Ir para conteúdo

Tempestade em São simão.


Posts Recomendados

Renato...eu estive acompanhando as notícias da turma q esteve por lá.

Puts... o trem foi feio.

O tempo virou e a navegação no lago ficou impossível.

Mais de 20 pescadores dormiram no mato. A temperatura a noite ficou a baixo dos 10 graus e a turma dormiu a beira da fogueira.

Alguns barcos "afundaram" na margem. Os ondas estavam tão grandes que entraram pela popa e os barcos afundavam parados na margem.

Mas no final das contas ninguém se machucou ou ficou perdido. Tudo não passou de susto e frio...rsrs joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu estava lá e sim teve muito vento, muitos se abrigaram nas fazendas próximas.  

Estes 20 barcos ficaram numa fazenda e a organização buscou eles de ônibus.  Só ficou lá quem não quis voltar. 

2 barcos afundaram um perto do local de medição e foi resgatado na mesma hora. O outro foi achado no dia seguinte mas as pessoas não se machucaram.  

Mas mesmo assim um ou outro pescador ficou só,  quem conseguiu contato com a organização foi buscado por terra e no outro dia foi buscar os barcos.

Alguns barcos encheram de água quando encostados no barranco. 

Tinha muita onda sorte de quem estava em embarcações maiores. 

O sorteio foi feito para todos,  ao invés dos peixinhos que são normalmente usados foi decidido por unanimidade usar um critério onde mesmo os não presentes participaram.  

Teve barco de alumínio que praticamente perdeu o espelho de popa.  

Os bass beberam muito água com exceção dos maiores.  

Resumindo,  foi um vendaval muito forte, mas não houve vítimas.  A organização fez de tudo para ajudar e informações não faltavam.  

Quando estava saindo de lá o barco que afundou estava na rampa e o Marcio da organização esrava com mecânicos e o proprietário do barco tentando funcionar o motor.  

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Astra-Taranis disse:

ééé vamos deixar de parar panos quentes e assumir a IMENSA burrada e irresponsabilidade que ocorreu !!

ORAS PODERIAM TER TIDO MUITAS MORTAS nessa infeliz ventania.

O evento é famoso, todos sabíamos que iria ocorrer, marcamos há meses, muito investimento e bla bla bla bla..

Faltou homem, culhão, bolas, responsabilidade pra na hora do evento CANCELAREM.

Até as 14 horas estava ventando tranquilamente, nada demais, depois o tempo virou e o desastre apareceu.

Não morreu ninguém? SORTE.

Não faltou informação? Pra quem cara pálida? No face deles nenhum comentário, nos grupos informações desencontradas enfim, se minha família estivesse comigo desaparecido (como alguns ficaram até o domingo meio dia!), iria dar um problema imenso. Nenhum comentário em nenhum lugar da net.

Como assim ventania inesperada? Perá lá!!!! Nem vem, Dois dias antes o Jornal Nacional já mostrava que o tempo iria mudar repentinamente com grandes ventos no BR inteiro, um dia antes notícia foi confirmada.

Mesmo que não houvesse em mídia nacional, o mínimo esperado é que a organização assuma que não se reservou a olhar aplicativos de tempo, metereologia etc, se no mar se sabe com detalhes uma ou duas semanas antes o que vai ocorrer, era previsível saber o que iria ocorrer no dia.

NAO CANCELARAM, quiseram continuar o evento. Irresponsabilidade TOTAL.

Esses eventos deveriam ter um esquema de segurança, por exemplo, marola bateu 60cm por mais de 10 min? evento cancelado automaticamente.

Deveria ter um limite de distancia pra os pescadores irem, pois em caso de resgate é bem mais lógico encontrar todos.

Cada barco deveria constar com ao menos 2 ou 3 sinalizadores coloridos para casos de emergencia, kits mínimos de sobrevivencia (lanternas, facas grandes, cordas, sei la oque, algo bem pqno e que na hora de fazer uma fogueira, durmir a noite, salva a vida do caboclo com facilidade) , entre outras coisas do tipo.

Não sei se é permitido o consumo de alcool, mas se for, não deveria ser, ítem básico e que provavelmente todos os barcos tinham.

