Ir para conteúdo

Opinião sobre cor de linha


Kleverson

Posts Recomendados

Olá Galera.

Ontem lendo uma revista de pesca vi uma reportagem falando de uma linha nova de cor vermelha que apresenta, segundo o fabricante, a menor visibilidade para o peixe a partir de um metro de profundidade. Segundo o fabricante a linha fica praticamente invisível em profundidades maiores que 1 metro apresentando melhor resultado se comparado com outras cores.

Alguém tem alguma experiência sobre cor de linha? Sempre usei linhas em tons verdes ou cinzas e sempre achei estranho a vermelha. Será que isto é realmente verdadeiro?

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Kleverson,

Uso a linha vermelha apenas para a região do Rio Negro... ela fica sensacional dentro dágua, praticamente some.... se bem que os tucunarés de lá tão pouco se lixando para cor de linha...eles pegam em todas as cores, até por que a maioria é superfície e hélices que não dá pra ver a cor...hehehehe, é mais capricho do pescador mesmo...

Pra região aqui da serra da mesa, uso a verde mesmo...

De todo o caso, eu gosto dela..!! Principalmente a Power Pro de 65 lb, que não torce com o uso de hélices igual a Tuff Line....

Abração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom já usei de várias cores e na minha opinião se vc usa líder de fluorcarbono na ponta, a melhor cor para se usar é a "amarela limão"...

Ela permite que vc enchergue o trajetória da isca durante o arremesso e recolhimento, facilitando a correção (dedão) em casos de erro ou desvio da isca.

Você consegue visualizar e corrigir para evitar um enrrosco, algo do tipo.

Outra grande vantagem: A amarela limão solta pouquíssima tinta, as verdes e vermelhas soltam tanta tinta que sua carretilha fica toda suja ao final de uma pescaria...

As linhas acabam ficando desbotadas...

My opinion! viola::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom já usei de várias cores e na minha opinião se vc usa líder de fluorcarbono na ponta, a melhor cor para se usar é a "amarela limão"...

Ela permite que vc enchergue o trajetória da isca durante o arremesso e recolhimento, facilitando a correção (dedão) em casos de erro ou desvio da isca.

Você consegue visualizar e corrigir para evitar um enrrosco, algo do tipo.

Outra grande vantagem: A amarela limão solta pouquíssima tinta, as verdes e vermelhas soltam tanta tinta que sua carretilha fica toda suja ao final de uma pescaria...

As linhas acabam ficando desbotadas...

My opinion! viola::

No manual da Power Pro, fala alguma coisa sobre tingir a linha depois de um certo tempo de uso. Alguém já o fez.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu gosto da Power Pro verde, é a que mais desaparece nas águas daqui.

A vermelha eu vi o Kissuco usar nas águas do Rio Negro e é realemnte impressionante o resultado.

Não gosto de linhas chamativas, como amarelo, mas já usei e não espantaram os peixes não.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quanto à moda da linha vermelha, isso surgiu de uma observação de que alguns peixes marinhos de grandes profundidades e/ou de hábitos noturnos têm uma coloração vermelha que lhes serve de camuflagem. Ocorre que o vermelho deixa de ser percebido em águas profundas ou em situação de pouca luz ambiente, tanto é assim que parte dos peixes marinhos só enxerga o azul e o UVA. O vermelho é uma fração da luz que carrega pouca energia, sendo pouco capaz de estimular uma ?púrpura visual (substância que reage à presença de uma fração da luz com comprimento de onda dentro de seu espectro de absorção)? quando em baixas quantidades...

Resumindo; uma linha vermelha se torna escura ou negra (e não ?invisível?, como alardeiam alguns fabricantes) em situações de pouca luz; seja por se estar a alguma profundidade (apartir de 5 a 10 metros de profundidade ou mais!), seja por estarmos numa hora do dia de pouca luz ambiente.

Ainda cabe observar que os peixes podem atacar esta linha colorida, ou se espantar mais ainda com uma linha tão chamativa... De onde eu venho, a linha ideal deveria ser transparente, ou, pelo menos, de cor discreta... Mas tem gente que usa linha verde-limão, porquê não usar uma linha vermelha?

Quase todos os peixes de água doce enxergam o vermelho, verde, azul, e UVA...

Eu sempre uso linha na cor mais discreta possível, até mesmo pra evitar que peixes como lambarís e piranhas ataquem a linha, enfraquecendo-a...

Eu só tenho dificuldade em visualizar a linha verde quando a luz ambiente já não permitiria ver a amarela. Talvez por isso eu nunca sequer tentei usar linhas de cores chamativas.

Eu sempre tive por princípio que a única coisa que deve chamar a atenção o peixe é a isca.

Se a linha vermelha está em um bom preço, pode valer a pena tentar!

Mas..., eu nunca dispensaria o uso de líder bem discreto com ela porque uma das razões pelas quais eu prefiro linha discreta é para evitar refugos.

Um abraço a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...