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Yamaha 15 hp Dica importante para identificar aquecimento do motor


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Pessoal, como muitos dos amigos do fórum possuem ou já tiveram o fusquinha da pesca brasileira, irei postar uma dica importante que recebi do mecância da Naútica Barão (Autorizada Yamaha aqui em BH).

Nosso motor fica na cidade de Abaeté e a maioria das revisões são feitas por lá mesmo. Na última revisão em 2015 trocamos além do óleo da rabeta o rotor da bomba d'agua. Nas 6 pescarias deste ano observamos que o motor estava com um jato de água com boa pressão (indicador de bom funcionamento) e seu funcionamento normal. Ao traze-lo para uma revisão há poucos dias em BH, devido a um problema na alavanca da báscula, o mecânico identificou que o motor havia passado por um pequeno aquecimento. Felizmente não comprometeu em nada a estrutura do motor, mas irei postar os indicativos que o mecânico me passou para que os amigos não tenham surpresas como a minha.

Não sei o ano do motor e segue uma foto

IMG_20161002_135855569.jpg

A primeira dica que recebi foi de manter sempre atenção para a saída d'agua no motor. Se o jato estiver saindo com boa pressão é indicativo de bom funcionamento. Mas além disso, as vezes é necessário remover a tampa do motor e verificar se não apresenta regiões amarelas no corpo do motor (igual panela quando queima e dá aquela marca). Abaixo uma foto do meu motor para vocês verem

IMG_20161002_135748813.jpg

IMG_20161002_135700348.jpg

IMG_20161002_135713749_HDR.jpg

Outro item importante pessoal é verificar durante a troca em caso de quebra de alguma das partes do rotor onde esse pedaço foi parar. O mecânico observou que no meu caso o rotor estava faltando duas partes e ao abrir a caixa abaixo do rotor tinham 4 pedaços. Ou seja, na última manutenção foi feita a troca mas o pedaço não foi removido. Ele disse que caso este pedaço tivesse ido parar no canal de saida d'agua eu poderia ter perdido o motor, pois impediria completamente a saída dágua. Segue uma foto apenas para ilustrar a caixa que estou falando onde estavam os pedaços

Caixa do rotor.jpg (Essa imagem peguei na internet, pois não tirei foto no dia da manutenção)

 

Pessoal não sou especialista em motor e manutenção. Espero que alguns dos vários conhecedores que temos aqui possam colaborar para enriquecer esse assunto.

De qualquer forma achei importante registrar minha experiência para aqueles que, assim como eu, estão iniciando nesse mundo vasto e maravilhoso dos motores de popa.

Abaixo um link muito bacana do próprio fórum que ensina passo a passo a troca do rotor.

 

Um abraço pessoal e boas pescarias.

 

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       fabricio    :good: 

  se  aqueceu demais   tem algo de errado  ok  /

 pelo que vç disse  ai fabricio;   e seu mecanico   =  a causa foi  as pás do rotor  quebradas ; e detritos das msmas  =  no sistema refrigerçao  ok /

mas e a valvula termostatica ????    e   a junta cabeçote  ??    tá tudo beleza amigao ???  

da uma pesquisada aqui no forum  =  tem  um caso mais grave;  de um motor suzuki  = da p/ ver bem a mancha do super aquecimento ;  no motor  ok  / 

valeuu   fabricio; dica joia  =  sempre dar  uma verificada  visualmente  =   no motor tirando o capo  joia:::

abraço :good:

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Pois é @Isaias esse compartilhamento de experiências é o que torna o fórum tão rico. Já deixei de passar muita raiva por causa da ajuda dos amigos. Aos poucos vamos retribuindo pelo menos um pouquinho. Um abraço 

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23 minutos atrás, Fabio Giovanoni disse:

       fabricio    :good: 

  se  aqueceu demais   tem algo de errado  ok  /

 pelo que vç disse  ai fabricio;   e seu mecanico   =  a causa foi  as pás do rotor  quebradas ; e detritos das msmas  =  no sistema refrigerçao  ok /

mas e a valvula termostatica ????    e   a junta cabeçote  ??    tá tudo beleza amigao ???  

da uma pesquisada aqui no forum  =  tem  um caso mais grave;  de um motor suzuki  = da p/ ver bem a mancha do super aquecimento ;  no motor  ok  / 

valeuu   fabricio; dica joia  =  sempre dar  uma verificada  visualmente  =   no motor tirando o capo  joia:::

abraço :good:

Oi @Fabio Giovanoni tava mesmo esperando sua contribuição para o tópico. Ele conferiu tudo OK gracas a Deus com a junta do cabeçote. Como rodo muito pouco mesmo no motor, não deu para ele aquecer a ponto de estragar. Agora ficar mais atento mesmo. Um abraço 

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graças a deus que ñ foi nada de mais  né fabricio  :good:

vç tem razao  amigao  =    o negocio é ficar atento  /

 se possivel verificar  conforme o uso ; e o tempo que o motor fica parado  = fazer  sempre seguindo a risca ; os procedimentos  antes ; durante e depois  = como todos ja sabem /

 uma dica aqui = use sempre rotor original ;  e retentor original  = vale  a pena  ok  

 tanbem procure montar  c/ uma graxa  p/ aguentar bem a agua  = mas que ñ  AFETE  =  o material  do rotor e das pas ( borracha ) 

tamos  nessa  parceiro  palmas::

uma duvida = qual o ano do seu yamaha  e modelo  ??  

abraço :good:

 

 

IMG00558.jpg

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Já vi mutos Yamahas com essa coloração, inclusive o meu 15 Mariner que é Yamaha e outro que tivemos tb  e na maiora das vezes do cilindro de baixo.   Lembrar de ver o torque dos parafusos do cabeçote, se tiverem firmes provavelmente sem problema.  Outra coisa importante, rotor que quebra as pás e solta pedaço  na maioria das vezes é o paralelo, o original normalmente derrete, não ponham rotores paralelos nos motores.  No meu 15 e no 18 duraram apenas 1 ano e soltaram pedaços, coloquei na epoca pois não encontrei  ,  depois disso só original .  

