Ir para conteúdo

Araguaia - ruim de peixe


Posts Recomendados

Pessoal, alguém esteve no Araguaia muito recentemente? Estou aqui agora é nossa senhora, muito ruim de peixe...já foram três dias de pesca e peguei um palmitinho só, e meu parceiro pegou uma traíra hoje.. Amanhã vamos numa lagoa tentar uns pinchos.. O boto não deixa pescar, em um grupo de 18, não saiu nenhuma pirarara/piraiba..

Enviado de meu E6603 usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vish Ricardo , eu to indo na primeira semana de Agosto só pra pescar Piraíba, contratamos até o guia Tetéu.  Mas não é a prmeira e nem segunda pessoa que me disse que o Araguaia tá fraco esse ano, parece que  rio abaixou muito rápido. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vish Ricardo , eu to indo na primeira semana de Agosto só pra pescar Piraíba, contratamos até o guia Tetéu.  Mas não é a prmeira e nem segunda pessoa que me disse que o Araguaia tá fraco esse ano, parece que  rio abaixou muito rápido. 

[quote post=462784"

Esta muito muito fraco, o boto tá acabando com o Rio.. Hoje eu filmei ele indo quase na areia pra pegar os curimbas... Não tá saindo nada nada, hoje meu parceiro pegou uma traíra.. E só. Não pega na artificial, não pega com lambari, não pega com Corvina... Fica esperto.. Tomara que tenha sorte caso ainda venha... Quando voltar eu vou fazer um relato aqui no fórum..

timestamp="1467151882" name="Adalberto Magrao" userid="246] Ricardo vc esta em qual local do araguaia????

 

Estou em Luiz Alves

Enviado de meu E6603 usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu Ricardo, mas pescaria já marcada, tomara que dê sorte, mas vou com intuito de ir só atras dos grandes.  Pra peixe como curvina, apapá, cachara, palmito o ideal  é  de abril a maio quando tem os grandes cardumes.    Mas não desanima não teve vez que fui que acertei umas Pirararas  só no quarto dia os três primeiros tinham sido péssimos. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ricardo meu pai esteve ai há cerca de 20 dias atras e a situação foi praticamente a mesma, os botos não deixam pescar. Com sorte ele pegou alguns peixinhos, mas tem sido frustante o Araguaia. 

E olha que a segunda vez dele no Araguaia este ano e nas duas quem deu o ar da graça foram os botos.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um primo meu esteve lá no início do mês, não pegaram nem para comer. Rsrsrsrsrsrsrsrsrss.

 

Estive lá a uns anos atrás, e olha foi com certeza a pior pescaria que já fiz na minha vida , a diversão que tivemos era ver os botos atacando as iscas e pegando em nossos anzóis. Só assim para sentir o gosto de uma briga. Nem o São Francisco aqui em Minas com toda a degradação e pressão de pesca profissional esta tão ruim quanto o Araguaia. Penso que para pescar peixes pequenos, não compensa o custo alto empregado pelas pousadas da região. Mas quem sabe um dia isso muda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma coisa é primordial no Araguaia, um guia de pesca bom, se pegar um "meia boca"  só vai pegar palmitinho .  Outro fator importante, esquece parar pra almoçar muito tempo ou voltar pra pra almoçar na pousada e dar aquela dormida .  Todas Pirararas que peguei lá sempre foram entre 11 e 14h naquele sol de 40 graus, kkkkkkkkkk.  Percebi que tanto muito cedo como no fim de tarde horários em que na maioria dos Rios é o melhor horário lá foi o que menos pegava , peixe  lá gosta de matar o pescador com insolação

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 28/06/2016 at 18:59, Ricardo de A S N Marques disse:

Pessoal, alguém esteve no Araguaia muito recentemente? Estou aqui agora é nossa senhora, muito ruim de peixe...já foram três dias de pesca e peguei um palmitinho só, e meu parceiro pegou uma traíra hoje.. Amanhã vamos numa lagoa tentar uns pinchos.. O boto não deixa pescar, em um grupo de 18, não saiu nenhuma pirarara/piraiba..

Enviado de meu E6603 usando Tapatalk

Saudações Ricardo...

Ter uma semana ruim de pescaria faz parte(famoso bote errado), mas como disse o amigo Adalberto, melhor estar aí e não pegar nada do que não poder estar nesse lugar maravilhoso.

A sua postagem desencadeou alguns posts de reclamação do Araguaia... acho isso estranho, sei como é uma pescaria, pode ser boa ou não ...mas vou lá desde 2011 e nunca vi um lugar com tanta fartura de peixes(não conheço a região amazônica). De 2012 pra cá sempre vou de agosto em diante e nessa época os botos estão a 200km :gorfei: e nunca tive uma pescaria ruim como essas.

