Ir para conteúdo

Posts Recomendados

Estou pegando uns albuns antigos do meu pai e começar a fazer uns relatos.  Lembrando pra quem entrou pelo link direto, essa é uma sala vintage onde é permitido fotos que são  "proibidas" em outras salas. 

Pescaria realizada no Rio Araguaia em 1970, conversando com o Véio acredito que seja na região de Bandeirantes.   Pescaria naquela época era uma aventura daquelas, sem hora e dia pra chegar ou ir embora.  E não era só pescaria sempre associado a caça junto.   A pesca era realizada basicamente por "pinda" e anzol de galho, se na turma toda tivesse um molinete era muito,  lembrando  que eles não eram profissionais, na verdade naquela época a pesca era realizada basicamente dessa maneira.  Não havia conscientização nem informação como hoje.   Caso os moderadores acharem que as fotos forem pesadas, podem deletar sem problema algum

A Viagem demorava em torno de 48 h, percurso hj que realizamos em 13h .  A turma sempre tinha um caminhão onde iria os barcos motores, tralhas,  freezer, geradores e uma Veraneio "zera" pro pessoal .  Chegando no destino pelo menos mais um dia pra montar o acampamento. 

 Meu pai então com 27 anos. 

12791006_941097249331407_777706066350126

 

Veraneio 

12074971_941097985998000_239597509809377

 

Acampamento

12803220_941097645998034_446117848488856

 

Figurino da época

38 na cintura e 12 na mão. época que bandido tinha medo de roubar  kkkkkkkkk

524995_261266710647801_875840664_n.jpg?o

 

Nessa época era comum juntar todos peixes pra separar e carregar, na foto ali era uma Piraíba de 160kg pega na Pinda

 

556155_261267667314372_44793868_n.jpg?oh

12794357_941098379331294_888907365715916

  Meu Pai não sabia e não sabe nada, típico colete da época, kkkk

12321408_941097719331360_594914996647735

 

12794616_941097522664713_131194385767503

 

12799030_941098859331246_399241030155939

10660103_941098482664617_237067351942308

 

10444761_941097405998058_885377777337905

 

Bom é isso , não sou de escrever muito, o correto seria meu Véio relatar, pois tem histórias marcantes em cada uma seja de brigas com onça, acidentes, carros quebrados, caminhão atolado,  barcos afundados, até de pescador que morreu e colocaram  o defunto no frezeer dos peixes  pra não estragar,   daria pra escrever um livro

Como tudo na vida evolui, hoje meu pai é praticante de pesque solte.   45 anos depois: 

1384055_501123366662133_532492335_n.jpg?

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

29 minutos atrás, Renato Barreto disse:

Muito legal Gutão...:good:imaginem só a fartura de peixes que éra nessa época no Rio Araguaia, Pantanal, Paranazão, ETC....os pescadores mesmo sem ter as tralhas Top que temos hoje, pegavam muito peixe e de grande porte.

Imagino, queria viver aquela época com o estilo de pesca de hoje, kkkkkk.  Teve pescaria no Pantanal na década de 70 de trazerem 1200kg de peixe, era uma matança, mas não critco pois naquela época não se tinha informação, nem conscientização, agora fazer isso nos dias de hoje é um absurdo.  O Araguaia mesmo é um exemplo de rio dado como praticamente "morto" na fim dos 90 e começo de 2000 com leis mais rigidas e hj com cota zero rio recuperou bem, assim como uns Rios do MT com a lei da probição  do abate do Dourado.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bacana demais @Guto Pinto, realmente naquela época o pensamento era completamente diferente. A realidade também, então não da para criticar os pescadores de antigamente. Mas eu fico imaginando como deveria ser, peixes grandes em abundância, bichos para todo o lado, realmente um sonho. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom, Guto! legal::

Penso que seja perfeitamente válida a sua postagem, vez que a caça e a pesca sempre fizeram parte da história do ser humano. Também tenho alguns álbuns de pescarias realizadas por meu pai e meu tio; outrossim, alguns filmes gravados em fitas VHS. Realmente, a quantidade de capturas era enorme - do mesmo modo, o tamanho. Viajavam ao MT. e MS. e traziam carrocerias cheias de dourados, pacus, piaus, cacharas, pintados e etc. Nesse tempo, como você mesmo disse, a  falta de informação e conscientização era muito grande e, por isso, era aceitável. 

