Ir para conteúdo

[Karma] O novo drone da GoPro.


Posts Recomendados

Amigos...há poucas horas atrás a GoPro fez um lançamento mundial.

A expectativa era grande, afinal, a informação de que a GoPro estaria lançando o seu drone fez o mercado tremer...
Ocorre q a própria GoPro não imaginava que demoraria tanto para deixa-lo pronto para comercialização, Na verdade o mercado esfriou com essa demora e ela perdeu o "time" da coisa.

Andei sapeando os vídeos do lançamento e vou compartilha-lhos com vcs. Abaixo coloco meus comentários de principiante neste universo...rsrs

 

O produto me surpreendeu por alguns lados mas me decepcionou em vários outros, mas vamos lá.

- Portabilidade (ponto +)
Mesmo ele vindo com uma pegada muito forte de portabilidade, na prática a mochila dele não é tão compacta assim. Os braços são retráteis, o q ajudou muito, ele já vem com as hélices montadas (o q economiza bons segundos na montagem)...mas a mochila é um pouco larga em virtude dela comportar um controle com tela, o drone e um grip q pode ser acoplado com o gimbal do drone, ser tornando um estabilizador de mão, q já vem no kit. Isso eu achei muito top. Na verdade eles copiaram a ideia do Inspire 1 da DJi q usa a mesma câmera do drone no Osmo. Muito boa a sacada.
A mochila é bonita e o fato de vir no kit fará com q o comprador deixe de gastar futuramente para adquirir uma.
Mas ainda assim, diria q ele é um pouco mais portátil q o líder de mercado, Phantom da DJI.

- Mochila (ponto +)
Assim como disse acima, o Karma vem já vem com uma boa mochila no pacote, proposta semelhante ao Phantom 4 (q vem com um case), mas é uma grande vantagem em relação aos Phantom 3. Adquirir uma mochila original da marca, com componentes de qualidade, pode vir a custa algo em torno de R$ 600,00 aqui no Brasil.

- Sistema de gripe manual q acopla no gimbal (estabilizador) do drone (ponto +)
Acredito q essa tenha sido a única saída da marca para conseguir competir com os DJi.
O Karma estará custando $799 (dólares), isso o corpo do drone, controle e grip...mas a CÂMERA NÃO ESTÁ INCLUSA (ponto -)...ocorre q o Karma só é compatível com a GoPro 4, a Hero e com a novíssima GoPro 5, ou seja, quem não tem uma destas câmeras terá q desembolsar uma quantia considerável....ou seja, terá q gastar entre $ 199 e $399...Os novos donos de Karma terão que desembolsar no mínimo $998 dólares para se ter um aparelho pronto pra uso (isso com uma Hero).
Ocorre q com esses $ 1000 dólares vc compra um Phantom 3 Professional, o q , em minha opinião, ainda é muito superior ao Karma, e ainda leva 1 bateria extra a mais, ou com mais $200 vc pula logo para um Phantom 4, ou ainda pode adquirir um Osmo e usa-lo como estabilizador junto ao seu telefone celular.

- Posição do gimbal/câmera (ponto +)
A câmera do Karma vem na frente do aparelho (ao contrário da grande maioria dos drones q vem embaixo), isso garante q durante os voos rápidos, as hélices do drone não apareçam na filmagem.

- Câmera GoPro (ponto + e também ponto -)
Positivo pq se o usuário usar a nova GoPro 5 (+ 399), ele terá uma câmera à prova d'água. Mesmo o drone não voando debaixo de chuva e tals...caso dê algum pau ou ele caia na água, vc não perderá a câmera e as imagens. Além disso as GoPro são bem mais robustas q as câmeras concorrentes.
- Negativo pq o tipo de filmagem das GoPro gera um tipo de imagem grande angular que chamamos de olho de peixe, ou seja, com as bordas deformadas. Esse efeito, de certa forma, é um pouco enjoativo. Imagine filmar com a GoPro usando o drone, e depois no solo vc ainda fazer várias imagens usando ela novamente?!?! O vídeo irá ficar meio q batido demais. Eu, particularmente não gostei.
O fato de usar a GoPro tb não me agrada. Por ser uma grande angular, o objeto a ser filmado do drone ficará muito distante, o q obrigará o piloto do drone a se manter mais próximo ao objeto em movimento, ou seja, maior chance de errar e derrubar o aparelho.
Pra mim a evolução dos drones virá através de potentes câmeras...anotem aí. Teremos em breve enormes zoom e gimbal com movimentos totalmente independentes do drone, ou seja, vc coloca o drone longe do objeto e passar a captar belas imagens de longe. Essa será a grande pegada, anotem aí.

- Controle remoto com tela (ponto +)
Muito legal o controle já vir com tela. Apesar de todos nós já termos e usarmos aparelhos smartphone para visualizar as imagens feitas pelo drone, no Karma vc terá um gasto a menos.
Ah, e pelo q entendi do vídeo é q o controle compartilha as imagens da tela com outros smartphones próximos (não sei se via wi-fi ou bluetooth), mas achei isso uma boa pegada. O app se chama PASSAGEIRO.

