Ir para conteúdo

Pedido de Socorro, Represa de Furnas – Alfenas e Região


Posts Recomendados

Boa tarde amigos,

Vou pescar frequentemente no Lago de Furnas na região de Alfenas, sou amante da pesca consciente e da natureza, venho aqui para pedir ajuda, aliás, SOCORRO.

Eu e vários amigos estamos encontrando uma situação triste e preocupante enquanto ao futuro da pesca no lago. Há um número excessivo e crescente de redes na represa, redes cercando bicos e cursos d’aguas inteiros, temos percebido o aumento do uso de redes com malha fina e muitas delas capeadas, o que não dá chances para os peixes.

A grande maioria dos pescadores de redes do lago se quer são registrados, constantemente encontramos a prática de arrastões e uso de tarrafas, há inclusive relatos de alguns que em certos locais estão realizando a pesca utilizando explosivos.

A presença de redes abandonadas, ou esquecidas por pescadores também é comum, exite muito lixo em certos locais, o policiamento ambiental na área não é tão efetivo, talvez pela vasta área da represa e/ou pelo número reduzido de policiais ambientais na área.

Sonhamos com dias melhores, sem a matança de peixes desenfreada, temos uma represa com um potencial enorme para pesca e turismo, só falta conscientização e um trabalho forte, precisamos de ideias e ajuda para começar.

Gostaríamos de ideias, sugestões e ajuda de regiões que já passaram por esta situação e hoje vivenciam uma realidade bem melhor.

Por gentileza compartilhem a suas experiências. Se alguém puder nos ajudar ficamos imensamente gratos...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Infelizmente é que tem ocorrido em muitos lugares. Já tinha ouvido falar disto em Furnas e já até relatei por aqui. Uma matança desenfreada o que esta ocorrendo. Três Marias tem ido para o mesmo caminho.

O que necessita é de políticas publicas para dar um fim nisto. Seria interessante desenvolver um projeto de pesca turística e mostrar o quanto o peixe vivo e rentável. No caso de Três Marias os pescadores que vivem do pescado espalham rede em vários pontos e atrapalha muito quem gosta do esporte e tem acabado com os peixes, mas é difícil julgar quem tá sustentando sua família. Por outro lado hoje na represa de Três Marias já tem muitos guias que são ex-pescadores e que vivem só da pesca turística.

Deveria ter um meio termo que atendessem a todos, ou incentivo dos órgãos públicos para que todos pescadores vivessem da pesca turística, o que é mais rentável a longo prazo.  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

srs cada dia pior;  e sem volta  :diablo: é fato ok / 

quem pode tentar ajudar;  resolver  =  é apenas o homem ;  as autoridades ;  o poder  = a maioria tudo corrupto = todos envolvidos  na msma mafia sempre  kkkkkk  :diablo:

desde  sempre =  só vejo e tenho noticias  =  de desgraça =  e quem sempre culpado de tudo =  A RAÇA HUMANA  OK / 

muito dificil  = a natureza; luta por ela só  ; sem  ajuda =  pelo contrario=  a ajuda do homem é p/ acabar de destruir totalmente :diablo:  gananciaa ;  egooo  ???  severgonhiçe ???

minha opiniao aqui turma =  simples resolver  tudo isso =   só extinguir a raça de ser humano =  que acaba c/  todos os poblemas da face da terra  ok / kkkkkkkk   ,,,,, 

se ñ for assim = todos vao  continuar;  a se matar ;  e acabar c/ a natureza =  simples fato  de hj  ;   sem duvida ;;;;  infelizmente caminha;  a todo vapor dessa  forma :diablo:

como um rolo compressor  = passando por cima de tudo  = sem ninguem conceguir parar de forma alguma ;;;;;;;   assim está ;  se acabando  aos poucos  = já é tarde de mais  ,,,,,, sem volta é fato / 

se depender da raça = eu ñ tenho esperança alguma  =   ñ curto tapar o sol c/ a peneira ; nem ficar remediando  ok  ;;;;;   pena  msmo  a realidade atual    ,,,,,,,:diablo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, Eder Nascimento disse:

Infelizmente é que tem ocorrido em muitos lugares. Já tinha ouvido falar disto em Furnas e já até relatei por aqui. Uma matança desenfreada o que esta ocorrendo. Três Marias tem ido para o mesmo caminho.

