Ir para conteúdo

[Nova Aldebaran 51 HG] Review Técnico - Por Chedid LDS


Posts Recomendados

Salve mais uma vez galera essa semana mais um review da nova shimano aldebaran do amigo Tiago que mandou para fazer um upgrade nela e deixar melhor ainda a carreta.

É  sabido por muitos que a shimano vem a cada dia que passa aumentando o leque de especificações de pescarias em suas carretilhas a aldebaran é simplesmente a carretilha mais finesse de todas elas , muito leve 135 gramas , lança muito bem iscas pequenas , porém , sempre tem um porém né , ela é feita para PEIXES DE PEQUENO PORTE , isso afirmo com convicção pois realmente ela é fraca para aplicações em peixes maiores e iremos ver a seguir.

Para os colegas do Fórum , se quiserem ver meus outros reviews acessem minha pagina :

www.ldstuning.com.br

Lá terão todos os reviews e custom feitas por mim e organizadas , uma ótima ferramenta para pesquisa

Mas vamos as fotos e aos fatos :

LEMBRANDO SEMPRE , NÃO SOU PATROCINADO POR NINGUÉM ENTÃO A MINHA OPINIÃO TÉCNICA É BASEADA EM FATOS E VERIFICAÇÕES.

Vale claro a opinião de cada um.

IMG-20160516-WA0276_zpscgpjyykb.jpeg

IMG-20160516-WA0272_zpsiw1pcm4m.jpeg

A shimano vem acertando com o visual das carretilhas a aldebaran vem com esse facelift sendo acompanhada por todas as outras carretilhas da shimano da série carbono / plástico / grafite.

Tanto é verdade que as casitas , caenan e mais algumas já vem com esse visual bicudo , realmente pegando nas mãos ela é bem leve e agradável a empunhadura dela é muito boa .

Muito melhor que a chronarch pelo simples fato de a shimano ter fabricado essa carreta no tamanho 50 bem diferente da chronarch tamanho 200 uma verdadeira catástrofe da marca.

IMG-20160516-WA0274_zpsoitlsvjy.jpeg

A manivela é muito bonita e curvada , mas demonstra ser bem fraca com torres em alumínio , tudo isso para diminuir o peso dela , aliás vamos as espcs de fabrica :

DADOS TÉCNICOS
Rolamentos: 9+1 Tipo S AR-B, muito mais resistêntes que os antigos AR-B
Tipo de freio: Centrífugo SVS® Infinite
Material do corpo: Liga de Magnésio.
Força de fricção: 4,5kg.
Velocidade de recolhimento: 7.4:1.
Capacidade de linha: 80m de 0,28mm.
Peso: 
Apenas 135g

O lance dos rolamentos é pura conversa fiada são exatamente os mesmos arb anteriores e sim são marinizados , sem muita conversa vamos a desmontagem e entranhas da carreta :

 

IMG_20160516_162202937_zpsfyj9zogc.jpg

Aqui já a tampa retirada , particularidade dessa carretilha tampas laterais em carbono ci4 rolamentos todos eles marinizados

IMG_20160516_162951880_HDR_zpsqylnznwc.j

Rolamento antireverso de excelente qualidade ( característica da shimano) ao lado rolamento de apoio ao pinhão.

 

IMG_20160516_162152778_HDR_zpsw35ojkmg.j

 

Aí estão os temidos parafusos autoatarrachantes característicos de carretilha de carbono , portanto aí começam os pontos negativos de uma carretilha de mais de R$ 2000,00.

IMG_20160516_162310646_zpsw18sc6dg.jpg

Tampa lateral de apoio do carretel , vejam que como todas as de plastico carbono , ela não possui tampa de giro e sim de encaixe , considero ponto negativo tb , porém como não é necessária a abertura dessa tampa durante a pescaria a possibilidade de perca dela é zero .