Enfim, basta usarem um aplicativo de celular básico como windfinder que é possível ter clareza de ventos e tamanho de ondas.

foi por muito pouco que nao ocorreram mortes e ai se ocorressem como iriam ser os comentários?

Temos que ter culhões de sermos responsáveis sempre, aprender com erros e falar: poxa cagamos, isso nao poderia ter ocorrido e não percebemos.. e nao ficar amenizando a coisa.

PS: nao fui, mas os videos, fotos que vi da situação foram MUITO fortes, 2 bass afundados, 3 canoas e uma lancha afundados. Pessoas foram resgatadas a todo momento..

Isso de mandar onibus buscar o povo etc, nao deve nem ser relevado, isso é obrigacao minima e cordial....

Erro inclusive dos bombeiros que poderiam ter consultado o clima e cancelarem td... mas provavelmente a emoção, o investimento, e o bla bla bla falaram mais alto.

tem que ter muito culhão pra chegar pra 350 barcos que viajaram, com 3 caras dentros e falar: PESSOAL NAO VAI ACONTECER HOJE, DESCULPEM MAS SEGURANCA EH SEGURANCA...  e inelizmente nao tiveram, ficaram confiando que o ventinho de cedo iria permanecer..

na boa? se eu sou o superior dos bombeiros de GO, dava uma prensa tao grande no comandante da cidade e em toda corporação que eles iriam sair do quartel sem saber nem o nome... COmo assim bombeiros nao consultam marinha, tempos oficiais, etc?? 

ridiculo pra nao falar outra coisa.

 

Rapaiiizz....mas tu é brabo MININOOO...:wild:   hehee...Desculpa...foi só uma zoação de leve...:gorfei:

Entendo a gravidade do ocorrido, mas penso um pouco diferente de vc (respeitando seu posicionamento).

E pq penso diferente?!?!

Pq em mar as previsões realmente são muito próximas do q realmente acontece....mas em lagoa?!?!? Não conheço nenhuma q acerte. Não existe previsão (no Brasil), para recordes de marolas.

Quantas vezes não damos bola para previsões de chuva pesada?!?! De vento então, nunca me preocupei com elas (pq nunca passei um aperto destes..rsr), ou melhor, certa feita estive na Serra da Mesa e já tinha visto na previsão que iria ventar. Ocorre q dentro do lago a coisa enfeiou de vez. Nunca tinha visto aquilo lá. Na mesma hora procuramos uma área abrigada e começamos a rir da bagaceira q se passava no limpo. Neste dia 5 barcos afundaram lá. Ao chegamos na pousada no final do dia o pessoal nos informou q nunca tinham visto isso por lá. Tem até vídeos no Youtube das ondas estourando na margem, ondas mesmo. Então, por mais q as previsões nos ajude, elas ainda são muito distantes da realidade.

E outra, Astra...estamos num lago...Se a coisa aperta, vamos para a margem. A maioria dos vídeos q estamos vendo por aí, ocorreu pq a turma quis voltar para o ponto de origem, o q é normal todos tentarem. Aí tome-lhe água na cara. Em 2014 estivemos no torneio e as marolas judiaram de nós.

Não vejo toda essa irresponsabilidade por parte dos responsáveis do evento ou da sua fiscalização. Como eu disse, não há como prever q depois de tantas horas, as ondas serão de "X" tamanho. De manhã, horário q geralmente o vento é mais forte, a turma conseguiu partir sem problemas.
Aposto q todos partiram VOLUNTARIAMENTE acreditando que os ventos diminuiriam no decorrer do dia.
Alguns competidores chegaram a navegar por mais de 70Km do ponto de partida. O lago é muito grande, o tempo numa extremidade pode ser diferente da outra.

Agora, o q não tiro uma vírgula da sua razão é na escolha da data.
Estive nos torneios de 2013 e 2014 em São Simão. 
No de 2013 partimos de manhã sem problema. No final do dia já estava bem batido o lago.