O que necessita é de políticas publicas para dar um fim nisto. Seria interessante desenvolver um projeto de pesca turística e mostrar o quanto o peixe vivo e rentável. No caso de Três Marias os pescadores que vivem do pescado espalham rede em vários pontos e atrapalha muito quem gosta do esporte e tem acabado com os peixes, mas é difícil julgar quem tá sustentando sua família. Por outro lado hoje na represa de Três Marias já tem muitos guias que são ex-pescadores e que vivem só da pesca turística.

Deveria ter um meio termo que atendessem a todos, ou incentivo dos órgãos públicos para que todos pescadores vivessem da pesca turística, o que é mais rentável a longo prazo.  

Obrigado pela colaboração, realmente seguimos a mesma linha de pensamento, peixe vivo rende muito mais...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, Diogo Andreassa Borges disse:

Já pesquei nessa região e presenciei isso também .

Realmente ha muitas redes . Vi gente batendo tarrafa e pegando muito tabaraninhas , vi um cara tirando uma traíra de uns 5kg na rede .

Muito triste isso .

Está terrível esta uma matança cruel, aqui inclusive há relatos de pessoas vendendo tucunas do tamanho de lambari, muito triste... Tirando a traíra de 5kg ainda não é nada, perto das redes que encontramos cheias de peixes mortos, redes esquecidas ou deixadas para trás por pescadores...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Fabio Giovanoni disse:

srs cada dia pior;  e sem volta  :diablo: é fato ok / 

quem pode tentar ajudar;  resolver  =  é apenas o homem ;  as autoridades ;  o poder  = a maioria tudo corrupto = todos envolvidos  na msma mafia sempre  kkkkkk  :diablo:

desde  sempre =  só vejo e tenho noticias  =  de desgraça =  e quem sempre culpado de tudo =  A RAÇA HUMANA  OK / 

muito dificil  = a natureza; luta por ela só  ; sem  ajuda =  pelo contrario=  a ajuda do homem é p/ acabar de destruir totalmente :diablo:  gananciaa ;  egooo  ???  severgonhiçe ???

minha opiniao aqui turma =  simples resolver  tudo isso =   só extinguir a raça de ser humano =  que acaba c/  todos os poblemas da face da terra  ok / kkkkkkkk   ,,,,, 

se ñ for assim = todos vao  continuar;  a se matar ;  e acabar c/ a natureza =  simples fato  de hj  ;   sem duvida ;;;;  infelizmente caminha;  a todo vapor dessa  forma :diablo:

como um rolo compressor  = passando por cima de tudo  = sem ninguem conceguir parar de forma alguma ;;;;;;;   assim está ;  se acabando  aos poucos  = já é tarde de mais  ,,,,,, sem volta é fato / 

se depender da raça = eu ñ tenho esperança alguma  =   ñ curto tapar o sol c/ a peneira ; nem ficar remediando  ok  ;;;;;   pena  msmo  a realidade atual    ,,,,,,,:diablo:

Precisamos mudar nosso pensamento urgente, matamos todos os peixes que tem na porta de casa e pagamos uma fortuna para ir pescar longe...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tbm já tentei entrar na linha de frente desta causa... :yes4:

Hj penso assim... A questão da matança "ainda" está ligado a costumes do passado. Hj é muito fácil trazer a recordação e não o peixe morto legal:: (isso tem que ser divulgado)

Espero que no futuro próximo, os peixes passem o mesmo que os pombos :blum3: 

Antigamente tinha que ralar com estilingue na mão pra mata um passarinho... hj se quiser acerta um pombo na bicuda é fácil lingua2::

:amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acredito que com a crise infelizmente haja um aumento da pesca predatória nos rios nosso,  pessoal vai querer ganhar um "extra",  aqui no Pardo no ultimo ano tem acontecido isso, os redeiros voltaram com força. Pode ser que hoje com a internet a divulgação desse tipo de pesca seja mais ampla por isso a impressão desse aumento, mas tenho notado muitos relatos de aumento da pesca predatória no Sudeste nos ultimos tempos, e o pior assaltos a pescadores nos rio,s roubo de barco e motores mais frequentes, cada vez mais tá desanimando pescar na nossa região.  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, Guto Pinto disse:

