Ir para conteúdo

COMBUSTIVEL X ADULTERADO


Posts Recomendados

bom dia srs  =   uma  foto p/ verem a que ponto chega  =   mistura combustivel  x  adulteraçao x contaminiçao x  oleo  errado  ::nada::

conclusao   o mix  pessimo  ;  e o motor  e carburador  trabalhando assim  ( até  que travou  tudo )   =  TO CANÇADO DE FALAR E AVISAR  SOBRE O MIX  ; cuidado  fiquem esperto  ..........doeu::

olha na foto =  o mix  agitado   ; e depois decantado  ; me deparo todos os dias c/ varias misturas e tonalidades de cores  e adulteraçoes  

vejam  esse  mix  que interessante  = achei ate bonito a cor  kkkkk ::nada::

abraço :good:

 

 

 

IMG01101.jpg

IMG01104.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este ai é para fundi motor até de avião :gorfei:

Hoje esta muito difícil confiar nos produtos que você compra :diablo:

É desonestidade para todo lado, todo mundo querendo levar vantagem de algum jeito, uma pena isto.

 Por isso que temos que pescar mesmo, por ali com a isca na água é o momento de esquecer de tudo.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Roubam na litragem, adulteram a gasolina.... e nós pagamos o pato!!!

Tem uns tubos de ensaio próprios para teste de gasolina. Poe x de gasolina, completa com água, agita e deixa decantar, assim da para ver se a porcentagem de álcool esta certa e se por ventura tiver alguma adulteração da para perceber também. Triste, mas é a realidade brasileiradoeu::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

e isso ai turma  =  terrivel  o nosso (  LIXO )  GASOLINA ;   TEM  DE TUDO  NA COMPOSIÇAO  MENOS  = GASOLINA  KKKKKdoeu::

sobre o teste e tubos de ensaio  =  uma forma muito pratica de  determinar o valor de alcool de uma gasolina ok / 

coloca em um recipiente de vidro c/ graduaçao  c/ 200ml   =      100ml de gasolina junto c/ mais 100ml de agua = agita bem ate misturar  e depois deixa descantar ate que tenha uma separaçao completa =  A AGUA IRA EXTRAIR O ALCOOL   E FICARA NO FUNDO /

SE Ñ TIVER ALCOOL  = a marca do nivel  da agua cincide c/  100ml /

CASO TENHA ALCOOL =  a marca do nivel ficara acima dos 100ml   = SERNDO ESSA A DIFERENÇA O PRCENTUAL DE ALCCOOL EXISTENTE NA AMOSTRA OK /

tambem temos outros tantos testes  mais complexos e tals  ;  ex=  

no caso de contaminaçao da gasolina = por diesel  =  acho  pior ainda aqui  nesse caso  = pois  o dieesel  na gasolina  ocorre uma perda de octanas   e grande aumento de depositos no sistema de admisao ;  como a ocnatanagem do dieesel é negativa  =  o motor usando esse combustivel  pode quebrar  ok / grandes variantes acontecem aqui  nesse caso  /

p/ se dectar o diesel na gasolina  =  coloca amostra no vidro ; e no escuro  = ilumina c/ luz negra  = se tiver dieesel acima de 0,5 %  = A AMOSTRA FICA FLUERECENTE = necessitando fazer ensaio de destilaçao  ok/ 

e por ai vai pessoal  .......     reparem na  foto  ;   a ponta  da agulha;  do carburador =  começando oxidar enferrujar   =  motivo  =   alccoooll c/ aguaaaa   no combustivel   =  ate que chega um ponto  = que perde o carbura ou danifica o motor  ::nada::

abraço :good:

 

 