No de 2014 foi um inferno. Na manhã da largada não entramos no lago. Muito vento e água baixa. Ficamos na margem vendo uma nuvem preta rodando o local e, só depois das 10:30h, largamos. Quando deu 12:30h já estávamos na churrasqueira do hotel fazendo um assado...ehehee...Foi o melhor torneio q já fui...rsrs...mas ao voltarmos pro ponto de partida as marolas estavam impossíveis. Chegamos todos molhados.

Então, mesmo entendendo que um torneio deste tamanho envolve muita organização e data "na cidade"...na minha humilde opinião ele ocorre numa época errada. Em 2013 já falavam q ele deveria ocorrer em data com menos ventos e lago cheio (esse ano estava bufando, show).

Pra mim, não há nada pior para um evento q escolhas erradas e o de São Simão, se não rever seus conceitos, em pouco tempo vai deixar de existir. Anotem aí. 

O difícil eles já fizeram, q foi reunir mais de 300 barcos em 2013. De lá pra cá, tb em minha humilde opinião, eles só "cagaram no batatal". 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah, voltando....

Gostaria de dizer que fazer um torneio deste porte não deve ser nada fácil.

Admito q a pesca esportiva cresceu muito com a ajuda dos torneio pelo Brasil.

Estou aqui pra ajudar, dar um feedback verdadeiro foi a minha contribuição para ver o torneio afinado em 2017. joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Astra-Taranis disse:

ééé vamos deixar de parar panos quentes e assumir a IMENSA burrada e irresponsabilidade que ocorreu !!

ORAS PODERIAM TER TIDO MUITAS MORTAS nessa infeliz ventania.

O evento é famoso, todos sabíamos que iria ocorrer, marcamos há meses, muito investimento e bla bla bla bla..

Faltou homem, culhão, bolas, responsabilidade pra na hora do evento CANCELAREM.

Até as 14 horas estava ventando tranquilamente, nada demais, depois o tempo virou e o desastre apareceu.

Não morreu ninguém? SORTE.

Não faltou informação? Pra quem cara pálida? No face deles nenhum comentário, nos grupos informações desencontradas enfim, se minha família estivesse comigo desaparecido (como alguns ficaram até o domingo meio dia!), iria dar um problema imenso. Nenhum comentário em nenhum lugar da net.

Como assim ventania inesperada? Perá lá!!!! Nem vem, Dois dias antes o Jornal Nacional já mostrava que o tempo iria mudar repentinamente com grandes ventos no BR inteiro, um dia antes notícia foi confirmada.

Mesmo que não houvesse em mídia nacional, o mínimo esperado é que a organização assuma que não se reservou a olhar aplicativos de tempo, metereologia etc, se no mar se sabe com detalhes uma ou duas semanas antes o que vai ocorrer, era previsível saber o que iria ocorrer no dia.

NAO CANCELARAM, quiseram continuar o evento. Irresponsabilidade TOTAL.

Esses eventos deveriam ter um esquema de segurança, por exemplo, marola bateu 60cm por mais de 10 min? evento cancelado automaticamente.

Deveria ter um limite de distancia pra os pescadores irem, pois em caso de resgate é bem mais lógico encontrar todos.

Cada barco deveria constar com ao menos 2 ou 3 sinalizadores coloridos para casos de emergencia, kits mínimos de sobrevivencia (lanternas, facas grandes, cordas, sei la oque, algo bem pqno e que na hora de fazer uma fogueira, durmir a noite, salva a vida do caboclo com facilidade) , entre outras coisas do tipo.

Não sei se é permitido o consumo de alcool, mas se for, não deveria ser, ítem básico e que provavelmente todos os barcos tinham.

Enfim, basta usarem um aplicativo de celular básico como windfinder que é possível ter clareza de ventos e tamanho de ondas.

foi por muito pouco que nao ocorreram mortes e ai se ocorressem como iriam ser os comentários?

Temos que ter culhões de sermos responsáveis sempre, aprender com erros e falar: poxa cagamos, isso nao poderia ter ocorrido e não percebemos.. e nao ficar amenizando a coisa.

PS: nao fui, mas os videos, fotos que vi da situação foram MUITO fortes, 2 bass afundados, 3 canoas e uma lancha afundados. Pessoas foram resgatadas a todo momento..

