Ir para conteúdo

Tipo de Corda para poita.


Posts Recomendados

Eu uso de polipropileno trançada, não muito fina porque faz um diferença grande na hora de tirar a poita da água. Evite as muito duras, a mão do "poitero" agradece. Dou um nó há cerca de um metro da poita, sinalizando que ela está próxima. Isso ajuda e muito a evitar a pancada da poita na borda do barco podendo ate mesmo amassar. joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

vamos ao correto? 

 

de 1 a 5 metros de corrente nova na ponta da poita (para nao arrebentar com galhos, pedras, atrito etc), depois de 3 a 5x o tamanho do barco (ou mais claro), de corda não  flutuante. Corda (ou cabo) para âncora (poita) de embarcações deve (por lei) afundar para evitar que ao flutuar outras embarcações enrosquem suas hélices ao passar perto de um barco fundeado. Alem claro de ajudar a poita.

 

vc tem que lembrar que a poita pode te ajudar e tb te matar ehhehe, ajuda a manter o barco minimamente atracado, mas numa emergencia, por exemplo marolas surgindo do nada, agua que aumentou o fluxo (comum em represas, rios com usinas ou quando chove acima e vc esta num ponto sem chuva), quando do nada aparecem grandes tocos, etc, ou ate mesmo situacoes complicadas, vc apoitou em dois pontos, um lado escapou, a agua é corrente, pode muito bem o lado que sobrou esticar e a agua comecar a entrar no teu barco, coisa de 20 segundos vc naufraga.

 

entao é importante que a corda tb seja facil de cortar, logo uma corda muito grossa vai te jogar no fundo, uma muito fina maltrata o poitero.. 

 

agora vamos ao que todos usam em maioria?? uma corda qualquer, normalmente velha, de uns 5 a 10 metros, amarrados em poita qualquer, mais ou menos 1 dedo a 1.5 dedo de grossura resolve muito bem. 

 

Primeiro pq nao sera qqr coisa que vai arrebentar, segundo pq se perder nao custa caro, terceiro pq corta relativamente facil (ou pensam nisso neh...) terceiro pq sempre sao cordas velhas, gastas etc, ja prontas pra irem embora sem dó...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tranço as minhas próprias cordas. Tranço com cordas de polipropileno. Assim, posso fazer do diâmetro e com a quantidade de tentos que eu quiser, além de me possibilitar fazer desenhos e da cor da minha preferência rsrsrsrs. Do resto, é o que os amigos disseram.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...