Ir para conteúdo

Posts Recomendados

Caros amigos, tinha posto algumas fotos antigas em outro tópico sobre velhos e saudosos tempos que trago pra cá agora...

Cada um que vivenciou o esplendor e exuberância que já teve o nosso querido Rio São Francisco fica convidado a colaborar... grande abraço!

surubim são romão.jpg

Surubi_Rey picasa.JPG

Surubim monstro P&B.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

amigo a dois anos atrás, eu estava viajando de carro, e na cidade de PIRAPORA, parei para comer um peixe num restaurante bem pertinho da ponte na beira do rio... como meu pai pescava muito nessa época que vc mostrou as fotos, eu conversando com o dono do restaurante, falei assim, amigo ainda existe surubim grande nesse rio, ele deu uma risada e disse assim, vem aqui na cozinha comigo p mim te mostrar uma coisa, chegando la, ele me mostra dois surubins gigantes, um pouco menor do que esse. fiquei impressionado, com o tamanho dos gigantes, ele me disse que tinha sido pego na pinda, e que toda semana os pescadores profissionais,  pegavam pelo menos um desses... não sei como o peixe ainda resiste a tanta pesca predatória no rio SAO FRANCISCO...

parabéns  pelos gigantes...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora tentem imaginar como não deveria ser 100 anos atrás?!?!

Melhor, imaginem se a pesca (qualquer uma q mate o peixe) fosse proibida por uns 20 anos?!?! Mas não poderíamos matar nada mesmo (Ô sonho...kkkk)...Esse País faria da pesca esportiva uma de suas maiores atividade, podem apostar.

... enquanto isso, vamos usando iscas que vão cada vez mais fundo...rsrss joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acabei de passar 20 dias navegando de Xique Xique até Petrolina pescando e conhecendo o rio e suas historias.

"O maior surubim que tive noticias de ter sido pego nos últimos tempos não passava de um palmo" como me disse de forma muito humilde um pescador profissional com quem tive o prazer de prosiar.

O lago de Sobradinho que tinha sido contaminado por tucunarés, não que seja contra o tucunaré, mas cada espécie no seu lugar, agora está infestado de pescada, um peixe parecido com corvina que acredito ter vindo da bacia do Araguaia para "criames" de tanque rede e que acabou por escapulir para o lago.

As espécies nativas sucumbiram.

O São Francisco está ferido de morte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 10/06/2016 at 12:59, FabianoTucunare disse:

amigo a dois anos atrás, eu estava viajando de carro, e na cidade de PIRAPORA, parei para comer um peixe num restaurante bem pertinho da ponte na beira do rio... como meu pai pescava muito nessa época que vc mostrou as fotos, eu conversando com o dono do restaurante, falei assim, amigo ainda existe surubim grande nesse rio, ele deu uma risada e disse assim, vem aqui na cozinha comigo p mim te mostrar uma coisa, chegando la, ele me mostra dois surubins gigantes, um pouco menor do que esse. fiquei impressionado, com o tamanho dos gigantes, ele me disse que tinha sido pego na pinda, e que toda semana os pescadores profissionais,  pegavam pelo menos um desses... não sei como o peixe ainda resiste a tanta pesca predatória no rio SAO FRANCISCO...

parabéns  pelos gigantes...

Isso mesmo Fabiano... na época das cheias, e pessoal ainda pega um ou outro na pinda sim, enquanto não pegarem o último não sossegarão...

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 10/06/2016 at 13:13, Fabrício Biguá disse:

Agora tentem imaginar como não deveria ser 100 anos atrás?!?!

Melhor, imaginem se a pesca (qualquer uma q mate o peixe) fosse proibida por uns 20 anos?!?! Mas não poderíamos matar nada mesmo (Ô sonho...kkkk)...Esse País faria da pesca esportiva uma de suas maiores atividade, podem apostar.

... enquanto isso, vamos usando iscas que vão cada vez mais fundo...rsrss joia:::

Seria um sonho mesmo Fabrício... mas a cultura predatória aqui em Minas é forte demais, acho que mais até do que na maioria das outras regiões do país... principalmente no São Francisco, são séculos de uma cultura extrativista predatória... e agora, além da falta de peixe, sofremos pela falta de água... o rio corre atualmente com talvez menos da metade do seu volume normal... 

Difícil demais!

Grande abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 10/06/2016 at 18:59, Guto Pinto disse:

Minha primera pescaria "pesada' foi em 93 justamente em 3 Marias no São Francisco quando fui com meu pai.  Pega muito Dourado ,   nunca mas v relatos de lá.  Esse pequeno na foto era eu .  

545667_261230583984747_1146612793_n.jpg?

Eita Guto, que foto bacana... bons tempos hein... início da década de 90 tinha muito peixe ainda... impressionante como acabou rápido! Dourados pequenos ainda pega bem, mas o surubim sumiu...

Abraço ai!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 10/06/2016 at 21:24, Carlos Vettorazzi disse:

Essa primeira foto, me lembro de tê-la visto em uma revista de pesca em minha juventude.

Não me lembro o nome da revista, mas o editor era o Oswaldo Venceslau Silva.

Incrível o tamanho desses surubins!

Exatamente Carlos! A "Revista de Pesca", do saudoso Osvaldo Wenceslau, meu pai era assinante também, tenho vários exemplares guardados ainda. Muito bacana pegar as revistas antigas, das décadas de 80 e 90 para ler os "causos" daqueles tempos... 

Grande abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, Paulo Macuco disse:

Acabei de passar 20 dias navegando de Xique Xique até Petrolina pescando e conhecendo o rio e suas historias.

