Ir para conteúdo

Ajuda com carreta


Posts Recomendados

Pessoal,

Comprei um Scorpion 175 da pantanaltica, preciso de uma carreta agora. A carga entre barco, motor não excede os 350 kg, já com folga. Mesmo contando com 50 lts combustível bateria, gelo e bebidas, tralhas, etc...

Alguém pode me indicar fabricantes em quem CONFIEM? Deem preferência perto de SP, mas até umas 5h de carro é factível.  De preferência fabricas com preço bom, tem carretas ai mais caras que barco!

Outra dúvida, e quanto a libragem dos pneus e amarração  do barco na carreta, o que recomendam?

Muito obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Leonardo Rennó disse:

Como vai usar no mar, acho legar ser galvanizada. Marcas boas que eu já tive e tenho é ODNE e FREE HOBBY, ambas fabricam modelos galvanizados.

Abraço!!

 

Galvanizada,  sem dúvida. Não conhecia a Odne, obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

44 minutos atrás, Leonardo Rennó disse:

Como vai usar no mar, acho legar ser galvanizada. Marcas boas que eu já tive e tenho é ODNE e FREE HOBBY, ambas fabricam modelos galvanizados.

Abraço!!

 

O seu xará deu a dica...Pode comprar sem medo.

E Léo...tenha sempre em mente q é mais frequente acidentes envolvendo carretas nas estradas, garagens, rampas e tals, q dentro da própria água.

Muitos acham q se um barco vale "X", uma carreta deve custar uma fração disso...e é aí q dá acidente.

Tb acho os valores exorbitantes das carretas q temos hoje...mas tudo tem um custo. Se compramos uma num fundo de quintal qualquer, por mais q ela seja boa, sempre irá pairar a dúvida na hora de um acidente.

E se puxa o conjunto com um carro potente, mais um motivo para ter uma excelente carreta. Vejo apressadinhos por aí puxando conjuntos a mais de 140Km/h, ou seja, um míssil pronto pra dar merda...rsrs

O pneu deve ser 8 lonas, novo e de boa marca. Pressão para conjunto de 500Kg, umas 28, 30lbs tá de bom tamanho. Se pular demais vc reduz um pouco...Mas quanto mais cheio, menos arrasto e mais economia de combustível.

E use sempre boas catracas de amarração. Ter q ficar parando na estrada para amarrar canoa é um saco. Compre logo boas catracas q elas se pagam.

Abrações e boa sorte. :good:

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Fabrício Biguá disse:

O seu xará deu a dica...Pode comprar sem medo.

E Léo...tenha sempre em mente q é mais frequente acidentes envolvendo carretas nas estradas, garagens, rampas e tals, q dentro da própria água.

Muitos acham q se um barco vale "X", uma carreta deve custar uma fração disso...e é aí q dá acidente.

Tb acho os valores exorbitantes das carretas q temos hoje...mas tudo tem um custo. Se compramos uma num fundo de quintal qualquer, por mais q ela seja boa, sempre irá pairar a dúvida na hora de um acidente.

E se puxa o conjunto com um carro potente, mais um motivo para ter uma excelente carreta. Vejo apressadinhos por aí puxando conjuntos a mais de 140Km/h, ou seja, um míssil pronto pra dar merda...rsrs

O pneu deve ser 8 lonas, novo e de boa marca. Pressão para conjunto de 500Kg, umas 28, 30lbs tá de bom tamanho. Se pular demais vc reduz um pouco...Mas quanto mais cheio, menos arrasto e mais economia de combustível.

E use sempre boas catracas de amarração. Ter q ficar parando na estrada para amarrar canoa é um saco. Compre logo boas catracas q elas se pagam.

Abrações e boa sorte. :good:

 

Obrigado Fabrício! Concordo contigo, plenamente. Já li aquele seu tópico só sobre carretas, alias, excelente.

Essencial ser tubo fechado, nada daqueles perfis em U. També tumbo 14 ou mais espesso, entre 2,5 e 3.5 mm de espessura.

Quanto as cintas de amarração não manjo nada, não  sei usar nem tipo, quantidade ou  tamanho necessario, o barco tem 1,75 de boca e borda bem alta, o que recomenda?

Abraćo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tem um topico meu só sobre carretas, convem dar uma olhada.

