Ir para conteúdo

NAUTICA X RACING


Posts Recomendados

astra parceiro  =   sabe  que tenho muito ciumes dos meus catalagos e manuais né  kkkk    :yes4:

p/ tirar isso de mim=  só me matando kkk  joia:::

gozado qdo posto  essas  coisas  =   vejo muitas visitas no topico  = mas apenas quem sempre responde  = sao meus amigos  de verdade né  ????  

entao  = é  pelos meus amigos   ; e p/ quem se interessa; trabalha  ;  e curte realmente  ; sao apaixonados  por motores   = que posto as fotos=   e faço esses topicos né /

tambem sei que  = sao poucos que gosta ;  do tema =   como nós   ok  /

mas te garanto  =  é um material e tanto p/ quem   ; aprecia  ; é dono de motor;   e vive a nautica =  e p/  todos  intereçados  no assunto    tambem  ok joia:::

p/ quem conheçe  e sabe oq eu digo  =  isso  é reliquia  kkkkk    raridade  hj em dia  né ???  kkkk  

 obrigado  astra ;  parceiro  = tamos nessa amigao  joia:::

abraço  /  

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

heheh einternet é assim mesmo, eu tava passando mal com as postagens que tenho feito na pagina da empresa no facebook e no linkedin, via que o cara curtia a pagina errada, nao acessava o material... ficava louco.. mas eh assim memso, internet o cara ta aqui e td eh desnecessario, uma hora olha na outra nao, uma hora ele comenta, passa 10 sem comentar nada... faz parte..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara muuito legal 

São muito legais esses anúncios antigos 

Tenho garimpado em cebos e bancas de revistas usadas, publicações antigas não é fácil de encontrar mas são bem legais.

Elas nos mostram o que era usado e os conceitos das diversas épocas

 

Mario Kikuta

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

astra  parce  =  repare na segunda foto  -  barco n; 889   

repare no motor  =   pelo pouco que os expert  =  me disseram  =  usam  ate hj  p/ competiçao lá forá  ok  

estou na captura desse   projeto  =   ate de baixo dagua  parceiro  kkkkk

  motores  vermelhos ; laranja;  alguns branco    =  johnson  stinger    = CANHAO   de motor  =  muito resistente p/ preparaçoes  / 

tó procurando nosso amigo aqui do forum  =  o  engenheiro = que meche c/ moto nautica  = trocamos umas ideias  rapidas  e tals  = 

mas agora o cara sumiu  kkkkkk  /   se ver ou conheçer ;  me da um tok  ok  / 

astra parceiro  = sei que tenho   amigos como =  vç  ;   mario ;   e outros  tantos  aqui   = que curtem ; sao apaixonados = por nautica ; motores popa ; e tals  =  como eu  /

entao faço os topicos  ; posto as fotos melhores  ;  c/ visual bacana =  na intençao de compartilhar c/  vçs ;  e a turma toda ;  e ate quem ñ faz parte do navio ;    e acrescentar  p/ o nosso   acervo  joia:::  

 = repare a primeira foto  =  gostei muito ;     todas as bandeiras  = representando   ; os paises  ;  em uma competiçao nautica =   MENOS A BANDEIRA DO BRASIL  kkkkkkkk  / 

e  a garota sentada ao lado do motor  = tudo haver né  astra  kkkk   joia:::

valeu   parceiro  :good:

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

quem andou bastante em stinger jonsao foi o guto, amigo dele tinha um numa lancha... esses motores foram muito mal tratados, usados ao extremo muito tempo, muita peca errada... pegar um desses pra por em ordem é pedir pra sofrer... vira e mexe aparece um stinger vendendo no olx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Stinger 75 hp do meu amigo dava muito pau,  mas pra época devia ser um motorzão, na Lancha dele dava 35 milhas , mas o motor era ano 76,  ele colocou um 70 ano 90 e continua nas 35 milhas mas não dá dor de cabeça.   O Stinger não tinha trim, kkkk, era no braço mesmo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom dia guto  = tudo bem mestre  ?   joia:::

olha  ñ vi ; nem conheço pessoalmente   =  nem o motor ;  nem o projeto  ok  ; estou tentando  algum material  = vi muito pouco /

sei  sobre  oq me disseram  apenas  ok /

sobre  o stinger que busco  = descobrir  a respeito  é  esse  vermelho  da foto / 

um motor desse  pronto p/ velocidade  em um casco certo  = atinge  74 mph  a quase  8000 rpm  = que é   p/ um motor da epoca e desse  hp    =    absurdo  / mas  tem que mecher na rabeta  e varios acertos  = vç sabe   né /

entao veja = qto um  johnson  desse  nipe ;  aguenta  preparaçoes    danca::     =  motor muito reforçado  forte  =  material de primeira  msmo  =  digo bloco  do motor em si  /

cabeçote ;  as bielas  e pistoes  =  cara   que  peçass   kkkk =   ate pareçe  motor  yanmar  a diesel  kkkkk   /

mas ñ sei nada ainda sobre o motor  =  repito  ok / 

abraço mestre :good:

guto seria=  esse  75hp  ; o motor do seu amigo  ?

