Ir para conteúdo

Pescaria rio Uatumã-AM


BetoLaureto

Posts Recomendados

Boa tarde pessoal. Início de outubro farei uma pescaria de 5 dias no rio uatumã. Gostaria de ajuda nos equipamentos. Pelos que li,lá costuma sair tucunarés na faixa de 5kg,raramente chegando a 8 ou 9kg,mas pode sair. 

Varas: 14lb e 17lb dão conta do recado ou melhor garantir com 25lb?

Linha: utilizo multi 30 e 40lb. Estão de bom tamanho ou é recomendável uma 65lb nessa região?

Iscas: qual quantidade levar? Estou pensando em levar cerca de 100 iscas entre 10g e 28g (hélices,zaras,sticks e algumas meia água) e 15 jigs. Seria suficiente ou melhor levar mais?

Por último,ando meio perdido em relação a reforçar garateias e split rings. Essa região exige o reforço de iscas tidas como reforçadas,como as nakamura,por exemplo? 

 

Segue o equipamento que pretendo levar,para que possam opinar:

1) Vara Liger 15lb + Core 51mg7 com linha multi 30lb e leader 0,47.

2) Vara Enzo I 17lb + Alphas 103L,linha idem.

3) Vara Green Bass 17lb + Metanium HG com multi 65lb e leader 0,47.

Vara 25lb tenho apenas uma Daiwa Procaster,que levarei se for o caso.

Agradeço a ajuda de todos!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 minutos atrás, Jorel disse:

Acho que  suas  carretilhas não estão equibradas com iscas de 10 a 28 gr.

Core 51mg e alphas 103 ambas para iscas leves, metanium hg ótima carretilha mas os micros dentes da coroa não inspira confiança para corridas de grandes tucunarés, se fosse vc levaria pelo menos uma carretilha mais confiável, smoke, rev3 stx, tatula por aí.

Varas:

-Enzo 17lbs ok.

-Green bass não conheço.

-Liger 15 acho pouco pra região.

Eu levaria uma 20lbs pra acompanhar a Enzo.

 

 

Obrigado pelas dicas! A alphas e a core usaria pra iscas até 14g em média. A Metanium que utilizaria para as mais pesadas. Fora essas,tenho uma Venator e uma Alphas ito,que a princípio deixaria de fora. Vc já pescou no uatumã? É bom pra peixe de couro ou não compensa levar equipamento pesado? 

Quanto a vara,vou ver se pego uma Enzo II (20lb) então. Não quero investir em uma 25lb pois para onde pesco (Palmas) não teria utilidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, Jorel disse:

Ainda não pesquei no Uatumã só conheço de relatos, Vixi essas carretas x peixes de couros não sei se o resultado vai ser bom não rs

Esse negócio de comprar uma vara pra pescar uma vez depois deixar um ano parada num vira mesmo...

Tu já abriu tua Metanium e viu os dentes da coroa? rs... Fui pro lago do peixe e não tive coragem de levar a metanium  pesquei quase o tempo todo com uma smoke 101, esses dias um amigo meu quebrou uns dentes da metanium hg dele, $450 pra trocar coroa e pião...

Nao,no caso pra pescar peixes de couro levaria minha Tekota 700 com uma vara Okuma 80lb. Mas se lá não for bom pra peixe de couro nem vou levar! Hm,no caso então acho que vou levar a Venator pra aliviar um pouco o trabalho da Metanium.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nunca fui pra esse lugar .

Pelo o que vc disse , acho que vira vc levar uma vara intermediária entre as que vc citou que seria uma de 20lb . Creio que ainda da um bom aproveito para a sua região depois .

Na minha opinião , eu levaria a Venator até msm como titular ( pq da até dó de usar as outras suas lá kkk ) .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia concordo com as dicas dadas pelos amigos de cima, Jorel disse com muita propriedade. 

Uma questionamento seu que ainda não foi abordado é em relação a quantidade de iscas. 100 iscas? Sério isto? Não sou nenhum expert no assunto, mas nas minhas pescarias e acredito que a grande maioria dos pescadores tem suas iscas prediletas e acabam que ficam nelas. Acho que é isca demais meu amigo, sei que é bom ter variedade para testar e ver o que vai estar saindo no local, mas no mais é isto ai. 