IMG01248.jpg

IMG01249.jpg

IMG01250.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma dúvida que sempre tenho ao sair para pescar é: onde comprar a gasolina? Como pesco normalmente de carro pequeno, não dá para abastecer perto de casa nos grandes centros devido ao risco de vazar e ao cheiro forte dentro do carro, mesmo usando uma boa bombona. Quanto mais próximo da barragem deixo para abastecer, mais precárias as condições dos postos que encontro e ai como disse o amigo acima, todo mundo querendo levar vantagem, tenho até medo das gasolinas. Essa dica do teste é boa para tentar pelo menos identificar os postos mais confiáveis. Vou procurar saber mais sobre ele.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

minha opiniao aqui  amigao  fabricio =  estou usando sempre gasolina comum ;   do msmo posto e da msma bomba  a 5 anos  = sem maiores poblemas dependendo de cada remeça  ok  ...... ja testei  o veneno kkkkk   ,,,,,,,:diablo:    REPETINDO  AQUI TURMA  = FIQUEM ESPERTOOOOOOOSSSSS  ......

compro  oq vou gastar =  e misturo oleo  ; na hora ;  e proporçao  que vou usar  no dia  /

ñ guardo combustivel mais de uma semana  = nem sem misturar c/ oleo ;  e nem misturado =  uma grande dica  a todos  :good:

e sempre faço todos ;  os procedimentos  ;  antes ;  durante  ; e depois  =  como em todos os motores 2t  carburados  joia:::

repito aqui  = a maioria  dos  serviços e poblemas  dos clientes  c/ os  motores ; que temos  todos os dias   =   é devido ao mix combustivel  ::nada::

e a forma errada ;  de se usar  ;  e sem nenhuma proporçao  correta ;   ou especificaçoes  tecnicas  ......::nada::

abraço:good:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

37 minutos atrás, Fabio Giovanoni disse:

minha opiniao aqui  amigao  fabricio =  estou usando sempre gasolina comum ;   do msmo posto e da msma bomba  a 5 anos  = sem maiores poblemas dependendo de cada remeça  ok  ...... ja testei  o veneno kkkkk   ,,,,,,,:diablo:    REPETINDO  AQUI TURMA  = FIQUEM ESPERTOOOOOOOSSSSS  ......

compro  oq vou gastar =  e misturo oleo  ; na hora ;  e proporçao  que vou usar  no dia  /

ñ guardo combustivel mais de uma semana  = nem sem misturar c/ oleo ;  e nem misturado =  uma grande dica  a todos  :good:

e sempre faço todos ;  os procedimentos  ;  antes ;  durante  ; e depois  =  como em todos os motores 2t  carburados  joia:::

repito aqui  = a maioria  dos  serviços e poblemas  dos clientes  c/ os  motores ; que temos  todos os dias   =   é devido ao mix combustivel  ::nada::

e a forma errada ;  de se usar  ;  e sem nenhuma proporçao  correta ;   ou especificaçoes  tecnicas  ......::nada::

abraço:good:

É Fábio nesse caso meu amigo vou arrumar uma maneira de carregar o combustível em distâncias maiores com mais segurança. Se for pensar bem, o povo faz gambiarra em postos aqui onde tem "mais" fiscalização, imagina lá no meio do mato? De qualquer forma o ideal é manter a manutenção em dia e ter atenção nos pontos que você citou acima.

Um abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

outra coisa  fabricio =  ñ vira; ficar usando  gasolina aditivada ; depois mudar p/ premium ; depois podium ; depois  comum  e tals  ok  amigao :good:

escolhe a  menos pior =  e comum  de sua confiança  (  sei  que é raro  os casos   )  mas tenta encontrar=   a menos pior  né kkkk.....:diablo:

 mistura  apenas oq vai   =    gastar em seu motor /danca::

 se faltar =  prepara mais  joia:::

se sobrar ;   e   ate  1  semana  =   ñ for   usar  ;  descarte  p/ =   uso em seu motor  popa  /

antes de guardar seu motor  =  fazer  os procedimentos  ok  /  

evita  muita  dor de cabeça  = na proxima vez  né ?

 tambem  manutençao costante =  $$$$$ .........

