Ir para conteúdo

Rio Guaporé, Costa Marques, Barco E Canuto


Posts Recomendados

Olá a todos,

Gostaria de compartilhar com os amigos a experiência de uma péssima pescaria na região de Costa Marques-RO no rio Guaporé a bordo do Barco Hotel E Canuto (https://www.facebook.com/Canutojr?fref=ts) no inicio do mês agosto, 3 a 8, sendo esta considerada a melhor época. No rio Guaporé, região de Costa Marques a pesca predatória, com rede, ocorre o tempo todo, dia e e noite. Além da pesca predatória de peixes, a pesca de tartaruga também é realizada.  O Rio faz a divisa entre Brasil e Bolívia, é lamentável ver o lado brasileiro sem qualquer tipo de fiscalização e totalmente predado e o lado boliviano bem fiscalizado. Resultado disso, escassez de peixe do lado brasileiro, além da ação das piranhas e do boto atrapalhando a pescaria tanto de dia quanto anoite. Pegamos alguns tucunarés, média em torno de 1 a 2 quilos, nada de peixe de couro, muito menos tambaqui. 

Também gostaria de alerta-los para os péssimos serviços oferecidos e falta de organização da equipe do Barco E Canuto ( (https://www.facebook.com/Canutojr?fref=ts). Infelizmente acreditei neles e tivemos um péssimo atendimento. Chegamos para embarcar no barco hotel de madrugada para sairmos bem cedo, logo percebemos que estavam faltando canoas de pesca e piloteiros, havíamos contrato 8 canoas e 8 piloteiros e la só tinham 4. Em conversa com Claudio Canuto, dono do barco e quem organiza toda logística da pesca, ele havia me dito que estava tudo certo e que no amanhecer do dia os outros barcos com os piloteiros estariam lá. Amanhecido o dia, nada de barco nem de piloteiro, e só por volta das 7 da manha o Claudio, que havia mentido, saiu para tentar contratar os piloteiros com os barcos, como resultado os barcos e "piloteiros" chegaram na chalana, que já havia partido só depois da 1 da tarde. Havíamos combinado, por contrato, pescar até a região da fazenda Pau d'alho, tida como melhor ponto da região, mais infelizmente o Claudio foi nos enrolando e acabamos ficando na região de Costa Marques, muito longe do combinado. Para piorar a situação, nosso contrato era serviço com tudo incluso e no 3 dia acabou tudo, tudo mesmo, ficamos 3 dias sem café da manha, acabou mantimentos para cozinhar, alem da cerveja e refrigerante e gelo. Então o Claudio resolveu ir a cidade comprar algumas coisas, partiu as 8 da manha e voltou as 8 da noite, sendo que de voadeira estávamos a 1,5 horas de Costa Marques, e o pior ele chegou caindo de bêbado, que não conseguia nem conversar. E para piorar a limpeza da chalana era extremamente precária. Com esse péssimo atendimento resolvemos vir embora e desembarcamos 1 dia antes do combinado. O que era para ser 5 dias de pesca se tornarem 3. 

Algumas fotos da pescaria e da beleza que é a região do rio Guaporé, espero voltar no rio em outra região e com uma equipe profissional em pesca e turismo. 

DSC01494.JPG

DSC01497.JPG

DSC01498.JPG

DSC01499.JPG

DSC01507.JPG

DSC04302.JPG

DSC04306.JPG

DSC04307.JPG

DSC04312.JPG

DSC04322.JPG

DSC04323.JPG

DSC04320.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Olá Ricardo. Triste seu relato. Quando saímos para pescar e nos estressamos é o fim cara.

Meu amigo, moro em Nova Brasilândia, cerca de 270km de Costa Marques. Nunca fui pescar em Costa Marques, tampouco nessa pousada que falou, na realidade nunca fiquei em pousadas. Meus amigos e eu sempre ficamos acampados na mata mesmo. Pesco na região de São Francisco, há 9 anos, mais ou menos. Nunca tivemos uma pescaria furada assim não, exceto pelos acidentes de dedo cortado, ferroada de pintado, escorpião, perder a chave do carro..kkkk, mas isso não atrapalhou a pescaria.

Pelo período que você falou, realmente deveria ter feito uma excelente pescaria, é a melhor época, o seu problema foi o descumprimento por parte do cara aí. Se por ventura for ao guaporé novamente, vá na Nova Vida Turismo, http://www.ecoturismonovavida.com.br/.

