Ir para conteúdo

COMBUSTIVEL X MOTORES


Posts Recomendados

BOA TARDE SENHORES = alguém aqui da turma usa ou já testou  a =  AVGAS = gasolina aeronáutica EM SEUS MOTORES DE POPA ??/

 

 sabem dizer algo a respeito ??? 

 

minhas duvidas  aqui é =    os motores  q são destinados p/ o brasil e outros países da américa do sul =  estão prontos p/ usar

o combustível nosso ok  =   será  q   podemos usar  nos msmos  motores = a avgas  =ou gasolina azul  ???  aguenta ñ vai  estourar ou outros danos no motor  ??/

pois  p/ cada tipo de combustível =  temos um projeto  de motor  /  como = a álcool / biodiesel / diesel / avgas / qav-1  /  e tals   certo ?/

ou mistura - se   a nossa = GASODILMA  C/ AVGAS  ??/  obrigado //

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esquece.. Usar apenaa gasolina tipo c comum... Yamaha por exemplo eh taxativa no site em recomendar apenas a comum, nem aditivada nem podium.

Avgas e outras nao podem pois sua temperatura de funcionamento , tempo de explosao, e lubrificacao eh diferente d nosso. Logo ou vai bater pino, furar pistai ou fundir o motor por deficiencia em lubrificacao.

Alguns sulistas q dispoe de gasolina pura nos paises proximos costumam por um pouco nos ultimos 5 min de funcionamento. Assim como a avgas para amenizar o risco de ficar gasolina com etanol na linha de combustivel... Isso apenas para motores 4 tempos injetados q nao tem possibilidade de esgotar totalmente o sistema... Ainda assim eh algo feito sem a autorizacao de nenhum fabricante... Por conta e risco deles...

O correto para esses proprietarioa eh funcionar o motor pelo menos por 15 min 1x por semana

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

grande astra = qto a podium aditivada e comum p/ mim nenhuma presta msma coisa ///   qto oq disse=   esta corretíssimo astra  grau térmico  bat pino fura derrete piton  e outros fatores /  qto a =AVEGAS FOI DESENVOLVIDA P;/ MOTORES C/ PISTAO  OK  / tem uma octanagem menor  q o QUEROSENE AERONAITICO = q tem alta octanagem  q é usasada em motores  a jato  e helicópteros turbo fan //   q é conhecido como = QAV-1  OU JET-A OU JTA-1 //  mas ótimas dicas as suas astra  de acordo amigão ///   astra os motores de popa la´fora andam c/ querosene     já saem de fabrica normal ///  agora por ser brasil  q é o problema  = a duvida  é  se os motores daqui ñ são como os dela  =outra coisa  = a tempos perguntei no tópico especifico  = sobre q combustível estão usando nos e-tec  200/300hp  ???  ninguém me respondeu ???  sei q usam uma % de avgas ou ate msmo jet-a /  mistura ok //  abraço //

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

lembrei  também da naftalina no tanke de fuel  kkkkkkkkkk   tempo  bom  emmm  ???  estamos tentando  encontrar uma mistura  p/ evitar problemas / antes durante e depois da navegação  = tipo p/ compensar o maldito acréscimo de álcool entende  astra ?/   se fosse  a antiga gasolina c/ chumbo ai ñ tinha problema ok  /  mas ñ tem em qualquer lugar e esta proibida comercial ///  e além disso é venenosa em  ???   já respirei muito dessa kkk  =  mas lá no sul   pelo q sei tem uma gasosa  muito boa  outra formulação  e tals  /// bom pelo menos tinha né ///  força no manche  //

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mesmo os motores de alto desempenho usam a gasolina comum, nao fazem mistura... So fazem a mistura como eu disse alguns usuarios para os ultimos 5 min e em marcha lenta pra evitar corrosao, jamais p andar..

Os motores de injecao consegue, calcular corretamente nossa gaoslina e alguns deles como os tops atense auto ajustam o pontompra evitar os danos ja mencionados.

