Ir para conteúdo

Escolha de casco. Qual a melhor opção?


Posts Recomendados

Ola boa noite a todos, eh minha primeira publicação neste grupo, acabei de comprar um motor mercury 25 sea pro, ativado para 30 hp, zero! Contratei a fabricação de um barco de alumínio de 5,5m, com plataforma estendida de proa e também plataforma de popa (normal), com casco de 1.10cm, boca de 1,60cm, a borda ficou de 54cm, estou pensando em aumentar para 60 cm, não sei se ficara pesado ou prejudicara a aero dinâmica. A chapa por sua vez será de 1,2mm de lateral e 1,5mm de fundo, detalhe preferencialmente será utilizado para a pesca esportiva de até 3 pescadores, em represa no caso a de Emborcações em Minas Gerais, preciso de orientação urgente pois até segunda proxima inicia a fabricação, será fabricado pela fort nautica em uberlandia se alguém conhecer me informe obrigado a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Eduardo Placheski Trepiche...seja muito bem vindo. É um prazer tê-lo em nosso fórum.
Separei a sua postagem pq acho q aqui mais amigos poderão te ajudar assim.

O barco com 60cm seria mais indicado realmente. Pescar em represa é sempre bom ter casco com borda mais alta.

É claro q isso deixará o barco mais pesado e irá comprometer o desempenho dele...mas acho q nada demais.

O João da Calaça postou semana passada um novo barco com detalhes das medidas...Leia o tópico dele pq certamente te ajudará na melhor escolha. :good:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Olá Eduardo, tambêm estou adquirindo barco, só que oara mar abrigado. Tinha comprado com 5m e aumentei para 6, te, 75 de borda e proa bem avançada.

Considero a navegação em represas equivalente a navegaçao em grandes baias abrigadas (exceçao a maré). Com certeza a borda mais alta ira te ajudar em casode marchas altas. Mais segurança  sempré.

Se no local que você usará   barco o às marchas são bem comuns avalie um casco com fundo em V e quilhado, mesmo que o v seja bem menos acentuado na popa. Ajudará muito.

Onde pesco tem uma ilhota costeira que fica a 30km de onde saio. Com tempo bom e mar tranquilo, chego muito rápido.  Mas normalmente durante o dia as marolas e ondas aparecem, é o padrao. Com fundo em V acentuado consigo desenvolver ótima velocidade mesmo nessas condições. Sacode, mas o barco aceita. Se encrencar de de vez ai nao tem quilha ou fundo que resolva, o que demoro 40 minutospara ir viram 2 horas na volta.

Abraço

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Algumas contribuições: primeiro, acho que deve utilizar a liga de alumínio 5052 (alumínio naval), segundo, é recomendável que se utilize espessura maior no casco, tipo 2 ou 2,5 mm. A borda pode ter menor espessura, é que não se pode descartar a possibilidade de você "bater" em algo submerso e provocar um rombo ou amassamento no casco. Quanto ao formato, trata-se de gosto pessoal, porém concordo que 60 cm de pontal (borda) está pra lá de bom. Terceiro, cuide de mandar fazer um pavés similar ao que você encontra na parte superior da borda da Marajó, que reforça a estrutura longitudinal superior, servindo também de escoa, que é o reforço estrutural interno superior do barco. Um verdugo (barra soldada na lateral externa que empresta resistência a choques laterais com troncos ou outras embarcações e atracadouros) é bastante recomendável. Por último, acho que não deve acentuar o V do barco, porque irá calar mais sem acrescentar muita coisa e irá comprometer a navegação em águas rasas. Lembre-se também que o fundo do barco deve estar nivelado à base da rabeta, onde é parafusado o anodo de sacrifício (espelho), senão vai dar empopamento ou cavitação. No seu caso, essa medida é de 15 polegadas, contadas da parte superior da popa. Detalhe final: caso seu motor tenha partida elétrica e pretenda colocar console com direção e manete, pense em dotar o barco de popa lavada, como é em lanchas, até porque você terá 60 cm de popa e uma rabeta que demanda 37,5 cm, exigindo um rebaixamento de 22,5 cm na popa. Além de bonita, a popa lavada impede a entrada de água pela traseira mais baixa e não fica nenhum trambolho dentro do barco. Enfim, não vejo correto privilegiar o peso da embarcação em detrimento de resistência, durabilidade, conforto e segurança. É como eu construo meus barcos, como hobby.           

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha opinião  é que um barco pra  motor 30hp  pra se pescar em 3 não pode ultrapassar 1.10m de fundo nem chapa 1.5mm nem 52cm de pontal( borda é diferente) e pesar seus 110kg no máximo .  Tudo a mais que isso vai comprometer a navegação e velocidade.   Se quer mais estável em vez de mais largo pegue um mais comprido de 6m, um barco de 6m com 1.40m de boca 1m de fundo chapa 1.5mm no fundo terá um bom desempenho e será estável pra se pescar em 3 .   Quanto ao tipo de casco, as semichatas são melhores pra pescar em pé mais estáveis e tem maior espaço porém pra pescar em represas muito grandes onde a ocorrência de marolas são comuns elas batem muito.      Barco com 1.10m de fundo ,  chapa 2mm fundo 60cm de borda com 3 pescadores   pode pensar num 40hp, um 30 hp vai ficar lento e  vai gastar . 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...