Te desejo uma excelente pescaria e aguardamos relatos com fotos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Betão, qnto às carretilhas, os colegas estão já te deram boas dicas. Só acrescento que vc deve levar a venator e utiliza-la como principal, ela á pau p toda obra, vc vai precisar de material leve e forte (pra não cansar o braço), isso ela é.

Varas, leve a de 17lb só como reserva, de 14lb nem pensar, a força de uma paca de 4kg é descomunal, vc vai sentir no braço...hehehe. Recomendo de 20 a 25lb. Ano passado peguei o rio cheio, tinha muito enrosco, uma vara forte e rápida fazia muita diferença e garantir o troféu e não e não perder a isca. Esse ano o rio tá bem mais baixo, mas mesmo assim não arriscaria.

Iscas mais produtivas happy popper nakamura, T20, firestick, inna 110, biruta, x-rap 10 ghost, colher de metal, duo reallis pencil 110, um ou outro entrou em outras iscas, mas as principais foram essas.

Boa pescaria e aguardamos o relato.

 

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia,

Os amigos Pescadores já falaram bem a respeito das carretilhas, pelo que vi de alguns amigos, e em vídeos de pesca, vale a pena levar a VENATOR. Comprei uma SE agora pra usar essa temporada como principal, vamos ver como se sai.

Com relação a varas, eu aconselho algo em torno de 17~25lbs com variação de 5,6~6,0 pés de comprimento, com ação entre média-rápida e rápida.

Linha: é bom levar linhas de Multifilamento variando entre 0,40~0,50mm. E aconselho a usar leader com linha Flowcarbon 0,60~0,70mm que suporte entre 40~50lbs. Você vai se deparar com estruturas lá.

Com relação a Iscas, isso é muito pessoal, eu só acho que 100 iscas é muito... Eu, por exemplo, já prefiro as de superfície ( Zara, Hélice, Pop Queen )... Levar umas 4 ou 5 iscas dos modelos que você preferir ( alterando as cores ) já é o suficiente, tendo mais uma variação tbm entre iscas meia água e Jigs, pq os peixes podem estar manhosos...

Espero que tenha ajudado.

Abraço e boa pescaria.

PESCARIA FTB.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também vou dar meus pitacos... acredito que seja sua primeira pescaria de açús e como fui pra lá ano passado em minha primeira temporada atras dos tucunas de olhos vermelhos, também tinha inúmeras dúvidas... com uma semana de AM não se aprende tudo, acho que nem com 50 semanas, mas algumas coisas são elucidadas com toda certeza...

Quanto as carretilhas, não concordo com a unanimidade da Venator. Uma boa carretilha com certeza, mas eu vi duas voltarem "gemendo" do Uatumã ano passado. Eu peguei uns brutos na minha BW antiga e ela aguentou o pau. Agora se quiser uma carretilha com bom custo beneficio pra la é a Tatula Type R. Mas sinceramente, é minha opinião e pode ser diferente da sua. Só acho que você tem que se atentar a capacidade de linha dela e robustez... não adianta derreter uma Alphas por la, ela não foi feita pra esses monstros e o carretel dela é raso e pequeno. Não vai ter linha pra comportar o arremesso e a briga.

Falando em linha, entre 50 e 65 lbs. Menos é arriscado e mais é desnecessário. Você pode até utilizar a 40 lbs na superfície, onde você está vendo onde arremessa e tem um pouco mais de tempo pra segurar o peixe, mas as explosões são muito maiores... então é um risco... um amigo voltou com duas iscas destruídas na pancada do peixe... então imagine...

As varas, levei uma de 17 e vou ser sincero, não vale a pena arriscar... ela quase abriu o bico com um paca de 4,5kg. A Enzo de 17 é bem robusta... mas é um risco... garantido é 20 e 25lbs. Acredite, depois do primeiro ano por la, pelo menos uma vez por ano vai querer usar essas varas de novo...

