Ir para conteúdo

Motor Jonson 50 HP


Posts Recomendados

Srs. Sou novo no forum e tenho uma duvidas com este motor Jonson 50 hp modelo VJ50TLETF bom tentei Tirar a Rabeta para trocar o rotor da bomba d agua porem nao consegui tired os 4 parafusos que Solta a Rabeta Mais nao sei se tem Mais alguma trava porocurei Mais nao achei estero que algum me ajude obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite Renato eu sou leigo nesse assunto no caso esse anodo seria oque ? teria como mandar fotos se vc puder....tirei a tampa do motor e por cima nao encontrei nenhum porca ou coisa parecida que poderia soltar para liberar a vareta do cambio...outra duvida esse estou tentando retirar essa rabeta para chegar até o rotor ou aranha pois ao colocar o orelhão com a mangueira a água fica saindo momento que eu engato a ré para de sair água..... hoje coloquei o motor no tambor com água porém notei que a água não circula ou seja não sai água..... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Fiedler disse:

Boa noite Renato eu sou leigo nesse assunto no caso esse anodo seria oque ? teria como mandar fotos se vc puder....tirei a tampa do motor e por cima nao encontrei nenhum porca ou coisa parecida que poderia soltar para liberar a vareta do cambio...outra duvida esse estou tentando retirar essa rabeta para chegar até o rotor ou aranha pois ao colocar o orelhão com a mangueira a água fica saindo momento que eu engato a ré para de sair água..... hoje coloquei o motor no tambor com água porém notei que a água não circula ou seja não sai água..... 

Pelo visto , como não entende muito das partes do motor , é melhor leva-lo para um bom mecânico , pois para estragar tentando arrumar é facím facím ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

fiedler =   se eu fosse vç amigão  =  escutava a turma ai  viu  =  vç ñ tem muita noção de mecânica parece né =  então leva p/ um profissional de sua confiança ok  =  se ñ tá conseguindo desmontar = fica pior depois p/ montar corretamente ok  = outra coisa  tem motores jonsohn  q é meio chato essa parte e diferente dos outros motores ok e conforme o motor e ano a alavanca  de cambio é ligada por pino elástico e ñ porca nem parafuso  ñ tenho certeza mais é diferente e mais complicado    doq  em outros motores ok  //  abraço //

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 horas atrás, Fiedler disse:

Srs. Sou novo no forum e tenho uma duvidas com este motor Jonson 50 hp modelo VJ50TLETF bom tentei Tirar a Rabeta para trocar o rotor da bomba d agua porem nao consegui tired os 4 parafusos que Solta a Rabeta Mais nao sei se tem Mais alguma trava porocurei Mais nao achei estero que algum me ajude obrigado

Srs. Obrigado pela orientaçao e preocupaçao reference ao meu motor com certeza vou fazer oque os senhores falaram vou procurar um mecanico até me familiarizar mais com o motor obrigado. Só a titulo de curiosidade achei na YouTube Como desmonta o varäo do cambio Para aqueles que ten mais habilidade em mexer com este motor o link 1996 WATER PUMP JONHSON aparecera varios Hps de motores...onde ele esplica detalhadamente Como remover a rabeta Como desconectar o varao do cambio ...acredito que nao estava encontrando aqui devido o motor ser importado do USA ...espero ter retribuido o favor...E de is Srs que moram na regiao de SAO PAULO que possa me indicar um mecanico EU agradeceria de possivel que a revisao fosse abaixo de 500,00 reais pois nesse valor encontrei dois mad achei Caro POR ser uma revisao que iria trocar oleo de rabeta e limpeza de carburador caso fosse trocar rotor ou aranha a peça seria aparte..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 27/05/2016 at 15:24, Fiedler disse:

Srs. Obrigado pela orientaçao e preocupaçao reference ao meu motor com certeza vou fazer oque os senhores falaram vou procurar um mecanico até me familiarizar mais com o motor obrigado. Só a titulo de curiosidade achei na YouTube Como desmonta o varäo do cambio Para aqueles que ten mais habilidade em mexer com este motor o link 1996 WATER PUMP JONHSON aparecera varios Hps de motores...onde ele esplica detalhadamente Como remover a rabeta Como desconectar o varao do cambio ...acredito que nao estava encontrando aqui devido o motor ser importado do USA ...espero ter retribuido o favor...E de is Srs que moram na regiao de SAO PAULO que possa me indicar um mecanico EU agradeceria de possivel que a revisao fosse abaixo de 500,00 reais pois nesse valor encontrei dois mad achei Caro POR ser uma revisao que iria trocar oleo de rabeta e limpeza de carburador caso fosse trocar rotor ou aranha a peça seria aparte..

