Ir para conteúdo

Sugestão de carretilha para Piraíba c/ manivela esquerda.


Posts Recomendados

Estou interessado em adquirir um conjunto para pesca de Piraíba e gostaria de sugestões. Pesquisei antes de abrir este tópico, mas não encontrei uma solução, visto que meu interesse é por uma carretilha com manivela ESQUERDA. Peço desculpas se o tópico é repetido, apesar de acreditar que não é. 

Ou seja, eu gostaria de sugestões de vara + carretlha (esquerda) para pesca de Piraíba. De antemão, agradeço.

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Ulisses, hehehe, pode esquecer, é muito difícil se não talvez impossível tentar encontrar uma carretilha de GRANDE porte com manivela esquerda ; eu tive, a bastante tempo atrás uma Penn 4/0 L.H.W (Left Hand Wide ) ,,,, mas, como a vida não cessa de trazer surpresas, quem sabe apareça algo que lhe traga o conforto desejado !  :good:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As opções de manivela esquerda são poucas, mas existem sim: Marine Sports Master EX, Penn Squall e Penn 321 Gt2! Além disso, conversa com o pessoal da Penn Raíba que eles convertem carretilhas para lado esquerdo, assim você encontra mais opções... Varas existem muitas, mas tudo de pende do preço, por exemplo: Intergreen Hematita, Ms Giant Catfish, Ms Black Max, Albatroz Jaguar, Millenium Gladiador, Shimano Trevala... Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ulisses eu voltei recentemente de uma pescaria de Piraíba no Araguaia,  infelizmente não tive sucesso,  fiz uma pescaria unica e exclusivamente dela, nem pirarara tentei.  Pesquei com o Teteu dos Irmao Piraíba .  O que deu pra  perceber tanto com o  pessoal que estava pescando assim como os que tinham pescado   com os outros irmãos esse peixe no Araguaia:   esqueça carretilha pequena, no minmo  uma que comporte 400m de linha 0.90mm e sem devanador.   Mas pq td isso?   A resposta é primeiro que o Araguaia  é raso e se deixa a isca muto longe, e principalmente por causa dos Botos, linha perto do barco é certeza que ele vai roubar sua isca pois eles seguem o barco soltando bem lnge é mais fácil enganar eles.

Estavamos em 3 pescando eu com uma Senator Penn  9/0 e 500m de linha, meu irmão com uma Penn 345 GT2 com 250m  e meu Primo com uma Okuma Convector 55L com 200m , as duas ultimas não dava 15 minutos o boto já tinha tomado a isca.   O que vi e presenciei os clientes que já tinham uma certa experiência estava tds usando  Penn Senator 9/0.  Squal 50 vsw, a International 60 vsw e Shimano Tyrnos 50 . Portanto não sei se encontrará essas carretilhas na esquerda.  É uma pescaria pesada, dia todo atrás do bicho, sol a sol, sem almoçar e nada.  Um dia eu volto mas não é uma pescaria fácil. Só tive ação de 1 uma em 5 dias, na nossa semana não saiu nenhuma provavelmente pela agua gelada.  A média é sair 1 a 2 por pescaria .    Agora se for pescar Piraiba na Amazônia ou Teles Pires esqueça o que disse. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou interessado em adquirir um conjunto para pesca de Piraíba e gostaria de sugestões. Pesquisei antes de abrir este tópico, mas não encontrei uma solução, visto que meu interesse é por uma carretilha com manivela ESQUERDA. Peço desculpas se o tópico é repetido, apesar de acreditar que não é. 

Ou seja, eu gostaria de sugestões de vara + carretlha (esquerda) para pesca de Piraíba. De antemão, agradeço.

Abraço!

Tbm só uso manivela esquerda , falei com pessoal da penraiba e eles fazem a conversão de manivela direita p/ esquerda , pelo valor achei bem justo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, tem a Penn specialsenator 115L 9/0. Nunca a usei mas parece ser boa, cabe 300 mts de linha 1,00mm, ou seja cerca de 345mts de linha 0,90 (se não me engano).

Ela está disponível no site do pessoal da Penn raiba,http://www.pennraiba.com.br/Carretilhas-Convencionais.php , essa carretilha tem um preço de se n me engano 285 a 300 reais para trocar o lado da manivela.

A vara tem que ser de cerca de 120lbs (+ou- isso), então uma Millenium Gladiador, Shimano Trevala, Gigant Catfish da MS .... 

