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Junior Udi

Mercury 25 Sea Pro Falha na alta!

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hein?! UAehuAheuahe 

 

da pra rir com esse fórum todo dia! cheeesus...


Gilbertinho, condenar uma linha de combustivel por ficar 5 meses parado? Vamos retornar pra realidade do mundo? 

Aqui no Brasil (pelo menos no Brasil que eu vivo), é comum motores ficarem parados meses até anos, como o meu caso que ficou quase 15 anos parado), bastando realizar o esgotamento correto, nada ocorrerá. Seja com a gasolina que for. Meu motor ano passado ficou meses parado, sem absolutamente nenhum problema.

 

Isso que ocorreu com o colega é simplesmente uma falha simples e boba no pescador, nada além disso, nao precisa condenar nada.

 

Sabendo esgotar o motor e mangueiras, nada ocorrerá, simples assim. E nada teve haver com o problema do pescador.

Inclusive as fabricas incentivam a hibernacao dos motores que nao serao usados por muito tempo. Consta no manual de varios fabricantes como proceder.

Novamente: jamais retire todo alcool da gasolina se o motor nao for reconfigurado (com mudanca de ponto, gicles, carburador, e em alguns casos, troca de pistao e outras coisas). O Alcool é um anti detonante necessario a gasolina, sem ele, o motor tem pré ignicao, que pode causar serios problemas, desde fritar, furar o pistao, destruir aneis, entortar as valvulas e sede de valvulas, carbonizacao ate consequencias extremas como rachar ou quebrar o bloco por pre detonacao. 

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E se assim for , quanto tempo levaria para danificar o motor usando essa gasolina dito pura nesse processo de lavagem com água ? Esse efeito maléfico seria de imediato ou a longo prazo ? Alguém já destruiu motor nestas circunstâncias ou já viu tao ocorrência de perto ? 

Seria legal mais opiniões a respeito deste assunto , pois o colega Gilbertinho vive afirmando que utiliza e a muito tempo essa gasolina dita pura , e creio que não estaria relatando este procedimento sem experiencia no uso . Creio que o amigo não estaria colocando sua cara à tapa atoa eu acho . 

Não quero polemizar e duvidar de ninguém , nem estou duvidando de um e acreditando em outro . Apenas tenho interesse neste assunto e busco respostas verdadeiras neste caso . Uns falam que sim , outros falam que não ! E agora ?

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andreson, a materia que vou colocar ja foi escrita em diversos topicos, mas caso nao tenha lido: https://www.flatout.com.br/27-de-etanol-na-gasolina-quais-os-efeitos-para-os-nossos-motores/  la explica td muito bem explicado, causas e efeitos.

Olha uma foto de um pistao: 

Resultado de imagem

 

 

Basicamente, ao tirar o alcool, vc diminui as octanas delas, assim, favorecendo a pré ignicao. Qto tempo pra dar uma merda? Varia muito ! Pode ser no mesmo dia, pode demorar meses (que no caso de usar pouco um motor, como o de popa, isso se torne anos obviamente).

Pq ocorre?

Pq vc tira o motor de regulagem, isso mais a pre ignicao, vc gera um calor absurdo na camara de explosao que vai... explodir...

Pq muita gente faz isso entao?

1- desconhecimento

2- uma tentativa frustrada de nao oxidar algumas partes internas do motor. Para esse caso, temos duas solucoes muito, mas muito, muito muito, mais racional:

a)motores portáteis, esgote a gasolina normalmente, se tiver o parafuso na cuba do bura, abre, escorra e feche, 10segundos ta pronto. Nao passa wd40 (pq eh um oleo que causa microfissuras e impede o 2t de fazer o servico correto), nao invente nenhuma outra moda absurda. Só esgote e vá tomar um banho. Leve um ipad pra curtir o vaso em paz...

b) motores injetados ou motores maiores: esses motores esgotar por completo é quase impossivel em alguns modelos, nesse caso, use a cabeça, alcool em movimento não causa problemas, alcool parado esse sim corrói partes. Ligue o motor toda semana ou ao menos a cada 15 dias por uns 15 a 40 minutos (esse tempo é o suficiente para aquecer todas as partes mecanicas e eletricas - sim tudo que é eletronico/eletrico tb aquece e chega no ponto ideal depois de algum tempo), vc entao esgota como for possivel e deixe o motor tomando ar de um dia pro outro, com sorte o calor do motor ira ajudar a evaporar o resto da gasolina com alcool parada. Sempre fica algo, mas é pouco.

Mas ouvi dizer que gasolina pura rende mais. é verdade?

Depende ! Se vc retirar a gasolina por si só e nao regular o motor, é mentira e ainda vai ter problemas. Se vc retirar, regular o ponto, gicles, aumentar o ar admitido etc, ela vai andar mais sim, na verdade, tera respostas mais rapidas mas vai consumir mais. 

A gente fazia muito isso nas mobiletes, mas ali o motor era bastante simplorio e pqno bastava regular o bura e ser feliz, mas com o tempo o motor quebrava em algo ou tinha que retificar.