 

 

IMG01143.jpg

IMG01142.jpg

IMG01148.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

esssa linha com rabeta em cor sei la que cor q eh essa, conheco pouco, vi poucos videos dele e nenhuma falava nada demais.

 

nao sei se esses stingers chegavam aos 8 mil rpm, nao acredito nisso, nakela epoca o q se fazia era alivio de peso , com isso girava um pouco mais facil, so q tb perdia em vida util... enfim, nunca pesquisei sobre o assunto, mas eu nao me animaria nao viu fabio... mesmo vc manjando de motores e tal, esses foram os primeiros motores mais racing que existiram, nao da pra esperar muita coisa..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O do meu amigo era Vermelho com a lateral  do capô escura.  Motor fundiu teve que fazer e mesmo assim não ficou bom,  aí um dia ele deixou a lancha dele lá no meu rancho na e´poca de cheia abriram as comportas e o motor afundou .    Motor tá lá no meu mecanico td enferrujado.  

O motor era igual esse : 

attachment.php?attachmentid=47124&stc=1&

 

 

Hj tá com esse: 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

grande astra  parceiro  =  o motor que dissse  = chega  nos 8000 ;   giros ;   foi oq me explicaram rapidamnete  ok  / ano 1970 stinger performance ;   ñ   sei  ainda  = qual   o motor ; tem  varias configuraçoes ;  e anos ;  dos stinger ok  /

como eu disse  ñ vi o motor  ñ conheço  ainda ??/

sobre o giro do motor    astra =  muito acerto  =  e como  tem que subir  muito o helice   =  tem que mudar a capitaçao de agua  =  ai que entra o acerto do helice = qto mais na flor da agua = mais giro lá em cima    = vacilou  = explode  kkkk    ====perde tudo /

ai vem os  acertos  e variantes  do helice   =    passo  /peso / material    e tals ; 

como tambem   o  casco  = peso;   modelo e tals ....  

foi  a pequena converça  que tive  c/ um amigo ; vi o desenho  da camisa de força  =  mas  tem muito  p/ ver  ainda =  nada confirmado  /   

astra sim  =  vç tem toda razao parceiro  =  foi os primeiros motores racing   ;  e  oq tem no mercado livre só sucata  ???  concordo  / 

é como =  as motos  antigas  e tals  = dificil encontrar  uma  file  = que seja ideal  p/ preparar   ??/  elefante branco né  = quem tem ñ larga  ; ou é colecionador  / 

tambem =  tem toda razao  = motores  mais que judiados ; ao extremo  =   e tao  fortes  = e pesados   :yes4:   JOHNSAO  NÉ ASTRA  ? /

abraço  /:good:

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

guto  = c/ esse que vç mandou  na foto  = já é   mais um novo modelo  =  reparei que o adesivo mudou  e tambem repare que a rabeta tambem é diferente  =  como eu disse p/ astra  = tem varios modelos e anos c/ configuraçoes diferetes    de stinger =     2/4/6  cilindros  ok  :good:

como funciona  hj em dia =  em todos os motores  né /

varios modelos = ano diferente ;   projetos  diferentes / fabricado  em outro lugar  = montado em outro;   e tals  /  

obigado  pela atençao  /joia:::

abraço  parceiro  :good:

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fábio o que se tem que saber é se esses motores foram preparados ou não,  se tem mudanças grandes, ou só a pintura. Eu acredito que não o Stinger 75 do meu amgo é exatamente igual o Johnson 70 ano 90 que ele colocou no lugar, 3 cilindros 3 carburadores, mesmo peso tamanho, uma rabeta cabe na outra. 