Isso de mandar onibus buscar o povo etc, nao deve nem ser relevado, isso é obrigacao minima e cordial....

Erro inclusive dos bombeiros que poderiam ter consultado o clima e cancelarem td... mas provavelmente a emoção, o investimento, e o bla bla bla falaram mais alto.

tem que ter muito culhão pra chegar pra 350 barcos que viajaram, com 3 caras dentros e falar: PESSOAL NAO VAI ACONTECER HOJE, DESCULPEM MAS SEGURANCA EH SEGURANCA...  e inelizmente nao tiveram, ficaram confiando que o ventinho de cedo iria permanecer..

na boa? se eu sou o superior dos bombeiros de GO, dava uma prensa tao grande no comandante da cidade e em toda corporação que eles iriam sair do quartel sem saber nem o nome... COmo assim bombeiros nao consultam marinha, tempos oficiais, etc?? 

ridiculo pra nao falar outra coisa.

O post acima é ofensivo.

É fácil acusar, mas eu estava lá e as previsões que vimos acusavam vento de manhã até o meio dia.  Eu como muitos outros competidores usamos não só previsões gratuitas com também as previsões de tempo pagas que geralmente são mais confiáveis e elas erraram.

Se eu tivesse certeza de que iria mudar o tempo eu não largaria, ou mudaria a estratégia para voltar antes da ventania e pescaria mais perto do local de medição e todo mundo faria o mesmo. 

Amanheceu um dia lindo, é lógico que as previsões erraram.

Irresponsabilidade seria cancelar um evento sem nenhuma razão. 

Quem não estava lá não pode falar nada pois não vivenciou.

Achei de péssimo gosto o post acima. Se eu fosse um dos organizadores não cancelaria o evento a não ser que amanhecesse ventando.

Acusar a organização de irresponsável neste caso, é passível de retratação e reparação. 

Veja que não estou falando para uma pessoa,  e sim do post  ofensivo e desbalizado contra pessoas que só querem o melhor para os competidores.  E só contribuem para o nascimento de nossa ainda embrionária pesca de competição.  

Além disso tenta desmerecer o corpo de bombeiros, uma das poucas instituições que confiamos,  dizendo que o responsável pelos bombeiros deveria levar prensa, com base em uma previsão de tempo errada. A propósito as previsões de tempo tem um grau de certeza muito pequeno ainda mais naquela região. Quem pesca e nunca foi surpreendido por uma previsão errada, ou que já desmarcou uma pescaria e depois viu que não deveria ter desmarcado, não é pescador. Este tipo de risco faz parte do nosso esporte.

Limitar as distâncias é algo que já acontece por conta da motorização de cada um, é por esta razão que se investe em barcos rápidos maiores e mais seguros. É de se esperar que alguém que vá competir com um motor de 300 hp vá muito mais longe do que um com motor 15 ou 25 hps. De 300 competidores acho que nem 10% ficou a noite parado. Nós estávamos a uns 50 km do local de medição e voltamos sem problemas pois nosso barco é feito para suportar este tipo de condições climáticas.  Cada competidor tem que ter o bom censo de avaliar e foi isto que fizeram.  Quem não quis arriscar ficou nas grotas esperando o vento passar. Como o vento não passava a organização contratou ônibus para buscá-los,  então quem quis ficar no barco ficou, ninguém pode obrigar ninguém a voltar. 

Acidentes em eventos de competição são corriqueiros ano passado na primeira etapa do nacional em Epitácio viraram 2 barcos, com o tempo bom. Vamos culpar a organização? Lógico que não.

Já foram abolidas as largadas em alta velocidade em alguns eventos por conta da segurança, inclusive em São Simão não existe mais aquela largada competitiva, assim que recebíamos as fichas de medição os barcos já podiam largar, justamente para aumentar a segurança.  

Quem participa destas competições busca além da pescaria a adrenalina que um torneio destes proporciona. 