 

se vai usar carreta pra mar, ESQUECA tubos fechados, tubos fechados acumulam muita sujeira, agua, umidade e o pior deles: SAL . Sua carreta vai durar MUITO pouco usando tubos fechados. Nao há cristo que consiga lavar por dentro deles. lembre-se que independente do material, marca, etc, vc vai precisar lavar a carreta sempre que sair do mar, preferencialmente, usar sabao para que nao acumule sal.

 

Ademais, a imensa maioria de chapas fechadas sao de metalon, material que por si só combate a ferrugem (mas nao é 100%), entretanto, é um material estruturalmente mole, prefiro o aço. Da mais trabalho o aço? sim, sem duvida, mas em termos de soldagem, rigidez, durabilidade, sou 1000000000x mais o aço. Sem contar, que numa emergencia (quebrou uma solda, enferrujou, amassou, etc), vc com uma escova de aço , solda e martelo resolvem e chega em casa, com metalon ta fu.... Vai arrumar um cara que solde razoavelmente com seguranca um metalon pra ver... Nego por qqr solda, 100 km depois tu tem uma carreta rachada.

 

Chapas de viga U sem serem enrigecidas (com abas quase formando um C), sao bem fracas na minha opiniao. Fuja delas. 

 

Chapas em viga U enrigecidas, tem entre 1.8 e 3 mm, uma com 2mm vc tera carretinha pra duas vidas e meia, vai trocar o barco 10x e ela continua perfeita.

 

Chapas em U tem outra vantagem, vc ve rapidamente, sem esforço, qualquer problema que irá acontecer, como pontos de ferrugem, basta uma lixa, uma lata de spray e vc resolve o problema por anos. Uma chapa fechada vc simplesmente nao ve o problema e ai que ta a pior coisa em carretas: vc acha que tudo esta perfeito, e na verdade só tem uma simples camada de tinta visivel segurando td...

 

Esse é tb o motivo de muitos (como eu) nao gostarem da galvanizacao , seja ela qual for. Veja, o processo de galvanizacao é sim eficaz, ou seja, protege contra oxidacao. Só que é IMPOSSIVEL galvanizar por dentro dos tubos fechados , logo, vc tem uma protecao só pra ingles ver, pra nao dizer outra coisa, entao vc ta la achando que ta perfeito, pintura otima, maravilhosa, ai do nada tua carreta quebra o chassi, a solda do eixo, e teu barco vira um míssil desgovernado.

 

Tem horas que é melhor vc dar um passa pra tras mas saber exatamente o que tem nas maos do que ser surpreendido com algo ruim la na frente. 

 

Por uma questao de ética, nao vou dizer marcas que eu nao gostei, mas eu te dou umas dicas: carreta que nao tem travessas de seguranca entre as vigas principais, pode torcer o nariz, pq vai torcer o barco inteiro ! A minha por exemplo, feita para suportar o mesmo peso ou mais que o seu conjunto, tem 6 travessas de seguranca... A maioria que eu vejo ai, tem de 2 a 3 ... 

carreta tem que ser segura, nao bonita! Beleza deixa pro carro, pra esposa, pra quem vc quiser, carreta tem que ser forte, segura.

enfim, aconselho a ler o topico sobre carretas, tem muito material lá.

Carreta que indico saindo de SP ,exatos 5 horas de viagem: MORINI em votuporanga. Sao excelentes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Leonardo Cortez...na verdade o tubo ideal seria de alumínio no formato "H"...coisa q desconheço no Brasil.
Mas o tubo fechado tende a enferrujar de dentro pra fora...mas, com a carreta galvanizada, dificilmente isso acontecerá.

E catraca sendo boa, com apenas 3 delas vc trava tudo (1 no bico e duas na traseira). Cuidado apenas para não forçar demais e amarrar o barco pelo meio, e acabar amassando ele.

E amarro meu barco nas alças traseiras e na anilha do bico. :good:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 minutos atrás, Astra-Taranis disse:

tem um topico meu só sobre carretas, convem dar uma olhada.

 

se vai usar carreta pra mar, ESQUECA tubos fechados, tubos fechados acumulam muita sujeira, agua, umidade e o pior deles: SAL . Sua carreta vai durar MUITO pouco usando tubos fechados. Nao há cristo que consiga lavar por dentro deles. lembre-se que independente do material, marca, etc, vc vai precisar lavar a carreta sempre que sair do mar, preferencialmente, usar sabao para que nao acumule sal.