Os Jonhson sea horse eram o mesmo motores dos convencionais, os Marathon da Mariner só tem peças de inox a mais , o meu 18 XD não muda nada do 18 convencional, só o pinhão mais reforçado.   Acho que é mais o apelo visual  do que desempenho.    Ao não ser quando uma fábrica vende um motor série especial mas na verdade é outro motor de outra empresa como a Mariner usou por um tempo a Yamaha e a Mercury usa a Tohatsu botando o nome de  Super no 15 Seapro no 25  e Lighting XR no 40. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nessas decadas de 70 e 80 os Mercurys eram os motores mais tops , já vinham com CDI helice a fricção, travas automaticas, cambio no manche.  Só que eram caros demais, por isso a Jonhson fez fama aqui, ótimos motores , mais baratos e principalmente robustos.  Yamaha era mto ruim até fim da decada de 80, td motor pinado, platinado,   feio, etc.  Eles começaram com tudo nos 15 e 25 Azuis quadrados por volta de 89 e tomaram o mercado no fim dos 90 com os modelos "bolinha" mas principalmente pela fim da representante da Suzuki que era a Caloi e pela compra da OMC pela BRP que acabou descontinuando  Evinrude 2T apartir de 99 e os Jonhson em 2006,  sendo que é raro encontrar Jonhson após 99.  A Mercury sempre vendeu um pouco , mas era motor de turista,  era forte em motores de Lancha e de grande potencia, mas portateis não.  Motor de pousada na decada de 90 era Suzuki e Yamaha.  

 A Yamaha acabou reinando  aqui  em termos de motores portáteis por mais de 10 anos, depois que Mercury começou a trazer os tohatsu disfarçados mais potentes,  economicos e baratos  o mercado deu uma dividida, mas acho que hj  Mercury e Yamaha são 80% do mercado, os outros 20% Suzuki , BRP,  Tohatsu.   

Não vi numeros mas essa é minha conclusão que percebi desde que começei a pilotar e pescar desde moleque.  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

olá a todos

 

tinha lido este tópico e achei ele bem legal

hoje dando uma olhada na OLX olha só o que apareceu à venda um JOHNSON STINGER - laranjado !!!

Lancha 16 pesLancha 16 pesLancha 16 pes

http://sp.olx.com.br/regiao-de-ribeirao-preto/veiculos/barcos-lanchas-e-avioes/lancha-16-pes-234580746?xtmc=lancha&xtnp=3&xtcr=27

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite a todos!

Grande @Fabio Giovanoni, só atentando a galera que curte um motorzão velho né? Igual nós! :gorfei::gorfei:

Bom pessoal, a uns 18 anos atrás ganhei uma lanchinha p duas pessoas com motorzinho Yamaha 25hp Enduro lerdo que só (Motor p força e não velocidade).

Sabe como é, como comentei em outro tópico, a paixão por essas coisas só aumenta com o passar dos anos...

Bom, mudamos de cidade e esse casquinho ficou parado por uns 10 anos e então resolvi reativá-lo porém com um 35 ou 40hp que era meu sonho de infância pois queria elevar a velocidade de 25mph para umas 35mph o que a meu ver já era muito! :blush:

Bom, ao pesquisar sobre motores com rabeta curta (15") descobri que de 1975 a 1979 foram fabricados os Johnson Stinger 75hp 15" !! Imagine só, eu, sonhando com 35mph e descubro que existiam motores com rabeta curta que atingiam 74mph! Foi amor a primeira vista e então comecei a busca por uma relíqua dessas.... 2 anos se passaram e depois de avaliar uns 3 motores comprei um 1976 que estava em BH, feio por fora e totalmente refeito por dentro, pistões STD, 135psi, funcionando tudo, já com comando mais moderno e carburadores impecáveis!

Enfim! Depois de trocar de casco 2 vezes cheguei a uma boa configuração e hoje consigo extrair quase 70mph desse Stinger 75hp sem modificações (ainda esse ano iniciarei o upgrade).

Agora voltando ao foco principal do tópico:

Os Stingers são basicamente motores comuns com cabeçote rebaixado, rabeta menor, torpedo mais fino, relação de transmissão mais direta p aumentar a rotação da hélice (normalmente usam hélices de superfície), CDI sem limite de RPM (Para preparações/Corridas), escapes mais livres (melhora para alta rotação e piora o torque em baixa) e algumas outra particularidades menos significativas.

Antigamente a OMC dava nome a seus motores e essa Linha Stinger (Hustler 75hp 3cyl / Strangler 135hp 4cyl na linha Evinrude) era mesmo para competição, só não entendo pq fabricaram 75hp com rabeta longa / gear ratio comum e colocaram o nome de Stinger, pois na minha opinião esses "comuns" deveriam ser apenas Johnson 75hp, SÓ!