Eu nunca utilizei os serviços da pousada, mas sempre deixamos os veículos lá. A rota de pescaria deles é essa que você iria, Fazenda Pau d'Óleo e Pedras Negras. Locais ótimos para pescar, fui quase nos mesmos dias que você,  mas eu fui até a Fazenda Pau D'Óleo. A pescaria foi excelente. Algo que percebi esse ano, foi que o rio está mais baixo que o normal, talvez isso tenha desanimado o tal do Canuto(não que isso justifique, até pq tinham um contrato). Observei que para embarcações maiores está muito dificil subir o rio, muito raseiro. Até eu que conheço o rio um pouco, de barco, andei encalhando para subir, tendo que descer para empurrar.

Uma coisa que você falou é verdade, muitos pescadores que não tem consciência, falta de fiscalização do lado brasileiro, sem falar que esse local que você ficou é uma rota perigosa, existem alguns traficantes que passam por aí com armas, drogas e essas coisas, por isso prefiro ir mais pra cima, e também porque é melhor de peixe.

Quando eu não fico perto da Nova Vida, cerca de 10 a 15 km, eu subo até a fazenda ou barra do Rio Branco, 85 e 93km respectivamente, de distância da Nova Vida. O local é muito bom. Se precisar de alguma informação sobre o local que falei é só me contactar. Alguns amigos meus também vão em Porto Rolim, disseram ser muito bom. Abraços.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora, Alexsei disse:

Olá Ricardo. Triste seu relato. Quando saímos para pescar e nos estressamos é o fim cara.

Meu amigo, moro em Nova Brasilândia, cerca de 270km de Costa Marques. Nunca fui pescar em Costa Marques, tampouco nessa pousada que falou, na realidade nunca fiquei em pousadas. Meus amigos e eu sempre ficamos acampados na mata mesmo. Pesco na região de São Francisco, há 9 anos, mais ou menos. Nunca tivemos uma pescaria furada assim não, exceto pelos acidentes de dedo cortado, ferroada de pintado, escorpião, perder a chave do carro..kkkk, mas isso não atrapalhou a pescaria.

Pelo período que você falou, realmente deveria ter feito uma excelente pescaria, é a melhor época, o seu problema foi o descumprimento por parte do cara aí. Se por ventura for ao guaporé novamente, vá na Nova Vida Turismo, http://www.ecoturismonovavida.com.br/.

Eu nunca utilizei os serviços da pousada, mas sempre deixamos os veículos lá. A rota de pescaria deles é essa que você iria, Fazenda Pau d'Óleo e Pedras Negras. Locais ótimos para pescar, fui quase nos mesmos dias que você,  mas eu fui até a Fazenda Pau D'Óleo. A pescaria foi excelente. Algo que percebi esse ano, foi que o rio está mais baixo que o normal, talvez isso tenha desanimado o tal do Canuto(não que isso justifique, até pq tinham um contrato). Observei que para embarcações maiores está muito dificil subir o rio, muito raseiro. Até eu que conheço o rio um pouco, de barco, andei encalhando para subir, tendo que descer para empurrar.

Uma coisa que você falou é verdade, muitos pescadores que não tem consciência, falta de fiscalização do lado brasileiro, sem falar que esse local que você ficou é uma rota perigosa, existem alguns traficantes que passam por aí com armas, drogas e essas coisas, por isso prefiro ir mais pra cima, e também porque é melhor de peixe.

Quando eu não fico perto da Nova Vida, cerca de 10 a 15 km, eu subo até a fazenda ou barra do Rio Branco, 85 e 93km respectivamente, de distância da Nova Vida. O local é muito bom. Se precisar de alguma informação sobre o local que falei é só me contactar. Alguns amigos meus também vão em Porto Rolim, disseram ser muito bom. Abraços.

 

Olá Alex, muito obrigado pela dicas.

Foi bem isso o que houve, infelizmente erramos na escolha do barco hotel e isso foi o suficiente para estragar toda a pescaria. Todo mundo tem falado muito bem da nova vida, infelizmente eles não estavam disponíveis nas datas que tínhamos disponibilidade, escolhemos o Barco E Canuto e combinamos a mesma rota que o nova vida, mais o combinado ficou longe de ser cumprido.

Gostamos muito do rio, da região,o acesso é fácil e o preço é razoável, com certeza voltaremos no Guaporé novamente, com muito mais informações para fazer uma ótimo passeio e pescaria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...