IMG_20160516_162252422_HDR_zpshhudrqtr.j

O sistema de freio de 4 sapatas pendulares (svs) bastante inteligente .

Tem muita gente me perguntando a respeito desse sistema de freio da shimano se ele é melhor ou pior em relaçao ao antigo de buchas soltas com 6 pinos.

ComparativoCU200BxCI100DSV010.jpg

Eu particularmente reparei que o lançamento com esse sistema novo ficou mais fluido , porem a incidência das terríveis cabeleiras aumentou demais tb .

Outra coisa muito importante qualquer vento contra e fica bem complicado mesmo lançar , precisa no ato recalibrar o freio.

Mas como essas carretilhas novas são para BAIT FINESSE  iscas abaixo das 5 gramas servem ao caso.

Aqui abro outro comentário , usamos de fato iscas abaixo de 5 gramas ?

Pescamos realmente peixes até 3 ou 4 kg ?

Bom vamos continuar o review

IMG_20160516_162244026_zpshz20fi5q.jpg

Carretel muito leve e apoiado por 2 rolamentos porem o segundo rolamento de apoio está dentro do carretel , isso demonstra preocupação com a estrutura lateral da carretilha apoiando esse lado do conjunto no corpo e não na tampa lateral com é padrão da marca.

 

IMG_20160516_162258754_HDR_zpsfitddpsq.j

Esse rolamento central é sustentado por bucha de nylon e apoiado por mola , um sistema completamente novo , poineiro nas carretilhas.

IMG_20160516_162226782_zpsqale1nx5.jpg

Conjunto motriz formado por coroa em alumínio crú e pinhão em bronze , estrela do desarme e tampa de tração tb em alumínio crú , nas versões antigas todas as peças eram anodizadas agora não , isso diminui a vida útil delas pois o banho dava uma dureza extra as peças .

Sistema de micro dentes , isso garante muita maciez no recolhimento porem ,muito menos tempo de vida útil tb.

Sistema de fricção em carbontex / dartanium , isso garante os 4,5 kg de freio e nada a mais .

IMG_20160516_162518948_HDR_zpsep23ncfe.j

Torre da manivela em alumínio anodizado.

 

IMG_20160516_162526356_zpsnbrxwr8b.jpg

Famoso yok , pecinha que dá muita dor de cabeça nas carretilhas .

IMG_20160516_162538251_zpsgbu3oo8p.jpg

Corpo e focinho da aldebaran.

IMG_20160516_162548897_HDR_zpsaiefgjry.j

Parte do corpo que recebe os mecanismos da carreta em MG com partes plasticas , apoios.

 

IMG_20160516_162849933_HDR_zpsgawdrkny.j

Aí chegamos ao ponto de desmontagem do devaneador , vejam que segue absolutamente os padrões da shimano com praticamente todas as peças em plástico , o guia é em alumínio anodizado .

Agora olhem a unha , pois ela é em NYLON , ISSO MESMO EM NYLON ,  quando desmontei achei que fosse cerâmica , iguais as quantum , porém não ,NYLON .

Até onde será que a fabricante vai chegar para aliviar peso ?

Sabemos que o devaneador distribui a linha pelo carretel e é umas das partes das carretilhas que apresenta maior desgaste e costuma dar defeito.

Vcs acham que pescando peixes de 3 a 4 kg de fato essa unha vai suportar quanto tempo .

Outra coisa importante uma carretilha desse calibre e com bucha de nylon no devaneador tb , não poderiam ter instalado um arb no lugar dele?

As vezes me perguntam por que fico bronqueado com as desmontagens de determinadas carretilhas , esse é um motivo , temos hj as concorrentes trazendo carretilhas bem abaixo desse valor e agregando muito mais em durabilidade e maciez.

IMG_20160516_162854998_zpsizlwhszc.jpg

IMG_20160516_162903048_HDR_zps2epz2zyj.j

Distribuidor de linha cônico e em plastico / titânio.

