Ir para conteúdo

A GRAXA CERTA PARA CARRETILHAS.


Posts Recomendados

zé nao faco manutencao em carretilhas, mas vou ponderar alguns pontos que vc precisa ter em mente, independente de qualquer coisa.

 

1- cada material, necessita de uma tipo de lubrificacao especifico, por exemplo, fibra de carbono nao pode com alguns tipos de graxas pois com o tempo sua trama tende a se "soltar" com alguns tipos de lubrificantes, logo, precisa ter o recomendado pelo fabricante (existem trocentas formulacoes para fibra de carbono, nao é tudo igual, entao muitas vezes depende da trama usada pelo fabricante). Assim pode ocorrer com compositos ou alguns materiais especificos. Em via geral, material metalico aguenta qualquer coisa.

2- cada uso, um tipo de lubrificante, ou seja, ha lubrificantes que atuam melhor entre determinado grau. Tipo de 15 graus até 289 graus... e por ai vai, abaixo ele nao lubrifica por nao ter viscosidade necessaria, acima, ele vira liquido e nao faz o trabalho. Parece besteira isso, mas dependendo do peixe que fisgar, a pancada, o calor, a tomada de linha pode esquentar os discos de freio a temperaturas altissimas, e ai perde rapidinho o poder de lubrificacao.ainda que num pequena espaco de tempo, isso pode influenciar na vida util do teu equipamento.

Isso quer dizer que muitas vezes, vc vai ser obrigado a comprar um ou varios tipos de lubrificantes se for o caso para uma mesma carreta.

 

3- tempo de manutencao... nromalmente lubrificantes muito especificos necessitam relubrificacao constante, ja outros mais aderentes necessitam de menos, ai vai do uso, se vc usa muito, suja muito, etc, compensa talvez ter um lubrificante mais finesse, pois o uso é mais severo e portanto, precisa dar atencao constante. se vc usa muito raramente, nao pode ver sujeira etc, pode usar um lubrificante que aguenta mais tempo, assim evita de ficar tendo que lubrificar constantemente sem uso.

 

4- cuidado com o uso da graxa, muita graxa é pior que nenhuma graxa! PArece maluquice mas explico: se vc colocar muita graxa por exemplo num rolamento, qdo for usar de verdade vai esquenta-lo , como nao tem pra onde sair graxa, calor, pressao, etc, as vezes acontece de explodir o rolamento por causa da pressao, isso vale mais pra bilhas ou rolamentos abertos onde vc consegue abrir e para lugares que tem alto atrito, tipo um rolamento de bicicleta moto etc, numa carreta nao faz muito sentido, mas tb muita graxa gruda o rolamento, deixando ele mais duro e piorando os arremessos.

 

5- nos meus molinetes tenho usado molykote com bissulfeto de molibdenio, adora essa graxa, ela adere ao metal e forma um filme muito legal, protegendo e deixando sempre tudo muito macio, passei nos meus molinetes há uns 3.5 anos, fui olhar na ultima pescaria ha 20 dias e estavam perfeitos, inclusive nao precisa de reengraxar pois estava tudo bem umido e otimo. mas alguem aqui no forum ja pesquisou a respeito e disse que a temperatura que ele suporta nao atende as necessidades dos freios das carretas (esquentam mais), eu nao levei a esse limite ainda, mas por eqto esta otimo.

 

pronto, agora o chedidi e outros podem te indicar graxas etc, e ai vc avalia o que é melhor pro que vc tem disponivel e pro teu equipo..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu comprei uma graxa em sache especial para rolamentos a base de sabão de lítio, para usar nas engrenagens e no rolamento anti-reverso. Ainda não usei na carretilha. Lembro que na época eu pesquisei e vários indicaram esse tipo de graxa. Aproveitando o tópico, é realmente recomendável esse tipo de graxa? Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

jorel, como eu disse, nao faco manutencao em carreta, entao vou falar de rolamentos em geral ok ? (cubos de rodas, roda de bike, rolamento de bilha ou rolamentado)

 

tirando objetos que vao estar em contato com agua (que devem ter graxa nautica pq repele agua), o resto que é de metal e rolamentos uso a molykote.

em rolamentos de bilhas (esferas de aco), vc limpa direitinho com querosene, seca muitissimo bem, deixa evaporar e usa a graxa .

em rolamentos de roletes mas no mesmo estilo de esferas, mesmo jeito, mas usa outra forma de por a graxa, vc poe um pouco de graxa na mao, e vai batendo o rolamento na graxa e puxando pela mao, entra td la dentro muito bem. depois basta tirar o excesso.