 

Ademais, a imensa maioria de chapas fechadas sao de metalon, material que por si só combate a ferrugem (mas nao é 100%), entretanto, é um material estruturalmente mole, prefiro o aço. Da mais trabalho o aço? sim, sem duvida, mas em termos de soldagem, rigidez, durabilidade, sou 1000000000x mais o aço. Sem contar, que numa emergencia (quebrou uma solda, enferrujou, amassou, etc), vc com uma escova de aço , solda e martelo resolvem e chega em casa, com metalon ta fu.... Vai arrumar um cara que solde razoavelmente com seguranca um metalon pra ver... Nego por qqr solda, 100 km depois tu tem uma carreta rachada.

 

Chapas de viga U sem serem enrigecidas (com abas quase formando um C), sao bem fracas na minha opiniao. Fuja delas. 

 

Chapas em viga U enrigecidas, tem entre 1.8 e 3 mm, uma com 2mm vc tera carretinha pra duas vidas e meia, vai trocar o barco 10x e ela continua perfeita.

 

Chapas em U tem outra vantagem, vc ve rapidamente, sem esforço, qualquer problema que irá acontecer, como pontos de ferrugem, basta uma lixa, uma lata de spray e vc resolve o problema por anos. Uma chapa fechada vc simplesmente nao ve o problema e ai que ta a pior coisa em carretas: vc acha que tudo esta perfeito, e na verdade só tem uma simples camada de tinta visivel segurando td...

 

Esse é tb o motivo de muitos (como eu) nao gostarem da galvanizacao , seja ela qual for. Veja, o processo de galvanizacao é sim eficaz, ou seja, protege contra oxidacao. Só que é IMPOSSIVEL galvanizar por dentro dos tubos fechados , logo, vc tem uma protecao só pra ingles ver, pra nao dizer outra coisa, entao vc ta la achando que ta perfeito, pintura otima, maravilhosa, ai do nada tua carreta quebra o chassi, a solda do eixo, e teu barco vira um míssil desgovernado.

 

Tem horas que é melhor vc dar um passa pra tras mas saber exatamente o que tem nas maos do que ser surpreendido com algo ruim la na frente. 

 

Por uma questao de ética, nao vou dizer marcas que eu nao gostei, mas eu te dou umas dicas: carreta que nao tem travessas de seguranca entre as vigas principais, pode torcer o nariz, pq vai torcer o barco inteiro ! A minha por exemplo, feita para suportar o mesmo peso ou mais que o seu conjunto, tem 6 travessas de seguranca... A maioria que eu vejo ai, tem de 2 a 3 ... 

carreta tem que ser segura, nao bonita! Beleza deixa pro carro, pra esposa, pra quem vc quiser, carreta tem que ser forte, segura.

enfim, aconselho a ler o topico sobre carretas, tem muito material lá.

Carreta que indico saindo de SP ,exatos 5 horas de viagem: MORINI em votuporanga. Sao excelentes.

Muito obrigado, acho que confundi, o topico das carretas que citei era seu?

Ja viu as carretas korg? Me passaram que é galvanizado por dentro também,  5 anos garantia contra ferrugem.

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

me referia a esse topico: 

nao conheco as carretas korg, nunca vi uma .. 5 anos de garantia contra ferrugem no meio de agua doce nao é nada, a menos que vc deixe full time na agua, o maximo q vai ocorrer sao uns pontinhos de oxidacao q com agua e sabao saem... isso se ocorrer, ja no mar, maresia, etc, 5 anos contra ferrugem é uma bela garantia. Mas de novo, tem que lavar sempre, carreta acumula muita agua, sujeira etc... eu qdo volto de pescaria, mesmo em rio, lavo barco e carreta com agua e sabao, mesmo agua de rio, sempre fica areia, terra, poeira, akilo vai encardindo e acumulando sujeira q corroi... 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, mais uma vez obrigado.

Ja pedi alguns orçamentos, vou visitar as fabricas bem próximas daqui e uma outra em ibiúna, que três amigos já  compraram carretas. São  de aço 3mm, bem reforçadas, perfil G, galvanizadas a fogo.

Essa de Ibiuna nao lembro o nome agora, mas o pessoal de caraguatatuba usa e aguenta a maresia por varios anos. Vou pegar o telefone de la.

E com as dicas de vocês sei o que olhar e avaliar, ficou bem mais fácil!!

As korg também vou avaliar, pois a garantia é 5 anos para uso em mar. 

