Ir para conteúdo

Cascudo Zebra - Risco e dificuldade


Posts Recomendados

Cascudinho Zebra, muito conhecido no mundo do aquarismo.

Repassando:

Ibama apresenta dificuldade em fiscalização

Exploração de cascudo ameaçado continua

Mesmo depois de entrar na lista de animais ameaçados, a proteção do hypancistrus zebra - uma espécie rara de cascudo - tem gerado grandes problemas para o Ibama, que sofre com pesca legal e contrabando.

A descoberta do acari zebra, no ano de 1989, gerou furor no mundo da pesca e do aquarismo, entretanto, hoje a realidade do animal é bem mais complicada. Fortemente procurado por sua beleza, atualmente a espécie tem comercialização e pescarias proibidas. ?Provavelmente a exploração e a baixa reprodução do animal pode ter contribuído para a entrada do animal na lista de espécies ameaçadas?explica Henrique Anatoly, analista ambiental e ictiólogo do Ibama de Brasília.

Outro grande motivo que incentiva o tráfico da espécie são as dificuldades da reprodução. Em cada cruzamento este tipo de cascudo tem apenas oito filhotes. Pela insipiência dos criadores nacionais ao lidar com a espécie, a reprodução tem sido mais comum no exterior, o que incentiva ainda mais o tráfico internacional.

Falta de números

Anatoly explica que não há números oficiais para as operações ilegais realizadas com o acari zebra atualmente. Porém, o membro do Ibama destaca que, por meio, denúncias já há o conhecimento da presença de diversas rotas específicas do tráfico do animal. Segundo ele, estima-se que de 300 a 500 animais sejam contrabandeados ilegalmente.

Estes números impressionantes têm uma de suas razões nas dificuldades para as fiscalizações. Patrícia Campos, analista ambiental do Instituto Chico Mendes, que realiza trabalho conjunto com Ibama na vigilância, sinaliza a falta de resultados em operações. ?Ainda não tivemos nenhuma apreensão, mas a gente sabe que há contrabando por via fluvial e terrestre?.

Campos destaca que a falta de pessoal e a dificuldade para se chegar aos locais onde atuam os pescadores ilegais, com grande conhecimento da região, compromete o sucesso da proteção ao acari zebra. A analista ambiental explica que a geografia do Rio Xingu, região endêmica do animal, favorece as práticas ilegais, já que os pescadores costumam a se posicionar em ?ilhas? do manancial.

O acari zebra foi descrito no ano de 1991 e causou uma enorme procura entre os fãs do aquarismo no Brasil e no mundo. Hoje, ameaçado de extinção, estima-se que um dos principais alvos do contrabando do animal são os países sul-americanos vizinhos, inclusive com a possibilidade do uso de pistas e aeroportos ilegais, como explica Anatoly.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é Bruca San,

8 filhotes é complicado, ja vi ao vivo esse cascudinho e realmente é lindão. Mas é sacanagem pegar um bixo desse e tacar em uma aquário, ou melhor é puro egoismo.

Mergulhando na chapada eu vi uns pretos com listas brancas grossas lindão também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...