Espero ter ajudado. Se conseguir alguma Piraíba nessa pescaria compartilhe com a galera do fórum. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Difícil amigo, uma ótima carretilha que você pode trazer de fora seria uma Okuma solterra,tem vários tamanhos e todas disponibilizam manivela esquerda.A capacidade de linha é como o Guto falou acima,agora não sei,e ele mesmo pode tirar essa dúvida,se é estritamente necessário o uso de linhas mono de grosso calibre,pois isso pode facilmente ser substituído por linhas multi de menor bitola e resistência até superior na tensão e uso de líder :good:.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Gilson Schott disse:

Difícil amigo, uma ótima carretilha que você pode trazer de fora seria uma Okuma solterra,tem vários tamanhos e todas disponibilizam manivela esquerda.A capacidade de linha é como o Guto falou acima,agora não sei,e ele mesmo pode tirar essa dúvida,se é estritamente necessário o uso de linhas mono de grosso calibre,pois isso pode facilmente ser substituído por linhas multi de menor bitola e resistência até superior na tensão e uso de líder :good:.

Muitos usam Multi mas de cama, mas mesmo assim pelo menos 150m de mono,  mas lembre-se uma carretilha por exemplo como a Senator, 345, tem recolhimento 2.5, uma multi no final vai acabar com o braço pra recolher, pois a mono enche rápido o tambor aumentando o recolhimento.  Fora é confiar o peixe da vida visto que numa pescaria de Piraiba é uma ou duas  que saem num nó de emenda.   Uma coisa que respeito nos locais de que vou pescar, use o que o pessoal costumar usar e os guias recomendam, cada lugar é um estilo .  Dá pra se pescar Piraiba com molinete e muti em alguns rios tranquilamente, rios com poços profundos onde se arremessa isca , não tem boto, etc..  No Araguaia é completamente diferente.  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Guto Pinto disse:

Muitos usam Multi mas de cama, mas mesmo assim pelo menos 150m de mono,  mas lembre-se uma carretilha por exemplo como a Senator, 345, tem recolhimento 2.5, uma multi no final vai acabar com o braço pra recolher, pois a mono enche rápido o tambor aumentando o recolhimento.  Fora é confiar o peixe da vida visto que numa pescaria de Piraiba é uma ou duas  que saem num nó de emenda.   Uma coisa que respeito nos locais de que vou pescar, use o que o pessoal costumar usar e os guias recomendam, cada lugar é um estilo .  Dá pra se pescar Piraiba com molinete e muti em alguns rios tranquilamente, rios com poços profundos onde se arremessa isca , não tem boto, etc..  No Araguaia é completamente diferente.  

É isso aí Guto ! Ninguém melhor do que os piloteiros para sugerirem o que julgam ser o melhor...

arrow:: Isso não impede contudo, que você use o que tem...

Pesco com molinete, como todos sabem, e nem por isso deixo de embarcar meus peixinhos... ::fishing

Podem não ser os chamados "monstros", mas me trazem a emoção que procuro !

Dessa forma, já embarquei : Pirarara (35 kg), Piraíba-filhote (30 kg), Pirarucu (20 kg) e por aí vai...

A propósito, já uso há algum tempo multifilamento (PP 80 lb) às vezes com líder de 15 m de mono 0,80 mm 

arrow:: O molinete (já antigo) é o Daiwa Regal Z 5000 BL que continua se mostrando "competente"... palmas::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agradeço a todos pelas excelentes dicas, sem exceção! Meu destino é o rio Araguaia, com o qual já tenho décadas de experiência, mas seria a primeira tralha extra-pesada. Inclusive, após ler as respostas de vocês, penso se não seria melhor utilizar molinete ao invés de carretilha. Alguma sugestão?

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Ulisses Júnior disse:

Agradeço a todos pelas excelentes dicas, sem exceção! Meu destino é o rio Araguaia, com o qual já tenho décadas de experiência, mas seria a primeira tralha extra-pesada. Inclusive, após ler as respostas de vocês, penso se não seria melhor utilizar molinete ao invés de carretilha. Alguma sugestão?

Abraço!

Molinete precisa ser algum com boa capacidade de linha e ótimo "drag" ! :read:

arrow:: Vai ter que pensar em algo destinado a pesca marinha (pela capacidade de armazenamento). ::fisherman

Acredito que a maioria aqui vai lhe indicar mesmo carretilhas...

Nos molinetes, os PENN são bem tradicionais e funcionam bastante bem... :good:

58e85a1f-47da-4612-affa-14fd68483f6e_zps

Não esquecer do "velho e ótimo" Daiwa BG 90, um trator sempre ! Veja a capacidade de armazenamento, pois se for mono... complica !

molinete-daiwa-bg-30_zpsofxgx485.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que me dizem da Marine Sports Master EX 60 HIL? Além de ser manivela esquerda, estou considerando o baixo custo comparando com as Penn ou até com as Okuma. Como esta seria a minha primeira pesca à procura das Piraíbas e não sei depois disso vou aderir (meu costume é pescar, no máximo, Pirararas), acredito que uma carretilha mais barata seria o adequado neste caso. Alguém conhece a carretilha em questão, ou poderia me dizer se, considerando as especificações da mesma, posso realmente optar por ela?