Por outro lado, hoje, é inaceitável tal conduta, embora muito difícil seja mudar a ideia de quem foi acostumado com isso, mesmo percebendo que a cada vez mais escasso está o rio de peixes. Engraçado que, não sendo um ignorante, seria mais fácil quanto a mudar esse pressuposto, de sorte que não há prova maior da diminuição da quantidade que o próprio relato de outrora.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caraio....q massa...Sempre digo q postar essas coisas no fórum proporcionará algo único na história. Se o nosso host não nos pregar nenhuma peça (coisa q eles mesmos vem se preparando pra não ocorrer)...imaginem essas imagens daqui outros 45 anos!??!palmas::

Não q eu queira ver logo...rsrs...mas nossos netos terão uma noção muito próxima do quanto nós destruímos nos últimos 50 anos. Se nós conseguirmos mudar a nossa cultura, o Brasil tem tudo pra ser uma potência na pesca.

Mas Guto, q show de fotos...Muito legal mesmo...Obrigado por compartilhar conosco. joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ótimo relato de pescaria e aventura, não se preocupe pois era normal naquela época esse tipo de pescaria. Aqui em Cáceres. presenciei quando era menino muitos turistas que vinham para cá com freezer, caminhão, barco, motor, etc, matavam muitos peixes, chegando a 1 tonelada. Na época era uma prática normal, eu mesmo quando tinha 12 anos andava com uma .22 pra todo lado, caçava e pescava, consciência era zero, hoje as coisas mudaram, pelo menos ta melhorando um pouco, a patica do pesque e solte esta criando raiz por essas bandas. hoje eu tenho solto pelo menos 80% dos peixes capturados, raramente levo um peixe para casa, minha mulher reclama sempre (cade o peixe) kkkkkkkkkkkkkkkk, graças a Deus ainda peguei um período muito bom de peixe nessa região, na decada de 90, pintado e pacu tinha muito e era fácil a captura. Uma pescaria das 4 as 6 da tarde era normal a captura de pelo menos 5 pintados de bom tamanho, bons tempos que não voltam mais, não me lembro de perder tempo em pescar outros tipos de peixe a não ser o pintado, dourado e pacu, molinetão com linha 0,60 e vara da yamato de fibra. Seu pai teve o privilégio de viver nesses bons tempos e aproveitado ao máximo a natureza.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bacana guto  = msma coisa  da epoca aqui    = tenho o 38; 32 ; 22; 10 ;   e as cartucheiras ate´hj  uma de carregar p/ boca = pica -pau  kkkk  ,,,, 

curti =  a veraneio ;  o  mercedao  =  e repare no motor dos barcos  =se eu encherguei certo   é =  um johonson  daqueles  de cabral acho no  = barco da esquerda na foto ok / e o outro parece um honda  branco  né ?? 

na minha casa essa epoca = as cabeças dos jacares; onças ; e peixes ficavam de enfeite como quadro na parede / 

o cacho de banana  = deve ser ou banana = sao tome ;  ou banana dágua    chikkkkk ,,,,, 

os coletes da epoca eram = de isopor;  tive e usei muito ;  todos eram laranja  = só tinha assimm  na epoca .... meu pai e outros  nunca usaram nem se falva nisso kkkkkk....... na epoca aqui  ..... depois os caras eram lokosss  kkkk p/ que colete  kkkkkk.....  colete era o de menos aqui kkkkk....  navegavam em cima de qualquer pedaço de pau que flutuasse  como indioss  kkkkkkkkkk ..... 

sobre os peixes e caça  = era normal na epoca  = nem se quer tinha policia florestal ;  ambiental  e regras e leis  aqui  na epoca ..... outros temposss  nunca maissss ....... pode crer  ..... 