Nao, nao existe almoco gratis.

Ahhhh mas tem gente que usa há muito tempo a gasolina pura.

Aqui temos alguns detalhes, se o motor for flex ou eletronico, alguns conseguem se auto regular (ponto, quantidade de gasolina injetada etc), e esses nao sentem tanto efeito pratico.

Outros so tiram potencia ou tem algum outra efeito colateral pra evitar a pre detonacao.

Outros nao fazem nada e ai que ta o perigo todo.

De qualquer forma, tem que ande com 500 ml ou ate menos de gasolina pura , qdo vao esgotar o motor, deixam o motor morrer ou quase isso e entao ligam a mangueira de gasolina direto numa garrafa com gasolina pura, assim o motor fica com gasolina pura la dentro e nao corroi tao facilmente.

Esse é um caso a parte, normalmente é tao pouca gasolina e usava apenas em marcha lenta que pouco fará mal ao motor, especialmente, motores grandes que tem peças mais fortes.

Agora andar com gasolina pura, meter o acelerar em 100%, andar pra la e pra ca, acelerar, retirar, etc... é pedir pra dar merda. Merda cara diga-se.

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Primeira coisa, os motores 2T carburados que usamos todos só possuem uma regulagem de ponto, gigle, tipo de pistão  etc. seja na Europa,  Eua , Japão ou aqui, não tem essa de ativar pra nosso combustível  não , o Gigle e o ponto de um Mercury 25  é mesmo que é vendido no japão, tanto que a maiora das informaçoes que tiramos vem de lá, o que pode se fazer no máximo é regular a mistura ar combustível mas devido a altitude e não o tipo de combustível

Segundo o Astra está correto, vc tirando o etanol de gasolina vc diminui a octanagem podendo causar pré detonação. No exterior se usa aditivos que mantem a octanagem ideal que é acima de 87, aqui o etanol faz esse trabalho, no caso de antigamente e nos aviões se usa o chumbo . 

Terceiro vc retirando o etanol da gasolina irá só irá contribuir pra poluir o ambiente, desde a queima do combustível, como o resto de agua e etanol da mistura que se faz pra retirar a gasolina pura, já que não servirá pra nada . 

Quarto o custo do litro fora a sujeira  não compensa. 

Quinto e mais importante : Todo motor vem com manual, e lá tá escrito o que fazer. Ou seja sigam os critérios de manutenção periódica e use combustível de procedencia que não terão dor de cabeça.  Limpeza de carburador é um item de manutenção, não é pra limpar só quando der pau. Motor tem que funcionar 1x no mês, aí a maioria e eu me incluo nessa tb pela falta de tempo,  fica 6 meses ou mais sem funcionar o bicho , não esgota o carburador, junta borra , oxida agulha, não funciona, e a culpa é do etanol na gasolina. 

 

 

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Guto nao é exatamente assim sobre o ponto do motor 2 tempos.
 

Acontece que o Brasil, assim como a grande maioria dos países seguem um tratado internacional que dita as normas para combustiveis. Gasolina não quer dizer necessariamente vindo de dinossauro, aquecido a tantos graus etc etc etc, gasolina é qualquer combustivel liquido que seguem determinadas características fisicas e quimicas.

Por exemplo temos gasolina que nao sao derivadas de petroleo, no Brasil, ha alguns anos tivemos uma rede de postos que vendia isso, Assim como etanol que pode ser de cana, beteerraba, milho, sei la mais o que. Cada um de um jeito, mas todos seguindo as mesmas caracteristicas.

Infelizmnete isso nao define a qualidade que chega nos nossos carros, mas define uma das coisas por exemplo a quantidade de OCTANAS.

Bom, se nossa gasolina tiver entre uma faixa la de qtdd de octanas, entao o motor 2tempo vai funcionar com o ponto entre 25 e 30 graus e com centelhamento de vela com N potencia (ou em modo pratico, NGK entre 7 e 9 com gap entre 0.8 e 1 mm).

QUando vc altera alguma dessas variaveis, seu motor vai ficar desregulado em maior ou menor grau, podendo ter maiores ou menores danos ao desempenho ou vida útil.

Quando o cabra vai la e altera a gasolina pra gasolina sem alcool , joga as octanas lá pra baixo (nao sei os valores, tem que pesquisar, mas no artigo que postei la em cima deve ter). 

Assim, vc retira o motor do ponto correto, causando pré ignicao.

Como a maioria dos paises do mundo nao usa gasolina pura, e sim , sempre com algum anti detonante, a regulagem padrão, pode ser no Japao, Grecia, Canada, Brasil etc... Cabendo ao mecanico regular de forma fina quando na entrega pro cliente (ou seja, regular a lenta pelos parafusinhos e as vezes troca de gicle). 

Para locais que fogem a regra, normalmente, há uma regulagem especifica pra eles, no Brasil já tivemos isso no passado, onde vc tinha que regular o carro inclusive ao entrar e sair do mercosul. 