- Software nativo (ponto + e também ponto -)
Conforme comentamos acima, o controle já vem com tela incluída e tem um visual muito semelhante os joysticks de vídeo games. A GoPro veio com uma proposta simplista demais, em minha opinião. Eles estão apostando no uso do drone por pessoas não tão acostumadas a voar, ou pessoas q tem medo de voar e derrubar o aparelho...mas isso pode ser uma "faca de 2 legumes" em minha opinião. A marca irá atrair muitos iniciantes, mas jamais os usuários intermediários e avançados.
Gostei muito do software pelo fato dele ter um simulador bem interessante, mas achei as funções extras (Dronie, Cabo da Câmera, Órbita e Revelar) meio q boquetas. Acredito q só será utilizada, e pouco, a Órbita...as outras 3, além de perigosas (pode trombar com o drone num obstáculo), são fáceis de serem feitos manualmente.

- Chegou inferior ao mercado (vários pontos negativos)
Aqui q eu achei um tiro no pé da GoPro. Como q um drone, lançado por uma potência mundial como a GoPro, já chega ao mercado como um produto defasado em relação a sua maior concorrente?!?! 
O Karma é muito, mas muito inferior (em termos de máquina propriamente dita), q os seus concorrentes da Dji.
Em minha opinião o drone de entrada da DJI é o concorrente direto do Karma. Pra quebrar o galho da GoPro vou coloca-lo para concorrer com um Phantom 3 Advanced, e mesmo assim o Karma perde feio. Aqui alguns pontos inferiores q considero:
Alcance: 1000m do Karma contra 5000m do Advanced.
Tempo de voo: até 20min do Karma contra 23min do Advanced.
Velocidade: 15 m/s do Karma contra 16 m/s do Advanced.

E olha q estamos falando do Phantom 3, q já tem mais de ano no mercado...E olha que a DJI já lançou o Phantom 4, q é muito superior aos 3, e já está com outro lançamento preparado para o final do mês.

Bem, não quero assustar a turma q está pensando em adquirir um drone de alta qualidade por um preço interessante....mas assim como a GoPro massacrou o mercado mundial de câmeras esportivas compactas por toda a sua existência, agora ela prova um pouco do seu veneno...rsrs...Pois a DJi não vai mesmo, deixa-la dominar o mercado.
Apesar de bem interessante a proposta do Karma, jamais cogitaria a hipótese de troca-lo por um Phantom 4, por exemplo. 
O Phantom 4 voa 9 minutos a mais q o Karma (o q daria quase 50% a mais de tempo de voo), tem sensor de obstáculo, voa a mais de 90Km/h, um software animal demais...ou seja, a GoPro lançou algo q nasceu muito, mas muito inferior q o seu principal concorrente. Pra tentar justificar o preço, empurrou um bastão compatível com o gimbal do drone para tentar empurrar goela abaixo dos apaixonados pela marca. Se vai colar?!?! Acho muito difícil.

Mas é isso...vamos esperar pra ver como serão os primeiros reviews do Karma. :good:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fabrício,

 

Também esperava bem mais por se tratar de um Drone e da Gopro, essa que revolucionou a forma de gravar videos e fotos em esportes radicais.

Na minha opinião que comecei a pesquisar sobre drone agora as vantagens não acaba sendo um fator decisivo para compra.

Eu estou procurando entender mais sobre o Drone e devo adquiri-lo em breve, eu estava na verdade com muita vontade de leva-lo para AM, mas cheguei ao consenso que seria coisa de mais para a minha primeira viagem e ainda teria que ser o Phantom 3, então vou esperar o começo do proximo ano e já adquirir um Phantom 4 que está bem a frente desse Karma.

 

abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Guilherme Oliveira Barion...nunca é demais registrar momentos....rsr...É sério. Se vc decolar o drone 1 vez a cada 2 dias, já terá valido a pena leva-lo. Ainda mais por se tratar da sua primeira vez por lá. Imagine a sua família e amigos vendo suas fotos, suas imagens e vendo a amazônia do alto!??! Aff...oportunidade única...rsr

E sério, o Phantom 4 é muito animal...mas acho a diferença de valor entre o 3 Standard e o 4, meio q desproporcional. 

Agora, comprar um drone já "defasado" incomoda um pouco...rsrs...mas o bom é q vendê-lo depois é moleza...

Mas boa sorte aí...E estamos na área para tirar qualquer dúvida. :good:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bacana demais mestre @Fabrício Biguá. Vou me programar para no ano que vem comprar um drone e o que você usa vem me interessando muito pelos vídeos que vc postou.

Gostaria que me indicasse onde comprar e me passar o modelo do seu para eu começar a sonhar e planejar a compra.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De uns tempos para cá venho acompanhando o mercado de drones, não tanto como alguns membros do fórum, mas venho correndo por fora...rs

Concordo totalmente que a GOPRO perdeu o time do lançamento.

Hoje em dia, quando fala em Drones bons e profissionais, é da Phantom...

Seria legal ter mais um concorrente a altura no mercado para acirrar a concorrência.

E quem sai ganhando somos nós, consumidores.

Abraços,

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

E olha só q merd@...rsrsrs..

O Karma tá dando bug. A GoPro mandou recolher todos os já vendidos.

Pior, eles estão recolhendo tudo mas o cliente não leva um novo pra casa. Na verdade ele envia o drone pra Gopro e, quando eles encontrarem e arrumarem o defeito, eles enviarão outro para a casa do comprador.

Não se discute o respeito q a marca tem pelos seus clientes, mas, no q diz respeito a aparelho, puts, sem comparação. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...