Ir para conteúdo

REFLEXÃO sobre os Torneios de Pesca !


ThiagoRossi

Posts Recomendados

REFLEXÃO sobre os Torneios de Pesca

Antes que digam que sou contra esse tipo de Torneio, deixo claro que sou 1000% a favor pois considero a melhor forma hoje de disseminar a cultura do pesque e solte.

Trago aqui apenas um pensamento, uma reflexão (deem o nome que quiserem) sobre a forma como são feitos hoje. Vamos falar somente do que acontece dentro do rio, do que nos interessa mais.

Como funciona hoje!

Os barcos dão a largada e vão em busca do peixe, alguns andam alguns metros, outros quilômetros (e “bóta” quilômetro nisso). A tendência é que os que andam metros passem a andar quilômetros também pois vão adquirindo equipamentos que possibilitam isso.

Os pontos de medição são colocados em lugares estratégicos, acredito, bem distribuídos.

Pensemos a respeito dos peixes que são capturados e colocados nos viveiros para posteriormente serem medidos, assim:

  • ·       Imagino uma fêmea ou macho que está cuidando de sua ninhada e que ataca a isca para defendê-los. É (são) capturado (s) e colocado (s) no viveiro e levado (s) para medição (s) a kms de distância do local, o que acaba deixando os “pequenos” completamente vulneráveis.

  • ·         Não consigo imaginar esses adultos retornando para o local em que foram capturados para cuidar dos “pequenos”, mesmo que o façam, pode ser tarde.

  • ·        Também há de se considerar o estresse do peixe em deixa-lo no viveiro, mesmo que seja para soltá-lo depois.

·         Não sei se há mais algo a considerar, além desses 2 itens.

Existe alguma forma de contornar isso ?

Acredito que sim, como poderia ser feito ?

Penso o seguinte:

No dia do torneio poderia ser disponibilizado a cada embarcação uma régua com um grafismo especifico do torneio para que os peixes sejam capturados e soltos no local. Hoje em dia todos têm um smartphone ou câmera portátil para tirar fotos, item essencial pra quem pratica o pesque solte inclusive.

Porque o grafismo especifico? Exatamente para evitar que as embarcações apresentem fotos/vídeos tiradas em pescarias anteriores. Divulgando essa régua na hora da largada, todos terão que usá-la e eliminaria completamente a chance de “maracutaia”.

Hoje em dia o sistema de fotos já é utilizado em caiaques, sabemos. Claro, pela falta do viveiro, pelo tempo que se demora pra chegarem nos pontos de medição, pela dificuldade de medir no caiaque, etc.

Mas porque não nos barcos?

Se todos os competidores souberem como fazer a medição correta, fácil de fazer e ensinar, seguir alguns parâmetros para registro por meio de foto ou vídeo, acredito que chegaríamos em um nível superior.

Alguns podem dizer e seria legal que posicionassem a todos, já estamos pensando em fazer isso ? Mas porque ainda não fizeram? Simples de implementar e colocar em prática.

Peço desconsiderarem caso considerem esse assunto ultrapassado ou algo do tipo ou que até mesmo não faça sentido falar disso.

Minha intenção é trocar ideia, pensar, não polemizar.

Abraço a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Thiago, nunca participei de torneio, e provavelmente  nunca iriei,  não gosto de muvuca nem ver.  Sou anti-social no rio, onde tá o povo e vou pra outro canto, kkkkkkkkkkk.

 Qto a soltura o acasalamento do Tucunaré pelo menos aqui no Sudeste começa em setembro a novembro, mais comum em outubro, então acredito que não tenha impacto,  parece que os torneio são ,mais comuns no primeiro semestre , caso ocorra seja o ideal  é fazer como vc disse, mas acho que a matança realizada diariamente é muito pior que os torneios.    Quanta a regras é uma boa idéia, mas pode fazer o que for Brasileiro sempre dá um jeitinho de fazer falcatrua, isso tá enraizado na cultura da população.  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Exatamente, o torneio confiança é assim...régua de medida dada na data da prova, o competidor tira a foto sobre a régua respeitando as regras, e solta o peixe rapidamente no mesmo local, tudo para preservar o peixe. Torneio chama se confiança exatamente por isso, confiança nos pescadores, onde eles farão a medição.

Esse sistema acho muito top, pois preserva o integrante principal do torneio, o peixe!!!

Abraço!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

rossi  = me desculpa  amigao  ja sabe  =  sou bixo do mato  kkkk    ......  nem participo= navego em direçoes opostas ;  e rotas diferentes ;    e ñ sei como funciona as regras e nem curto  tambem esse tipo de pesca ;  nada contra  ; nem generalizando  ok / 

mas  muito interessante o tema ;  principalmente     defendendo  a causa    = pela vida e bem estar da presa  (  peixe )   = porq vimos a pouco tempo ; aqui no forum  =  o caso  de  desonestidade ;  e a prova =  dos peixes presos pela boca  =    em  outro torneio / 

agora to c/ o guto = qto a raça  HOMEM  ==  sem comentarios ??

abraço /

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho o tópico relevante. Já tinha lido sobre esse torneio confiança, foi o que lembrei ao ler o tópico e acho que é a melhor forma de realizar um torneio sem prejudicar tanto o peixe. Mas também acho que um torneio com premiações consideráveis, atrai gente de todo tipo e sempre tem gente dando um jeito em tudo hehehehe
Também concordo com quem disse que os torneios são uma ótima forma de divulgação do pesque e solte e preservação, mesmo que no dia, infelizmente, acabe indo um pouco na contramão. Minha opinião...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Poderia ser aplicada. Sem dúvida serve muito melhor ao interesse da natureza.

Além, o deslocar dos peixes para a zona de medição tem mais vantagens do que desvantagens.

Não é raro o peixe chegar exausto, seja pelo tempo em que ficou no viveiro ou até a deficiencia de oxigenação do mesmo.

Então observa-se que após a medição e soltura (se não houver uma piscina de recuperação), os peixes cansados ficam ali perto. Poderia então outro competidor capturá-lo facilmente com um puça ou rede e entregá-lo à medição novamente.

A sugestão de régua e foto impediria isso. Contudo.....

Vale lembrar que somente uma foto também por si só não é suficiente, vez que um competidor desleal poderia fotografar um peixe capturado no dia  anterior (como vimos recentemente) ou mesmo um peixe morto. A foto aliada a filmagem ininterrupta da medição a soltura evitaria a última fraude. 

 

Ou fazemos como no BAss MAster com um cinegrafista por barco :gorfei:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa reflexão, realmente há de se pensar muito sobre esse assunto, afinal nós temos que cuidar de quem realmente importa nesse esporte, o peixe.

Não sou desse mundo de campeonatos e tals, mas se não me engano em alguns campeonatos cada barco tem 1 fiscal (podendo ser o guia) esses fiscais que medem e tiram as fotos dos peixes.

Acho isso uma boa idéia, devido ao desgaste do peixe durante a briga, coloca-lo em um viveiro pode prejudica-lo muito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...