Acredito que com a crise infelizmente haja um aumento da pesca predatória nos rios nosso,  pessoal vai querer ganhar um "extra",  aqui no Pardo no ultimo ano tem acontecido isso, os redeiros voltaram com força. Pode ser que hoje com a internet a divulgação desse tipo de pesca seja mais ampla por isso a impressão desse aumento, mas tenho notado muitos relatos de aumento da pesca predatória no Sudeste nos ultimos tempos, e o pior assaltos a pescadores nos rio,s roubo de barco e motores mais frequentes, cada vez mais tá desanimando pescar na nossa região.  

No rio Pardo tem muito ''pescadores'' de arpão tbm .

Na época da seca , fiquei sabendo que tinha gente que abatia até 70 dourados por dia ( fora as outras espécies ) , a grande maioria era de Casa Branca .

Achei exagerado 70 dourados por dia para a região ( pelo o que me disseram ) , pois não deve ser pouco tbm não né , ainda mais na seca .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Diogo na seca de 2014 realmente teve uma matança grande aqui, de tudo que é espécie, rio baixo e agua mto limpa, mataram douradinho de 800g, tanto que esse ano mesmo com a cheia está péssimo pra Dourado, não sobrou nada. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estive em Furnas, na região de Guapé-MG.

Redes era em todo o canto.... infelizmente.

Teríamos que pressionar os responsáveis para a implantação COTA ZERO no Lago de Furnas.

O lago é belíssimo, tem muitas estruturas, ideal para preservação e procriação de peixes..

Quem sabe um dia conseguimos o mesmo incentivo que Serra da Mesa conseguiu, implantando a COTA ZERO, e girando a economia ligada a pesca esportiva em toda a região...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

GUTO VOU COMEÇAR ARMAR ARMADILHAS  P/ ESSE TIPOS DE GENTE =  E SEM DO´/ :diablo: 

vou continuar  fazendo   c/ eles oq fazem c/ a natureza  pode crer  =  antes os bixos e peixes plantas =  do q o ser humano=   logico  kkkkk  ;;;;  

unica salvaçao do nosso planeta  = exitnguir a raça humana = ñ tem outra forma = é fato ok /  

essa historia de concentizaçao  = ñ resolve  =  vejam  ai os fatos  em pleno 2016  =  e ainda  tem esperanças  doq  ???  

Ñ GOSTO DE TAPAR O SOL C/ PENEIRA  OK  =  VIVO A REALIDADE E Ñ FAZ DE CONTA / 

ESSAS COISAS ACABA C/ O DIA  DA GENTE VIU ???   = Ñ IMPORTA QUEM SEJA = SEMPRE  ESTAREI AO LADO DA NATUREZA  /  joia:::

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tragédia anunciada meu amigo....a receita é simples = falta de educação e consciência ecológica + incompetência/ingerência/leniência do estado = desastre ambiental. E pensar que tivemos durante 13 anos um ministério da pesca...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Marcelo Terra disse:

Eu tbm já tentei entrar na linha de frente desta causa... :yes4:

Hj penso assim... A questão da matança "ainda" está ligado a costumes do passado. Hj é muito fácil trazer a recordação e não o peixe morto legal:: (isso tem que ser divulgado)

Espero que no futuro próximo, os peixes passem o mesmo que os pombos :blum3: 

Antigamente tinha que ralar com estilingue na mão pra mata um passarinho... hj se quiser acerta um pombo na bicuda é fácil lingua2::

:amigo:

Aqui estamos começando esta luta, tem uma turma boa com ideia em preservar, mas a grande massa ainda pensa em matar, matar, matar tudo!!!! Somos formiguinhas mas vamos conseguir !!! :good:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Guto Pinto disse:

Acredito que com a crise infelizmente haja um aumento da pesca predatória nos rios nosso,  pessoal vai querer ganhar um "extra",  aqui no Pardo no ultimo ano tem acontecido isso, os redeiros voltaram com força. Pode ser que hoje com a internet a divulgação desse tipo de pesca seja mais ampla por isso a impressão desse aumento, mas tenho notado muitos relatos de aumento da pesca predatória no Sudeste nos ultimos tempos, e o pior assaltos a pescadores nos rio,s roubo de barco e motores mais frequentes, cada vez mais tá desanimando pescar na nossa região.  

