Ir para conteúdo

Presidente Epitácio dias 11 e 12/04/16 - Uma pescaria muito especial


Posts Recomendados

Presidente Epitácio dias 11 e 12/04/16 - Uma pescaria muito especial

 

 

Ano passado fui conhecer Campinal, cidade vizinha de Presidente Epitácio e jurei que nunca mais voltaria naquele inferno de pauleiras. Estava redondamente enganado, no final do mesmo ano fui participar da 1a. Etapa do Campeonato Brasileiro de pesca em Presidente Epitácio. Como saiu muito peixe acabei indo neste ano com o Banzai do Fishing Stories, e como queria muito pescar como o Marcelo Moreno acabei voltando, dias 11 e 12, com um velho conhecido do fórum o Jorel.

 

O que realmente me levou a voltar a Epitácio foi ter a oportunidade de pescar e aprender com o Marcelo Moreno, também muito conhecido como "O Mago". Queria ver o que ele tem de diferente que o fez ser campeão em todas das provas que participou lá nos últimos 8 anos. A diferença da pontuação dele para o segundo lugar sempre foi muito grande, e isto acontece sistematicamente nos campeonatos que aconteceram.

 

Então fizemos uma pescaria nos moldes de um torneio de pesca, nos mesmos horários. Saída as 8:00hs e voltando por volta das 17:00hs, só foram usadas iscas artificiais, a única diferença ficou por conta de liberarmos os peixes assim que fotografávamos.

 

No primeiro dia, 11 de abril, foi o dia de conhecer a equipe, eu e o Jorel já pescamos diversas vezes juntos mas como o Marcelo seria a primeira vez. Como queria ver qual seria o diferencial, que o deixava em clara vantagem em relação aos outros pescadores, não sugerimos nada apenas acatamos o trajeto que ele sugeriu. Como profundo conhecedor da região e comportamento dos peixes nos conduziria aos pontos, seguindo um trajeto pensando nas condições de clima e comportamento dos peixes naquele dia. Em nenhum momento opinamos, nos reservamos apenas a aceitar a suas sugestões, apesar de que em algum momento sentíssemos vontade de pescar próximos as margens. 

Neste primeiro dia deu para perceber diversas atitudes que fazem a pescaria ser muito mais produtiva. Como seria muito extenso vou citar apenas algumas delas; ele Marcelo, adequou o tipo de isca com o comportamento do peixe nos horários e condições climáticas. Assim que o sol ficou mais alto, e contrariando o que normalmente acontece, foi quando os trabalhos na superfície se fizeram mais produtivos. Vários azulões subiram e diversos foram capturados, mas ainda faltava sincronismo não estávamos acostumados com as técnicas dele.

 

No segundo dia, 12 de abril, seria a real simulação de um dia de campeonato propriamente, dito. Amanheceu sem vento, apenas brisas sopraram ao longo do dia. Começamos trabalhando em meia água, e logo apareceram os primeiros amarelos, alguns de bom tamanho, os maiores na faixa de 44 centímetros, lá pelas 10 Hs da manhã começamos os trabalhos na superfície e foi ai que a pescaria começou a se tornar interessante. O Marcelo tem uma visão absoluta para enxergar peixes no fundo, e mesmo com a água um pouco turva ele fez subir diversos azulões, capturamos menos da metade, e mesmo assim ao final do dia somando as medidas teríamos feito uma pontuação acima da que o consagrou como campeão da primeira etapa do Brasileiro que aconteceu no final do ano passado. As medidas dos seis maiores tucunarés foram 59, 57, 53, 53, 52, 51, totalizando 325 pontos. Com esta pontuação teríamos sido campeões da primeira etapa, pois o Marcelo foi campeão com 317 pontos. 

 

Não estávamos no estresse de um torneio, tanto que na maioria das vezes usamos o alicate de contenção ao invés do passa nágua, para retirar peixe grande. E com isso alguns escaparam na hora de embarcar.  

