Ir para conteúdo

Embarcação para mar abrigado


Posts Recomendados

Olá Diego, obrigado pela atenção. Como deve ter visto, comprei um scorpion 175 da pantanaltica.

Vai me atender nas pescarias que faço, sempre perto da costa.

O que tu disse é verdade, mar é outra coisa. Conheço um pouco Ubatuba, mas muito bem Caraguatatuba e Ilhabela. Sei como pode mudar rápido. Em Ilhabela, devido as ventos, sempre tem mar difícil para embarcações miúdas.

Ja conhecia barcos maresias, tem vários em Ubatuba. O Ze paixão tem mais em Bertioga. Vi apenas um. Tem um guia excelente lá de pesca de robalos, o Paulinho, tem um de cada.

Escolhi um barco menor pois pesco eu e meu pai, muitas vezes vou sozinho. E coloco na agua eu mesmo.

Tenho um conhecido que tem uma embarcação bem maior, as vezes saio com ele para ir até a ilha Vitória.

Abraço

Diego Rudek disse:

Eu indico o Boto com a boca cheia!

Concordo com o Guto em relação a flutuadores.

No mar pra ter segurança mesmo, seria os infláveis de fundo de fibra. Naveguei em Ubatuba (Praia do Farol e Saco da Ribeira)  com o do Richard da Pretorian, com motor mercury 60 2t, em 5 dentro pescando. Show de bola!!

Outro barco que naveguei e gostei muito é o Robaleiro da levefort, pqp, que barco!

Da uma olhada com carinho no Marfim também.

Maresias faz muito barco pra mar.

Reforços e cavernas tem que ser bons, pois quando pega mar virado...

Rodei bastante as marinas de tudo que é lugar, e uma lanchinha que tu vê muito é Marajó 16 que agora chamam de Malibu.

 

Acho que tem muito pescador de internet aqui dando pitaco no que não sabe ou o que não conhece. Procure informação com pessoal que tenha experiência. 

Mar é muito diferente que rio, a responsabilidade é muito maior, as ondas são diferentes e tudo mais. Já pesquei em mar aberto, mar abrigado e etc... certa vez saímos do rio em Guaratuba - Pr para o mar, de Marajó 19 com 150. A coisa é bemmm diferente do que estamos acostumados em lagos e rios viu...

Tu pesca no mar e sabe.

Não sou expert, mas sempre busquei informações corretas e de fontes seguras ou das minhas próprias experiências. 

Já naveguei longe em costeira, fiz Ubatuba (saco da ribeira) - Paraty várias vezes ou Ilha Bela. Quando tu sai um pouco fora o bicho pega. Isso que foi com uma Phatom 360.

Segurança em primeiro lugar!!

Eu jamais iria de semi chata no mar, somente em rios e lagos.

 

Da uma andada nas marinas da região, veja os barcos, conversa com os donos ou marinheiros, pede pra dar uma volta... assim não se arrepende depois.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal,  estive na pantanaltica ontem, fechando os detalhes do barco. Fui MUITO bem tratado lá, fiquei mais de 3 horas sendo atendido pelo proprietário, o felipe, e depois mais uma hora pelo chefe da produção, Saulo. Vi diversos barcos inclusive alguns levefortes e metalglass. Alguns em manutenção e com o casco todo exposto. Foi muito instrutivo.

Depois de muito considerar e conversar acabei alterando meu pedido, e do scorpion 175 de 5m passarei para um barco maior, de cerca de 6m, bem parecido. Decidi isso pois muitos aconselharam barco de 6m pra mar e, no fim, também me convenci.

A conversa fluiu tão bem que eles resolveram  adiantar o lançamento de um modelo novo, ainda sem nome. Será uma variação do scorpion com um casco ainda mais marinheiro e com mais compartimentos estanques (opcionais) para maior flutuação. O meu será o primero da série, ainda que um bem simples em termos de acabamento e opcionais. Eles querem um produto específico para pesca em mar, áreas costeiras e abrigadas. Já estavam projetando, só resolveram aproveitar minha compra e já fazer o  primeiro. Vi um casco sendo feito nesse estilo,  gostei muito. O mesmo casco terá versão lancha.

Dei sorte, alguns itens que são de personalização/opcionais acabei ganhando. O console que tinha comprado, por exemplo, era mais simples. O assoalho/plataforma reto em aluminio também ganhei. Eu pedi bem rebaixado mas a plataforma poderia ser mais alta. Expliquei muitas de minhas preocupações  e algumas coisas serão adotadas em meu barco para me atender.

Eu não sou engenheiro naval, mas tenho certa base matemática. Assim que receber as medidas finais (por enquanto só tenho o croqui) vou calcular a carga máxima do barco mantendo a flutuação positiva. Basta calcular o volume dos compartimentos estanques com o material de flutuacao e depois calcular o empuxo total. Daí subtraímos o peso relativo do barco em relação a agua e o que sobrar seria capacidade de carga adicional disponível (Motor, bateria, etc,..)

Se alguém ai for engenheiro ou entusiasta de contas podemos fazer esse trabalho a quatro mãos, hehehe

Terei a popa estanque, e muito material flutuante nos outros 4 bancos, deixarei um viveiro modesto e espaço para baterias e tanque de combustivel. Também uma caixa térmica revestida de alumínio embutida. Quando não usar algum compartimento coloco mais material flutuante se achar necessario.

Eu gostaria muito de navegar um barco que em caso de catástrofe ele ficasse boiando, mesmo que praticamente inteiro dentro da água.  Poderíamos  nos segurar nele facilmente e aguardar socorro. E mais ainda, se pegar menos água (sei la, 30cm no fundo do barco) simplesmente não afundaria. Liga a bomba de porao, baldes em mão, e será só um susto. Um barco com borda de 75cm e boca de 175 por si só aguenta um grande volume de água de dentro. Mas se um a onda vira o barco ou se atropelo uma pedra e rasgo o fundo, quero estar preparado.

A notícia triste é que meu motor zero 30hp é modesto pro barco. Mas prefiro ficar por perto com motor novo que colocar um motor usado. Já cheguei no meu limite de orçamento.

Pego o barco entre 20 e 30 dias. Assim que colocar na agua farei uns vídeos navegando no mar, saindo de barras e pescando, é claro. Ai posto pra vocês  verem!

É isso, abraços!!!!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...