Motores importados sofrem nacionalizacao, por exemplo alteracao do ponto, troca de vela, nova regulagem e troca de gicles em carburados. Mesmo assim nao andam igual os americanos e europeus, e bebem mais.

Ng usa avgas muito menos jet a nos motores de popa, q sao basicamente motores de moto normais .... Isso de usar esses co,bustiveis parou na decada de 80, qdo vc e eu tinhamos mobylas, mas viviam quebrando e fora de ponto... Alem dessas gasolinas serem proibidas o comercio para usuario final tambem.

Naquela epoca qdo houve a troca dos combustiveis com chumbo p os livres de chumbo e nafta, obrigatoriamente tivemos q refazer a regulagem dos motores todos.

Hj la fora ja eh natural os chamados e85, q sao basicamente 85% gasolina e o resto alcool, portanto os motores desde o final dos anos 90 ja sao pensados para o e85, o q facilita nossa adaptacao sem grandes problemas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre a gas aditivada e podium, bem, aditivada eh qse sempre a comum com preco maior na bomba, qdo de fato usam aditivos sao apenas dispersantes ou seja , de limpeza e nunca de desempenho.

Ja a podium tem mais octanas, octanas a mais ajudam a nao ter pre ignacao, ou seja, ela pode ser mais compactada sem o risco de explodir antes da hora.

Traduzindo, ela nao gera mais potencia, o q ela faz eh explodir um pouco depois da gasolina comum, ou seja, no ponto mais alto do curso do pistao.... Isqso se traduz num aproveitamento melhor da combustao (nao gers mais potencia apenas eh usada mais racionalmente)

Em motores de alta taxa de compressao isso gera uma resposta e economia melhores. Fazendo o MOTOR ter mais potencia (e nao a gasolina).

Acontece q nem todo motor consegue aprveitar isso de fato. Alguns sim outros da no mesmo, motores mais velhos podem ter inclusive leve perda de potencia mas isso eh raro.

O maior probelma das gasolinas aditivadas e podium eh q nossa gasolina COMUM forma goma rapidamente, especialmente, qdo o tanque fica ao sol e sobre pressao, comum em barcos, como as aditivadas e podium possuem aditivos de limpeza poderiam desprender essa goma e entupir e danificar carburadores, injetores e bomba, logo as fabricantes naomrecomendam seu uso.

Nao recomendo o uso de querosene ou outro tipo de combustivel nesses nossos motores pois sao motores com pouca margem de seguranca e podem rachar o bloco, pistao, biela etc.... Motores de popa ja sao aliviados e com paredes finas....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rodrigo em casos injetados diria q eh a unica opcao, em carburados, em especial 2t melhor opcao eh esgotar e se possivel abrir o parafuso da cuba...

Injetados nao tem o q fazer, sempre fica uns 200ml la dentro e corroi td , e eh a peca mais cara ...

Ja o carburado eh ddiferente, eh facil esgotar e drenr, porem o carburado em marcha lenta ou baixa rpm nao funciona com queima perfeita, em motores 2 t isso eh muito pior pq alem de carbonizar a camara e pistao ainda lambreca td la, como velas camara etc... De fato tenho refletido muito se realmente vale a pena ficar usando orelhao e tanque pra funcionar... Motor dois tempos exige alts rotacao senao suja.

Uma bela drenagem e esgotamento e deixar td guardado na minha opiniao parece ser mais vantajoso...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