 

rolamentos fechados, tem os selados (sem manutencao) e os que é possivel dar manutencao, pra esses é um pouco mais complicado, tem que ter ferramental pra tirar...

 

ja rolamentos de ceramica por exemplo, nao uso graxa, mas tem que estar muito limpo, em alguns casos pode-se usar oleos especificos, mas ceramicos normalmente nao se usa nada pois sao muito duros.

 

um detalhe, rolamentos de bilha, nao adianta nada lubrificar se as bilhs estiverem ruins ai tem que trocar, de preferencia por bilhas de precisao. a diferenca eh gritante!

 

mas em rolamentos de carretas, q sao bem pqnos e normalmente pelo que vejo nos videos sao fechados, só resta vc lava-los, seca-los e quase possivel colocar um oleo dentro....

 

mas repito, nao entendo nada de carretas.... isso ai eh com chedid, fiz um post GENERICO e sobre GRAXAS... nao estou falando sobre CARRETILHAS OK?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sou expert em manutenção de carretilhas, mas nas minhas quando dou um trato eu uso graxa azul (base de sabão de lítio) nas engrenagens, uso graxa teflonada nos discos do freio (bem de leve)...nos rolamentos de aço apenas meia gota de óleo, e nos meus rolamentos de cerâmica trabalham a sêco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

turma  = c/ licença  

ñ entendo nada  sobre  o assunto  ; mas  gostaria de saber por gentileza =

preciso fazer uma adpataçao aqui  /

qdo vçs falam em rolamentos  de ceramica  = é aquele p/ trabalhar dentro agua  = ou nada haver ??? 

outra coisinha =  esses rolamentos  sao de onde = xina ??  eles ñ sao blindados  ??? 

desculpem ñ sei nada disso ok /  só to tentando  entender ??  oq sei que p/ lavar as peças  vçs usam fluido ou benzina  né ????  

abraço/ 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 minutos atrás, Jorel disse:

Assim ta melhor kkkk, que como aqui é um fórum de pesca e se fala de carretilhas e afins achei que vc estava se referindo a elas, abçs

sim, mas se aplica a tudo, de cubos de rodas aos rolamentos da carreta, saber sobre ponto de fulgor, aplicacoes, etc, o pq como etc...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Jorel disse:

Rolamentos normais da carretilha > óleo especifico pra eles (pode colocar óleo que entra sem nenhuma dificuldade)

Engrenagens > graxa teflonada

Eixo do devaneador > 1 pingo de óleo 90 (óleo de cambio)

É assim que a gente faz aqui na roça rssss

Qual a diferença de usar a graxa azul ou graxa teflonada nos discos de freio? E se deixar eles trabalhar a seco, tem problema?

Essa graxa teflonada, qual vocês recomendam para comprar?

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, Renato Barreto disse:

Não sou expert em manutenção de carretilhas, mas nas minhas quando dou um trato eu uso graxa azul (base de sabão de lítio) nas engrenagens, uso graxa teflonada nos discos do freio (bem de leve)...nos rolamentos de aço apenas meia gota de óleo, e nos meus rolamentos de cerâmica trabalham a sêco.

palmas::palmas:::good:

faço o mesmo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Douglas Fernando disse:

Qual a diferença de usar a graxa azul ou graxa teflonada nos discos de freio? E se deixar eles trabalhar a seco, tem problema?

Essa graxa teflonada, qual vocês recomendam para comprar?

Abraços.

Nao sei qual a diferenca e nem sei se pode usar graxa azul nos discos ( uso apenas nas engrenagens ) . So uso graxa teflonada nos disco de carbono e da Fishingmaster . Pode se trabalhar a seco  .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
Em 20/07/2016 at 10:31, Douglas Fernando disse:

Qual a diferença de usar a graxa azul ou graxa teflonada nos discos de freio? E se deixar eles trabalhar a seco, tem problema?

Essa graxa teflonada, qual vocês recomendam para comprar?

Abraços.

Pelo que li está semana. Graxa de litio corrói plásticos e fibras sintéticasapós certo tempo. Então não se deve usar graxa de litio na fricção e nem nas engrenagens destas carretilhas novas da shimano e marine sports que tem corpo em compósito de fibra de carbono. Graxa de litio somente nas engrenagens de carretilhas com corpo em alumínio ou magnesio. Então o melhor mesmo é passar graxa teflonada que é inerte e adere bem em qualquer superfície sem corroer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...