Grande Fieldler , esses videos do You tube são muito bons , dá para aprender muita coisa com esses vídeos . 

No caso da limpeza do carburador e troca de óleo da rabeta , não se assuste , mecânico de oficina náutica é assim mesmo metem a faca . 

Aqui um mecânico de motosserras (Não tem oficina náutica aqui)  me pediu 120 conto a limpeza de carburador do Yamaha 15HP , ainda bem que não preciso limpar o carburador , pois perguntei por curiosidade . O óleo da rabeta eu mesmo troquei e me custou 18 reais ,é muito fácil de trocar o óleo da rabeta , tem vários vídeos explicando como fazer . 

Já a troca do rotor da bomba da água não tenho nem ideia do valor de mão de obra , não deve ser barato . O importante é levar o motor em um mecânico de confiança , colocar peças originais , fuja das paralelas principalmente o rotor , e pence que o barato pode sair muito caro , pois um rotor de bamba da água que apresente defeito prematuro  pode causar muito transtorno , alem do financeiro , te deixar na mão no meio do rio .

Leve o seu motor em um mecânico e acompanhe o serviço , assim você já vai se familiarizando com a mecânica podendo você mesmo no futuro praticar as manutenções se estiver seguro para isso ok ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

sr. fieldler  = de inicio como foi mencionado no tópico  vç deve levar p/ um técnico de confiança  =  mas se vç ficar perguntando e olhando bem como ele procede o serviço e a revisão  = certas coisas se tornam simples e o sr. msmo pode fazer em sua casa se tiver umas ferrramentas boas e o conhecimento  = como troca de velas  / troca de óleo rabeta /  qdo aprender os macetes da troca do rotor da bomba d agua  q   também vç msmo pode fazer .  e c/ mais pratica ainda  ate limpeza e regulagem do carburador  =  já da p/ economizar  um bom dinheiro né ???  agora se o sr  acha q ñ é p/ vç parte mecânica  = ñ poe a mao  se ñ piora e fica muito mais caro  doq ia economizar  ok  =  só meche no motor se o sr. tem certeza de como desmonta e monta corretamente = sempre assim = outra coisa  = sempre qdo for fazer algo no motor  = vai tirando fotos das etapas de desmontar /  fica mais fácil p/ montar depois e aprender corretamente   / abraço //

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
Em 28/05/2016 at 08:51, Fiedler disse:

Ok vou fazer isso vou mandar em um mecânico grande abraço.

Eu faria eu mesmo ! ! ! ! !   já apanhei bastante "mexendo" nos meus motores, mas é extremamente agradável qdo nós mesmos o fazemos, existem sim muitos serviços que eu não me meteria a besta de "fuçar" mas na grande maioria vç consegue sim !

- lembre-se sempre de ter um "CHÃO LIMPO", para que não perca peças que possam vir a cair e "Desaparecer", se possível coloque um PANO logo abaixo do motor ......

- Tire fotos do processo e vá "deitando" as partes na mesma ordem em que ás retirou ! ! !

- Use vídeos do Youtube sim, procure "PESQUISAR" em Inglês, pois aparecem muito mais opções, apesar da dificuldade de muitos para entender a língua, somente pelo "Visual" já da para saber onde fica aquela "Travinha" maldita que parece estar tornando impossível o desmonte ! ! ! !!

Ás vezes demoramos 4,5,ou até 6 horas parar abrirmos e consertarmos pela primeira vez, já na segunda vez, MEIA hora e pronto, se torna muito mais fácil qdo sabemos, e é este o valor cobrado pelos mecânicos, sabedoria vale muito ! ! ! mas qdo se tem tempo, pode-se economizar vários Temers com paciência e boas ferramentas !

Só meus 2 centavos ! Abraços . . . . . 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sr. Boa noite o meu motor deve estar com algum problema ele é um Jonson 50hp ano 91 antes o problema estava no rotor foi trocado e estava jogando água que era uma maravilha ...bom resolvi colocá-lo na água o barco não engatava a vante porém a ré estava perfeita....porém para engatar a vante tinha que dar algumas aceleradas então entrava dando um tranco,e navegava  normal,até uma nova parada .. assim que desengatava  era a mesma luta tenha que dar algumas aceleradas e engatava ...onde decidi  trocar a vareta do câmbio por uma nova após trocado foi regulado mas o problema persiste procurei um mecânico o mesmo disse que pode ser a engrenagem do câmbio !!!! .....mas como a engrenagem do câmbio vante se após que ele engata o barco desenvolve normal sem dar tranco ..O mecanico  me cobrou 300 reais para desmontar o câmbio fora as peças que serão trocadas caso for o caso