astra = mais uma vez estou de total acordo c/ vç ok  manja muito também de náutica ao meu ver ///   voltando ao assunto grande astra (  esse cara tem um jonshon xikee  viu )  ve se ele quer largar ve se ele tem reclamações  ?//    então = sobre oq disse dos sulistas  =  os caras adoçam o sistema de combustível //  como também adoção o sistema de refrigeração //  mar ( sal )  =  no lance=sobre no fim q usam 5 minutos de  AV- GAS     = adoçar o sistema  combustível  = p/ q ñ aconteça da válvula do bico injetor travar  = como vç disse = pelo alto teor de álcool  =  e q eu repito aqui novamente = álcool q leva aguaa  ///  e isso q acontece c/ gasolina de péssima qualidade nos  e-tec  oxida /suja / e no caso das gasodilma    adulterada  mela //  quase tudo em um e-tec são os bicos ok//  agora sobre  a nacionalização = qdo o motor já é fabricado ou transformado p/ os nossos  combustíveis  certo //   agora astra = estava vendo os aviões a álcool  e ñ são os pequenos  ñ viu ??/   eu já estava pençando = ou  o futuro vai ser motores flex  ou a etanol  ???  ou  aquele  velho ditado  os 4t  vai ser viável =  peso / peças / preço $  ????   a queima mais limpa e os projetos mais dinâmicos  são a álcool  em motores de alto desempenho e alto giro  né ??/  ai concordo qdo vç dis a respeito dos = eE85  acho q já existe motor de popa fex  né = ??/   aqui no caso estamos falando dos = e-tec  ok //  abraço //

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

astra amigão  = qto a podium  qdo  foi lançada  era transparente  ok   ñ demoru e já começarão  a tigir  =  segundo fabricante p/  ñ comfundir c/ o álcool kkkkkk=   se fosse so fuel  sem álcool eu aqui testando até  concordava c/ vç  ok  /   as chamadas de aditivadas  msma coisa muito álcool  e anelinas  =  e grandes promessas  ????  minha opinião = a melhor gasolina e a q tinha antes pura e c/ chumbo   =  ate avião / motos /jet / todas as maquinas a motores a combustão e os motores de popa =todos usavam  c/ grande desempenho  //  MAS EM  OUTROS ASPECTOS  =  MUITO DANOSA P/ TODOS SERES HUMANOS E O PLANETA OK =     O GRANDE VILAO DA GASOLINA É ALCOOL BATIZADO C/ AGUA  E O RESULTADO DISSO +  ADULTERAÇAO P/ RENDER  ???   e o preço = $$$  dessa mistura  = vale ?????  abração astra / força no manche amigão //

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

rodrigao  = também tá certo  parceiro  =  tem motor  tipo de projeto = q por incrível q pareça cara =  c/ essa gasosa cheia de álcool mais nem sei oq ???  + O OLEO NO MIX =  tenho q funcionar um dia sim e um dia ñ acredita cara ???  / principalmente carbu de cuba e c/ palheta no coletor ///  tá fodis  viu ???  carbu c/ injetor próprio uma semana tá travando ??? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

astra =  ainda digo cara  = o segredo ñ é o veneno  = é a dosagem  =  veja os bicos injetores  descarregam no segundo milésimos exatos apenas o mix   q se queima totalmente  exelente extratificaçao  e tals ?? serria bom uma gasolina sem álcool = mas ai voltaria no chumbo  = pois o álcool entrou no lugar  do chumbo  e c/ muito susseço  por isso q temos essa gasodilma de hj né ???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

turma alguém conhece sobre ou usa já  usou = ACONDICIONADOR 2T / 4T P/ COMBUSTIVEL ???

 

 

 

=  METAL DESATIVADOR = ELININA REAÇAO C/ LATAO E COBRE

 =  ANTI OXIDANTE = P/ GASOLINA

=  RESISTENÇIA DUPLA = RENDE MAIS

 = SECADORES = ISOLA  E ABSORVE A HUMIDADE NO SISTEMA DE FUEL

=  ESTENDE A VIDA UTIL C/ MIX COMPLETO

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nao acredito nesses produtos milagrosos p combustivel...

Etanol na gasolina nao eh ruim, eh um anti detonante ou seja , com ele vc pode fazer motores com altas taxas de compressao e assim conseguir maior economia e desempenho, problema eh q temos muitoo alcool e lixo na gasolina.

Na pratica qqr motor q aceite e85 eh flex. So acho q ser flex nao compensa muito ... Mas isso eh conversa pra mais de semanas....

Motores de popa tem muito o q evoluir ainda, praticamente eh o mesmo projto dos anos 60 70, muda o cdi e bobeiras.... Precisam emagrecer absurdamente e ganhar eficiencia... Feito isso ai sim partir pra downsing usando sobrealimentacao...

