Ir para conteúdo

Vara Saint Plus Quebrada. E agora?


Diego Juliana

Posts Recomendados

Faz toda, você esta usando uma linha de multifilamento que tem zero elasticidade, e utiliza um fluorcarbono que tbm tem zero elasticidade! Em uma fisgada mais brusca, a pressão cai inteira sobre a vara! 

Ja perdi muitas varas assim até aprender que não se deve usar leader de 100% fluorcarbono, ou usa Nylon ou uma misturada.. Ex os ledaer da sumax e aqualine!

Todo conjunto precisa de pelo menos 2% de elasticidade

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas 1kg de traira quebrar uma vara que eh pra 12kg não da hora acreditar em outra vara de 20lbs tirei um dourado de 6 kg e ainda foi pro pau e a vara vergou e não quebrou sendo que o drag da carretilha tava fechado. Fiquei muito decepcionado com a vara quebrou como se fosse um palito e ainda no meio.

Enviado do meu iPad usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

È muito relativo, pois na briga com um peixe a vara enverga gradativamente, é pra isso que ela foi projetada, mas a coisa muda quando ela recebe um tranco, como uma fisgada brusca, dai a necessidade de um leader misto, nylon revestido de fluorcarbono, a resistência é quase a mesma, porem com uma certa elasticidade, tbm não acreditava nisso, até quando vi uns testes que uns gringo fizeram em um fórum, antes do video ja havia perdido 2 varas nesse jeito!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sinceramente me parece que essa vara estava com uma fissura é inadmissível uma vara dessas quebrar na fisgada de uma traíra e isso independe dessa história toda de líder,multi,nylon acho que essa hora deva prevalecer o bom senso,ninguém vai pescar com manual de instruçoes que o lojista ou até mesmo o fabricante tenham esse bom senso.....Boa sorte....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Diego Juliana disse:

Tenho uma vara Saint Plus TucunaPro 6' 25lbs e quebrou numa fisgada de uma traira de 1kg acho que veio com defeito.

Enviado do meu iPad usando Tapatalk

Provavelmente sim , defeito , porém se levar no fabricante ele vai alegar mau uso , como absolutamente todos o fazem a não ser varas muitos caras que são trocadas para fidelizar o cliente.

Portanto infelizmente há pouco o que fazer mesmo ,abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas tive uma decepção fiquei ateh com medo de usar depois a outra que tenho que eh uma Enzo 3 6' 25lbs achando que poderia quebrar tb . Na Amazônia usei uma Rapala Paladium 20lbs e não teve problema alguma mesmo com tucuna de 3kg indo poro pau soh quebrou a ponta depois no transporte na viagem de avião que todo mundo sabe como tratam as malas e outras coisas.

Enviado do meu iPad usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
Em 10/08/2016 at 23:21, TiWillian disse:

Uma pessoa segura a ponta da vara e você faz pressão envergando ela pelo menos 2/3

Enviado de meu SM-G355M usando Tapatalk

NUNCA faça isso.....

A vara foi feita para trabalhar com os passadores....

O teste tem que ser com linha nos passadores.... assim vc testa a estrutura inteira da vara. Por isso vc verá o pessoal falando de varas com "backbone".

 

 

 abs!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia amigo.

Infelizmente sua vara tinha algum defeito.

Não há como uma vara 25 libras quebrar com uma traíra de 1 kg.

Infelizmente isso pode ocorrer com qualquer marca.

Já tentou contatar o fabricante para realizar a troca? Espero que consiga.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 08/08/2016 at 22:03, Lucas Vescovi disse:

Faz toda, você esta usando uma linha de multifilamento que tem zero elasticidade, e utiliza um fluorcarbono que tbm tem zero elasticidade! Em uma fisgada mais brusca, a pressão cai inteira sobre a vara! 

Ja perdi muitas varas assim até aprender que não se deve usar leader de 100% fluorcarbono, ou usa Nylon ou uma misturada.. Ex os ledaer da sumax e aqualine!

Todo conjunto precisa de pelo menos 2% de elasticidade

...eu pesco so com multi e fluocarbono a varios e varios anos,em tudo quanto é lugar,ja peguei tudo quanto foi tipo de peixe assim,e nunca tive ploblemas...e quando a isca enrrosca no pau e vc da aquele tranco com toda força pro anzol soltar ou para quebrar o galho,iiiiii isso faço em toda pescaria,e varias outras situaçoes de trancos fortissimos...se fosse assim todas as minhas varas ja teriam quebrado...isso é bobagem

a vara dele veio com defeito ou  tava com alguma machucado onde quebrou...

Valeu!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 08/08/2016 at 22:03, Lucas Vescovi disse:

Faz toda, você esta usando uma linha de multifilamento que tem zero elasticidade, e utiliza um fluorcarbono que tbm tem zero elasticidade! Em uma fisgada mais brusca, a pressão cai inteira sobre a vara! 

Ja perdi muitas varas assim até aprender que não se deve usar leader de 100% fluorcarbono, ou usa Nylon ou uma misturada.. Ex os ledaer da sumax e aqualine!

Todo conjunto precisa de pelo menos 2% de elasticidade

tenho questões sobre essa teoria... uso multi+fluor a muito tempo e nada aconteceu.
Ainda mais em algumas práticas que necessitam o minimo de elasticidade.
Vamos ver, em pesca com artificial, 20mts de arremesso, temos 40cm de elasticidade (2%), se fizer isso para Dourado, traira entre outros, perderá todas as fisgadas.
Imagina pescando garoupa... 40mts de linha, 80cm de "elasticidade". o peixe já entocou e vc só tira coral.


Minha opinião... não é o caso!

abs!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dentro de todas essas "versões apresentadas", não vi qualquer referência ao "freio fechado" da carretilha.

Muito mais importante (na minha modesta opinião) que qualquer desses fatos comentados, é ter flexibilidade de trabalhar o peixe dentro dos limites do conjunto.

Naturalmente que um material mais "parrudo" tende a ser mais resistente (não vamos questionar isso), mas me parece que ele precisa estar harmonizado com as demais "peças do conjunto".

Também tive a quebra de uma vara (anos atrás) no Pantanal ao pegar um Pacu de uns 2 quilos, sendo que a indicação da vara era para 40 lb !

Freio fechado, forma de ferrar, defeito no material, trincagem no transporte, enfim, são tantas as possibilidades que não dá para apontar "virtualmente" a causa !

Tenho usado (cada vez mais vezes) materiais mais leves e esportivos, trabalhando com freios abertos exatamente para não levar "fadiga" ao material em uso, seja, vara, linha ou molinete.

Acho que freio fechado coloca em risco qualquer dos demais itens do conjunto, até por não sabermos (ou visualizarmos) se estão na perfeição que os imaginamos...  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...