Esses outros Stinger / Strangler eram V4´s que atingiam 135hp ou mais, projetos derivados do bloco V4 90/115hp na mesma linha de raciocínio do 75hp.

O que importa mais para velocidade é rabeta com boa hidrodinâmica, relação de transmissão mais direta, baixo peso e hélice para performance, pois muita gente lá fora substitui a cabeça de força do Johnson Stinger 75hp pelo Johnson 70hp que todos já conhecem (alegam que o bloco de 56ci tem mais torque que o 49ci)....

O tal 70hp já existia porém haviam nas competições daquela época diversas categorias e uma delas era a de 800cc e o motor OMC mais próximo para competir era o Johnson 70hp que tinha mais de 900cc, então a OMC preparou o bloco para correr nessa categoria limitando o volume a 800cc e ilimitando o RPM danca::

Resultado: 75hp a 5800RPM / hélices de superfície com passo em torno de 23" / relação de 1.86:1 / conjuntos com aproximadamente 320kg = 74mph em algumas preparações (claro que com mais preparações esses motores passavam facilmente dos 90hp a 7500RPM) chegando sim até a 8000 RPM em alguns casos e a partir daí alguns show pirotécnicos :gorfei::gorfei: 

Bom pessoal, tem outro tópico falando mais sobre hélice de superfície a engenharia de motonáutica para quem tiver interesse: 

Ah! Os 40/50/55/60hp 2 cilindros da OMC tb são muito preparados lá fora! Rabetinha curta / relação longa e até 58mph! To montando um 50hp tb, em breve terei informações do resultado...

 

Abraço a todos!

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Segue um vídeo com o ronco do meu Stinger a 6200RPM / 67mph (com som, bateria 45Ah, 20L de gasolina...ou seja, pesada para uma competição)

 

 

E outro vídeo mostrando lá fora um grupo de apaixonados pela categoria V75 ou T-850 (Cascos Critchfield 13' com Stinger 70/75hp e apenas uma Vodoo 13" com Mercury 60hp)

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

MARIAO  = primeiro qro  agradecer   ok  :good:  JOIAAAAAAAAA   RARAAAAAA,,,,,,,,,  ESSEEE MOTORRRR ,,,,,,,::bassboat::

raridade  msmo  stinger laranja / danca::

aparentemente  =  o  motor ta bonito  joia:::   apesar  que vejo só a foto né ???  

mas que ja foi feito varias coisas  foi  = da p/ ver  ok  =  apenas visual  = agora tem que saber  =  DENTRO  DESSE MOTOR  ????  

gostei muito  mario  ;  bacana msmo    parceiro  palmas::

abraço :good:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

GRANDE  MESTRE  e PARCEIRO  PAULISTA  = 

TOP     MSMO   SUA PARTICIPAÇAO NO TOPICO  =  PARABENS  ; E OBRIGADO  DR ; :amigo:

 BACANA  MSMO  SABE  QUE CURTO  NÉ  =  OS DINOSSAUROS   

só  tenho que agradecer   =  a     VOÇÊ  ;   pelas  aulas  ;  e dicas  p/ todos ;   que curtem  o tema ok ::bassboat::

 

DR  =  é como vç disse   msmo  =       ´´  motorzao velho ´´    kkkk ;;;;    ::please::

mas na minha opiniao  aqui  = vçs   acham ; que esse motor esta virando ate hj  ;    e da maneira  que fazem c/ ele  ????   porqqqq ????  

qria ver  esses  motores  novos ; da categoria =  kkkkkkkkkkkkkkkk  ;   comediaaaaaaa  ; kkkkkkkkk...........:gorfei:

dr  olha ai  parceiro  =   esssaasss  fotos     sao   especialmente p/ vç  e todos que apreciam  sem moderaçao   ok  =  ( vamos conceguir algum material  sobre q falamos ; questao de tempo )  :good:

espero que goste    ;  e todos curtam  ; paticipem  tambem  ok  palmas::

tamos nessa  turma / abraço :good:

olha ai DR =  primeiro o motor  de  4cil que acho  q foi oq citou  ai  em cima  =

depois  =  tecnicas  = motonautica  da epoca ;  e dos motores  citados =IMG01262.jpg  stinger =

 

 

 

 

 

IMG01263.jpg

IMG01264.jpg

IMG01268.jpg

IMG01270.jpg

IMG01272.jpg

IMG01274.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...