mais  ñ esqueça  dos filtros;   e do tank combustivel  ; e o conjunto  /

espero ter colaborado  amigao  /  :good:

abraço :good:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  compartilhando   c/ todos  =  um video  do meu amigao e parceiro  douglas  da =  CABONGOS MOTORES  =   p/ complementar  o topico;   e  tirar algumas duvidas da turma  ;  ok pessoal joia:::

p/  quem ainda ñ viu =  olha o video  ai  =  :good:

 interessante ;  ja que estamos falando  de combustiveis ;  mistura ; oleo ; contaminaçao e tals   /

abraço :good:

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

olha ai turma  = aos poucos;  e c/ tempo vamos acrescentando  e colaborando  ; tudo é valido  =  ao tema ok palmas::

 

 =  oleos  p/ motores  REFRIGERADO A AR   = É UMA ESPECIFICAÇAO =  ñ  servem p/  motores refrigerados  a  AGUA 

 = oleos  p/ motores refrigerado  A   AGUA  = é  outra especificaçao  =   Ñ SE USA  EM MOTORES REFRIGERADOS  = A AR  /  

a respeito de  oleos  p/   motores  =  ETANOL  ; METANOL  E TALS  =  *****   existem oleos especificos=   p/  se preparar  esse tipo de veneno  ok   =  muita atençao    :yes4:   

MINHA OPINIAO  AQUI =

 se vç usa  o motor  profissionalmente  =  seguir as  as especificaçoes   e a proporsao corretamente  do fabricante  ( ñ significa comprar o oleo mais caro  )  simples ; é  só  seguir  as normas ok /

a   marca; a  cor  do oleo  e  tals  =  ai vai do gosto de cada um  joia::: só seguir  a fabricante de seu motor; e manual  /

agora  se ñ usa o motor direto ;  e c/ grandes exigencias   ( navega pouco  ; ñ gasta  muito mix  )    =   use  um oleo  top   ; tambem na rabeta  ok  :good:

  seu motor agradece ;  e vç  evita dor de cabeça  danca:: tudo é zelo ;  e cuidado em dobro c/ o combustivel sempre,,,,,,,,,,,,,,,,,,,

agora  =  QTO AO NOSSO COMBUSTIVEL =  SÓ POR DEUSSSSSSSSS..............  doeu::

abraço :good:

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 horas atrás, Fabio Giovanoni disse:

outra coisa  fabricio =  ñ vira; ficar usando  gasolina aditivada ; depois mudar p/ premium ; depois podium ; depois  comum  e tals  ok  amigao :good:

escolhe a  menos pior =  e comum  de sua confiança  (  sei  que é raro  os casos   )  mas tenta encontrar=   a menos pior  né kkkk.....:diablo:

 mistura  apenas oq vai   =    gastar em seu motor /danca::

 se faltar =  prepara mais  joia:::

se sobrar ;   e   ate  1  semana  =   ñ for   usar  ;  descarte  p/ =   uso em seu motor  popa  /

antes de guardar seu motor  =  fazer  os procedimentos  ok  /  

evita  muita  dor de cabeça  = na proxima vez  né ?

 tambem  manutençao costante =  $$$$$ .........

mais  ñ esqueça  dos filtros;   e do tank combustivel  ; e o conjunto  /

espero ter colaborado  amigao  /  :good:

abraço :good:

Sem dúvida ajudou muito @Fabio Giovanoniessa questão do combustível quanto mais informação melhor. Imagina o motor para comigo no meio da Barragem? Haja braço para remar meu amigo.

Um abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é amigao fabricio  = muito bem lembrado  :good: BACANA   :good:

as vezes a turma  pença    =  apenas em desempenho  ; velocidade  ; rpm e tals   = MASSSSSSSSS  .........  