Em todo tipo de competições acidentes fazem parte, pois alguns dos competidores ultrapassam seus limites ou os limites do equipamento. Isto acontece em corridas de carros, em levantamento de peso, futebol, volei, basquete, em rodeios, em todos os tipos de esporte competitivo. Por que na nossa modalidade seria diferente? A pesca de competição é totalmente diferente da pescaria amadora esportiva. Se desenvolvem estratégias com base nos equipamentos e é por isto que se investem em barcos maiores, mais potentes e mais seguros. Acontece que é da natureza humana tentar superar seus limites e ai acidentes podem acontecer.

Assistindo as competições americanas do Bass Masters, existem competidores que navegam 100 milhas a toda velocidade atrás do peixe, outros vão bem mais perto. Em tudo existem conservadores e pessoas que arriscam mais, nós que participamos de torneios de pesca estamos a todo momento avaliando risco e retorno. Com já falei anteriormente, não dá pra comparar pescaria amadora com pescaria de competição, são completamente diferentes. 

Vocês acham que se a previsão de tempo acusasse riscos grandes o Nelson Nakamura deixaria seus  dois filhos largarem? O Nelson goza de um prestígio gigantesco no nosso meio, não precisa provar mais nada, é ídolo da maioria dos pescadores amadores, tem suas iscas em quase todas as caixas de pescas. Com certeza em nenhuma hipótese ele deixaria seus filhos largarem se estivessem correndo risco.

Será que quem escreveu o post acima participa de torneios deste formato?

Por estas e outras considero o post acima descabido. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que acredito que aconteceu lá foi o mesmo que aqui.  Sábado tava um dia top, sem vento e muito quente, depois o tempo deu uma virada do nada, uma ventania absurda  lá pras 14h.

 A diferença é que eu estava a 10 minutos do Rancho e o Rio aqui não tem 100m de largura, imagina lá como deve ter sido. Se a largada foi com tempo bom não tem como e pq cancelarem, depois que os barcos já estão muito longes como disse o Fabricio a mais de 70km não tem o que fazer, o certo é encostar e esperar.    Existia previsão mas essas previsões erram muito.  Se fosse por previsões eu tinha cancelado 50% das minhas pescarias.    Agora se o cara quer correr o risco  de enfrentar as marolas ou mal tempo em vez de encostar problema de cada um a organização não tem nada a ver , a unica coisa que ela deve fazer é dar apoio . 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ñ sigo  previsoes  =    ainda mais aqui no brasil  ????  nada certo ou exato /  

tempo muda constantemente e todo minuto  = tem que ter aparelhagem  aferida ;  e medir constantemente ; principalmente o vento / quem faz isso  antes de pescar ???  acho que só a marinha ???

todo pescador ou nauta ;  tem por obrigaçao  = saber normas de segurança  basicas  =no minimo  principalmente c/ sua segurança e de todos os tripulantes a bordo / 

na duvida  =  ñ navegue  essa é minha opiniao /   espere  a tempestade passar =  ou é loko e encara ;  e assume as concequecias / /abraço /

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo com o Fábio, normas de segurança em primeiro lugar.   Td mundo sabe que pescar nas represas do Sudeste-Sul é complicado   de Maio a Setembro é frio e venta muito,  correndo risco de pegar um Vento Sul ou frente fria  o que foi que ocorreu, e de Outubro a Março esquenta bem, venta menos, mas corre risco de pegar aqueles temporais violentos  com raios no fim de tarde, ou uma semana inteira de chuva.  Pra quem mora perto do Rio  é fácil , mas pra quem marca um pescaria ou torneio com muita antecedência é complicado prever essas mudanças, ainda mais com o tempo louco que anda nos últimos anos.  Acho que a organização do torneio escolhe julho pra aproveitar a época de férias escolares  e menor indice de chuvas.  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já dizia a Majú no Jornal Nacional. "Isso é uma previsão e não uma afirmação" (ou parecido com isso)

Já peguei banzeiros enormes. Na Serra da Mesa tive que ficar em uma ilhota até depois das 20:00 hs, a sorte é que dava para ver as luzes da pousada muiiito longe e fomos navegando devagar. Outra braba foi em um torneio no lago de Furnas, quase não consigo chegar na margem e o barco encheu de água. Também fiquei horas esperando o tempo melhorar.

Não vejo o ocorrido como falha da organização, afinal na largada o tempo estava bom.