Em 10/10/2016 at 15:50, Fabio Giovanoni disse:

conforme  = o ano ; e modelo  = esses  motores 50hp  johnson  =  tem  motores que sao =   PROPULSAO JET  tamnbem  ok  /::bassboat::

abraço turma :good:

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

nossa  sr fiedler =  que chato  a situaçao  c/ seu motor  viu ...  amigao  doeu::

 minha opiniao aqui  =  se antes  de desmontar  ;  a rabeta  superior  estava engatando   perfeito  as marchas  =  ñ é cambio  ( a ñ ser  que fizeram algo errado  )  / tem jeito certo p/ desmontar e montar  c/ folgas e ajustes  ok  / 

revisaram  =  a regulagem  correta=   da vareta  de engate  da alavanca / cambio ??  é alavanca original do motor  ??/ tem muitas variaveis   ( tem que saber fazer  e ser bem feito  )  / 

caso de cambio e engrenagens  = $$$$$$$   choraa   ...... e ñ vira peças paralelas  ok  / 

dentro do cambio  =  tem calços  de engrenagens  e pinos  ;   esferas;  e molas  + as engrenagens  ( ñ é simples  assim  )  /  

pode  ser   a vareta ;  e montagem   que vç disse  que trocou   ou  = a peça que faz;  o eixo carda do motor =  engatar frente e re   = que é o seletor   o (  seletor de mudanças )  / 

agora falando assim sem ver  o defeito  é fodaa  né  kkkk   ....   ( desta forma   sem ver sem mecher  ao vivo ; temos uma noçao apenas de onde pode ser o defeito  ok )  e ñ podemos  dizer c/ toda razao e certeza onde esta o defeito ok )   =  sabemos  onde pode ser  onde devemos verificar  e tals  /  

e se ñ for  a vareta ou regulagens  que citou ai  em cima  =  só abrindo o cambio msmo ;  p/ examinar  /  

agora pelo que eu saiba  = todas engrenagens  ; seletor  calços e tals  = tem  tolerançia de folgas; e ajustes  ok  / 

tem cambio c/ sistema rotativo  ;  deslizante ; c/ came  ; deslizante c/ 2  ou 4 esferas  e tals     = varios tipos  de cambio e sistemas de engate de marchas  ok / 

ñ tive tempo   de pesquisar  seu motor  e cambio  ;  mas   o sistema desse seu 50hp  é  basicamente esse da foto  =

agora  tem que examinar  c/ experiencia  e c/ calma por alguem que entnende e  sabe oq faz ok  =  $$$$$$$$   muita calma nessa hora  .......  

dificil encontrar profissional  c/ tecnica  e c/ pratica hj em dia  ?????    e ai  = só joga $$$$$   e ñ tem soluçao  ;;;;;;  ou resolve mais ou menos  ????/  sei como funciona  ????

se eu fosse o sr  =  antes de abrir cambio = leva esse motor p/ um mecanico que manja  =  de johnson  e tem experiencia  ok   /

  porq  alem das peças serem caras  = se ñ souber mecher c/ esse cambio  = ñ vai ficar bom ok  / e tem que ter ferramentas especiais  alem disso  p/ fazer o serviço  ok / 

cambio tem ajustes e tolerancias de folga  e ñ é simples como todos  acham ok  olha a foto  do cambio do  johnson  50hp   original   1991   =   tirei do catalogo do motor  ok =  

tamos nessa sr   fiedler  = sempre na intençao de colaborar ;  e ajudar da maneira do possivel ; ok  

tem muitos  aqui  do forum que sabem muito mais doq eu =   que podem tambem contribuir  c/ as duvidas  = EM VEZ DE FICAR QUESTIONANDO ;   OU CRITICANDO  NÉ  = massss ;;;;;;;;  ?????

espero ter colaborado ;  e  vamos que vamos   ......   sempre ao dispor  ...... fazendo nossa parte;  da melhor maneira possivel ;  e trabalhando  serio ; tentando ajudar ok /  

sr. fiedler olha ai  =  p/ ter noçao do cambio  do seu motor  =  

abraço :good:

 

 

 

 

 

 

IMG01510.jpg

IMG01513.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

outra coisa  sr fiedler  =  a vista da =  rabeta ai em cima ;  é do motor  johnson  1991    original 50hp  /

mas  seguindo  = o codigo e ;  numero ;  modelo  ; serie  que  vç citou   = VJ50 TLETF   =   c/ esse  serial =   AQUI   O ANO DO MOTOR =   É 1993   ???/  

mas  olha ai ;  a vista  do  = VJ50 TLETF ANO  1993  = 

vamos  ver  oq  a turma  TEM P/ DIZER  ?????? 