E pra finalizar, as iscas... ano passado a T20 foi muito bem, peguei na Bonnie 128, Zig Zara, cores claras predominantes... não acertei nada nos poppers e nas hélices saíram alguns na RR 5.25 firetiger e halloween. Leve pelo menos uns 10 jigs, pode levar uns 3 brancos no minimo. Os meus jigs brancos não voltaram de la... 

Bom é isso ai... espero ter ajudado! Abraço e boa pescaria!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu pelas dicas pessoal! A quantidade de iscas chutei por ler tanto relato falando da quantidade de iscas que se perde lá,então imaginei levar bastante pra não correr o risco de ficar sem as pegadeiras..inclusive neste cálculo coloquei 20 jigs. Dai mais umas 20 hélices,20 meia água e o restante entre Zaras,sticks e poppers.Mas vou dar uma secada na caixa,então. Até prefiro,pra aliviar na tralha.

Quanto às varas: ok,já encostei a 14lb kkk levarei a Enzo 17lb,comprarei uma Enzo 20lb e estou cogitando uma 25lb ou outra 20lb.

Em relação às carretilhas: será que a alphas vai ser mt judiada? É,junto com a core,a carretilha que mais gosto de pescar (mais que a Metanium até). Esta equipada com carbontex. A core até me parece mais frágil. Mas,ao mesmo tempo,já li vários relatos de que ela aguenta bem lá. Aí fiquei na dúvida.

No mais,agradeço a todos pelas dicas!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Beto, estive lá em Fevereiro. Usei varas de 17 e 20 lb, a de 17 aguentou bem, a de 20 achei que levei por excesso de precaução. Usei linhas de 50 e 40 lb, ambas aguentaram bem. Quanto as iscas o que fez mais sucesso foram a T20 e a João Pepino em cores claras (osso, verde limão, etc), também saiu peixe no jig, mas não usei muito porque gosto de iscas de superfície. A garateia original da T20 osso abriu com um peixe de 6 kilos, com as garateias que eu tinha reforçado não tive problemas. Tenho um relato no meu blog se quiser dar uma olhada: http://pescandoemfamilia.blogspot.com.br/2016/03/tucunare-acu-no-rio-uatuma-amazonia.html

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Beto, Já estive na região e meu parceiro tem pescado frequentemente por lá.

Gostaria de acrescentar algo que acho bastante relevante.

Por menor que seja a chance de engatar um açu acima de 7Kgs, eu diria que lá ela existe e devemos sempre estar preparados para tal ... uma vez ouvi um comentário que dizia que além da sorte de ter um grande açu na ponta da linha, deve-se considerar que ele só sairá da agua se estiver em um mau dia e vc estiver em um bom dia.

Equipamentos de 15 ou 17 potencializam as chances do peixe.

Não me agrada a ideia de gastar uma quantia considerável de dinheiro, ter o peixe na ponta da linha e perder a chance de ter uma super foto.

No seu lugar trocaria as 15 e 17lbs por 20... a enzo de 20Lbs é ótima e caso não queira gastar muito em uma 25lbs, pense em uma Daiwa AIRD de 25lbs (boas e muito baratas).

Sobre carretilhas a turma foi bem precisa nos comentários.

Grande abraço,

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, Jorel disse:

Sobre a quantidade de iscas vou pescar a semana que vem e as iscas já estão separadas é isso e pronto mais iscas não vai fazer eu pegar mais peixes rs

llll.JPG

Bela relação de iscas Jorel... 

Infelizmente eu sofro de uma indecisão na hora de separar as iscas para a pescaria e acabo levando muito mais do que preciso... mas para o AM tem outro detalhe que limita um pouco essa quantidade, que é o limite de bagagem... 23kg para o vôo até Manaus ainda é tranquilo, mas pra quem pega outro avião até Barcelos esse limite baixa pra 18kg... ai começa a complicar...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Jorel disse:

Não há problema em pescar com 20 iscas o problema é escolher quais levar rss, parece que todas querem ir kkkkkkk

Exatamente...kkk, e além disso, quantas vzs no meio de uma pescaria fraca, fiquei pensando "se eu tivesse trazido aquela isca tenho certeza que levantava algum..."

