um email pro Nakatani e agora é só esperar a resposta dele. Vou falar que você que indicou, quem sabe ele não te dá um desconto na sua próxima compra kkkkkk.

 

Abraço e boa pescaria pra todos nós  ::tudo:: !!!

 

Pedro, caso tenha interesse, anunciei uma Revo3 STX 7.1 esquerda nos classificados do FTB. É uma carretilha que alia leveza, força e drag muito forte.

Abraços.

 

Henrique, por incrível que pareça, eu montei a lista de carretilhas desejadas através de algumas carretas que estão nos Classificados aqui do fórum e a sua é uma delas kkkkkkk. Estou estudando ainda qual carreta pegar, mas provável que eu pegue uma Venator e a outra estou entre a Revo 3 STX e uma Scorpion 1500 XT.

 

Mas obrigado por me avisar e qualquer coisa eu te dou um toque.

 

Abraço!!!

 

Fala xará, blza?

 

Antes de ir pra SIRN no começo desse ano, eu fiz um vídeo mostrando o equipamento que uitilizei nessa pescaria.

Dá pra usar o mesmo do vídeo, alterando apenas para varas de 20lb para zaras e sticks, mantendo as de 25lb pras hélices, pelo casting mais parrudo, e substituindo as linhas de 80lb por 50lb.

As iscas são praticamente as mesmas, podendo ser alteradas apenas as hélices de 16cm pelas de 14cm.

Tbm falo a respeito de alguns acessórios que considero essenciais em viagens à AM.

 

Tão aqui os vídeos:

 

 

 

 

Abs e boa estréia com os açus!

 

Pedrão, ou melhor, xará, que vídeos são aqueles kras? Dicas maravilhosas (você transformou em vídeo um check list que eu li em algum fórum, só que ficou bem melhor e mais atualizado) e pra matar o pescador de ansiedade você me põe aquele brutamontes de 25 lbs ainda no terceiro vídeo, assim arrebenta o peão  doeu::  :gorfei:  :gorfei:  :gorfei: !!!

 

Já virei fã dos vídeos e me inscrevi no seu canal palmas:: .

 

Obrigado pelas dicas, acho que irei pegar uma vara de 25 lbs pras hélices mesmo, uma de 20 e irei levar minha de 17 pra brincar (fazer a bichinha beber água uma vez na vida kkk).

 

Quanto as iscas, você me ajudou muito, pois eu estava muito confuso do que levar, mas agora ficou fácil e praticamente já me decidi quais iscas levar. Só uma pergunta, você acha interessante eu levar 3 iscas idênticas, por exemplo : 3 Sará- Sará  Osso, 3 Devassa 14 palhacinho, 3 T20 Osso, etc...Ou posso levar uma de cada cor?  Ou pelo menos 2 da mesma cor? Porque estou pensando em levar 6 iscas de cada tipo (6 hélices, 6 zaras, etc..), o que você acha?

 

Última dúvida. Aquele esparadrapo, é pra gente por na ponta dos dedos igual quem joga vôlei, ou na mão toda igual quando vou treinar Muay Thai?

 

Abração xará e boas pescarias ::tudo:: !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela dica Tiago  joia::: .

 

Acho que irei levar a de 17 lbs, caso apareça algum cardume de tucuninhas, dá pra brincar pelo menos kkkkk. 

Kra, sobre as carretilhas, eu estou quase que pegando a Venator modelo antigo mesmo, pois eu pesco bastante traíra em meu sítio e ela me serviria bem pra essa pescaria também, já a Tatula Type R parece ser uma ótima carretilha, mas acho meio parruda demais para as traíras, e como irei somente pescar Açu somente uma vez (por enquanto hehehe), acho que irei optar por um equipamento mais coringa, como a Venator.

 

Referente a vara de 20 ou 25 lbs para as hélices, você acha que uma vara de 6 pés, extra rápida, utilizada normalmente pra pescaria com iscas softs (Texas rig, Carolina Rig), dá conta de puxar hélice? Porque neste caso, eu poderia utilizá-la depois para pescar as traíras junto com a Venator, deste modo não ficaria com o equipamento tanto tempo parado em casa!!!

 

Já mandei um email pro Nakatani e agora é só esperar a resposta dele. Vou falar que você que indicou, quem sabe ele não te dá um desconto na sua próxima compra kkkkkk.

 

Abraço e boa pescaria pra todos nós  ::tudo:: !!!

 

Eu tenho a Type R e acho que da pra usar com as trairinhas sim... só trocar a linha e vai ter bons arremessos... mas a venator também é versátil... eu sou suspeito pra falar de Daiwa porque tenho uma coleçãozinha...kkkkkkkkk

 

Quanto a vara, acho que é o equipamento menos aproveitado fora do AM... realmente não vejo muita utilização pra uma vara de 25lbs extra rápida no sudeste... talvez pra arremessar umas bigbait, mesmo assim... Agora, você tem que pensar que essa é só sua primeira visita por aquelas bandas... acredite, depois que for a primeira, não vai querer ficar uma temporada sem ir... se pegar uma boa semana então, vai ficar contando os dias pra voltar...

 

Ah e quanto ao Nakatani, eu acho que ele não se lembra de mim... foi bem tranquila a negociação com ele... mas não custa tentar kkkkkkkkkkk

 

Forte abraço!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, já me decidi sobre a carretilha, quase sobre as iscas [ainda estou em dúvida se pego umas 2 T20 (que estão uma fortuna), ou se pego umas da Kv (João Pepino e Dr. Spock) e do Nelson nakamura (Magic Stick, Sará Sará e Zig Zara), mas o resto já está certo], vestuário ok, alicates ok, maaaassss eu cheguei na escolha do caniço e "minha virgem Maria", é muita opção, mas muita mesmo, mais até do que as iscas.