ESQUEÇE  O FATOR=     UM DOS  PRIMEIROS  E MAIS IMPORTANTE  =  /////   SEGURANÇA   //// palmas::

exemplo  tanto p/ combustiveis  ; mix  ;  revisoes  corretivas  e preventivas   =  sempre temos que estar bem informados;  e atualizados a respeito  ok /  

motor  bem cuidado  = usando sempre  combustivel  de qualidade ;  e fazendo  os procedimentos  = antes durante e depois   =  ñ da´dor de cabeça  = BATEU PEGOU  = ACELEROU  VIROU  OK / 

abraço /joia:::

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pessoal  seguindo c/ o tema = / GASOLINA ADITIVADA  / joia:::

 

sao gasolinas  = q contem aditivos  ( detergente / dispersante )    

TEM A FUNÇAO  DE MANTER ;  E LIMPAR  O SISTEMA DE ALIMENTAÇAO DO MOTOR  /

se for  uma gasolina  adtivada  top msmo  =   ai sim ;     funciona  legal ;  (  mas  conferindo sempre  as octanas ; e o teor  x motor  )  

=  BOM  NA TEORIA ;   É   E PESQUISAS =   É P/ SER ASSIM   NÉ   =   MAS Ñ  PODEMOS ESQUEÇER =   BRASIL .........X COMBUSTIVEL  :diablo:

AGORA  EU Ñ CREIO MUITO NISSO   =  NA PRATICA OK ..............

prefiro  a gasolina comum de boa procedencia :good:

 

  #  UM TESTE  BASICO    =     p/ verificar  a presença do ADITIVO   = 

normalmente  as distribuidoras colocam = CORANTES  NAS GASOLINAS ADITIVADAS  ; P/ INDENTENFICAR ... /

na duvida =   SE   TEM O ADITIVO = 

 

em uma garrafa  c/  amostra  da  = gasolina citada  ; mistura se   =   30% de agua    ;  e agitar muito bem   ate formar  = EMULSAO /

se tiver aditivo  =   leva  um tempo   de   + -       3 minutos  =  p/   separar  as fases /

CASO CONTRARIO    =   UNS 30 SEGUNDOS   /

INTUITO  AQUI E  VISUAL   = FASES  E CORES  X  TEMPO  /

lembrando  um teste basico  aqui  ok pessoal 

E VAMOS NESSA TURMA  ::bassboat::

abraço :good:

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No meu motor Yamaha só estou usando gasolina aditivada , comum nunca mais , ou só se faltar aditivada dai me obrigo .

No manual do motor está escrito comum ou aditivada , então não sei por que o medo de usar aditivada . Falta de lubrificação creio que não , a equipe de engenheiros que projetaram o motor não iriam colocar aditivada no manual só para enfeite , então se está lá é por que pode . Se estou errado a culpa não é minha , e sim do que consta no manual do motor .

Como diz o amigo Giovanoni : - Gasolina comum lixo , aditivada lixo !! E dos males o pior , então vou de aditivada ok .

O motor vai que vai  , não reclama não ::bassboat::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

SRS  . =   na  minha   opiniao  =  diferença  entre gasolina comum e  aditivada    muito pouco   =  mais diferença no preço  ok ;

 sendo  que é a msma gasolina  =  oq muda é as tinturas ; e adivo acrescentado =  Ñ PODEMOS ESQUEÇER QUE ESTAMOS NO BRASIL ;  E PROIBIDO  ; É PROIBIR  OK  KKKKK......

 na GASOLINA   aditivada   =  se é que  tem =  a proporçao certa de aditivos  né  ???? EU Ñ ACREDITO  ???

agora diferença entre  octanas  sim  =  é muito importante  = como  a gasolina podium  ; premium  e tals  =  ( msmo tendo muito alcool e agua  )  muda muito  ok  /  tanto no = $$$ ;  como na eficiencia ; e consumo ;  desenvolvimento do motor  e tals  ok /

 mo caso aqui  = pode ser  usado  ;  gasolina aditivada ;   ou comum =  como a  maioria ;  das fabricantes recomendam  ok   joia:::