sobre o pescador morto  = oq poderia ser feito na epoca  = nada  né ???/  

tempos bons de se viver = ja foi .....  as fotos que tento  postar aqui dessa epoca =  esta´c/ minha avo  que tem 101 anos  de idade  = ela ñ concegue lembrar onde estao as fotos antigas da epoca  = ñ lembra onde guardou ; ou se perdeu ???  ja revirei  la na casa ????  pena  uma reliquia de muito  valor p/ mim  ::::: 

mas isso que digo  ñ é no matogrosso ou amazonas  = é aqui na minha cidade msmo  viu  =  era dessa forma =  tudo  na epoca / 

e digo mais  = está aparecendo ;  muito mais onça  nos dias de hj ; do que antigamente viu ???  já confirmamos  esse ano  de 2016 =   2 onças pintadas  aqui  =  onça parda  tem muitas aqui ; é normal ; mas pintada  foi a primeira vez que vi  aqui  ok  /  outros bichos sao ;  normal  ; tem muito ainda;

agora os peixes monstros;   dificil  viuu  = a tempos ñ vejo;  nem sei de nada ;  sobre  grandes  monstros por aqui = só nas fotos msmo ;  ja´era´ 

parabens =  ao seu pai e a turma  da epoca guto  ; curto muito  isso  / 

 olha =  aqui tinha maria fumaça ;  e nessa epoca tinha muito mais barcos do que carros  ; veja  só os carros ; os barcos e tals da epoca  boa /

 

parabens  = ao seu pai  e a turma da epoca  guto ; curto muito  isso das antigas  ,,,,, 

abraço /

IMG00577.jpg

IMG00298.jpg

IMG00309.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fábio os motores em geral pelas fotos que  meu pai tem, eram Jonhson 9.9 e Mercury 7.5hp e canoas estilo Piramirim e Campineiro.  O Conjunto mais desejado era Canoa Alumar 6m com Mercury 20hp, isso na década de 70 e começo de 80. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

sim guto =  esse conjunto que citou era p/ poucos  ok  =  na epoca ñ tinha recurso  algum =  luxo  p/ poucos = ter um alumar 6mts  c/ motor mercury  né ?? aqui nem existia  barcos de aluminio ainda =  era tudo de madeira ok / 

na epoca aqui só tinha johnson  = era dificil ver outro motores  = tinha motor cascudo tambem  olha ai =  

repare no clube  = TEIXERADA =  a piscina era o rio  = famoso o clube aqui na epoca  viu gutao  = frequentado   e badalado  na epoca  pelos jovens  = meu pai vivia aqui = 

olha as ferramentas  do meu vo   p/ fazer botes  madeira na epoca  

aqui tinha escravos,   guto repare na foto  como tudo começou  = veja a senhora de cor e poucas casas  nda  epoca aqui na beira do rio  = se comparar c/ as outras fotos vera como foi mudando  c/ o decorrer dos anos ok / 

só por fotos mmsmo né guto  =  penaaa viu  parceiro .... 

abraço / 

 

 

 

IMG00554.jpg

 

IMG00570.jpg

IMG00786.jpg

IMG00456.jpg

IMG00723.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Top esse relato Guto!!!!:good:

Meu pai e tio avô tinham um álbum de fotos bem parecido, mesmo esquema de caminhão com grade graneleira, gerador, freezer e por cima da carga com os barcos. Eu ainda cheguei a fazer umas três pescarias assim, isso com 10, 12 anos de idade. Meu tio acho que tem a filmagem das pescarias que eu participei, feitas com uma enorme filmadora Panasonic...kkkk.... E vou te falar, foram as melhores pescarias da minha vida!!!! Era um caminhão 608D, (lerdo p kct), grade graneleira, (que virava um quarto, kkkk) gerador com motor Yamar (precisava de 8 homens para arrasta-lo de tão pesado), e dois freezer horizontais, um para carne, e peixes e outro para bebida...(aooo povo que bebia)!!!kkkk