O que nós pescadores temos que entender, e aprender, é a respeitar a natureza. O tempo fechou, PARE e espere melhorar. 

Abraços a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Astra e Augusto...não se preocupem.

Independente da total diferença de posicionamentos, os tópicos não foram ofensivos.
Entendemos perfeitamente o q os dois quiseram repassar. Diferenças de ideias sempre ocorrerão, deixem que agora os leitores façam o seu "julgamento". Fechou.

 

1 hora atrás, Walther Volpini disse:

Já dizia a Majú no Jornal Nacional. "Isso é uma previsão e não uma afirmação" (ou parecido com isso)

Já peguei banzeiros enormes. Na Serra da Mesa tive que ficar em uma ilhota até depois das 20:00 hs, a sorte é que dava para ver as luzes da pousada muiiito longe e fomos navegando devagar. Outra braba foi em um torneio no lago de Furnas, quase não consigo chegar na margem e o barco encheu de água. Também fiquei horas esperando o tempo melhorar.

Não vejo o ocorrido como falha da organização, afinal na largada o tempo estava bom.

O que nós pescadores temos que entender, e aprender, é a respeitar a natureza. O tempo fechou, PARE e espere melhorar. 

Abraços a todos.

Rapaz....ver vc aqui novamente já valeu a discussão...rsrs...Saudade docê....love::....kkkk
E aí, tudo blz por estas bandas?!?! Tem pescado?!?

 

53 minutos atrás, BeserraJr disse:

Rapaz, vi alguns vídeos também e fiquei assustado, nem sabia que isso poderia acontecer em um lago!

Beserra...acesso o Youtube e procure por "Serra da Mesa marolas"...Vou procurar aqui nos meus arquivos tb um vídeo q fiz no dia em q os 5 barcos afundaram. Rapaz, o trêm fica feio demais.
Vi os vídeos da praia de São Simão...realmente feia a coisa....mas diria q as ondas da Serra da Mesa são ainda maiores.

 

E amigos, volto a frisar...Não há nada pior para um evento (seja ele qual for), q escolhas erradas. Se eles erraram, ano q vem saberemos.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Fabrício Biguá disse:

Astra e Augusto...não se preocupem.

Independente da total diferença de posicionamentos, os tópicos não foram ofensivos.
Entendemos perfeitamente o q os dois quiseram repassar. Diferenças de ideias sempre ocorrerão, deixem que agora os leitores façam o seu "julgamento". Fechou.

 

Rapaz....ver vc aqui novamente já valeu a discussão...rsrs...Saudade docê....love::....kkkk
E aí, tudo blz por estas bandas?!?! Tem pescado?!?

 

Beserra...acesso o Youtube e procure por "Serra da Mesa marolas"...Vou procurar aqui nos meus arquivos tb um vídeo q fiz no dia em q os 5 barcos afundaram. Rapaz, o trêm fica feio demais.
Vi os vídeos da praia de São Simão...realmente feia a coisa....mas diria q as ondas da Serra da Mesa são ainda maiores.

 

E amigos, volto a frisar...Não há nada pior para um evento (seja ele qual for), q escolhas erradas. Se eles erraram, ano q vem saberemos.

 

É verdade Fabrício, eu o nosso companheiro Astra temos opiniões muito diferentes. 

Eu não praticaria determinados esportes que acho muito perigosos, como por exemplo, esqui na neve, diversos acidentes ocorrem, vide nosso ídolo Michael Schumacher. Já tive diversos amigos com acidentes graves tentando praticar este esporte. Além disso ocorrem avalanches, nevascas e vendavais. Este esporte é praticado normalmente em locais onde fenômenos meteorológicos perigosos acontecem. Mas quem os pratica, conhecem os riscos e sabem se defender deles. São pessoas que evoluíram no esporte degrau por degrau.

No montanhismo ou alpinismo a mesma coisa, todos os esportes outdoors tem riscos referentes aos fenômenos da natureza.

Cabe aos competidores se prepararem. No nosso caso esta preparação se inicia muito antes da competição, quando da checagem e manutenção da carreta rodoviária, checagem e manutenção do sistema de freio tanto da carreta como do carro. Equipamentos de segurança da embarcação e assim por diante.