UM DETALHE  AQUI  = MUITO IMPORTANTE =  GASOLINAS ADITIVADAS  Ñ  É RECOMENDADA ;  USAR EM SISTEMAS MUITO VELHOS E SUJOS  =  TODA SUJEIRA  ; DO TANK E SISTEMA  FUEL VAI SE SOLTAR  =  E ENTUPIR TODO SISTEMA;  E SATURAR OS FILTROS  OK  /

agora repetindo  p/ todos  = P/ MIM ; COMBUSTIVEL  NOSSO ;   POR SER BATIZADO ;  E ADULTERADO ;  COMO QUEREM  =    É UM LIXO  SÓ   ,,,,,,,,,,,,,

agora  um detalhe importante  =  o metodo de  determinaçao  do  (  NO )  NUMERO DE OCTANAS   =  

metodo  MON   = MOTOR OCTANE NUMBER  ( metodo motor )  ASTM D2700   =  p/ avliar  a resistencia ;  a detonaçao da gasolina; na situaçao em q o motor está em plena carga; e em alta rotaçao ok

metodo ROM   =   RESERARCH OCTANE NUMBER   ( metodo de pesquisa )  ASTM D-2699 =  aqui avalia  a resistencia a detonaçao de gasolina ; na situaçao em q o motor está carregado  e em baixas rotaçao  ( ate 3000 rpm ) 

entao qdo  se compara ;   combustivel  é muito importante saber  sobre   a =  OCTANAGEM  /

no brasil ;qdo falamos em octanagem ; octans e tals  = referimos a  octanagem  = MON  /

ALGUNS  PAISES USAM  A OCTANGEM  = RON  

o RON  = TEM UM VALOR  SUPERIOR  AO  MON  ; DE ATE 10 OCTANAS    /

resumindo = UMA DAS   NOBRE  PROPIEDADE DO COMBUSTIVEL  = É O NUMERO DE OCTANAS  / 

espero ter colaborado; abraço  turma   :good:

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

no site da yamaha esta explicito que só devem usar gasolina comum.

 

nao creio que isso seja por causa da lubrificacao, embora possa ter ai algo relacionado tb, acredito sim ser por causa de possiveis sujidades q possam se despreender do tanque e mangueiras e entupirem o sistema.

 

alias, recomendacao pra qqr carro usado: nao use aditivos . pq vc nunca sabe o q o dono anterior usou, entao, pode estar mais prejudicando que ajudando.

 

eu nao uso aditivo quase nunca, foram pouquissimas vezes que senti alguma diferenca, credito muito mais no fator psicologico de pisar menos do que nos efeitos da aditiviacao, ate pq, os aditivos sao de limpeza nao de desempenho... entao pra mim nao compensa. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu num tanque coloquei gasolina aditivada ,  não mudou em nada RPM ou Velocidade,  nem sujou ou entupiu algo.  Na minha opinião não muda nada em motor 2T carburado, só gasto de $$ a mais. A quantidade de aditivo deve ser irrisória ,  ao não ser essas gasolinas especiais como V power etc.  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

de fato guto, a qtidade de aditivo é mínimo, a explicacao é obvia, qdo vc adciona algo a gasolina, ela diminui a qtidade de .. gasolina! se houvesse um incremento de aditivos, haveria decrescimo de gasolina.

 

Na pratica, hoje um aditivo sintetico é mais barato que a propria gasolina, ou seja, vc paga mais caro pra ter menos gasolina batizada por algo mais barato que ela mesma... meio contraditorio nao?

 

nao sei exatamente o que colocaram nas refinarias, mas akeles bardhal, stp da vida, basicamente é querosene, logo, vc paga uns 20reais por 300 a 400 ml, se vc for num posto de gasolina, vai pagar uns 10 reais o litro de querosene. 

 

Uma coisa que qdo vou viajar pra longe e vai gastar todo combustivel e eu logo vou trocar oleo e filtros, é colocar uns 2 a 3 litros de querosene no tanque, completo com gasolina ou alcool (preferivel gasolina) e vou pra estrada... o carro anda mais, economiza combustivel. Mas so faco isso 100% em estrada, pois o querosene pode derreter os pistoes e catalisador,  logo em estrada ha uma menor temperatura do motor trabalhando, uma constancia maior de velocidade, a bomba trabalha com maior forca, enfim, td ajuda a limpar o motor, tanque, etc... feito isso, assim q volto, troco filtros de combustivel, oleo, ar e troco o oleo tb. 