A ktm faz desde 1988 um motor com 125 cc e 34 cv, ou seja, menos da metade do tamanho dos 15 atuais e com o dobro da potencia, e ainda tem sistema de valvulas q consegue extrair potencia com baixo rpm nos 2tempos.... Traduzindo, estamos na decada de 60,...

Provavelmente veremos melhorias apenas nos motores 4 tempos, pois o 2t ja virou peca de museo. Ate la, vamos gastando 8 litros por hora pra andar a 34 kmh.... Absolutamente ineficaz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

mestre astra =  aqui tiro o chapéu p/; ti amigão = meus parabéns  = grande aula  ok  //  voltando ao tema =

 

qto aos produtos milagrosos  também ñ gasto meu dinheiro c/ isso ok / concordo

 

qto ao etanol na gasolina =  ñ seria ruim se no  caso  fosse como especificado realmente =  segundo os fabricantes  a gasolina brasileira = o teor de etanol na gasolina e em torno de 21 a 23% exeto as gasolinas na região sul = nas quais devera ser 0%  //     e  se fosse metanol mineral ou msmo vegetal seria melhor ainda = correto astra motres a aetanol  tem alta taxa de compressão sem detonação / queima mais limpa /economia e grande desempenho =  veja a formula mundial hj só etanol ok  // os testes e muitos aviões andando hj só c/ álcool ??  qto a gosolina lixo q vç diz q temos = plenamente de acordo c/ vç astra sempre ok //  uma gasolina pode conter álcool por especificações ou por contaminação e no brasil o álcool na gasolina funciona mais como aumentador de volume  = pois os motores aqui são calibrados =prevendo  a existência de grande teor de álcool  ok todos veículos nacionais são produzidos p/ essa situação de 25% de álcool na gasolina = mas isso realmente ñ acontece como vimos na teoria e na //pratica =  sem dizer  o assassino de motores =  e trava carburador =  SOLVENTE DE BORRACHA  E OUTROS LIXOS  P/ ADULTERAÇAO  ///

 

no segundo paragrafo = sobre os motores e85 = gostaria se possível q vç falaçe mais a respeito  =  e porq acha q ñ compença ou ñ é viável =  seria por causa do consumo  ?? ou peso / preço ??  queria escutar a sua opinião ok ???

 

 

sobre a dosagem do veneno e as calibraçoes = a respeito dos motores de popa de hj em dia  ??/  mais uma vez= de acordo plenamente  c/ vç  / guto e rennó  = todos c/ msma visão sobre o assunto motores e nosso futuro ok =  estamos  parados na época dos anos 60 / 70  ok =  mas é porq estamos no brasil = os motores q andam aqui já´sao proibido la´fora = tipo motores da época de 60 fabricados p/ países subdeselvolvidos  mais baratos  e sem grandes normas ou exigência  aqui pode  ñ é  como nos países avançados ??  veja como são bem diferentes os motores  importados  astra?? //   mas minha opinião aqui nesse paragrafo amigão =  estamos sim atrasados  e vai ser assim ainda infelizmente  ???  ñ sei se vamos chegar ver mudanças  concretas  ok //

 

sobre a fabrica de motos e motores  = KTM = MOTOS P/ ENDURO / CROSS e ESPORTIVAS OK //   aqui minha opinião  =  nem comparação a ktm  ou outras montadoras tops em comparação c/ nossos motores né astra ??  esse sempre foi o grande lance da KTM  = DESENVOLVIMENTO  de motores  c/ tork e potencia  sempre testando e inovando = simples veja no mundial moto gp categorias moto3 = oq as ktm  fizeram c/ as Kawasaki =  ktm tem grandes prototipos e esta em constante desenvolvimento  como a ducati  honda Yamaha  e outras top ok //  esquecemos q estamos no brasil qdo converçamos  a respeito de motores e tecnologia ???