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Ulisses Júnior disse:

Agradeço a todos pelas excelentes dicas, sem exceção! Meu destino é o rio Araguaia, com o qual já tenho décadas de experiência, mas seria a primeira tralha extra-pesada. Inclusive, após ler as respostas de vocês, penso se não seria melhor utilizar molinete ao invés de carretilha. Alguma sugestão?

Abraço!

Ulisses minha opinião como vc mora perto do Araguaia, ou seja dá pra pescar muitas vezes ao ano, e quer se aprofundar na pesca da Piraíba( não estou dizendo Pirarara), eu já pegava uma Penn International 50 vsw.   E  será minha escolha se um da voltar a tentar pescar esse peixe lá.   Carretilha com multi numa corrida de Piraiba ou próprio boto corre o risco da linha encavalar e perder seu peixe.  O molinete é melhor pra pescar com muti, não tem a chance da linha encavalar mas acho que não existe hj no mercado um com capacidade de multi 150lbs maior que 300m, se pensar em mono nenhum que pegue mas que 100m de 0.90.   Ao não ser matarem os botos de um ano pro outro, kkkkkkkkkk, linha perto do barco vai se arrepender.  

ForSale037.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Ulisses Júnior disse:

O que me dizem da Marine Sports Master EX 60 HIL? Além de ser manivela esquerda, estou considerando o baixo custo comparando com as Penn ou até com as Okuma. Como esta seria a minha primeira pesca à procura das Piraíbas e não sei depois disso vou aderir (meu costume é pescar, no máximo, Pirararas), acredito que uma carretilha mais barata seria o adequado neste caso. Alguém conhece a carretilha em questão, ou poderia me dizer se, considerando as especificações da mesma, posso realmente optar por ela?

Abraço!

Se for com essa intuição, é uma boa, acho que é a maior carretilha em linha no Brasil com manivela esquerda.  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Kid M e Guto,

Realmente molinete não seria uma boa idéia. Ou seja, carretilha mesmo.

Com os Botos, estou bastante acostumado.

Guto, belíssima essa Penn 50VSW, mas pelo pouco que pesquisei agora há pouco, após ler sua mensagem, me parece que ela não é fabricada com manivela esquerda, o que no meu caso é fundamental.

Novamente agradeço sinceramente por todas as dicas de todos vocês!

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Outra opção, caso for pescar com guias especializados na Piraiba, como os Irmãos, Doana, etc.....  eles tem tralha própria pra alugar.     Eu tenho uma Okuma 55 Convector, se não me engano tem a opção de manivela esquerda, não sei se encontra ainda, ela pega mais linha que Master Ex 60, são 400m de linha 0.60 contra 360m da Master, o que dá uns 220m de lnha 0.85.   Linha preferida pela maioria seja pelo custo seja pela resitência é a Dayana maxforce 0.85 a 0.92.   Varas tem muitas opções, Giant Catfish 120lbs, Pesca Brasil Millenium.   Comprei 3 pra essa pescaria , a Black Max 120lbs, é muito mole, a Bravo Da Pesca Brasil de 80lbs , de carbono tubular, bem leve e dura, e tem de 120lbs, particularmente ia nela, e tb a Luims Real Power 120lbs, essa bem parruda e dura, mas bem pesada. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, Lamana disse:

O pessoal da Pennraiba transformam as senator p manivela esquerda, mas não há necessidade, vc acostuma.

Falou tudo Lamana ! ! !, o pessoal já tinha citado isso mas deve ter passado desapercebido,,, a pessoa que vai ingressar numa pesca PESADA assim, tem que considerar que, NÃO vai ficar Lançando nem tampouco Carretilhando a isca de volta o tempo todo ! ! alias, seria bom fazer como o Guto (prender a vara num COLETE apropriado ! ) e usar a mão Direita para Guinchar o monstro ! ! ! !

Os meninos convertem quase  todas as carretilhas da Penn ! ou já te vendem prontas ! Mas, na minha opinião, não vejo necessidade ! ! !