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  • 3 semanas depois...

@Fabio Giovanoni esse fim de semana meu pai foi para Abaeté e pedi a ele para tirar a foto dessa placa pra mim. No entanto ele disse que não encontrou e das duas uma, ou ele esqueceu e deu uma desculpa, ou não achou mesmo. Como só vou pescar em Dezembro, com fé em Deus, a dúvida vai persistir até lá.

um abraço

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Em 03/10/2016 at 20:40, Guto Pinto disse:

Já vi mutos Yamahas com essa coloração, inclusive o meu 15 Mariner que é Yamaha e outro que tivemos tb  e na maiora das vezes do cilindro de baixo.   Lembrar de ver o torque dos parafusos do cabeçote, se tiverem firmes provavelmente sem problema.  Outra coisa importante, rotor que quebra as pás e solta pedaço  na maioria das vezes é o paralelo, o original normalmente derrete, não ponham rotores paralelos nos motores.  No meu 15 e no 18 duraram apenas 1 ano e soltaram pedaços, coloquei na epoca pois não encontrei  ,  depois disso só original .  

@Guto Pintoa troca feita em Abaeté realmente foi rotor paralelo viu, boa dica essa sua. Agora na Naútica Barão coloquei a Hélice e rotor originais (assustei com o preço) mas pelo menos fico mais tranquilo com sua colocação.

Um abraço

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3 minutos atrás, Fabricio.Passos disse:

@Guto Pintoa troca feita em Abaeté realmente foi rotor paralelo viu, boa dica essa sua. Agora na Naútica Barão coloquei a Hélice e rotor originais (assustei com o preço) mas pelo menos fico mais tranquilo com sua colocação.

Um abraço

Fabricio, o rotor em si não é caro, um original por volta R$120  contra R$60 de um paralelo, já hélice é caro msm, as Sorabos nacionais são muito boas.   

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  • 2 semanas depois...

Se os cabos de vela do seu motor for original ainda , o ano do motor vem escrito neles . Na placa lateral de identificação do número de série do motor , pelo menos no meu não consta o ano de fabricação . O meu Yamaha é ano 2013 constando o ano nos cabos de vela e na nota de compra do motor .

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2 minutos atrás, Anderson Luis Ribeiro Blas disse:

Se os cabos de vela do seu motor for original ainda , o ano do motor vem escrito neles . Na placa lateral de identificação do número de série do motor , pelo menos no meu não consta o ano de fabricação . O meu Yamaha é ano 2013 constando o ano nos cabos de vela e na nota de compra do motor .

E outra coisa , essa placa de identificação do número do motor é só um adesivo colado , então se for de ver fácil de descolar e perder .

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Esses dias vi na oficina do meu amigo um 25 suzuki, parecia que veio douradinho de fábrica.

Ele fez todos os testes de compressão e está funcionando perfeitamente.

Não sabe o histórico do motor, mas aparentemente é original, pode ter superaquecido, porém não teve problemas mais sérios. Mas como ele me disse, esse é sim um sinal de superaquecimento, pois chegou a mudar a coloração do cabeçote.

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uma coisa que reparei  se superaqueçe  pouco  =  sempre marca   a coloraçao dourada p/ escuro  no primeiro  cilindro  de queima  /

se superaqueçe de verdade p/ valer   ai  o cabeçote todo  msmo  /

tem um topico aqui  ; ñ  lembro  onde   o dono postou foto de um suzuki  ;  bem aparente  de um super aqueçimento  ;  e como rudek disse  =  depois das revisoes  = na boa  motor virando normal  sem poblemas joia:::

abraço  turma :good:

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13 horas atrás, Anderson Luis Ribeiro Blas disse:

E outra coisa , essa placa de identificação do número do motor é só um adesivo colado , então se for de ver fácil de descolar e perder .

Boa dica @Anderson Luis Ribeiro Blas

Vou ver os cabos de vela, pois tenho certeza que são originais. No caso da placa pensei ser uma daquelas chapeadas, e neste caso do adesivo pode ser que tenham tirado mesmo

Um abraço 

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Em 29/10/2016 at 20:11, Fabio Giovanoni disse:

passos  amigao  = tudo sobre seu motor  está na plaqueta  ok  /

se for adesivo   ; vai perder c/ o tempo ñ tenha duvidas  /  

agora se for plaqueta de aluminio tipada  c/ os dados  ; e arrebitada  ; tranquilo  /

abraço  :good:

Grande @Fabio Giovanoni estou contando os dias para a pescaria em 3 Marias  vou aproveitar para tirar essa dúvida do ano do motor.

Suas dicas contribuiram muito para o tópico meu amigo.

Um abraço

 

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