IMG_20160516_163137103_HDR_zps2dkyhryf.j

 

Mais plastico para vcs  , sistema de poste do yok que antes era em metal agora é em NYLON tb , mas isso não tem problema pois algumas outras de entrada usam esse sistema em plastico tb.

IMG_20160516_163210909_HDR_zpsrqr610ns.j

Rolamento de apoio da base do pinhão.

Bom a desmontagem levou a essas peças acima.

Carretilha boa ?

Respondam.

Vale o que pedem ?

Respondam

Serve para peixes acima de 4kg ?

Sim durante uns 3 meses depois disso vai pedir manutenção com troca de um monte de internos.

Bom como disse é uma carretilha de bait finesse acima disso aconselho outra.

Abraços a todos aguardem o róximo review ,e claro:

OS COMENTÁRIOS E PERGUNTAS ABAIXO SÃO MUITO IMPORTANTES PARA TODOS ,ENTÃO O FAÇAM , PERCAM TEMPO LENDO OS REVIEWS SÃO O´TIMAS REFERENCIAS PARA COMPRAS FUTURAS .

abraços a todos !!!!!!!!!!!!

CONTATO (11) 967808633

 

Só atualizando pessoal assim que acabei de soltar o review recebí de um colega o vídeo de sua aldebaran nova com defeito , de acordo com ele foi comprada aqui em São Paulo está na garantia e a loja está verificando junto a distribuidora no Brasil da marca um conserto da carretilha , segue o vídeo:

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom e esclarecedor esse review do Eduardo, como os vários outros que ele já fez....conclui que mesmo sendo uma carretilha com proposta p/ bait finesse, achei que internamente é muito frágil, com muito plástico e o cumulo de usarem a unha do devaneador em nylon, com a finalidade de diminuir peso...por essas e outras, para a realidade dos nossos peixes, mesmo com algumas gramas a mais, ainda prefiro a antiga Aldebaram MG7 ou a Core 50/51 MG7 e com a vantagem de custarem $$$ menos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Renato Barreto disse:

Muito bom e esclarecedor esse review do Eduardo, como os vários outros que ele já fez....conclui que mesmo sendo uma carretilha com proposta p/ bait finesse, achei que internamente é muito frágil, com muito plástico e o cumulo de usarem a unha do devaneador em nylon, com a finalidade de diminuir peso...por essas e outras, para a realidade dos nossos peixes, mesmo com algumas gramas a mais, ainda prefiro a antiga Aldebaram MG7 ou a Core 50/51 MG7 e com a vantagem de custarem $$$ menos.

Pois é Renato acho tb as antigas bem mais espartanas das novas gosto mesmo da metanium se fosse para eu pegar alguma para finesse tem inúmeras no mercado superiores em material e preço a ela só não supera o peso né , abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, Jorel disse:

Logo quando abri minha casitas e vi os parafusos autoatarrachantes num gostei do que vi mas agora vendo eles numa aldebaran estou mais tranquilo kkkkkk, pelo menos esses parafusos não estão na casitas por ela ser uma carreta "barata" rs, agora a unha do devaneador de plástico foi de lascar suici::::nada:: kkk..

Agora me diga meu caro Chedid (num vale ficar em cima do muro) qual carreta é mais confiável uma casitas ou uma aldebaran?????doeu::doeu::danca::

Jorel no quesito resistência por incrível que pareça a casitas está na frente , é até revoltante falar isso né , mas ela vai aguentar mais desaforo sim pelo tamanho 150 e agora 100 na série nova pela unha em alumínio , ela fica atrás no corpo da aldebaran que é de MG , do mais , a maciez é a mesma , empunhadura tb , tamanho da aldebaran é menor  mas não muito , pois é né , kkkkk

ABRAÇOS.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Julio C Rodrigues disse:

Review Top!
Pelo jeito estao pensando em estetica e nao em servir o pescador!