 

 

 

agora  = melhorias  apenas nos motores 4t  isso é fato pelo q estamos vendo  ok astra  = também sei q os 2t carburado  já erá  antiguidade ok /   mas ñ esqueça dos 2t  e-tec   multicombustivel     c/ alta tecnologia também ??/

 

agora repetindo aqui p/ todos  ficarem cientes  =  ñ sou químico nem engenheiro de motores muito menos piloto de testes  ok turma ??  sou apenas um cara q curte motores e trabalha c/ eles  //  sou novato  na náutica   = marujo aqui no barco = estou aprendendo  e tirando duvidas c/ a turma  e c/ meus mestres  e expert no assunto  ok  //  E OQ TENTO AQUI ASTRA =  e fazer chegar ao ideal ou quase isso  a mistura p/ nossos  motores aqui no brasil   p/ evitar problemas e gastos = antes durante e depois  da navegação //   estamos tentando de tudo né amigão ???  e vale muito esses debates ESSA AULAS = muito aprendizado e expirencia  aqui ??  pena q são poucos  q dao suas opiniões ok // 

 

 

astra da uma  olhada  ve se curte se já ñ viu =  the isle of man ( the greatest show on Earth hd 322 kmh- 200mph street race )  A TECNOLOGIA ?? DE FORA ??

 

 

abraço = FTB  /// 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

vamos la ...

 

em relacao a ser flex ou nao, é bastante simples, motores flex te dao flexibilidade de escolha, isso pra qm viaja muito (entre países por exemplo) é um ganho expressivo. Porem o flex não trabalha bem com nenhum dos combustíveis, um motor só a gasolina anda mais e é muito mais economico que um motor flex, mesma coisa que um a etanol.

 

Olhando o mercado global, onde se existem políticas de homem e de uma mínima honradez em tudo, isso faz toda diferenca. No brasil onde td voa ao sabor do vento e tudo tem um motivo corrupto por trás, o flex é uma necessidade ...

 

Por essa ótica, nao tem muito por que as empresas investirem dinheiro pra desenvolver ou melhorar o que temos: o que tem taí, não gostou Phodis-se... 

 

Carros e85 são considerados flex nos estados unidos, mas lá a mistura é 85% gasolina de alta qualidade e 15% etanol puro, ou seja, essa gasolina lá é show de bola, o carro só tem a agradecer. 

 

Acontece que aqui temos 50% gasolina ruim, 50% de lixo, nao tem segredo.

 

Qto aos motores, 2t vs 4t, nao teremos melhorias nos 2t pq simplesmente nossos motores sao cópias do que é vendido em países de terceiro mundo, os investimentos estarão voltados pros 4t pq o mercado é muito maior e pq é ecologicamente mais favoravel mesmo...

 

Alias, acredito que em 15 anos ou menos os motores 4tempos estarão voltados para  um mercado bem restrito: paises emergentes, trabalho, longas distancias.

 

Para o pescador como nós, que anda cerca de 30 a 60 km por pescaria, iremos usar apenas os motores elétricos, mais leves, mais práticos, menores, mais potentes etc...

 

Hoje esses motores estão caros ainda, com pouca produção, mas já são realidade (inclusive para potencias acima de 100 hp), só digitar no google e youtube outboard eletric, que tem vários videos e marcas testando.

 

Quem não gostaria de usar um motor eletrico totalmente sem ruido, zero de emissao, nao suja a agua, baixa manutencao, alta potencia 100% do tempo ??? basta a tecnologia evoluir um pouco e as baterias aguentarem, nao estamos longe disso...

 

muitos aqui do forum inclusive tem usado motores eletricos de proa pra pescar o dia todo, obviamente nao tem o mesmo desempenho, mas tb nao eh feito para o mesmo proposito, mas sao funcionais e bastante diminutos.

 

Os motores 2tempos atuais sao extremamente silenciosos, economicos, potentes e com uma faixa de potencia bastante linear, basta pesquisar issopara motos e alguns exemplos de motores maiores, porem sao caros e complexos , acaba que nao compensa muito.