Verifico o nível do Araguaia todos os meses e percebi que este ano ele está mais baixo para a época, entre 1,00m e 1,50m(nas áreas de medição), mas mesmo assim está mais alto do que setembro ou outubro.

Tenho os meu guias do facebook, o Caçula e o Corôa, que acabaram se tornando meus amigos... e pra falar a verdade, esse ano ano foi um dos que eles mais postaram fotos de piraíba, pode ser apenas uma impressão minha, mas foi o que pude perceber.

Se é a primeira vez que você vai, não desanime, bote errado faz parte... Esse lugar tem muito peixe, não se deixe levar por uma pescaria ruim.

Pense assim: Os botos só estão lá porque tem muito peixe, porque se não tivesse, eles já teriam achado outro lugar melhor.

Abraços...

 

PS: Quanto mais pessoas acharem que lá é ruim de peixe, sobra mais pra mim. danca::danca::danca::joia:::joia:::joia:::(desculpem a brincadeira, não resisti)

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Cezar.ATL disse:

Saudações Ricardo...

Ter uma semana ruim de pescaria faz parte(famoso bote errado), mas como disse o amigo Adalberto, melhor estar aí e não pegar nada do que não poder estar nesse lugar maravilhoso.

A sua postagem desencadeou alguns posts de reclamação do Araguaia... acho isso estranho, sei como é uma pescaria, pode ser boa ou não ...mas vou lá desde 2011 e nunca vi um lugar com tanta fartura de peixes(não conheço a região amazônica). De 2012 pra cá sempre vou de agosto em diante e nessa época os botos estão a 200km :gorfei: e nunca tive uma pescaria ruim como essas.

Verifico o nível do Araguaia todos os meses e percebi que este ano ele está mais baixo para a época, entre 1,00m e 1,50m(nas áreas de medição), mas mesmo assim está mais alto do que setembro ou outubro.

Tenho os meu guias do facebook, o Caçula e o Corôa, que acabaram se tornando meus amigos... e pra falar a verdade, esse ano ano foi um dos que eles mais postaram fotos de piraíba, pode ser apenas uma impressão minha, mas foi o que pude perceber.

Se é a primeira vez que você vai, não desanime, bote errado faz parte... Esse lugar tem muito peixe, não se deixe levar por uma pescaria ruim.

Pense assim: Os botos só estão lá porque tem muito peixe, porque se não tivesse, eles já teriam achado outro lugar melhor.

Abraços...

 

PS: Quanto mais pessoas acharem que lá é ruim de peixe, sobra mais pra mim. danca::danca::danca::joia:::joia:::joia:::(desculpem a brincadeira, não resisti)

 

 

 

 

Cezar, onde vc encontra a medida do nível ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Saudações Lamana !

Vai pro Araguaia esse ano ? Se ELE permitir, em outubro estarei lá...

Para ver os níveis das bacias brasileiras eu utilizo o site da Agência Nacional das Águas - ANA, mas como o site não é muito intuitivo, vou te mandar o link direto e uma imagem demonstrando como selecionar os filtros para pesquisa...

Uma dica: o site só funciona perfeitamente com o Internet Explorer (infelizmente), com os outros navegadores os filtros de data ficam incompreensíveis...

Você pode fazer comparações com períodos anteriores para ver se está mais baixo, mais alto, etc... Hoje por exemplo o rio Araguaia está 77cm mais baixo que o mesmo dia do ano passado.

A dica do site da ANA eu vi em um post aqui no fórum, só não me lembro qual...

Abraços... joia:::

 

http://mapas-hidro.ana.gov.br/Usuario/DadoPesquisar.aspx?est=125551190

A imagem para te ajudar segue abaixo.

Imagem_site.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem alguma coisa aí que não está conferindo !

Tenho amigos por lá nesse momento no Carlinhos (Pousada Asa Branca), pescando no Araguaia e no Cristalino !

Pousada lotada ! Saindo muito peixe, inclusive Piraíba com 1,90 m...

Meus amigos embarcaram 3 pirararas num só dia de pesca, sendo que uma delas tinha mais de 40 quilos...

No Cristalino, em média, 40 tucunas por bote, sendo que um dos pescadores de cada dupla é novato DE PESCA...

Depois vou postar as fotos que eles me mandaram por zap...