Abraço

Julio pelo contrário vejo a shimano cada vez mais se preocupando em abrir o leque das carretilhas dela , tanto é verdade que temos muitas carretilhas com aplicações diferentes , o que está errado é pensarmos que uma carreta ultra finesse dessas pode ser pau pra toda obra , não é nem de longe ,hj as mais espartanas da shimano série novas são curado / citica / scorpion , metanium e claro a antares

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Eduardo Chedid disse:

Julio pelo contrário vejo a shimano cada vez mais se preocupando em abrir o leque das carretilhas dela , tanto é verdade que temos muitas carretilhas com aplicações diferentes , o que está errado é pensarmos que uma carreta ultra finesse dessas pode ser pau pra toda obra , não é nem de longe ,hj as mais espartanas da shimano série novas são curado / citica / scorpion , metanium e claro a antares

Sim, o leque de carretas esta grande, mas se essa é pra finess, entao usaremos para finess, nao adianta por ela pro 'pau' que nao vai aguentar!
Valew Chedid,
abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por isso o Mestre Ito me recomendou uma vez a Metanium no lugar da Aldebaran, dizendo ser melhor e mais versátil. Realmente dá para perceber o detrimento da qualidade na busca de menor peso.

Valeu Chedid...belo review!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • 8 meses depois...
  • 3 meses depois...
Em 26/03/2017 at 16:06, Dowglas disse:

Grande Chedid,sempre fazendo reviews completos e de excelente qualidade.....E a bfs 2015, o que acha dela? 

Pois é Dowglas gosto muito mais da bfs do que a nova , pois ela é uma mg7 com carretel raso , é só colocar um carretel fundo e tem uma carreta com boa estrutura

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lendo esses reviwes e comentários penso que tem alguma coisa errada com minha Aldebaran ou estamos falando de outra carretilha! Tenho uma há um ano, é muito bem usada! Já foi comigo pra pesca de dourados aqui no sul, tucunarés no sudeste, trairas, redondos e cacharas em pesque e pague, robalos no mangue, pesca de praia aqui em Itapema, na foz do rio Pereque. Uso ao extremo mesmo, e não tem um sinal de desgaste, nenhuma peça substituída, iscas leves arremessa como nenhuma outra. Muito feliz mesmo, fiquei surpreso com o review. Espero que continue me dando muitas alegrias!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pesca de dourado com Aldebaran? :choquei: Nas corredeiras do Pardão, próximo a Morro Agudo/SP, perto de onde nosso amigo Guto Pinto costuma pescar, e de onde sai uns bitelos de 8/12 kg, uma Aldebaran não aguentaria 2 meses...rs. Lá um amarelo de 5 kg parece ter 10 kg. Meu companheiro de pesca teve que trocar esses dias o pinhão de uma Curado 301 por conta do desgaste. E olha que ele pesca bem e é cuidadoso. Creio que em água represada e com dourados de até 3 ou 4 kg ela vai bem, passado disso é forçar o equipamento que foi feito para pesca leve (finesse). A vida útil do equipamento vai embora...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eduardo, vejo sempre seus post aqui e estão de parabéns!!!

Eu só acho que temos que usar aqui no Brasil a carretilha certa para cada tipo de peixe.

Essa carretilha foi feita para Bass, iscas leves, peixes menores mesmo no Japão onde temos

grandes exemplares, normalmente se pegam de 1.5, 2kg. Usar essas carretilhas aqui para peixes grandes

e que brigam demais com ajuda de corredeiras seria igual comprar um Porsche 911 e colocar na estrada de terra, vai 

andar rápido? Vai, vai durar muito? Não! Mas nem por isso a Porsche é ruim. Compre uma Triton, Hilux 4x4 e terá uma vida utíl 

muito mais duradoura.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 26/06/2017 at 17:12, Enoc Felix da Rocha disse:

Lendo esses reviwes e comentários penso que tem alguma coisa errada com minha Aldebaran ou estamos falando de outra carretilha! Tenho uma há um ano, é muito bem usada! Já foi comigo pra pesca de dourados aqui no sul, tucunarés no sudeste, trairas, redondos e cacharas em pesque e pague, robalos no mangue, pesca de praia aqui em Itapema, na foz do rio Pereque. Uso ao extremo mesmo, e não tem um sinal de desgaste, nenhuma peça substituída, iscas leves arremessa como nenhuma outra. Muito feliz mesmo, fiquei surpreso com o review. Espero que continue me dando muitas alegrias!