 

Hoje eu pensa dessa forma, motores 2 tempos a venda, provavelmente em 10 anos irao acabar no mundo todo, seja por ato de lei ou por falta de mercado mesmo, os motores 4tempos irao existir muitos anos ainda, mas terao que se reinventar, fazer regime, buscar uma sobrealimentacao algo assim ou perderao mercado rapidamente para os eletricos.

 

Seguem dois modelos para deleite:

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

astra = resumindo =

 

sobre  = mercado global  X nessecidade =  fato msmo parceiro = ñ teremos investimento = segundo paragrafo  vç diz  = =  Ñ TEMOS NEM INVESTIMENTO EM CULTURA P/ MANTER A ESTRUTURA   então como teremos investimento no setor ???/   como disse = REMANDO A FOVOR DA CORRENTE   ; E  DO VENTO E TUDO BEM  =  P/ ELES NÉ  /?????  BRASIL ??/ ATÉ P/ PESQUISAR LER  ESTUDAR SOBRE O ASSUNTO É Phodis AQUI NESSE PAIS  =  LINDO MARAVILHOZO ???  ///  UM PAIS RICO C/ FARTURA ???

 

ñ é difícil ter uma gasolina como vç citou//  como na américa e outros lugares  =    tipo como já tinha falado em outros tópicos = já pençou  =   nosso mix =  uma podium  + um etanol de primeira + motul  = onde temos isso ???  e axa q temos condição de pagar?? caso /  encontrar ???

 

sobre os elétricos já tava vendo uns  portáteis  manche =  astra é ate estranho né ?? sem o ronco ( barulho e fumaça )  kkkkkk  q paz  = já pençou astra a gente pescando no silencio sem fumaça = da p/ enganar até o peixe né kkkk

 

duvida aqui nesse paragrafo do= elétrico =  e qto as baterias??  vao  aguentar o  tempo  de sua viajem = autonomia e o peso ???  sei q estão modernas  cada vez mais potentes e leves  + é o futuro né //

 

astra amigão resumindo em apenas uma palavra ????  BRASIL ???   q pena né cara ??/  e os 2t tao indo p/ colecionadores  e museus como vç msmo disse//  e o 4t fica ai mais um tempo  se tiver muita melhora = principalmente $$$  / na minha opinião = acho mais viável o elétrico doq o 4t  =  se pençando em futuro / tecnicologia e principalmente = meio ambiente  == 

 

abraço //

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

astra =  senti falta aqui =  no debate  =  gosto dos meninos = guto / renno´/ e rudek viu  ?/   e qria escutar mais da turma q tem motores ai também né  ???  ainda ñ concegui falar c/ rudek   o cara sumiu  kkkk  certeza ta navegando kkk=  menino sabe muito também /// só aprendo a todo momento c/ vçs  = só tenho q agradecer  pelas aulas  ok  / obrigado a todos da =FTB E AOS MEUS AMIGOS AQUI //  abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

turma  = tem mais uma coisa q também ñ pode deixar passar = ñ pençar q  estamos apenas  a mercê  = somente do solvente de borracha / álcool  / agua / as aditivadas e podium   hj só muda  o nome  p/ mim tudo msmo lixo  ???   msma coisa =  mas tem também o DIESEL = gasolina contaminada e batizada c/ diesel   /  que na minha opinião é pior doq o álcool c/ agua //  porq a octanagem do diesel é negativa = então conforme a qtidade de diesel na gasolina  vai diminuir a octanagem da coitada da gasolina   // q pode ou ñ estar = contaminada c/ o alccol e agua ( isso se ñ tiver batizada c/ solventes também ) então qdo vç exigir do motor  c/ essa mistura  = ele quebra ////  ñ é só a questão do carburador  = mas do conjunto todo e da durabilidade e custo de manutenções frequentes = que no meu ver está errado = se fizer os procedimentos = antes / durante / e depois  ////  TENTANDO DIMINUIR O MAXIMO POSSIVEL DE DANOS  NO MOTOR E NO BOLSO OK /// força no manche  FTB // 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...