Ir para conteúdo

AVARIA NO HÉLICE


Posts Recomendados

Preciso de ajuda dos conhecedores de hélice, passo, desempenho, etc.

Tive meu hélice (Mercury 15 S ja transformado para 18, ano 2015) avariada num choque com pedras. Apesar de não ter afetado a navegabilidade, vibração, etc. (pelo menos não deu pra perceber nada) ficou visível os danos causados. Tenho um hélice (reserva, nunca usado) de um outro Mercury 15 S 2008 que tive, só que notei que são hélices diferentes. Seguinte, no hélice original que veio com o motor tem a seguinte indicação: 9,25X9P (diâmetro do hélice de aprox. 25,5cm) e no hélice reserva, somente a inscrição P.10 (passo 10???!!!) com diâmetro aprox. de 23,2 cm (medição em paquímetro).

As dúvida são: posso fazer a Troca? Vou ter algum ganho em desempenho com a mudança? com a mudança, haverá aumento substancial no consumo de combustível? ou, deixo como esta, usando a avariada e deixando a outro como reserva? :black_eye:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Ricardo Ernega disse:

com a passo 9 fica melhor se vc anda em 3 pessoas e mais peso agora se anda leve 2 pessoas e poco peso a 10 fica melhor ok

Ricardo, Beleza, vou colocar a reserva e ver no que dá... se der m.... volto com a outra.. hehehehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Andrey...tudo vai depender de como o seu barco andava com a antiga hélice.

Se o seu motor girava a 5.500RPM, carregado, é muito provável q a passo 10 irá deixar o motor um pouco mais lento. Cada passo diminui ou aumenta em média 250RPM (1 Passo maior 250rpm a menos....e 1 Passo menor 250rpm a mais). 

Como vc não tem conta giros no seu motor...vc terá q se basear na velocidade final para saber se melhorou ou não.

Mas teste lá e poste o resultado aqui pra turma...:good:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

31 minutos atrás, Fabrício Biguá disse:

Andrey...tudo vai depender de como o seu barco andava com a antiga hélice.

Se o seu motor girava a 5.500RPM, carregado, é muito provável q a passo 10 irá deixar o motor um pouco mais lento. Cada passo diminui ou aumenta em média 250RPM (1 Passo maior 250rpm a menos....e 1 Passo menor 250rpm a mais). 

Como vc não tem conta giros no seu motor...vc terá q se basear na velocidade final para saber se melhorou ou não.

Mas teste lá e poste o resultado aqui pra turma...:good:

Realmente Fabrício, não tenho conta giros e terei que me basear para comparar, na velocidade que já tenho anotada com o outro hélice (nas mesmas condições de navegação, claro). Assim que testar, faço o comparativo aqui. Valeu joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

meu tohatsu 18 esta com passo 10 e vo colocar um 9 pois ando indo sempre pescar em 3 pessoas mais balde de ceva caixa termica e umas moabeira kkkk meu amigo tava com passo 9 q veio original no tohatsu dele ele pesca tucuna anda leve em 2 pessoas bateria e tanque cheio coloco o 10 para testa disse ele q o 10 so melhoro sozinho e com 2 pessoas ja nao fico legal igual era o 9.

com 9 era muito mais esperto de arancada ele falo e plana mais rapido e q o motor gasto ate menos nada de diferenca muito grande tanto em consumo e velocidade final mais se da para melhorar e sempre bom kkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

50 minutos atrás, Ricardo Ernega disse:

meu tohatsu 18 esta com passo 10 e vo colocar um 9 pois ando indo sempre pescar em 3 pessoas mais balde de ceva caixa termica e umas moabeira kkkk meu amigo tava com passo 9 q veio original no tohatsu dele ele pesca tucuna anda leve em 2 pessoas bateria e tanque cheio coloco o 10 para testa disse ele q o 10 so melhoro sozinho e com 2 pessoas ja nao fico legal igual era o 9.

com 9 era muito mais esperto de arancada ele falo e plana mais rapido e q o motor gasto ate menos nada de diferenca muito grande tanto em consumo e velocidade final mais se da para melhorar e sempre bom kkkkk

Boa informação Ricardo, e eu imaginando que iria acontecer justamente o contrário, que ganharia em desempenho, ao menos. Como sempre pesco eu e minha esposa, às vezes mais um além da traia, bateria grande, motor elétrico, cx. de gelo e bebidas, talvez realmente não vá melhorar em nada. Mas de qualquer forma, como ja coloquei o hélice p.10, vou testar, pelo menos pra comparar. Se sentir piora, volto pro p.9. Obrigado joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...