Então quando vamos para uma competição é de se esperar que todos os itens de segurança estejam em ordem. Além disso o minimo é que os participantes nunca forcem seu limites tanto de conhecimento técnico como dos seus equipamentos. 

Se em situações controladas como no caso de torneios de pesca em pesque e pague já pode acontecer acidentes, imagine no caso de um torneio em represa na modalidade força livre como são os nossos.

O ponto positivo de tudo que aconteceu é que sempre temos que estar preparados para as adversidades, conhecimento de navegação e principalmente do barco que se usa é fundamental.

Nestes torneios participam, guias renomados, pescadores muito experientes e gente altamente preparada.

Quantas vezes eu mesmo tive que passar a noite em local abrigado pois era impossível voltar, tanto em mar como em represa. Em outubro passado fiquei enfiado em uma grota da represa de Pereira Barreto das 16 até as 23:30hs esperando uma tempestade passar, em baixo de chuva torrencial, muito vento e raios que caiam para todos os lados. Nós que competimos estamos acostumados com situações adversas, faz parte do risco calculado e é por isso que não houve nenhuma vitima, mesmo com o vendaval que aconteceu. Vento este que estava previsto para a parte da manhã e não aconteceu. Como também estamos acostumados com o erro nas previsões acho que todos nós pensamos que ele não viria mais. Tanto que pouco mais de meio dia ainda comentei sobre o erro na previsão com os companheiros de equipe. Ao primeiro sinal de vento saímos da grota e fomos para o canal e ainda estava tudo bem, com o aumento da velocidade do vento imediatamente voltamos, seguindo os procedimento para navegar com a maior segurança possível. Quem ficou esperando o vento passar teve o dissabor de ver as marolas aumentando. Mas as marolas foram muito menores do que as que acontecem em Pereira Barreto, lá sim é muito complicado, ou em Epitácio que além das ondas existe aquela infinidade de paliteiros. Acho São Simão uma represa extremamente segura, de comparado a Pereira Barreto e Epitácio.

Entendo que quem não pratica este esporte pode achar muito perigoso, assim como acho o esqui na neve, mas para nós isto faz parte da nossa vida.

Ainda bem que este fórum é eclético e opiniões diferentes são publicadas. 

Importante destacar que em nenhum momento comentei nada sobre a pessoa que escreveu o post, e sim sobre o post em si. Entendo que a preocupação apresentado no post é condizente com a opinião de muitos que não tem o hábito de praticar a pesca de competição. Mas tive que colocar a opinião de quem pratica este esporte.

Fui compelido a comentar o post pois estamos engatinhando na modalidade, para se ter uma ideia este foi apenas a 8a. edição. Tudo que eu quero é a solidificação deste esporte que gera renda e evolução técnica tanto para o nosso ainda incipiente mercado de Bass Boats como para a atenção de patrocinadores. Acho que os organizadores e patrocinadores destes evento são pessoas visionárias e merecem todo o nosso apoio.

Por falar nisto os patrocinadores principais foram QUEST BOATS, FACA NA REDE, CARRETAS ODNE, YAMAHA NAUTICA e MARINE BOATS. Um agradecimento especial ao Werbert Capitão Gancho, sua esposa Dona Onça e ao organizador local Marcio Galvão.  Sem eles este torneio não teria acontecido.

Agradeço também aos patrocinadores da nossa equipe, MEGA BASS, AQUABRAZIL OUTDOORS, CARRETAS ODNE e FACA NA REDE. 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Augusto...entendo perfeitamente a sua posição e sou muito mais simpático a ela, q a do Astra..rsrs...mas isso, como disse, é opinião.

E, apesar de não concordar com ele, entendo perfeitamente que os comentários dele se deram na intenção de contribuir com a segurança de todos. A intenção foi excelente, mas a forma q não foi a muito ideal.
Se eu ou todos do fórum saíssemos "batendo" nele, ele iria embora daqui e não voltaria mais...E de nada adiantaria..rsrs

O FTB tem vários tem como objetivo trazer todo tipo de pescador pra cá. Depois q chegam eles vão mudando, tenha certeza. O Astra já melhorou demais da conta, sô..srsrs (zuando, hein, Astra...rsrs...amigo, amigo)...

