Ir para conteúdo

Corvina, as diferenças entre espécies da bacia Amazônica, Prata/Paraguai, Araguaia/Tocantins e São Francisco


Posts Recomendados

Meus amigos não sou muito entendido sobre catalogo espécies e coloco abaixo fotos das espécies de Corvina que já tive oportunidade de capturar. As primeiras foram nas águas da represa de serra da mesa onde sei que também são encontradas nas bacias do Amazonas, Araguaia/Tocantins, Prata/Paraguai e as demais da espécie encontrada aqui na Bacia do Rio São Francisco. Quem puder colaborar para a identificação e esclarecimentos sobre as diferenças das espécies em questão agradecemos muito. Grande abraço para todos. joia:::

 

314d583c479ac8b9a318bf81bd0708d7.jpeg

f36764be2726fc950681d8d1f4575e9d.jpeg

0c43e6fcb5ea0d13620e7f06c5cc7262.jpeg

2ae49cff8fa4295dee860e23872df1aa.jpeg

c086c8dba57c9e77c316c6935bfa2d80.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

KKKKK, o Astra é Phodis.  Mas a represa aqui no Pardo onde pesco é a primeira do Sudeste onde foi introduzida a Corvina, ou Pescada do Piauí, acho que em 1964 .  Eu já tive oportunidade de pescá-las tanto aqui, como no Rio Grande , Rio Araguaia, Rio Xingu,  Serra da Mesa, Rio Suiá Miçu e Rio Guaporé e elas são exatamente as mesmas.  A diferença que é mais comum pegar exemplares de médio porte nas outras bacias do que no Sudeste, provavelmte pela temperatura da agua assim como o tucunaré.   Agora as do São Francisco não conheço.  Um excelente peixe pra comer,  pra divertir quando não se tem outra espécie ativa e principalmente um isca top pra Peixe de Couro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Guto Pinto na represa de Três Marias tem uma espécie de corvina, com certeza é uma das citas da Bacia do São Francisco. De fato ela é muito saborosa mas é raro de pegar uma.

Eu pesco na represa direto e nunca peguei, mas já vi pegando. Agora dizem que no rio que é bem próximo tem em mais abundância.

Não achei a foto que eu disse que ia postar, :gorfei: se eu achar coloco aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa achei a foto aqui. Esta é uma corvina que foi pega por um pescador profissional (que vive da pesca) na represa de Três Marias. Meu tio foi lá dar um confere nos peixes do cara e logo pegou a corvina e pediu para que tirasse a foto.

ronaldo.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa a conversa esta ficando boa. Realmente são duas espécies diferentes. Posso lincar algumas diferenças que pude perceber, a Corvina do Rio São Francisco não possui dentes, tem coloração amarelo prateado e o formato do corpo é estreito, diferente da Corvina dos rios amazônicos, do prata/Paraguai, Araguaia/Tocantins que além de possuírem dentes, tem coloração cinza prateada, a cabeça mais achatada e o corpo mais largo. Se tem mais alguma diferença que alguém tenha notado informa ai. De qualquer forma já valeu as informações que estamos colhendo. Grande abraço moçada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...