A pesca predatória tá complicada, nada contra do pescador que vive do peixe, mas deveriam possuir um manejos sustentável. Aqui na região escutei relatos que muitos destes redeiros nem possuem registros e muitos que possuem nem pescam, somente possuem registro para receber no período do defeso ... Uma vergonha!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Guto Pinto disse:

Diogo na seca de 2014 realmente teve uma matança grande aqui, de tudo que é espécie, rio baixo e agua mto limpa, mataram douradinho de 800g, tanto que esse ano mesmo com a cheia está péssimo pra Dourado, não sobrou nada. 

Aqui no Lago de Furnas quando está seco a represa o pessoal faz uso dos arrastões e limpam tudo nas lagoas, a última que escutei que em certas regiões além de explosivos, o pessoal está usando uma pedra (não sei o nome) que retira o oxigênio da água e o peixe sobe na superfície (tipo a pescaria com cipó timbó que os índios fazem)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

48 minutos atrás, Renato Abreu disse:

Tragédia anunciada meu amigo....a receita é simples = falta de educação e consciência ecológica + incompetência/ingerência/leniência do estado = desastre ambiental. E pensar que tivemos durante 13 anos um ministério da pesca...

Bota tragédia nisso !!! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Octávio Justo do amaral disse:

Estive em Furnas, na região de Guapé-MG.

Redes era em todo o canto.... infelizmente.

Teríamos que pressionar os responsáveis para a implantação COTA ZERO no Lago de Furnas.

O lago é belíssimo, tem muitas estruturas, ideal para preservação e procriação de peixes..

Quem sabe um dia conseguimos o mesmo incentivo que Serra da Mesa conseguiu, implantando a COTA ZERO, e girando a economia ligada a pesca esportiva em toda a região...

É com o que sonhamos, como será conseguiram esta COTA ZERO, quais passos iniciais tiveram que dar para conseguir?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 18/08/2016 at 14:40, Eriksen disse:

É com o que sonhamos, como será conseguiram esta COTA ZERO, quais passos iniciais tiveram que dar para conseguir?

Boa pergunta...

Mas acho que agora é a hora.... eleições, temos que tentar usar a nosso favor...

Olha como as coisas são:

Certo dia estava saindo da represa de Furnas, ali na região da Balsa Guapé-Capitólio...

Vimos um rapaz sair com muitos peixes grandes, entre tilapias, trairas e tucunarés, todos pegos com arpão.

Ficamos indignados, putos da vida, mas ficamos sabendo que aquele rapaz era policial militar.

Pegamos nosso carro, nosso barco e nos dirigimos até a delegacia para fazer a queixa...

Ninguem quis nos ouvir... Resultado: amanhã ele estará lá novamente, fazendo o mesmo.. dia após dia...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

como se não bastasse a matança sem limites no Rio Grande, a bandidagem tá rolando solta por estas bandas, moro próximo da região e até então era meu "quintal" dar umas pinchadas sem compromisso, pegar uns tricks passear de barco sem grandes expectativas.

Na região de Miguelópolis, a prainha famosa da região onde podemos fazer o desembarque na rampa municipal está tomada por drogaditos e usuarios de cocaina... a verdadeira Cracolandia do Rio Grande, um absurdo sem tamanho.

Na região de porto Colômbia próximo a Volta Grande ficamos sabendo que há algumas semanas um barco de pescadores foi assaltado nas margens do rio por um barco com bandidos, levaram tudo, não sei que fim levou.

Lamentável esse meu Brasil

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha opinião.

Deveríamos atuar em duas frentes:

1) A da conscientização que todos tem uma certa ideia de como fazer e;

2) A que considero mais importante no curto prazo, a denúncia. Foi pescar, encontrou algo que está errado, tirar foto, gravar vídeo e colocar nos meios de comunicação, seja ele redes sociais, seja ele televisão.

A degradação existe e nos deparamos com ela a todo momento, negócio é colocar a boca no mundo, viralizar imagens, videos e deixar espalhar. O negócio se espalha rapidamente e quando o assunto vira recorrente alguém tem que fazer algo pois passar a ficar ainda mais vergonhoso do que já está. E acreditem, denunciar também é uma forma de conscientizar.