Motores eletronicos, fazem isso com maior facilidade, miotores 2 tempos, carburados, etc, precisam de alteracoes.

Aqui tem um belo material sobre regulagem de motor 2 tempos, que ele explica sobre o ponto, etc 

 

http://www.zelindobranco.com.br/IGNICAO_VOLANTE_MAGNETICO.doc

 

Assim, o motor tem sim ponto a ser regulado, só nao precisamos fazer isso no brasil, pois nossa gasolina, por incrivel que parece, segue normas mundiais ehehhe mas isso nao impede de ter que regular finamente, alem d estar atento a temperatura de velas, gicle etc... Mas se vc mudar as octanas, tera que mudar o ponto tb.

 

Lmebrando que motores antigos, tanto faz, pois a taxa de compressao deles é baixíssima, e dificilmente teria problemas com pre ignicao, motores mais novos (pós cdi), especialmente, motores de alto desempenho, 4tempos etc, esses tem taxa de compressao mais elevadas e portanto, a pre ignicao é algo importante.

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Realmente seu Fabio , eu já tinha colocado aquele artigo indicado ali em cima pelo Astra lá no outro tópico .

Esse negócio de pré detonação ficou ainda mais claro aqui explicado pelos amigos . Creio que uma solução até prática pode vir a virar um problemão muito caro futuramente e isso não é nada bom mesmo ok .

Valeu pelos comentários , obrigado turma joia:::

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Em 27/11/2016 at 17:12, Carlos Berta disse:

Junior UDI, por gentileza confirma o modelo da vela de ignição que se encontra instalada no seu motor.

 

sim, vou olhar no motor amanha cedo e ja posto.

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A questão das velas você tem que olhar sobre uma ótica mais apurada. Há claro uma tabela, mas essa tabela entende um uso genérico do motor, ou seja, temperatura agradável, liga, esquenta, anda mais que 30 min, esfria tranquilamente, tudo de novo. Também considera uma gasolina de qualidade. oleo de qualidade etc.

Mas e no nosso caso?

Bom claro que se voce só usa o motor num rio gelado la do sul, terá que considerar isso, se vc anda em temperatura da agua beirando os 30 graus e temperatura do ar acima dos 45 tb precisa considerar isso.

Basicamente, voce nao erra no BR usando de B7 até B9 (B, BR, BRZ, etc)

Abaixo de 7, começamos a falar de lugares muito frios e deslocamentos muito curtos, como alaska, calotas polares etc.... canada etc.. Pode chegar ate ao numero 5 se for o caso. 

Acima de 9 já estamos falando de semi-inferno mesmo ehehhe

Vamos considerar que nossa gasolina esteja com 25% de alcool (hoje trabalha com oficiais 27.5% !!).

E deslocamentos curtos a médios (maximo de 30 min, média entre 5 a 10 min)

Nesse caso, a B7 seria o ideal.

Se vc aumenta o percurso pra mais de 1 hora, pense na B8.

Porém hoje nossa gasolina está cheia de alcool, que tem uma temperatura de explosao diferente, entao vc pode usar normalmente o b8 sem prejuizo, ao contrario, seu consumo vai ser melhor e respostas tb. Independente se é curto periodo ou nao.

 

Veja isso para termos hipotéticos, ou seja, mundo perfeito, que é quase inatingível.

Na pratica, pro BRASIL de hoje, de B7 a B9 funciona igual. A questao é o ajuste fino do motor, consumo, velocidade com peso etc... Isso se vc for capaz de perceber, maioria nao percebe.

Grande maioria dos mecanicos usam a B7 pq sempre usaram assim e era mais facil equilibrar o motor, desde quando a adicao de alcool era uns 17% ... SEM PRPOBLEMA ALGUM ok?

Eu to usando a B8 .... pq era metade do preco da b7 heehhe

O mais importante delas é o GAP, ou seja, a distancia do eletrodo com a ponta, tem que estar (em ambas as velas) com 1 mm ... normalmente vem 0.8 , mas isso tem que medir em TODAS mesmo as final "-10" pq pode ocorrer de leves mudancas na fabricacao e ter diferencas... 

entao so medir e ser feliz.

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Em 27/11/2016 at 18:12, Carlos Berta disse:

Junior UDI, por gentileza confirma o modelo da vela de ignição que se encontra instalada no seu motor.

 

Essa mesma citada pelos colegas NGK BR 7HS 10.

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Em 08/09/2016 em 16:32, Chicão disse:

ASTRA, os TOHATSU, não se discuti qualidade, mas neste 25 escapou o tokizinho de amor nele e tem apresentado este defeito, já relatei em tópicos anteriores qual defeito, a MERCURY aqui no BRASIL mandou colocar um tubo no escape....kkkkkkkkkkkkkkkk rachei de rir daquilo, nada a ver com o defeito...apenas piorou e ficou ridículo> Grande abraço amigo!!!

 

Qual o defeito desses mercury a final de contas Chicao, ja procurei esse topico e não achei....

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