 

Eu procurei varas com casting entre 10/14 até 40/42 gramas, 25 lbs e com tamanho de 5'6 até 6'0 (e obviamente com preço bacana, pois nãos estou querendo gastar com uma Custom por enquanto). Encontrei alguns modelos :

 

  •  Vara Sumax Safira 6" (1,83m) 25Lbs (R$400,00)

- Tamanho: 6" - 1,83m

- Linha Recomendada: 12 – 25Lb
- Casting (Peso para Arremesso): 12 – 42g
- Ação: Extra Rápida
- Secção: 1 parte(inteiriça)
- Tamanho total do cabo: 36 cm.
- Reel Seat(assento da carretilha) - FUJI ECS
- Passadores: FUJI Alconite
- 8 passadores + ponteira.
- Material do cabo: Cortiça
- Material do blank: 
MUSCLE CARBON HM85 MILLION
- Peso: 132g

 

  • Vara Team Daiwa Aird 6" (1,83m) 25Lbs (R$195,00)

- Tamanho: 6" - 1,83m

- Linha Recomendada: 12 – 25Lb
- Casting (Peso para Arremesso): 8 – 36g
- Ação: rápida
- Secção: 1 parte(inteiriça)
- Tamanho total do cabo: 38 cm.
- Passadores: Aço Inox
- 8 passadores + ponteira.
- Material do cabo: E.V.A
- Material do blank: Carbono IM6
- Suporte para anzol
- Peso: 107g

 

  • Vara Rapala Bronze I 5´6" (1,68m) 25Lbs (R$300,00)

- Tamanho: 5'6" - 1,68m

- Linha Recomendada: 17 – 25Lb
- Casting (Peso para Arremesso): 7 – 42g
- Ação: Rápida
- Secção: 1 parte(inteiriça)
- Tamanho total do cabo: 40 cm.
- Reel Seat(assento da carretilha) - Rapala
- Passadores: Óxido de alumínio
- 6 passadores + ponteira.
- Material do cabo: cortiça
- Material do blank: Carbono HM30
- Peso: 135g

 

  • Vara Sumax Hilux - 6'0" ( 1,80m ) - 12-25 lbs (R$390,00)

- Tamanho: 6'0"   ( 1,80m )

- Partes:  Inteiriça ( 01 parte )
- Linha Recomendada : 12-25 lbs
- Peso para Arremesso :  10-42 gramas
- Ação :  Rápida
- Blank: Graphite tubular  IM-9
- Passador: Fuji Alconite
- Reel Seat: Fuji
- Cabo:  E.V.A com detalhes em Cortiça
- Qtd de passadores: 08 passadores + ponteira
- Peso da vara:  152 gramas

 

Lembrando que são somente "algumas" opções que eu citei, porque tem muita, mas muita mesmo. Gostaria da opinião dos amigos, pois eu nunca utilizei uma vara de 20 ou 25 lbs e não sei quais delas são mais indicadas pra puxar hélices, grandes zaras e poppers atrás dos açús. 

 

Até uns R$500,00 eu encaro, porque mais do que isso, como irei pescar quase de vez em nunca, compensa eu aplicar o dinheiro na renda fixa (tesouro nacional), comprar uma vara alguns dias antes da pescaria, vender ela depois da pescaria e aplicar o dinheiro novamente  :gorfei:  :gorfei:  :gorfei:  :gorfei:  (me desculpem, mas é mal de administrador que gosta de ver dinheiro rendendo kkkkkkk).

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, já me

 

Pedro, não vou falar sobre as sugestões de varas, pois tem gente muito mais expert do que um iniciante rsrs

mas em relação a t20, eu to comprando iscas pra tucunare azul pra uma viagem que farei em novembro. Maior parte das iscas comprei no escambo virtual no facebook. Consegui preços excelentes. Procura por lá que você encontra essa isca por um preço menos abusivo.

.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pedro, não vou falar sobre as sugestões de varas, pois tem gente muito mais expert do que um iniciante rsrs

mas em relação a t20, eu to comprando iscas pra tucunare azul pra uma viagem que farei em novembro. Maior parte das iscas comprei no escambo virtual no facebook. Consegui preços excelentes. Procura por lá que você encontra essa isca por um preço menos abusivo.

.

Abraços

Vlw pela dica Felipe! Vou dar uma caçada por lá, pois eu pesquisei e percebi que a T20 é preferencia nacional pra pesca do açu kkkkkk.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vlw pela dica Felipe! Vou dar uma caçada por lá, pois eu pesquisei e percebi que a T20 é preferencia nacional pra pesca do açu kkkkkk.

É verdade, Todo apaixonado por tucuna tem essa isca aos mmontes rsrss. Eu comprei uma numa loja no Rio em janeiro por 34 reais. Era a última, lote antigo, toda prateada, mas já consegui várias t10 no escambo na faixa de 30/35 e em outra loja no centro do rio um estoque antigo, tinha 3 por 27 reais rs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gosto das varas da rapala. Uso uma Gold 5.6 25 lbs há uns 4 anos. Muito boa. Esse é um modelo antigo. As mais novas são mais leves. Como uso uma carretilha tb pesada (zillion coastal), já me acostumei. Tenho uma bronze e uma gold 12 lbs. Acho a bronze um pouco mais lenta. Não sei se isso é verdade em relação a de 25 lbs.

Enviado de meu SM-N910C usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...