"O maior surubim que tive noticias de ter sido pego nos últimos tempos não passava de um palmo" como me disse de forma muito humilde um pescador profissional com quem tive o prazer de prosiar.

O lago de Sobradinho que tinha sido contaminado por tucunarés, não que seja contra o tucunaré, mas cada espécie no seu lugar, agora está infestado de pescada, um peixe parecido com corvina que acredito ter vindo da bacia do Araguaia para "criames" de tanque rede e que acabou por escapulir para o lago.

As espécies nativas sucumbiram.

O São Francisco está ferido de morte.

É, Paulo... além da falta de peixe, agora a falta de água... Sobradinho sofre em decorrência de agonia do trecho mineiro... o surubim já era...

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 2 semanas depois...

Pego por mim, no rio das Velhas, afluente do Chicão, provando que ainda é possível encontrá-los acima dos 30 quilos, nos dias de hoje,e podem ter certeza que tem maiores ainda escondidos nas profundezas dos rios mineiros

10347611_1712033802205661_302736929549635455_n.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Pois é ... triste é pensar que cada vez mais esses belos exemplares estão difíceis de serem encontrados, e quando capturados, são mortos... Ainda que contra a lógica, digamos que peguem um pintado de 100kg e vendam por 10 reais o kg, isso daria 1000 reais um peixe raríssimo. Agora imaginem quanto dinheiro o governo e cidades ribeirinhas ganhariam se tivessem esses peixes em suas águas. Certamente pescadores de todo o mundo viriam apenas para pesca-los, arrecadando muito mais para a cidade. Lembrando que cada pescador (na maioria das pescarias) gasta mais de 1000 reais por pescaria. Então a lógica comprova que um peixe vivo vale 10,20,30 vezes mais do que o mesmo morto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
Em 10/06/2016 at 13:13, Fabrício Biguá disse:

Agora tentem imaginar como não deveria ser 100 anos atrás?!?!

Melhor, imaginem se a pesca (qualquer uma q mate o peixe) fosse proibida por uns 20 anos?!?! Mas não poderíamos matar nada mesmo (Ô sonho...kkkk)...Esse País faria da pesca esportiva uma de suas maiores atividade, podem apostar.

... enquanto isso, vamos usando iscas que vão cada vez mais fundo...rsrss joia:::

É Fabrício, isso é realmente um sonho e principalmente se tratando de São Francisco. Rapaz os pescadores que habitam essas águas, são predadores ao extremo, não tem a mínima consciência de preservação. Falo isso pois conheço grande parte dos profissionais da pesca aqui do alto Rio São Francisco. Vou te falar viu a primeira coisa a ser feita é proibir de vez a pesca profissional, ai vai organizando o resto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 04/07/2016 at 13:56, Gabriel Xavier disse:

Pego por mim, no rio das Velhas, afluente do Chicão, provando que ainda é possível encontrá-los acima dos 30 quilos, nos dias de hoje,e podem ter certeza que tem maiores ainda escondidos nas profundezas dos rios mineiros

10347611_1712033802205661_302736929549635455_n.jpg

É Gabriel, mas pelo que podemos perceber na foto, esse ai foi abatido, e é exatamente isso que temos a obrigação de mudar, para que continuemos tendo grandes peixes no velho chico. E segundo relatos do pessoal do projeto Manoelzão, que ajudou na recuperação deste rio, o grande problema hoje é exatamente a matança de peixes e a pesca predatória. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos,

Sei que todas essas imagens são - pelo menos - recheadas de nostalgia, pelo menos por alguns de nós que presenciaram parte disso... negativo::

Assim como outros, também já matei muito peixe no passado, quando sequer se falava em "preservação" com o cunho que hoje vemos ser alardeado... bang::

Hoje, com a maturidade dos anos decorridos, permito-me apenas comer uns exemplares nas barrancas da pescaria, um volume ínfimo diante de qualquer "boto". legal::

Mas o verdadeiro motivo de ter postado nesse tópico é dizer-lhes que há como reverter tudo isso ! Nada é permanente, e nesse foco tudo pode ser regenerado... :choquei:

Longe de achar uma coisa fácil ou simples, mas viável - com certeza ! Só é preciso querer e priorizar isso como algo envolvendo todos os segmentos afetados... :amigo:

Sem entrar no mérito dessas ações necessárias - não é nem o lugar e muito menos o momento - lembro a quem acha que não é possível, que o rio Tâmisa, aquele que passa por Londres, e que era o esgoto da cidade por muitos séculos, conseguiu chegar a uma condição zero de vida nas suas águas ! Hoje, após inúmeros projetos realizados, dentre eles os de saneamento ambiental, e o gasto de milhões de libras (eles podem...), o rio não só voltou a ter vida, como também retornaram as trutas e salmões, peixes super exigentes em condições de águas limpas e oxigenadas ! Observem que esse processo interno realizado na Inglaterra pouco destaque teve (na linha do marketing político internacional), mas representou uma mudança de comportamento de uma cultura existente, e isso fez a diferençamestre::

Claro que os "pessimistas de plantão" vão dizer que não somos "ingleses", que nossas condições de vida e cultura são diferentes, etc... mas no fundo mesmo, todos nós sabemos que qualquer mudança de atitude precisa necessariamente passar pelo envolvimento de todos os segmentos... ricos ou pobres, naturalistas ou extrativistas, poderosos ou miseráveis. Preservação passa obrigatoriamente por conscientização, e envolve - de forma indelegável - educação ! Preciso falar mais ?? seila::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 2 meses depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...