Abraço!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

rennó = os geradores  yanmar  erá a diesel  ainda  kkkkk ;       fumaçaaa  kkkkk...  e o peso  entao  kkkkkkkkk  

 os cascos  = da epoca   campineiro e piramirim  famosos barcos  :good:

como vç disse ai rennó = ñ esqueço a minha infancia  joia:::......  que saudadess,,,,,,  epoca de 70/ 80   :yes4:

abraço / 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

palmas::Belo relato para conscientização futura ! ! !

eu tbm me lembro bem, meu véio dizendo : " Eu descia e subia barrancos com o motor no ombro que vç nem imagina ! " ,,,, coisa que hj procuramos um acesso mais fácil, para descer com uma varinha de 200 gr ! ! !

Me recordo de uma pescaria no MS e de noite, o rio "Roncava" de tantos Curimbas que iam subindo margeando ! eram literalmente duas Calçadas de dorso que brilhavam com a luz dos faroletes e qdo eu ficava iluminando a outra margem, o Pintado ali "Bocava", fazendo as Curimbas pular no barranco para tentar escapar ! ! ! realmente uma lembrança pra vida, que muitos não tem a chance de vivenciar ..................

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

nossa rennó  = nem me diga  =  tinha tambem   uns  geradores   =   MONTGOMERY   

esses  YANMAR  eu  nem  conceguia ;  virar direito a manivela  kkkk  = tinha que encaicaixar  dentro do rotor pesado  ; na cabeça do parafuso sextavado do vira brequim  doeu:: que Phodis era virar aquilo kkkkk....tinha uns ;  que o gerador;  nem tinha tomada =  era plug ou borne c/ borboletas = kkkkkkkk:gorfei:

  um de meus mestres falecido que concertava  esses motores  = nem sei   se existe ainda = quem  ;   quer um chumbo  desses=  hj em dia né  ??? kkkkk...

e como vç disse  p/ transportar   = um suadorr   do infernooo  kkkkkk  pesooooo ,,,, q   Phodis p/ dar a partida ....viu  :yes4:  diesel  kkkk....  

mas c/ tudo isso e mais  =  nem se compara c/ hj   /

que tempos  maravilhososss     rennó   ,,,,,,,   já foi  parceiro  ,,,,,, velhos tempos  ,,,,, SAUDADESSS  MUITASSSS ,,,,  

  abraço /  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Ei Gutão massa esse relato joia:::! LEmbrei na hora do meu avo pai, muito legal e olha q coincidência esses dias estava a procura das fotos dele tbm para fazer um post parecido, ele faleceu a uns 4 anos e guardamos tudo bem guardado q ainda não encontrei, mas essas fotos me animou a procurar de novo!! Queria muito estar em uma dessas tbm kkk mesmo se fosse pra mim ter 80 anos hj kkkk !!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 13/08/2016 at 16:11, Guto Pinto disse:

Imagino, queria viver aquela época com o estilo de pesca de hoje, kkkkkk.  Teve pescaria no Pantanal na década de 70 de trazerem 1200kg de peixe, era uma matança, mas não critco pois naquela época não se tinha informação, nem conscientização, agora fazer isso nos dias de hoje é um absurdo.  O Araguaia mesmo é um exemplo de rio dado como praticamente "morto" na fim dos 90 e começo de 2000 com leis mais rigidas e hj com cota zero rio recuperou bem, assim como uns Rios do MT com a lei da probição  do abate do Dourado.

 

É Guto, eu também participei de muita matança a anos atrás, e infelizmente hoje mudei meu conceito e pratico o pesque e solte nas minhas pescarias. Não sou contra trazer exemplares para casa, dentro dos cinco quilos e mais um exemplar, sendo que sempre o exemplar o mais próximo possível da medida mínima, afim de garantir que as grandes matrizes continuem em nossos rios. Mas ainda temos muito que continuam com a mentalidade antiga e matam com certeza tudo que pegam. E isso precisamos lutar contra e fazer o possível para que essa realidade seja alterada. Para o bem das gerações futuras e nossa mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...