E o alarde foi grande pq tínhamos mais de 2 centenas de pescadores na água no mesmo instante....mas não julgo essas marolas lá essas coisas não...rsrs...Já vi coisa muito pior.
Aqui em Brasília, em nosso minúsculo Lago Paranoá, durante o torneio do ano passado, duas marolas passaram por cima da proa do nosso antigo Mega..rsrs..Até o elétrico sumiu debaixo dela.

Se a turma vira a proa do barco e amarra em uma árvore próxima ao barranco (barco de frente pra marola), nenhum destes barcos teriam afundado. Olha só o exemplo no vídeo abaixo.

 

 

Agora, se deixar a popa dando sopa pra marola, aí afundam todos.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, Fabrício Biguá disse:

Astra e Augusto...não se preocupem.

Independente da total diferença de posicionamentos, os tópicos não foram ofensivos.
Entendemos perfeitamente o q os dois quiseram repassar. Diferenças de ideias sempre ocorrerão, deixem que agora os leitores façam o seu "julgamento". Fechou.

 

Rapaz....ver vc aqui novamente já valeu a discussão...rsrs...Saudade docê....love::....kkkk
E aí, tudo blz por estas bandas?!?! Tem pescado?!?

 

Beserra...acesso o Youtube e procure por "Serra da Mesa marolas"...Vou procurar aqui nos meus arquivos tb um vídeo q fiz no dia em q os 5 barcos afundaram. Rapaz, o trêm fica feio demais.
Vi os vídeos da praia de São Simão...realmente feia a coisa....mas diria q as ondas da Serra da Mesa são ainda maiores.

 

E amigos, volto a frisar...Não há nada pior para um evento (seja ele qual for), q escolhas erradas. Se eles erraram, ano q vem saberemos.

 

Nunca pesquei em lagos grandes,  no máximo em rios e lagos pequenos, mais pelos vídeos que vi, fiquei assustado. Nunca pensei que tivesse tamanha proporção. Perigoso mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando eu vejo por aqui uns amigos pedindo opinião e falando em comprar barcos semi-chatas com um quinzinho pra pescar em grandes represas...é nisso que penso...parece repetitivo, mas só quem já passou por uns perrengues desses sabe o perigo que é.  :suicide:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

renatao  = ñ adianta falar  = ainda vamos ver muita cagada ;  e escutar tambem   =  o povo teima ;  e acha que  ñ tem perigo algum ;  que ñ vai acontecer c/ ele /  que o dia está otimo ; previsao do tempo exelente e tals / 

mas como vç e muitos amigos da turma disse  =  SÓ VAI ACREDITAR QDO  TIVER PASSANDO  O  CAGAÇO  ?????   é fato  e vamos ver;  ouvir;   e  ficar sabendo  de mais casos  iguais;  c/ certeza ;  infelizmente  /

e pelo que vejo  o povo adora represas  né =   armadilhas p/ quem ñ sabe e nem conheçe    =    dia bom lindo;  sol de manha  sem vento nenhum  = qdo sai p/ agua pescar   =  de repente depois  de 2 ou 4 horas   o vento muda a direçao e aumenta as rajadas  ; a agua que estava um espelho  ; começa crescer  e ondulaçoes   =    O PARAISO  danca::    ; vira um    INFERNO   né ??????  :diablo:  /   ai sim a pessoa sente na pele oq falamos e comentamos direto ;  sobre o tema ???  abraço /

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Perigoso... não só em represas como as citadas... em rios também.. e não onde está represado, lugares de correnteza, sem interferência do alagamento de barragens... como o Rio Paraná, um exemplo. Pesco lá todo ano e não adianta... quando o vento resolve aparecer, tem que correr para o barranco. Última vez nem Marajó arriscou ficar lá no meio, marolas enormes... demorei pra sair, a água entrava pela popa numa facilidade incrível. Famoso vento sul que chamam, que vem ao contrário do sentido da correnteza, pra quem olha, parece que o rio mudou de sentido pois as marolas literalmente sobem o rio. Prudência nestas horas é a palavra chave.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...