 

Nunca precisei limpar bicos, tive problemas com motor sujo, alias, ja mandei abrir dois motores pouco antes de vender os carros com mais de 150 mil km, estavam liimpos como novos.

Mas tem que trocar todos os filtros e oleos, pois o querosene contamina o oleo .

Nunca usei aditivada no motor de popa, meus testes foram apenas nos carros (mais de 10 deles..)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

concluindo  turma =   palmas::

o motor do barco é uma das maquinas mais importantes p/ bom funcionamento da embarcaçao  e sua segurança , na navegaçao ok  ::bassboat::

entao = sua manutençao e cuidados sao ; muito importantes c/ serteza  joia:::

a primeira preocupaçao c/ seu motor  é = NUNCA DEIXAR C/ GASOLINA   PARADO  /

POIS  DEVIDO  A ENTRADA DE UMIDADE NO COMBUSTIVEL  ; O ALCOOL  QUE ESTA  NESSE COMBUSTIVEL  REAGE C/ A AGUA  E SE CONDENSA ;

 FORMANDO UM LIQUIDO QUE É  ; CORROSIVO P/  O TANK  DE GASOLINA ; CARBURADORES ; BICOS INJETORES E  O SISTEMA COMBUSTIVEL OK /

O IDEAL É  NA REALIDADE  = LIGAR E FUNCIONAR O MOTOR  = UMA VEZ POR SEMANA  /

OU   Ñ PASSAR DE 15 DIAS  =   P/ QUE Ñ OCORRA OBSTRUÇAO  ( ENTUPIMENTOS  )  NOS BICOS INJETORES  ;  E NOS MOTORES CARBURADOS  = ENTUPIMENTO DOS GIGLES ; DIFUSORES ; E O SISTEMA FUEL OK / 

olhem  na  foto =  a que ponto pode chegar  = um carburador  c/ nosso combustivel  +  mix errado  ::nada::

esse foi um dos piores que ja vi  na minha oficina  kkkkk  ,,,,, :diablo:

abraço:good:

 

IMG00022.jpg

IMG00023.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom , a conclusão que cheguei com tudo aqui explicado é que tanto faz usar gasolina comum ou aditivada , só corante a diferença é isso ?

No manual do meu motor está escrito para usar gasolina comum ou aditivada , é 2013 o ano do meu motor . Estranho no site da Yamaha constar não usar gasolina aditivada como o Astra mencionou . Porque então consta no manual que sim aditivada ? Não estou duvidando do Astra , e sim do meu manual do meu motor ou do site da Yamaha , deveriam constar a mesma coisa os dois não acham ?

Uma coisa interessante que notei lendo o manual do meu motor , meu pai tinha um motor Yamaha igual o meu só que ano 2008 , e neste motor o manual indicava certa quantia de óleo na gasolina , tipo 50 por um . Já no meu a quantidade de óleo na gasolina está indicado 40 por um , ou seja , aumentaram a quantidade de óleo para meu motor . No motor do meu pai , era usado 20ml de óleo misturado em um litro de gasolina , já no meu motor mais novo 25ml de óleo por litro de gasolina  ? Porque ? E isso depois de amaciado .

Será que os engenheiros viram mais necessidade de lubrificação nos motores mais novos para aumentar essa quantidade de óleo ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Astra-Taranis disse:

pq nossa gasolina eh ruim e vc nunca sabe q tipo de gasolina vai , como o cara vai misturar, o q ele tem em maos, etc... precaucao pura. so isso... o site da yamha eh so ir la em faqs q tem la... :) 

É então antes que sobre do que falte né medo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

meus amigos astra e anderson  =joia:::

sobre a proporçao de oleo  indicado pela fabricante = conforme o ano do motor   ; significa que = 

tem projetos  em que o motor  =  tem mancais  nas bielas ou virabrequim  e tals  / 

como tem outros projetos  que ñ tem mancais     = e sim rolamentos  /  

e tem  projetos que no msmo motor   =  usa mancal e rolamento  /

entao  a diferença é  essa  = motores c/ mancais precisam de mais oleo  e lubrificaçao  

abraço   :good:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...