Diferentemente do que "dizem", Araguaia apesar de muito boto (uma praga), não deixa de dar peixe... ::fishing

980ed36c-c636-45c3-800b-a4f4daf8e4aa_zps  1beaf9ee-151a-494d-ac46-17bb5d6f2181_zps

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parece que o peixe está pra baixo.   Cristalino é mais de 3h de motor 40hp pra baixo de LA.  Normalmente quem fica em La sobe ou desce 2h no máximo. Pode ser isso.  Fui 2x ao Araguaia , ou seja 10 dias de pesca e deu pra entender o esquema um pouco de pesca lá.  Sobe ou desce  muitos cardumes seja de Curimba, Cachara, matrinchã etc. e os peixes grandes acompanham esse cardume.  Teve vez de fisgar inumeros exemplares em frente LA e no outro dia não pegar mais nada, ou seja depende muito do guia achar onde tá o cardume e ter vontade de andar muito tempo de barco e gastar muita  gasolina pra ir onde les estão.  

Na primeira vez que fui  o ponto top era em frente a fazenda Montaria,  mais ou menos 45min  de 25hp pra cima, o pessoal que estava no Cristalino não  tava pegando nem piranha,  no ano seguinte na mesma época pra cima não pegava nem boto,  os peixes estavam 2h pra baixo.  Negócio é procurar e pescar, um bom guia é fudamental

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, Kid M disse:

Tem alguma coisa aí que não está conferindo !

Tenho amigos por lá nesse momento no Carlinhos (Pousada Asa Branca), pescando no Araguaia e no Cristalino !

Pousada lotada ! Saindo muito peixe, inclusive Piraíba com 1,90 m...

Meus amigos embarcaram 3 pirararas num só dia de pesca, sendo que uma delas tinha mais de 40 quilos...

No Cristalino, em média, 40 tucunas por bote, sendo que um dos pescadores de cada dupla é novato DE PESCA...

Depois vou postar as fotos que eles me mandaram por zap...

Diferentemente do que "dizem", Araguaia apesar de muito boto (uma praga), não deixa de dar peixe... ::fishing

 

Saudações grande Kid M...

As informações que tenho do Corôa e do Caçula são as mesmas, porém acho que o Corôa está pelas bandas de Luiz Alves, e o Caçula deve estar pelas bandas de Luciara, mas preciso confirmar...

Mas concordo com o Guto, ás vezes na montaria não dá nada, mas na terra do sol ou no varal você até tira mais de uma ...

Abraços...

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

Acho que não dá para generalizar. Pode-se dizer que não teve uma boa pescaria no Araguaia, mas dizer que lá não tem peixe acho estranho. Você tem que calcular, época, lua, nível... Tudo isso para minimizar as chances de fracasso, mas como em toda pescaria, tudo é sorte, preparo e oportunidade.

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ir no Araguaia e não acertar peixes pequenos nem pra comer realmente deu azar de pegar uma semana muito atípica. Rio de muita fartura, mas claro há semanas excepcionais. Tenho contato diário com amigos pescando em Luis Alves, no Fio Velasco e no Cristalino e com guias de pesca também, este ano já saiu muito peixe, tanto dos grandes, quanto pequenos.

O rio está realmente muito baixo, mas o peixe continua saindo. Fiz duas pescarias excelentes lá esse ano, a melhor pescaria de apapás no pincho que já fiz na vida (e na mesma semana tinha dois grupos de amigos no Cristalino e Luis Alves que fizeram pescarias sensacionais de pirararas e filhote) e uma excelente pescaria de peixe grande um mês depois. Já nos tucunarés peguei o comportamento variando muito no prazo de 3 dias, atacando igual uns loucos em um período e escondidos no mato no mesmo dia.

Esta semana mesmo já vi 6 piraíbas pegas só por conhecidos, em Luis Alves e em Luciara. Fora a turma do Kid que está no Cristalino e também tive notícias deles ontem (monitorando de longe pra não deixar o Sr. Ari pescar, Kid... kkkkkkkkkkkkkkk)

Daqui a 15 dias estou voltando lá pela terceira vez este ano, espero não pegar uma semana dessas de "paradão". E reforço, GUIAS BONS MESMO NO ARAGUAIA NÃO SÃO TANTOS, muito aventureiro lascando a pescaria de muito turista.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 28/06/2016 at 19:08, Guto Pinto disse:

Vish Ricardo , eu to indo na primeira semana de Agosto só pra pescar Piraíba, contratamos até o guia Tetéu.  Mas não é a prmeira e nem segunda pessoa que me disse que o Araguaia tá fraco esse ano, parece que  rio abaixou muito rápido. 

Estará bem assessorado demaaaais Guto. Tetéu manja absurdos de peixe grande!! Dá erro não!!
Rio tá baixo mesmo, mas essa turma aí é forte demais no couro :good:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, retornando para esclarecer o restante..

Tenho a absoluta noção de que não dá para generalizar.. Aparentemente foi uma semana de pesca ruim na região..