 

Caramba Enoc , se está usando essa carreta para pescar os brutos realmente está com muita sorte , pois pego delas aqui o tempo todo bem destruídas e pescando apenas tucunarés , se carreta em questão é a aldebaran nova ,sim estamos falando da mesma , abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 29/06/2017 at 16:26, Ivan Miraldo disse:

Eduardo, vejo sempre seus post aqui e estão de parabéns!!!

Eu só acho que temos que usar aqui no Brasil a carretilha certa para cada tipo de peixe.

Essa carretilha foi feita para Bass, iscas leves, peixes menores mesmo no Japão onde temos

grandes exemplares, normalmente se pegam de 1.5, 2kg. Usar essas carretilhas aqui para peixes grandes

e que brigam demais com ajuda de corredeiras seria igual comprar um Porsche 911 e colocar na estrada de terra, vai 

andar rápido? Vai, vai durar muito? Não! Mas nem por isso a Porsche é ruim. Compre uma Triton, Hilux 4x4 e terá uma vida utíl 

muito mais duradoura.

Ivan lendo os meus reviews ,vai ver lá que digo exatamente a mesma coisa , eu procuro achar para a turma a melhor opção entre as carretilhas conhecidas e lançamentos para uma que chamo de ESPARTANA ,aonde tento aliar o peso , tamanho e a maior abrangência de pescarias possível , mas é bem dificil mesmo , pois se serve para muitas pescarias é mai pesadas , se muito leve é fraca , tenho alguns canivetes suiços feitos aqui comigo , e alguns colegas tb os possuem , são eles a PHOTON (liger transformada) a STORM (orion TT transformada) e a BRAHVA 14 K (  projeto meu com a maruri) fora várias outras transformações que faço aqui .

Quando falo das shimano , tenho a nítida percepção que eles vem piorando as carretilhas para competir com o mercado de segunda linha , para conseguir fazer algo barato , infelizmente toda vez que isso acontece temos uma perda em material e qualidade , não vejo apenas a shimano fazendo isso e sim todas as marcas da atualidade.

Por conta disso faço as desmontagens e reviews , mas atualmente estou parado por conta dos fabricantes estarem usando eles para promoção de suas peças e sem ao minimo agradecer.

Logo em breve volto a fazer abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, Eduardo Chedid disse:

Caramba Enoc , se está usando essa carreta para pescar os brutos realmente está com muita sorte , pois pego delas aqui o tempo todo bem destruídas e pescando apenas tucunarés , se carreta em questão é a aldebaran nova ,sim estamos falando da mesma , abraços.

Pois é Eduardo, estava fazendo uso inadequado da minha Aldebaran, estou considerando usa lá em pescarias mais leves e adquirir outra para as eventuais pescaria onde há  possibilidade de entrar peixes maiores. Penso até em encaminha lá pra você fazer um revisão e manutenção preventiva.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 meses depois...
Em 01/07/2017 em 17:36, Enoc Felix da Rocha disse:

Pois é Eduardo, estava fazendo uso inadequado da minha Aldebaran, estou considerando usa lá em pescarias mais leves e adquirir outra para as eventuais pescaria onde há  possibilidade de entrar peixes maiores. Penso até em encaminha lá pra você fazer um revisão e manutenção preventiva.

Perfeito , compre alguma carretilha mais pesada e para uso específico de dourados , abraços !!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...