 

Resumindo, foram dois dias de pesca muito produtivos, com muita ação de peixes grandes e o mais importante aprendi muito, na verdade foi o melhor pescador que vi em ação. Ninguém até hoje tinha me impressionado tanto, não só pelo conhecimento do local, mas como pela estratégia na pescaria combinando com os trabalhos de isca que em alguns casos foram totalmente diferentes do que estou acostumado. Para se ter uma ideia em nenhum momento ele zarou, para fazer os peixes subirem, o trabalho parecia o que utilizamos para pescar na costeira, xaréus e anchovas. Valeu muito a pena ter pescado com ele, recomendo demais. 

 

Se quiserem fazer uma pescaria como esta, fica a dica; que se você tiver o instinto de preservação, e praticar o pesque e solte,  isto o estimula a levá-lo em locais onde aparecem os maiores, mas se você for matador de peixe, provavelmente não vai ter a mesma experiência com peixes grandes. Isto não quer dizer que você não pode trazer alguns peixes, mas se ele perceber que você quer matar os grandes tucunas, eles vão aparecer em bem menor número na sua pescaria.

 

 

 

Seguem algumas fotos que ilustram a pescaria:

 

 

foto01.jpg

 

foto02.jpg

 

foto03.jpg

 

foto04.jpg

 

foto05.jpg

 

foto06.jpg

 

foto07.jpg

 

foto08.jpg

 

foto09.jpg

 

foto10.jpg

 

foto11.jpg

 

foto12.jpg

 

foto13.jpg

 

foto14.jpg

 

foto15.jpg

 

foto16.jpg

 

foto17.jpg

 

foto18.jpg

 

foto19.jpg

 

foto20.jpg

 

foto21.jpg

 

foto22.jpg

 

foto23.jpg

 

foto24.jpg

 

foto25.jpg

 

foto26.jpg

 

foto27.jpg

 

 

foto29.jpg

 

foto30.jpg

 

foto31.jpg

 

foto32.jpg

 

foto33.jpg

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns aos amigos pela bela pescaria esportiva  mestre::  e pelo guia ser praticante desta modalidade  ::tudo::

 

Daria pra tirar algumas dúvidas  doeu::

 

O guia pescou tbm ou apenas guio vcs?

 

Como assim não zarou? Quem não zarou? E aquele azul do Jorel pego com uma Bonnie?

 

joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O guia pescou para ensinar as técnicas dele, e sim ele não zara iscas de superficie, o trabalho dele é muito mais rápido parecido com o trabalho usado para a pesca de xaréus em costeira.

 

O Jorel figou vários peixes e alguns com a Bonnie assim como eu também.

 

Mas a isca que mais se destacou na superfície, foram as Firestick da Intergreen metálicas, aquelas que perdem a tinta com mais facilidade pois o barulho é mais forte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tipo isca sendo trabalhada como um Stick? Mesmo uma Bonnie, T-10, Firestick...  seila::

 

Por falar em Firestick essa irrita mesmo os peixes ::tudo::  

 

 

Não, o trabalho de stick é lento, o trabalho dele era muito rápido, o mesmo que usamos nas costeiras e parceis para pescar xareus.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Augusto parabéns pela pescaria , o Marcelo realmente é diferenciado , já ouvi falar bastante dele  quando fui a Campinal , há muito tempo vem acumulando títulos por lá mesmo , mas fico feliz por ver saírem os tucunas pois predado do jeito que está realmente foi uma vitória e uma excelente pescaria .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal a pescaria...esse guia é muito bom mesmo, e depois dessa propaganda, o Marcelo Moreno já deve estar com a agenda lotada até 2025. :gorfei: :gorfei: :gorfei:

 

Na verdade acho que este tópico não vai mudar em nada a vida do Marcelo Moreno, pois já é muito difícil conseguir data com ele.

Ano passado estava com espera de quase 3 meses. O bacana é conseguir uma desistência, em dia de semana pois aos finais de semana, se alguém desistir tem um monte de gente querendo.

Com a entrada do inverno vai ficar mais fácil encontrar datas, mas não é a mesma coisa. Os peixes estarão menos ativos. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito top a pescaria parabéns...

 

só um adendo em Epitácio sai muito peixe no inverno é muito show...

 

O Marcelo comentou que realmente sai bastante peixe no inverno, o problema é que de acordo com ele é só meia água e fundo. 

 

O bacana é a explosão na superfície.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 semanas depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...