Image

http://www.pennraiba.com.br/Carretilhas-Convencionais.php

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como o Guto falou meu nobre as multi tem que ser muito bem colocadas na carretilha,e a questão da manivela para pesca pesada é muito relativa,pra mim não faz diferença,e quanto aos molinetes são sim uma opção e muito boa nesse caso todos os citados são muito bons.A grande vantagem dos molinetes são a velocidade de recolhimento que é bem mais alta do que das carretilhas e isso faz toda diferença quando você tem que evitar que o peixe corra para o enrosco.AH e por falar nos molinetes não podemos deixar de citar outra máquina custo benefício que é o MS Thunnus falo por que possuo um e também a vara MS Giant Catfish 120lbs excelente conjunto muito equilibrado.Vale lembrar o que o Guto citou,tem que ver o que o local em específico onde você vai pescar pede mas acho sim que molinete seria uma ótima opção até por que eles tem a outra vantagem que são as manivelas intercambiáveis.thunnus 4000.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
1 hora atrás, Ulisses Júnior disse:

Senhores,

Novamente mui gradecido pelas dicas e comentários! Acabei adquirindo uma Penn Squall SQL60LDLH, na qual ainda não coloquei as mãos. Aproveitando o tópico, peço sugestões sobre qual vara seria mais adequada para a carretilha em questão.

Abraço!

Eu estava vendendo uma Penn Tuna Stick lá no " Classificados ", que esta esperando um comprador vir buscar, caso haja desistência e se vç se interessar te passo um numero e nos falamos !...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Parceiro, já vi que vc já adquiriu a carretilha, pois bem, quando fui comprar material pesado em 2012, passei pelo mesmo dilema! Pois pesco com manivela esquerda. Comprei 2 pen 310 esquerdas e 2 345 GT2 manivela direita (todas já aposentadas). Resultado: na pesca pesada eu não vi problema em pescar com a manivela direita, hoje não tenho problema em pescar com as minhas TYRNOS 50 ( manivela direita), pra pescar no Araguaia vc precisa é de capacidade de linha! Esquece esse lance de manivela! Pelo menos 350 metros de 0,90mm. Não pesque com carretilha com menos linha! Estou te falando isso, pois no final de agosto agora peguei 8 piraíbas: 1,15m; 1,32m; 1,42m; 1,56m; 1,65m; 1,77m; 1,81m; e 1,94m, fora as pirararas. Quanto mais longe do barco a isca melhor! Coloque 100m de multifilamento 0,80 ou 0,90 na cama e  330m de mono por cima, assim 1000 m interligados dão para 3 cargas de reposição, pois vc só trocará a mono, a multi permanece ok? Já para carretilha perfil baixo eu não consigo enrolar com a manivela direita, parece que estou aleijado! Só pesco com esquerda mesmo! Para falar da vara existem inúmeras propostas, depende do seu bolso! Quer gastar pouco Giant Cat fish, podendo gastar mais manda fazer uma customizada, nunca vi nada igual, é comparar um corola com uma ferrari, ou seja os dois são excelentes, mas ferrari é ferrari! Qualquer dúvida estamos aí!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 18/09/2016 at 13:47, Ricardo Arrais disse:

Eu estava vendendo uma Penn Tuna Stick lá no " Classificados ", que esta esperando um comprador vir buscar, caso haja desistência e se vç se interessar te passo um numero e nos falamos !...

Ricardo, peço desculpas pela demora, eu deveria ter te respondido antes. Agradeço pela dica da Tuna Stick nos classificados. 

 

15 horas atrás, Vitor Mendonça disse:

Parceiro, já vi que vc já adquiriu a carretilha, pois bem, quando fui comprar material pesado em 2012, passei pelo mesmo dilema! Pois pesco com manivela esquerda. Comprei 2 pen 310 esquerdas e 2 345 GT2 manivela direita (todas já aposentadas). Resultado: na pesca pesada eu não vi problema em pescar com a manivela direita, hoje não tenho problema em pescar com as minhas TYRNOS 50 ( manivela direita), pra pescar no Araguaia vc precisa é de capacidade de linha! Esquece esse lance de manivela! Pelo menos 350 metros de 0,90mm. Não pesque com carretilha com menos linha! Estou te falando isso, pois no final de agosto agora peguei 8 piraíbas: 1,15m; 1,32m; 1,42m; 1,56m; 1,65m; 1,77m; 1,81m; e 1,94m, fora as pirararas. Quanto mais longe do barco a isca melhor! Coloque 100m de multifilamento 0,80 ou 0,90 na cama e  330m de mono por cima, assim 1000 m interligados dão para 3 cargas de reposição, pois vc só trocará a mono, a multi permanece ok? Já para carretilha perfil baixo eu não consigo enrolar com a manivela direita, parece que estou aleijado! Só pesco com esquerda mesmo! Para falar da vara existem inúmeras propostas, depende do seu bolso! Quer gastar pouco Giant Cat fish, podendo gastar mais manda fazer uma customizada, nunca vi nada igual, é comparar um corola com uma ferrari, ou seja os dois são excelentes, mas ferrari é ferrari! Qualquer dúvida estamos aí!

Vitor, obrigado pelas dicas. Elas são valiosas, não só para mim, mas (deduzo) para todos os membros do fórum. Aliás todas as dicas, de todos os foristas, foram e sempre serão muito bem vindas.

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...