Nos últimos dois dias foi navegamos bastante, quase duas horas, e aí sim, pegamos alguns peixinhos, umas bicudinhas, uns cacharinhas, etc.. Mas o boto realmente está impossível, além de não deixar as iscas de pirarara e filhote no anzol, eles roubam lambari dos pequenos! E foi o caso de mais de uma vez que ele mordeu o peixe pequeno na minha linha! Mas eu com sorte consegui tirar o palmito da boca dele, veio todo estraçalhado o peixe..

Algum dia eu devo voltar para o Rio, mas por outra indicação, vai ser bem lá prs baixo, onde o boto ainda não aprendeu a roubar as iscas, uns 400 500 km pra baixo de LA.. Já me indicaram esse tetelu também, falaram que o cara é fera demais..

Um determinado dia, subimos 1h30 de LA atrás de um cardume de curimba, e chegamos lá e os botos fazendo a festa, encurralando os curimbas até a areia, os botos com a metade do corpo pra fora d'agua, Fiz até vídeo..

O saldo final da pescaria foi 0 piraiba/pirarara, se foi azar? Não sei, eram 18 pescadores, teve gente que foi até o cristalino e pegou pouca coisa tb..

Achei a estrutura do hotel nota 10

No saldo final, o pessoal ficou bastante frustrado com a pescaria, muitos diziam que não voltariam, eu quero tentar mais uma vez para pegar as Piraíbas, senão vou ter que ir pro Suriname 😂😂😂

Ricardo Marques

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 13/07/2016 at 12:42, Ricardo de A S N Marques disse:

Bom, retornando para esclarecer o restante..

Tenho a absoluta noção de que não dá para generalizar.. Aparentemente foi uma semana de pesca ruim na região..

Nos últimos dois dias foi navegamos bastante, quase duas horas, e aí sim, pegamos alguns peixinhos, umas bicudinhas, uns cacharinhas, etc.. Mas o boto realmente está impossível, além de não deixar as iscas de pirarara e filhote no anzol, eles roubam lambari dos pequenos! E foi o caso de mais de uma vez que ele mordeu o peixe pequeno na minha linha! Mas eu com sorte consegui tirar o palmito da boca dele, veio todo estraçalhado o peixe..

Algum dia eu devo voltar para o Rio, mas por outra indicação, vai ser bem lá prs baixo, onde o boto ainda não aprendeu a roubar as iscas, uns 400 500 km pra baixo de LA.. Já me indicaram esse tetelu também, falaram que o cara é fera demais..

Um determinado dia, subimos 1h30 de LA atrás de um cardume de curimba, e chegamos lá e os botos fazendo a festa, encurralando os curimbas até a areia, os botos com a metade do corpo pra fora d'agua, Fiz até vídeo..

O saldo final da pescaria foi 0 piraiba/pirarara, se foi azar? Não sei, eram 18 pescadores, teve gente que foi até o cristalino e pegou pouca coisa tb..

Achei a estrutura do hotel nota 10

No saldo final, o pessoal ficou bastante frustrado com a pescaria, muitos diziam que não voltariam, eu quero tentar mais uma vez para pegar as Piraíbas, senão vou ter que ir pro Suriname 😂😂😂

Ricardo Marques

Normal errar pescaria, já faz uns 3 anos que eu to só errando rsrsrs, já errei no Araguaia, no lago do peixe, na Serra da Mesa, na AM (no negro nunca acertei mas ano que vem to lá de novo rsrsrs), na argentina, no xingu acho que sou pé frio mesmo kkkkk.

Araguaia vou com mais frequência pois tenho casa lá semana que vem estou indo, pode ter certeza que lá tem muito peixe, mas é essencial conhecer bem a região ou ter um bom guia e guia ruim de serviço lá é a gde maioria pode ter certeza. Já passei tanta raiva com guia lá que nem gosto de contratar. Em relação aos botos realmente eles atacam muito, tem dias q atrapalham bastante mas outros dias não incomodam, não sei o que altera o comportamento deles. 

Pescaria é assim mesmo, td pescador sabe que o peixe nunca é certeza que vai sair, pago para ver o local que não se erra uma pescaria. E se fosse fácil d++ ai perdia a graça. 

vlw

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pesco no Araguaia desde 2006.....já teve semana ruim mas desse jeito de não pegar nem mandubé...nunca aconteceu....em todas as semanas que passei no Araguaia desde então, pelas minhas contas em torno de 18 semanas de pescaria, em 90% peguei pelo menos 01 pirarara...

A melhor época para mim é a segunda quinzena de maio...imbatível em quantidade de peixes...e muito boa para as pirararas principalmente....as piraíbas a partir de junho é melhor pelo nível da água...mas o boto, tenho que concordar, tá demais....já tem muito tempo não é de hoje não.

Dia 30/07 to indo...depois posto aqui a bagaceira que foi...

Abraços.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...