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não consigo levar menos de 100. Nunca sabemos onde o peixe tá pegando. Isso nos obriga a levar várias iscas de várias cores. Iscas que não podem faltar: RR 5,25 E 6,25 , T20, Bonnie, Rover, Subwalk, Perversa, Biruta, Zig zara, Pop quenn e Cristal minnow. Leva também uns shads e jigs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, Gabriel Barlem disse:

Se a pescaria for dentro da reserva do Uatumã a pescaria com peixe de couro é complicada, pois um morador da comunidade tem que ir junto e há um custo extra para isso.... No mais é usar varas mais parrudas!!!! heheheh

E aí Gabriel, tudo tranquilo, vai pra lá esse ano?

Tens notícia de como anda o nível da água por lá?

 

Troquei celular e operadora, perdi seu nr.

 

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, 

Junto com o @Tiago Dominicci e outros Malacabados estive no Uatumã em Outubro/2015. Segue o meu relato UATUMÃ Outubro/2015

Vou passar minha humilde opinião:

Varas: 20 ou 25lbs (prefiro 25lbs) - O tamanho, é sua decisão. (5'6, 5'8, 6'0....)

Linha: 50 à 65lbs (prefiro 65lbs)

Leader: 50 à 65lbs (Usei 60lbs)

Na Amazônia não dá pra correr riscos de você ter o troféu da sua vida perdido pois não conseguiu segurá-lo antes de ele tomar linha, ir pro pau, enroscar sua isca e sair ileso...

Ano passado, peguei peixes de 5kg, 6,5kg, 7,5kg, todos no Uatumã e seus afluentes.

Ou seja, existe sim a possibilidade de você engatar um gigante, não subestime a amazônia e os tucunarés que vivem nela... kkk

Usei varas de 25lbs, linha de 63lbs, freio da Curado201HG travado no ultimo e o bicho ainda tomou linha como se não existisse freio... ou seja, se você der chance pro peixe, vai perdê-lo.

Sobre carretilhas...

Tente usar as carretilhas do tamanho 200, que caiba pelo o menos 65/80 metros de linha  (pensando nas linhas que falei, 50 a 65lbs).

Eu entendo que não é necessário mais que isso... o Tucunaré tem as 3 explosões principais dele, depois se entrega... e se deixar ele correr livre, vai perdê-lo.

Ano passado eu usei uma Curado201HG e a Venator GTS. Posso dizer que usei 50% do tempo cada uma...

Venator para Helices e Zaras e Curado para jigs e meia agua....

Iscas: T20, ZigZara, Devassa 14cm, Jigs de pelo, Bora12, RipRoller 5,25.... lá no relato tá bemmm explicado.

Espero ter ajudado, precisando, estamos a disposição.

Abraços,

Octávio

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 horas atrás, Adriano Andrade disse:

E aí Gabriel, tudo tranquilo, vai pra lá esse ano?

Tens notícia de como anda o nível da água por lá?

 

Troquei celular e operadora, perdi seu nr.

 

Abraço.

Sim, irei final de outubro!!! Dois amigos irão 14/9 no mesmo esquema, mas não tem informação exata do nível ainda. Aliás irão agora e final de outubro comigo, hehehehe.

Vais esse ano?

Abraço. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, Gabriel Barlem disse:

Sim, irei final de outubro!!! Dois amigos irão 14/9 no mesmo esquema, mas não tem informação exata do nível ainda. Aliás irão agora e final de outubro comigo, hehehehe.

Vais esse ano?

Abraço. 

Irei sim, vou dia 12 de outubro, inclusive com um pessoal aí do RS, o Jonatas Krug & Cia, conhece?

 

Torcer pra ter água até lá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
58 minutos atrás, Gabriel Barlem disse:

Ainda bem cheio, Adriano. Daqui uns 10 dias teremos informações mais exatas!!!

Abs

Opa, obrigado Gabriel.

 

Estava com medo que pudesse estar muito seco já, pelo visto, vai dá peixe....hehe.

 

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...