 

No mais concordei com alguns pontos: FUGIR do metalon, tentar achar perfis abertos, lavar depois de utilizar, reforços suficientes, nāo subestimar a importância e se preparar para o preço.

Depois posto minhas impressões sobre os produtos que avaliar.

Abs

 

Obs, agora vou procurar engates, hehehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Astra, alguns perfis fechados são metalon, só de bater no material da para perceber que são finos, normalmente são carretas baratas. Outras carretas são com os mesmos perfis, normalmente 40X80mm porém tem chapa 2,5 a 3 mm. É o caso das ODNE gold line e Free Hobby. Ambas as marcas possuem vários modelos e tamanhos de carretas, para uso desde barquinho leve até grandes lanchas.

Essa carreta Cargo é de aço galvanizado, perfil U enrijecido. Não vi nada igual por aqui ainda, pena ter parado de fabricar.

Sobre feixe de molas, acho que para lanchas pesadas é o que aguenta bem....tive uma ODNE ligth line com mola Helicoidal...muito macia.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 1995, meu pai queria uma boa carreta, todas na época aqui na região eram os serralheiros da esquina que faziam. Então ele comprou  o material e fez uma carreta. Como ele é engenheiro, não foi difícil para ele. Fez com aço viga U enrijecida, 3mm. Fez com um fecho de mola mais alongado, ficando bem macia a carreta. Colocou uns jumelos com buchas de borracha, a carreta nem barulho faz, é fácil esquecer que está com carreta atras do carro. A carreta está aqui em casa firme e forte ate hoje. 

Mas hoje contamos com uma infinidade de fábricas, e com carretas muito boas!!! Dentre elas ODNE, FreeHoby, FortCar, Angola, Morini, dentre outras.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

rennó  parceiro  = melhor  carreta   que  ja vi  na minha  vida =   foi essa  viuu   amigaooo  palmas::

agora  uma carreta  dessa =    c/ perfil  de aluminio   = ai sim  ??/  perfeita   né ??/

mas  chora = $$$$$   =   mas é top    joia:::

abraçao /:good:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

olá 

 

Já tive uma Morini - boa 

E estou na segunda carreta da Free Hobby para barco e tenho uma Free Hobby tipo fazendinha que é boa também 

A fábrica fica em Campinas e é bem grande, as soldas são bem feitas e o acabamento geral é muito bom

Liga lá e pede para falar com a Rosa (proprietária) custo benefício é muito bom (Paes Engates é a mesma empresa)

http://www.paesengates.com.br/vdeos

http://www.paesengates.com.br/

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Taí um produto que não vale a pena economizar... Mandei fabricar a minha em um local aqui em BSB... o cara já fazia carretinha de carga, dessas fechadas e fez um preço bom usando chapa mais resistente...

Resultado da "cagada" na terceira viagem, voltando do Tocantins já chegando em BSB a carretinha soltou a roda do lado esquerdo e por pouco quase não mata uma família inteira que vinha no sentido contrário. Foi aí que descobri que o cara instalou tudo usado, inclusive os rolamentos.

Depois disso tive que gastar novamente, comprando Pneu novo, roda e rolamentos...

Outro detalhe, a carreta veio com falha de projeto, quando engato ela na L200 Outdoor a traseira fica muito perto do chão e fica encostando em tudo, já perdi umas 3 placas.

Portanto, fica de experiência, NÃO ECONOMIZE! POR MIXARIA SUA PESCARIA PODE VIRAR UM PESADELO.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um amigo tombou um Jeep Toyota Bandeirantes, que era o xodó dele, indo para Três Marias. Tombou porque a carretinha estourou um pneu (ressolado) em uma curva da serra chegando em BH,  Carretinha era tipo fazendinha, estava carregada de material de construção que ele levava para uma reforma de um banheiro no rancho. Se não fosse trágico seria engraçado, o pai dele estava sem cinto e ao tombar o jeep o pai caiu com a bunda na janela aberta, perdeu quase metade da bunda ralando no asfalto....kkkk... Sorte que foi um grande susto sem maiores traumas. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Outra dica, sempre ande com um par de kit rolamento das rodas. Lei de Murphy, se você andar, provavelmente nunca vai precisar, se não andar, a chance de você precisar no meio do nada é grande (e você vai estar exatamente no meio do caminho entre os dois pontos de apoio :black_eye:). Já aconteceu comigo. Além de andar sempre com os kits, aprendi a trocar os rolamentos, porque numa necessidade, a gente não fica na mão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...