 

 entendo  que aqui P/   MIM   é um =  NAVIO  ESCOLA    ; UM LABORATORIO DE  EXPERIENCIAS ;  TEORICAS ;  E PRATICAS  =  ONDE  APRENDEMOS ; E AJUDAMOS  ; CONSTANTEMENTE = NOSSOS AMIGOS ;  E   OS  TRIPULANTES  ;  DESTA COMUNIDADE  FLUTUANTE   = palmas::

 

tudo é valido p/ mim   =  sao trocas de  conheçimentos ;  e aprendizagem  =  somando c/ uma amizade ;  real e;  saudavel  :amigo:

tamos nessa pessoal  =    tentando colaborar  sempre ;  da melhor maneira possivel e c/ HUMILDADE  OK  ;vergonha::

abraço turma  :good:

IMG01511.jpg

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

nao li o topico inteiro e sinceramente, me calo quando alguns falam... mas nao vou deixar de ajudar o rapaz ai...

nao sei como é o sistema de engate de marchas do 50 hp, mas nos portateis, o jonson tem um probleminha cronico qdo desgasta, a marcha nao engata, ela trava as vezes.

 

Abra o capo e olhando de frente pro motor (vc sentado no barco olhando pro motor), ha do lado direito uma peça vermelha sobre uma cremalheira, ela sobe e desce qdo vc da a fieirada, so que as vezes ela sobe e nao desce, isso prende o cambio, a intencao disso é evitar que o barco ligue com o cambio engatado e vc leve um tranco. Quebra essa peça no braço dela. Essa peça vive dando defeito, vc troca e ela prende de novo.

 

Se nao for aí, olhe para o lado esquerdo e com o motor desligado acelere e desacelere varias vezes, tente engatar e desengatar pra neutro, re e frente, vc vai perceber que tem uma peça (nos portateis é de plastico) que bate no limitador que esta na horizontal. 

Esse bate bate acaba desgastando a ponta desse plastico e isso as vezes impede de que o cambio entre pra FRENTE (mas pra ré não tem esse problema).

 

Nao estou com o motor por perto, senao filmava pra vc, mas leia com calma, sem receio, é bem basico, o motor 50 deve ter algo parecido (nao igual), entao vai la, acelere com ele desligado, perceba as travas do motor e entao analise se ha alguns lascadinho, comido, desgaste nas peças.

 

No caso dos portáteis, basca ligar com o acelerador totalmente abaixado ou se emperrar de vez, engate, tire a aceleracao por completo, ligue o motor , seja feliz. pq a peça vai desgastar mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

grande parceiro  astra  =  obrigado    por concluir  ; sobre o tema  ok  palmas::

  como eu disse =  se  foi feito  tudo  oq  astra  citou ;  e troca  da vareta do  de acionamento das marchas do cambio  ;  e todas as regulagens ;  e revisao  nos itens citados  = ñ erá p/ dar poblema né ???

msmo porq  .; antes  do defeito c/ a bomba dagua  =  estava tudo normal sobre  as marchas ok /  

o poblema de ñ engatar  a marcha  =  foi depois da desmontagem p/ manuntençao da bomba d agua né ???   

só se for muita coisidencia  msmo  ???   ter feito a bomba  ;  e depois  =  esse defeito ;  la no cambio né ??  

mas  é como vç disse  = será  que fizeram tudo certinho   = antes  de checar o cambio  ???  

por isso que eu disse tambem = antes  de abrir o cambio  = verificar  exatamente  a vareta de mudança  marchas   = suas buchas e regulagens e ajustes  = bem regulados  ok /

abraço :good:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Fiedler

Creio que você precise de outro mecânico.

Se o problema for muito simples e seu mecânico não conseguiu detectar na oficina em testes (deve-se testar o funcionamento completo do motor no tanque) pode sair fora!

Se o problema for grave (peças caras como corrediça ou engrenagens) deve-se trocar sob a técnica de um mecânico de confiança.

 

Se não entender de mecânica nunca tente se envolver com rabeta de motor de popa, rotor de bomba d´água e câmbio são itens fundamentais e poderão ocasionar problemas caríssimos para se corrigir fora a possibilidade de te deixar no meio de um rio qualquer...

 

Se levar em um bom mecânico ele vai cobrar mas vai te resolver o problema, pode apostar!

 

Forte abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode ser a regulagem do varão, as vezes o curso não tá dando pra engatar marcha avante, isso é simples .  Ou pode ser o garfo que faz a seleção de engate lá dentro da rabeta, nisso já é dificil mexer, meu tio teve um problema nesse garfo num Johnson 15 no caso a marcha espapava e não engatava deu pouco de trabalho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...