Uma criança que vê imagens de redes com peixes mortos, vídeos de matança desenfreada e alguém dizendo ou escrevendo que isso é errado, podem ter certeza que ela crescerá sabendo que isso é errado.

É como o pai que ensina o filho sobre o certo e o errado... mesmo mecanismo.

Imagina se cada um de nós começasse a expor os problemas... fazer com que cada vez mais gente saiba do que acontece. Impossível a Policia ou o Governo que seja não fazer algo, impossível.

Impossível a televisão não cobrir com reportagens pois o assunto estaria difundido na mídia. Precisamos de IBOPE e pra ter IBOPE precisa denunciar, foi lá e viu algo errado, foto na mídia, no fórum, no Facebook, no Zap Zap, no Instangran e por ai vai. Tem fumaça, temos que mostrar o fogo.

Minha opinião somente, não vejo outra forma de fazer isso aparecer e surtir efeito no curto prazo. Não temos tempo.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

33 minutos atrás, ThiagoRossi disse:

Minha opinião.

Deveríamos atuar em duas frentes:

1) A da conscientização que todos tem uma certa ideia de como fazer e;

2) A que considero mais importante no curto prazo, a denúncia. Foi pescar, encontrou algo que está errado, tirar foto, gravar vídeo e colocar nos meios de comunicação, seja ele redes sociais, seja ele televisão.

A degradação existe e nos deparamos com ela a todo momento, negócio é colocar a boca no mundo, viralizar imagens, videos e deixar espalhar. O negócio se espalha rapidamente e quando o assunto vira recorrente alguém tem que fazer algo pois passar a ficar ainda mais vergonhoso do que já está. E acreditem, denunciar também é uma forma de conscientizar.

Uma criança que vê imagens de redes com peixes mortos, vídeos de matança desenfreada e alguém dizendo ou escrevendo que isso é errado, podem ter certeza que ela crescerá sabendo que isso é errado.

É como o pai que ensina o filho sobre o certo e o errado... mesmo mecanismo.

Imagina se cada um de nós começasse a expor os problemas... fazer com que cada vez mais gente saiba do que acontece. Impossível a Policia ou o Governo que seja não fazer algo, impossível.

Impossível a televisão não cobrir com reportagens pois o assunto estaria difundido na mídia. Precisamos de IBOPE e pra ter IBOPE precisa denunciar, foi lá e viu algo errado, foto na mídia, no fórum, no Facebook, no Zap Zap, no Instangran e por ai vai. Tem fumaça, temos que mostrar o fogo.

Minha opinião somente, não vejo outra forma de fazer isso aparecer e surtir efeito no curto prazo. Não temos tempo.

 

Boa amigo!! Estamos neste caminho, realmente tem que ser trabalho de formiguinha no começo, porque tá triste a situação!!! Persistir sempre, desistir jamais!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eriksen... nem diria tanto ser trabalho de formiguinha... formiguinha demora demais da conta.

Chegou a tirar alguma foto do que viu lá ? Coloca aqui no FTB, no Facebook. Eu copio as fotos e mando nos contatos do meu Whatsapp, em coisa de segundos, algumas milhares terão visto.

Isso, daqui 1 semana ninguém lembra mais. Mas se outro fizer isso amanhã em outro lugar, e outro depois de amanhã... o negócio não para e fica na mídia. Aparece tanto que enche o saco até... mas esse enche o saco enche o saco de quem deveria fazer algo e não faz.

Acho que esse é o ponto. Tiro por base esse negócio de política aqui no Brasil... esse banco de infeliz que está lá no poder. Se o cara que investiga lá os malacabados desses bandidos ficasse quietinho... o que aconteceria ? Um ou dois iria preso e seria solto daqui 1 semana com uma coleirinha no tornozelo, só isso.

Agora quando o negócio fica na mídia, aparece, jornal, radio, tv e tudo o que é lugar, fica feio para alguém não fazer nada, pega mal entende !

Então vira essa coisa que vemos todos os dias no Jornal Nacional, nos sites, etc.

Acho que é por ai. Temos que provar que acontece isso em nossos rios. Só acreditam (fazem, e quando fazem) algo quando todo mundo está vendo.

Vlw

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...